Serraria Baixo-Astral

Serraria Baixo-Astral Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Serraria Baixo-Astral

Beth 02/12/2012

Serraria Baixo-Astral.
Essa coleção conta a história de três irmãos órfãos que tem a guarda passada de várias em várias pessoas, pq? É, essa é a aventura.
Esse é o quarto livro, e como o próprio autor já diz: não espere uma história com final feliz, eles terão sim, uma história difícil, e claro, foi isso que aconteceu nesse livro novamente. O Sr.Poe (um grande banana), manda os três irmãos para o tio chamado Senhor-que tem a cabeça coberta por fumaça o tempo todo, e a " casa" deles nada mais é do que uma Serraria, onde são obrigados a trabalhar e passar mau bocados MESMO.
O Conde Olaf não demora para aparecer e perturbar ainda mais a vida deles.
Como sempre, deu uma super pena deles, e a expectativa para que eles sejam um pouquinho felizes, só aumenta, mas óbvio, somos decepcionados, e não podemos dizer que foi por falta de aviso.

fireheart. 04/02/2023

Se algum dia vocês passaram por uma experiência lamentável, com certeza já ouviram que na manha do dia seguinte se sentiriam melhor. Isso, evidentemente, é um completo absurdo, porque uma experiência lamentável continua a ser uma experiência lamentável apesar da mais linda das manhas. Por exemplo, se no dia do aniversário o único presente que vocês recebessem fosse um creme para verrugas, alguém poderia dizer-lhes que tratassem de dormir bem aquela noite e esperassem pela manhã seguinte, mas de manhã o tubo do creme para verrugas continuaria pousado junto ao seu bolo de aniversário não comido, e vocês se sentiriam tão infelizes quanto antes. Meu motorista certa vez disse que eu me sentiria melhor na manhã seguinte, mas quando acordei continuávamos os dois numa ilhota rodeada por crocodilos antropófagos e vocês hão de compreender que não havia como eu me sentir melhor naquela situação.

Butterfly 02/05/2021

Um dos mais tristes
De todos os livros que li até agora eu achei esse o mais triste, tem tristeza do começo ao fim, nos outros livros você chega até ter uma esperança, mas neste não, a situação que eles estavam foi uma das piores.

Blog MDL 07/02/2016

Nesta nova aventura, após os horrores e medos enfrentados no livro anterior, os irmãos Baudelaire são mandados, junto com o Sr. Poe (agora promovido em seu cargo) para a cidade de Paltryville, onde encontrarão seu novo tutor, o Senhor (Ele não tem nome, pois é muito grande e complexo de se falar), e desde já o Sr. Poe deixa bem claro: Caso algo dê errado com esse tutor, ele não terá outra escolha senão por as crianças em um colégio interno. Ao chegaram na cidade, a primeira coisa q percebem é um estranho prédio em forma de olho, que é a mesma forma da tatuagem no tornozelo do Conde Olaf, que junto com sua monocelha, é a marca registrada do vilão.

Chegando então em seu novo lar, a serraria Alto-Astral, são recepcionados pelo otimista Phil que lhes dá a notícia: Para viverem na serraria, eles terão que trabalhar lá! Após um dia de trabalho quase escravo, eles encontram Charles, o sócio de seu novo tutor, que considera um absurdo as crianças terem que trabalhar lá e diz que irá conversar com ele a respeito disso. Como recompensa pelo dia de trabalho árduo, Charles os mostra a biblioteca da cidade, que na verdade só tem 3 livros: Um com a história da cidade, outro com a história da serraria, e um sobre optometria, que foi uma contribuição da Dra. Georgina Orwell, que trata-se da oftalmologista que mora na “casa-olho”.

As coisas começam a ficar misteriosas a partir do momento que o capataz da serraria, o horrível Flacutono, faz Klaus tropeçar e quebrar seus óculos, forçando-o a ir para a oftalmologista. Depois disso, Klaus passa a gir de maneira misteriosa, como se estivesse hipnotizado.

Cabe às duas irmãs, Violet e Sunny, descobrirem o que houve com seu irmão, e desvendar o paradeiro do desaparecido Conde Olaf, que ainda está entre eles, com seus pérfidos planos!

Talvez um dos livros que me cause mais revolta na série toda, Serraria Baixo-Astral nos traz uma temática pesada sobre a exploração trabalhista, bem aos moldes de Oliver Twist, do Charles Dickens. Aqui as crianças são obrigadas a um trabalho árduo e sofrível, sem nem direito a uma alimentação descente, ou mesmo à pagamento! Seu tutor é um homem mesquinho e misterioso, além de nunca ninguém ver seu rosto, pois está sempre tomado pela fumaça de seu charuto, ele apenas se comunica com os irmãos através de memorandos, dando-lhes ordens ou mesmo exigindo excelência no serviço prestado.

O livro também tem uma forte referencia à obra “1984”, de George Orwell (percebam o nome da oftalmologista), assim como nos evoca a observamos o quão alienados os trabalhadores podem ser.

O Conde Olaf, como sempre, está lá, aproveitando-se de toda a falha estrutural dos tutores e explorando ao máximo suas habilidades e capangas para por as mãos na fortuna Baudelaire, dessa vez sob o disfarce nada sensual da recepcionista Shirley.

Apesar de todo o cenário triste e revoltante, Lemony Snicket continua com sua narrativa única e descontraída, nos divertindo mesmo em meio a esse cenário que deixaria o conselho tutelar de cabelos em pé. E algo que vale nota também é que, pela primeira e, se não estou enganado, única vez, Klaus e Violet trocam de papéis durante a narrativa, sendo ela então aquela que pesquisa as soluções para o problema por meio de pesquisas em livros, enquanto Klaus inventa algo que ajuda a todos.

A série continua num ritmo ótimo, na dosagem certe de humor, drama e tensão. Convido a todos a lerem essa narrativa que traz temas tão pesados de forma tão lúdica e divertida.

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/01/resenha-desventuras-em-serie-serraria.html

Diana 20/01/2022

Novos desafios
Conde Olaf demora para aparecer nesse volume, mas quando chega faz um estrago rápido. Enquanto isso os órfãos descobrem que conseguem fazer qualquer coisa para salvarem a si e a quem gostam.

null 04/05/2021

é um livro que você ja imagina o final, mas ele vem com várias surpresas que eu não esperava.

kovacsll 22/05/2021

Serraria baixo-astral
4 livro da saga, acho que por enquanto foi o que eu mais odiei, eu vi a série inteira e acho que comparado com os episódios gostei muito mais da série, achei o livro meio confuso e não te prende na história em geral, meio sem graça

Cristiane 22/12/2022

Um pouquinho melhor do que os outros!
Nesse livro, é possível perceber que o Conde Olaf se esforça um pouquinho mais para enganar os órfãos, não se infiltrado dentro da serraria, mas claro que não é o suficiente.
Mesmo com um disfarce diferente e com uma nova ajudante, ele ainda não é páreo para a esperteza das crianças. E não importa quantos adultos ele venha a enganar, sempre será desmascarado no final.
O dia a dia na serraria e o modo como os funcionários são tratados me chamou bastante atenção, o que leva a história dos Baudelaire para um novo patamar. Pois retrata trabalho infantil, abuso de poder e maus tratos.
Para mim só melhora a cada livro!
Recomendo demais! E já adianto que recomendarei todos.

Ana 22/03/2020

A coleção Desventuras em série é um clássico infantojuvenil, porém agrada leitores de todas as idades. Nesta coleção, o autor aborda a vida dos irmãos Baudelaire de forma crítica, dramática e irônica, com vários mistérios para serem resolvidos ao longo da leitura.

Nathanael.Cardoso 29/03/2020

Maravilhoso
Livro maravilhoso, toda a saga é inclusive. Indicaria para todo mundo essa saga

Fran 02/04/2020

Muito bom!!
Conde Olaf consegue surpreender nesse livro, mas as crianças como sempre conseguem se livrar dele!!
Leitura muito fácil!!

Lulis 07/04/2020

Poderia ser melhor
Dos que li até agora, foi o que menos gostei. Dessa vez não fiquei muito envolvida com a história.

Dominique.Auler 06/05/2020

Os infortúnios dos Baudelaire continuam ficando cada vez mais tenebrosos. Desta vez com trabalho forçado, um bocado de injustiça e violência consideravelmente gráfica, talvez as maiores provações das crianças.

Provações que forçam os órfãos a trocar de papel para sobreviver, tomando emprestadas as habilidades um do outro.