Uma Sombra Na Escuridão

Uma Sombra Na Escuridão Robert Bryndza

Resenhas - Uma Sombra Na Escuridão

Leitor Oculto 08/02/2020

null
Um ótimo livro da série da detetive Erika Foster.

A única questão que me causa desconforto é que a detetive se coloca em situações de extremo perigo, mas nunca está armada.

Nada que estrague a experiência...os livros são excelentes!
Mariane 04/03/2020minha estante
O que mais me agoniava era mesmo ela sabendo que a Sombra sabia onde ela morava ela chegava em casa e pegava uma garrafa de vodka pra beber!!!! Fala sério né Érika. Eu já jogava tudo fora!!

Leitor Oculto 05/03/2020minha estante
Ótima observação! Rs

Simone de Cássia 22/06/2020

Não gostei muito do "A garota no gelo", achei bem parado, sem nada que instigasse; já esse aqui é bem melhor. O assassino é bem desenhado (eu, particularmente a-do-rei!! rs rs ), a Detetive Foster melhorou muito (ficou sem mi mi mi), e tem muita ação, está sempre acontecendo alguma coisa. O final me decepcionou um pouco, achei meio injusto, mas o autor deve estar preparando um seguimento que modifique isso... Muito bom!
carol 21/07/2020minha estante
tbm fiquei decepcionada com o final! poxaaa

Samira 04/02/2022minha estante
É isso que me fez gostar menos do livro, pq vi a fórmula do primeiro ser reaproveitada aqui, parecia uma repetição de fatos .

Jaitan 14/05/2020

Avassalador
Leitura avassaladora. Mais uma história que te prende do início ao fim. Me prendeu logo nos primeiros parágrafos. Agora a sacanagem que fizeram com a Detetive Foster foi fora de série. Sacanagem das grandes. Espero que ela seja recompensada no próximo livro. Porque ... Francamente... O autor tem que se redimir com com ela... Sacanagem pow.
Aline.Rodrigues 05/07/2020minha estante
Concordo plenamente

Rafa 28/07/2021

Em uma noite de verão, a Detetive Erika Foster é convocada para trabalhar em uma cena de homicídio. A vítima: um médico encontrado sufocado na cama. Seus pulsos estão presos e através de um saco plástico transparente amarrado firmemente sobre sua cabeça é possível ver seus olhos arregalados.Poucos dias depois, outro cadáver é encontrado, assassinado exatamente nas mesmas circunstâncias. As vítimas são sempre homens solteiros, bem-sucedidos e há algo misterioso em suas vidas. Mas, afinal, qual é o segredo desses homens? Qual é a ligação entre as vítimas e o assassino?

A trama investigativa do livro do livro é muito bem desenvolvida!!! E posso dizer também que é bastante ousada!! Num primeiro momento, tudo parace ser bem confuso. É quase impossível conseguir conectar os crimes!! Mas aos poucos, as pistas vão sendo reveladas e o cenário vai começando a ficar mais claro e bastante surpreendente!!! Tal surpresa vem pela revelação da identidade do assassino. Ela já é revelada logo no meio do livro, mas só pra nós leitores!! E isso só faz a tensão aumentar!!

O assasino é bem desenvolvido, principalmente seu perfil psicológico!! Sua maotivação vai ficando muito clara a cada revelação que temos nos capítulos dedicados a ele e vai dexando a história muito coerente!! Ele é bastante intelegente e planeja tudo com uma meticulosidade impressionente. Praticamente, não comete erros!!

Érika Foster mais uma vez etá muito bem!! Mas é sua história pessoal que me incomodou, e muito, no livro!! Primeiro, houve uma repetição de situação. A mesma coisa que ela passa no primeiro livro, ela passa aqui de novo durante a investigação. O autor poderia ter sido mais criativo nesse sentido!! Além do mais, não gostei do que ele fez em relação à vida profissional dela!! Achei exagerado e fora de propósito. Não precisava acontecer aquilo pra mostra que ela é competente. Acabou parecendo não uma possível redenção, mas uma desvalorização de seu principal personagem!!

Uma Sombra na Escuridão acabou sendo pra mim um livro bom, mas que tinha potencial para ser bem melhor se a autor não fizesse a palhaçada que fez com Érika!! Que ele corriija isso, e muito bem, no próximo livro da série!!

site: https://www.instagram.com/p/CP9KXYar-CR/?utm_source=ig_web_copy_link
Patricia 29/07/2021minha estante
Eu tbem não gostei. Os mesmos vícios que me incomodaram no primeiro livro permanecem nesse. O livro não é ruim, mas eu não gosto do desenvolvimento da Erika.

kalyne 28/11/2023minha estante
traz***

Lizia.Yohanna 02/08/2020

...
Já tinha me apaixonado pelo primeiro mais essa história ainda mais avassaladora, Erika cresceu ainda mais nessa narrativa e a assassina foi tão bem construída que em alguns momentos comecei a apoiala e entender o lado dela, estou pronta para o próximo e espero que seja ainda melhor que esse.
Danilo.Santos 25/12/2020minha estante
Lizia, põe um alerta de spoiler: assassinA ;)

Karoltoso 20/09/2020

Tudooo
Pra quem me acompanha a mais tempo, sabe que eu quase nunca saio da minha zona de conforto, mas decidi dar uma chance a essa série e não me arrependo! Com uma escrita fluida, Robert nos conduz em uma história totalmente envolvente, que vai colocar nossos neurônios para funcionar, além de nos fazer refletir sobre inúmeros assuntos;
?????????
Uma sombra na escuridão aborda diversos temas, entre eles estão: homofobia, machismo, pedofilia, relacionamento abusivo, violência contra a mulher e suicídio. Apesar de tudo isso, o livro não fica ?denso?, mas ainda assim, entendemos o que o autor quer nos passar;
?????????
Como o primeiro, Uma sombra na escuridão possui persongens bem desenvolvidos, cada um com personalidades diferentes e histórias próprias.
É impossível não gostar da Detetive Erika Foster, pois ela é uma personagem tão real, cheia de problemas, dores e traumas. Um dos pontos que eu mais gostei na detetive é o fato que ela está sempre em busca de igualdade, pois constantemente a menosprezam e duvidam de sua capacidade, simplesmente por ser mulher, mas ela nunca abaixa  a cabeça e sempre da um jeito de mostrar sua força;
?????????
Com capítulos em terceira pessoa, Robert nos conduz a uma linha de pensamentos totalmente instigante, que muitas vezes nos fazem refletir: será que o vilão pode ser uma vítima? Uma sombra na escuridão te faz passar a noite em claro criando mil teorias em sua cabeça e quando temos uma certeza, ela é cheia de incertezas;
?????????
*AVISO*:Esse livro contém cenas de assassinatos que podem ser consideradas desagradáveis para muitos, além de possuir alguns gatilhos como suicídio.
Lívia 23/09/2020minha estante
O jeito que a senhora me faz colocar um monte de livro na minha lista é diferente

Jujuba 31/12/2020

Que história!

Muito envolvente. O autor aborda assuntos tão intensos. Tão sérios, tão doídos, tão reflexivos...

Uma história surpreendente. Tem ser humano que é moldado para o mal.
Virei fã da Erika Foster ?
Evanuce Santana 31/12/2020minha estante
Sou fã desse autor, isso me lembra que tem dois livros dele que estão na fila hehehe

Lina DC 26/06/2017

"Uma sombra na escuridão" se passa mais de um ano depois dos acontecimentos do primeiro livro. Narrado em terceira pessoa, o livro acompanha a vida e os casos investigados pela detetive Erika Foster, uma mulher com uma mente brilhante, mas emocionalmente abalada pela ainda recente morte do seu marido. Atualmente ela é a líder de sua equipe e responde ao superintendente Marsh na delegacia de polícia de Lewisham Row. Ela continua trabalhando com Crane, Moss, Singh, Peterson e os demais investigadores, com exceção de seu nêmesis, que foi transferido. Ela ainda conta com o detetive Warren, um detetive recém-transferido para sua unidade.
Seus dias vão seguindo lentamente e a amizade forjada com o legista, o doutor Isaac Strong está mais forte. Eles se encontram semanalmente para jantar, mas uma virada na amizade acontece quando Isaac resolve dar uma segunda chance ao ex, o escritor Stephen Linley. Logo de início, Erika não se entusiasma com Stephen. Ele é egocêntrico, arrogante e imediatamente tenta minar a amizade de Isaac e Erika.
Apesar de estar gradualmente seguindo em frente, Erika ainda é muito solitária. Seu novo lar ainda não é um lar, apenas uma habitação vazia. Erika se mantêm focada no trabalho e não faz ideia do caso horripilante que terá que desvendar.
Tudo começa quando um médico de quarenta e seis anos recém divorciado é encontrado morto em casa com um saco plástico na cabeça e indícios de viver uma vida dupla. Dr. Gregory Munro é o clínico geral da região, proprietário da Hilltop Medical Practice. Por ser um médico conhecido , Marsh quer que o caso seja resolvido rapidamente e insiste na teoria de um encontro homossexual que deu errado. Evidências de rophypnol no sangue do médico indicam que ele estava drogado, mas não tem como afirmar se foi algo voluntário ou não. Semanas se passam sem novos pistas, mas tudo muda quando uma segunda vítima aparece e é encontrada asfixiada da mesma forma que o dr. Munro.
Em paralelo, o leitor acompanha uma conversa de bate-papo entre Duke e Night Owl e a partir dos fragmentos dessas conversas percebemos duas pessoas em completo sofrimento.
"Uma sombra na escuridão" tem um diferencial enorme em relação ao primeiro livro da série: o culpado é um personagem que gera enorme empatia por conta de sua história. Apesar da brutalidade e das ações chocantes, quando o leitor conhece todos os elementos que impulsionam seus atos, fica difícil classificá-lo como alguém desalmado.

"Finalmente, depois de estremecer e soltar um gemido, Jack ficou imóvel. Night Owl permaneceu junto ao corpo de Jack por vários minutos, observando, respirando com euforia, tremendo de entusiasmo." (p. 121)

O enredo em si foi muito bem escrito e sua trama prende a atenção do início ao fim. Como no livro anterior, existe mais de uma trama e elas vão se conectando conforme a leitura avança. Temos também a perspectiva da vida pessoal dos personagens, com destaque especial para as histórias de Marsh e Isaac.
Em relação à revisão, diagramação e layout foi realizado um ótimo trabalho. Foi encontrado um errinho na página 327, mas nada que interfira na compreensão do texto. A capa chama a atenção, mas faltou "algo" para combinar com o conteúdo.

"Night Owl levantou-se silenciosamente e escapuliu da casa como uma sombra." (p. 121)
Maria Janir Pir 27/06/2017minha estante
Acabei de ganhar esse livro, da para ler sem ter de ler o primeiro???

@biaentreleituras 16/01/2018

A Detetive Erika Foster tem um passado traumático. Há dois anos ela perdeu o marido e alguns colegas durante uma operação, Erika se sente culpada pelas mortes e, desde então, sofre por isso. A detetive foi chamada para investigar um caso que fará o seu passado voltar com tudo e bater de frente com o seu presente de uma maneira muito intensa.

Uma série de homicídios está sendo cometida por um assassino frio, cruel e calculista. As vítimas são encontradas nuas, com mãos e pés amarrados às camas, e em suas cabeças um saco plástico. São mortas por asfixia e com a ajuda de um item muito específico: o saco de suicídio (evita que o suicida consiga rasgar o saco quando estiver sem oxigênio e consiga ir até o fim).

A policia estava procurando por um homem, a hipótese de ser uma mulher sequer chegou a ser cogitada, porém, a Detetive Erika encontrou indícios de que a pessoa por trás dos assassinatos brutais é realmente uma mulher e vai atrás de cada pista para conseguir identificá-la. No entanto, essa mulher, essa assassina, é capaz de compreender Erika como ninguém e enxerga nela aquilo que nem mesmo a própria Erika havia conseguido perceber.

Sem motivação aparente para os assassinatos e sem quaisquer ligações entre eles a não ser o fato de as vítimas serem homens, as investigações seguem em ritmo lento e Erika é cada vez mais cobrada pelo seu superior, mas ela quer descobrir quem é a sombra que se espreita na escuridão e não abrirá mão do caso.

Conforme avança em suas buscas e se aprofunda nas investigações, Erika descobre coisas terríveis sobre o passado dessa serial killer. O que provocou na mulher esse desejo de matar? O que teria de tão ruim em seu passado para ela ter se tornado uma assassina em série? Ela está completamente perturbada, profundamente ferida, e tudo o que ela mais quer é matar! Mas não sem motivo, suas vítimas fazem parte de uma seleta lista que existe apenas em sua cabeça.

Leia a resenha completa lá no blog > https://goo.gl/uMkRFP

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

chrisakie 13/02/2018

Conhecendo um pouco melhor a mente de um serial killer
Há um serial killer à espreita nas sombras. As vítimas são homens bem-sucedidos e solteiros. Eles são encontrados amarrados às camas, com saco plástico na cabeça. Quem seria esse assassino ardiloso? Qual a ligação entre eles? Mesmo arriscando sua vida e sua carreira, a Detetive Erika Foster enfrenta uma das investigações mais desafiadoras, sob pressão dos seus superiores.

Segundo livro da série "Detetive Erika Foster", confesso que fiquei um pouco perdida com a quantidade de personagens que apareceram logo nas primeiras páginas, mas rapidamente consegui me familiarizar, o que fomentou a leitura. Apesar de não gostar de ler livros de uma série fora de ordem, a experiência valeu a pena e não interferiu em nada não ter lido o primeiro, que é "A garota no gelo".

Os personagens são bem intrigantes, principalmente a protagonista, Erika, uma detetive impulsiva e bastante intuitiva que carrega fantasmas do passado. Achei ela um pouco fria no quesito relacionamentos pessoais. Quanto a solução dos crimes, adorei a forma como autor abordou e conduziu o leitor ao longo da investigação forense (despertou o lado detetive em mim!). O jogo de gato e rato com um serial killer extremamente calculista e meticuloso tornaram a leitura bastante viciante. Conseguimos entrar na mente do assassino e "entender" um pouco as suas motivações, que são um tanto perturbadoras.

Quero muito ler o "A garota no gelo" e também outros livros da série para conhecer mais a reservada detetive e seu futuro.

site: https://www.instagram.com/p/BeRGx7cHGwL/

Rossine 25/02/2018

O livro é ainda mais envolvente que o anterior do autor, A Garota no Gelo. As principais personagens do livro, desde a detetive Foster até o vilão foram muito bem construídas e desenvolvidas. A detetive se mostra mais perseguida pelos seus pares e por isso mesmo fica mais intransigente e insubordinada. E os aspectos psicológicos do vião também foram bem explorados. Diferentemente do livro anterior, a identidade do vilão é revelada ao leitor. Mas não tira o clímax da história.

Carolina 22/03/2018

Viciante
Tão bom quanto o anterior, porém mantém a atenção presa devido a fluidez dos acontecimentos.