Uma Sombra Na Escuridão

Uma Sombra Na Escuridão Robert Bryndza

Resenhas - Uma Sombra Na Escuridão

Werllen.Rubio 22/12/2018

Mais uma obra exelente
Eu já tinha lido "A garota no gelo" e gostei muiiiiito, nesse livro os personagens são mais bem desenvolvidos, agente conhece mais sobre a rotina da Érica, a questão do autor revelar o assassino no meio da história não prejudica em nada. Nesse livro eu realmente entendi os motivos do assassino, ele tem por que se vingar sim, é meio q a Clara da novela "O outro lado do paraíso" KKK, as pessoas fazem ele sofrer então ele se vinga. Achei q aqui a história teve mas profundidade do q o do primeiro livro, temos um vilão com uma história forte por trás.
A única coisa q me encontra nos livros do autor e a falta de respeito q a população tem com a polícia. Mas as histórias são ótimas, recomendo muito.

Jansen 16/01/2018

Um serial killer ligeiramente diferente: uma mulher. Tem suas razões particulares e não segue estereótipos comuns entre a categoria. Utiliza sempre o mesmo método (MO) e dá trabalho para a polícia. Outra diferença é que tem um meio parceiro com quem se relaciona via internet sem nunca se verem. Um livro interessante e bem escrito. Outro muito bom da mesma autora é A Garota no Gelo.

@biaentreleituras 16/01/2018

A Detetive Erika Foster tem um passado traumático. Há dois anos ela perdeu o marido e alguns colegas durante uma operação, Erika se sente culpada pelas mortes e, desde então, sofre por isso. A detetive foi chamada para investigar um caso que fará o seu passado voltar com tudo e bater de frente com o seu presente de uma maneira muito intensa.

Uma série de homicídios está sendo cometida por um assassino frio, cruel e calculista. As vítimas são encontradas nuas, com mãos e pés amarrados às camas, e em suas cabeças um saco plástico. São mortas por asfixia e com a ajuda de um item muito específico: o saco de suicídio (evita que o suicida consiga rasgar o saco quando estiver sem oxigênio e consiga ir até o fim).

A policia estava procurando por um homem, a hipótese de ser uma mulher sequer chegou a ser cogitada, porém, a Detetive Erika encontrou indícios de que a pessoa por trás dos assassinatos brutais é realmente uma mulher e vai atrás de cada pista para conseguir identificá-la. No entanto, essa mulher, essa assassina, é capaz de compreender Erika como ninguém e enxerga nela aquilo que nem mesmo a própria Erika havia conseguido perceber.

Sem motivação aparente para os assassinatos e sem quaisquer ligações entre eles a não ser o fato de as vítimas serem homens, as investigações seguem em ritmo lento e Erika é cada vez mais cobrada pelo seu superior, mas ela quer descobrir quem é a sombra que se espreita na escuridão e não abrirá mão do caso.

Conforme avança em suas buscas e se aprofunda nas investigações, Erika descobre coisas terríveis sobre o passado dessa serial killer. O que provocou na mulher esse desejo de matar? O que teria de tão ruim em seu passado para ela ter se tornado uma assassina em série? Ela está completamente perturbada, profundamente ferida, e tudo o que ela mais quer é matar! Mas não sem motivo, suas vítimas fazem parte de uma seleta lista que existe apenas em sua cabeça.

Leia a resenha completa lá no blog > https://goo.gl/uMkRFP

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

chrisakie 13/02/2018

Conhecendo um pouco melhor a mente de um serial killer
Há um serial killer à espreita nas sombras. As vítimas são homens bem-sucedidos e solteiros. Eles são encontrados amarrados às camas, com saco plástico na cabeça. Quem seria esse assassino ardiloso? Qual a ligação entre eles? Mesmo arriscando sua vida e sua carreira, a Detetive Erika Foster enfrenta uma das investigações mais desafiadoras, sob pressão dos seus superiores.

Segundo livro da série "Detetive Erika Foster", confesso que fiquei um pouco perdida com a quantidade de personagens que apareceram logo nas primeiras páginas, mas rapidamente consegui me familiarizar, o que fomentou a leitura. Apesar de não gostar de ler livros de uma série fora de ordem, a experiência valeu a pena e não interferiu em nada não ter lido o primeiro, que é "A garota no gelo".

Os personagens são bem intrigantes, principalmente a protagonista, Erika, uma detetive impulsiva e bastante intuitiva que carrega fantasmas do passado. Achei ela um pouco fria no quesito relacionamentos pessoais. Quanto a solução dos crimes, adorei a forma como autor abordou e conduziu o leitor ao longo da investigação forense (despertou o lado detetive em mim!). O jogo de gato e rato com um serial killer extremamente calculista e meticuloso tornaram a leitura bastante viciante. Conseguimos entrar na mente do assassino e "entender" um pouco as suas motivações, que são um tanto perturbadoras.

Quero muito ler o "A garota no gelo" e também outros livros da série para conhecer mais a reservada detetive e seu futuro.

site: https://www.instagram.com/p/BeRGx7cHGwL/

Rossine 25/02/2018

O livro é ainda mais envolvente que o anterior do autor, A Garota no Gelo. As principais personagens do livro, desde a detetive Foster até o vilão foram muito bem construídas e desenvolvidas. A detetive se mostra mais perseguida pelos seus pares e por isso mesmo fica mais intransigente e insubordinada. E os aspectos psicológicos do vião também foram bem explorados. Diferentemente do livro anterior, a identidade do vilão é revelada ao leitor. Mas não tira o clímax da história.

Carolina 22/03/2018

Viciante
Tão bom quanto o anterior, porém mantém a atenção presa devido a fluidez dos acontecimentos.

Queds 02/04/2018

Que Tiro Foi Esse?????

Mais um livro lido com o grupo Cantinho da Imaginação, que proporcionou um debate MARAVILINDO !!! Todos concordaram que se trata de um livro muito bem escrito, alguns por não ser o seu gênero favorito não se identificaram com a trama, enquanto outros acharam um arrasoooooooo e para um terceiro grupo embora tenha sido uma leitura gostosa, alguns pontos deixaram a desejar.

Quem leu a garota no gelo, aguardava ansioso por esta continuação, e ver como a detetive Foster estaria, o seu crescimento, o seu amadurecimento e como seria a continuação da sua superação. Uma Sombra na escuridão vem pra nos dar pitadas desta jornada que ainda está no inicio e ainda tem muito pra acontecer, a detetive Foster tem muito o que nos oferecer.

O livro retrata mais um caso excepcional, agora com um serial killer muito astuto, uma mente criminosa instigante e uma detetive impulsiva, que não se apega as regras em busca da resolução dos crimes. E quando esta detetive cria uma ponte com o criminoso, quando suas perdas e vidas tornam a solidarias com a história da outra????

O leitor fica no limite entre odiar esta mente criminosa e ao mesmo tempo se sensibilizar por ela. Seria ela uma vítima da ocasião, ou seria esta mente destinada a ser uma criminosa independente de seu histórico, podendo qualquer gatilho ser o estopim para crimes????

"... Pessoas más estão em todo lugar . O mundo está cheio de gente boa, mas está igualmente inundado de pessoas más. Gente que faz coisas horríveis e malignas. Você tem que se concentrar naquilo que pode fazer, naquilo que você pode influencias ..."

O autor neste livro aborda alguns temas polêmicos como: racismo, facismo, homofobia, pedofilia, homossexualismo, estupro, abuso domésticos e foram abordados com muita maestria, cada um trazendo sua nuance e sendo muito bem alinhado a trama, tendo no final cada eixo abordado cumprido o seu papel.

O autor demonstrou um crescimento ao livro anterior, embora alguns de nós esperávamos mais, mas percebemos o quanto esta trama está mais envolvente e estrutural, nenhuma ponta solta acerca dos crimes, motivação e desenvolvimento. Ação, trama psicológica e continuidade dos fatos muito bem escrito e criando um ritmo de leitura muito bom para quem curte o gênero.

Como o assassino é apresentado logo no início da história, deixa o leitor um pouco confuso, como assim ?????? Mas isto foi outra característica deste livro que nos chamou a atenção, porque a trama gira em torno do Por quê, do que leva a ocorrer aqueles assassinatos e em como a detetive irá descobrir. Somos presenteados com algumas reviravoltas que nos mantem em alertas e sustentam o suspense da trama.

Com uma narrativa trincada, personagens bem construídos, Robert faz com que o leitor faça parte da história, odiando ou amando. Um livro onde o vilão é o Protagonista da ação, como queremos entender esta mente e ao mesmo tempo torcendo para que detetive Foster desvende a trama e solucione os crimes. Com crimes muito bem descritos, que causam aquele efeito no estômago. Robert também aborda a crueldade da corporação, a luta diária pelo mérito, o jogo político e de interesses tão comum nos dias atuais. Um momento em que mocinhos e antagonistas se confundem.

O final com certeza deixou aqueles que aprenderam a gostar da Detetive Erika com muita expectativa, como será agora, como encarar a falta de valorização e reconhecimento que se tornam recorrente????? torcemos muito e queremos muito mais.

Estamos no aguardo este mês pelo terceiro livro Sob Águas Escuras, lembrando que por serem tramas independentes podemos ler fora de ordem.

Gabyh 20/05/2018

"Ele levantou a cabeça com o sangue dela brilhando nos dentes e continuou de onde tinha parado."

O que dizer desse livro, mais uma vez nos vemos envolvidos em uma trama completamente confusa mas que te prende mais a cada página. E você, junto com a detetive Foster vai procurando entender as pistas, o que liga um assassinato ao outro.

Como no livro anterior é fácil perceber o motivo de Erika ser uma profissional de sucesso, ela não mede esforços para ir atrás do assassino, mesmo que para isso ela precise agir de uma forma um tanto diferente dos outros.

A detetive Foster é o tipo de pessoa que não se importa se tem que fazer alguns inimigos, contando que seja capaz de fazer um trabalho bem feito, mas nem por isso ela é vista como um personagem sem problemas, pelo contrário seus problemas pessoais e defeitos muitas vezes interferem na sua vida profissional.

Ainda somos surpreendidos com algumas páginas onde encontramos conversas do assassino com um 'amigo virtual' onde eles acabam aprendendo muito um sobre o outro, e eles encontram ali, em uma sala de bate papo alguém com quem podem conversar sem serem julgados, desde reclamações da vida até planejar a morte de algumas pessoas.

Vemos então que tanto a detetive quanto o assassino - nesse caso - possuem muita coisa em comum, pontos que poderiam fazer do assassino uma pessoa capaz de superar as coisas ruins que lhe aconteceram, como em outras circunstâncias poderíamos ter Erika do outro lado da história, que não é o da justiça.

Tudo bem que no final do livro vemos que Erika é injustiçada e outra pessoa leva todo o crédito por seu trabalho duro, mas a protagonista sabe dar a volta por cima, mostrando que sabe muito bem que foi injustiçada e não vai aceitar isso, não assim.

O autor consegue deixar aquela vontade incrível para que os outros livros cheguem logo ao Brasil e mais uma vez estejamos envolvidos na investigação da detetive Foster.

Thuanne Hannah 25/05/2018

Após finalizar a leitura de A Garota no Gelo, fiquei ansiosa para ler mais uma aventura da detetive Erika Foster. Já adianto à vocês que gostei demais da história e minhas expectativas aumentaram ainda mais para o terceiro livro!

Dessa vez, Erika Foster está diante de um caso onde o protagonista já está sendo considerado um serial killer. Suas vítimas são sempre homens, encontrados em suas casas, nus, asfixiados com um saco na cabeça e amarrados. O primeiro era um médico bem sucedido recém separado e logo depois, um apresentador de televisão muito conhecido. Na mídia, o assassino tem vários "nomes", mas no livro, o autor seguiu a linha do anterior, chamando-o de "Sombra". O caso é bem complexo, já que é difícil achar ligações entre as vítimas e poucas pistas foram encontradas, com isso, Erika e sua equipe terá um grande trabalho pela frente. Mais uma vez, será necessária muita atenção a cada detalhe e um pouco de sorte para descobrir a identidade da Sombra.

Em Uma Sombra na Escuridão, já se passaram dois anos desde a morte de Mark, marido da Erika e percebemos que ela ainda está abalada com o acontecimento, sem conseguir se desviar da culpa que a persegue. Ela permanece muito fechada e totalmente voltada para o trabalho, são raras as vezes em que ela faz algo que não seja trabalhar. Nesse livro, ela se aproxima um pouco de Isaac Strong, um colega, médico legista que a ajudou no livro anterior. Mesmo não sendo uma grande amizade, é o que ela tem mais próximo disso. Muito do passado de Erika nos é apresentado nesse livro, o que me deixou bastante feliz, já que senti falta disso em A Garota no Gelo.

Nesta obra, o autor manteve o narrador em terceira pessoa e assim como o livro anterior, esse seguiu um bom ritmo. A leitura é bem dinâmica e o livro não se torna monótono em momento algum. Os capítulos permaneceram bem objetivos e a leitura agradável. Em Uma Sombra na Escuridão, Robert Bryndza optou por nos revelar quem é a Sombra lá pela metade do livro, o que achei arriscado no primeiro momento, porém, ao decorrer da história entendi os motivos do autor ter seguido essa linha de escrita. Ele conseguiu construir de forma impecável a personalidade da Sombra, dando ao leitor a possibilidade de conhecer seus motivos para cometer tais assassinatos e foi estranho como em certos momentos, podemos achar que os motivos por trás das mortes são "justificáveis", na cabeça do assassino, claro.

Percebi que Robert Bryndza gosta de abordar temas polêmicos, pois questões como pedofilia, estupro, relacionamento abusivo, homossexualismo e suicídio estão presentes no livro. Ele conseguiu trazer uma carga de drama com esses assuntos e várias coisas a refletir, mas sem exageros, assim como na obra anterior. Esse é mais um ponto positivo que pude reparar nos livros do autor, que me cativou rapidamente.

Neste livro, mais uma vez fiquei um pouco incomodada com aquelas cenas onde tudo acontece muito por acaso, mas devido ao final, creio que isso vai mudar no próximo volume. E outra coisa que me incomoda são os assassinos de ambos os livros entrarem o contato com a detetive de alguma forma. Acho um pouco forçado, tudo tem uma explicação, claro, mas não sei se havia necessidade.

Mesmo sendo dois casos diferentes, não recomendo que a leitura seja feita fora de ordem pois além dos casos, há uma história por trás e personagens que são interessantes de acompanhar. O autor investiu bastante nos personagens secundários, o que me levou a crer que eles serão bem importantes no livro seguinte e isso é ótimo, pois ele tem muita habilidade em criar personalidades, cada uma com sua peculiaridade, enriquecendo muito a série. Enfim, espero que tenham se interessado pelo livro, pois assim como o anterior, é maravilhoso e merece ser lido.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2018/05/resenha-uma-sombra-na-escuridao-robert.html

Lídia @relatosdaLih 11/06/2018

[RESENHA]: Uma Sombra Na Escuridão #2 - Robert Bryndza
Olá amigos literários, tudo bem com vocês?
Hoje teremos uma resenha do #gêneroPolicial, um gênero que não estou acostumada a ler, mas, depois que li o livro A Garota No Gelo, fiquei apaixonada com sua escrita e, consequentemente adicionei na minha lista de desejos os próximos livros da nossa protagonista Erika Foster.
Tantos lugares para se esconder na escuridão. -Erika
A Detetive Inspetora Chefe Erika Foster, agora com mais força do que nunca resolveu vários casos e, quando ela encontra um desafio nada consegue impedi-la de chegar até o final. Sua equipe eficiente também está presente, Moss, Peterson e entre outros, ajudam Erika a desvendar o assassino (a), conhecido (a) como "Sombra". Porém tudo no caso é complicado. No início Erika e sua equipe não têm muitas informações para dar a mídia, com isso, seu chefe Marsh está no pé dela. Mas, dois novos corpos aparecem com o mesmo padrão do caso da Erika e as coisas começam a esquentar.
Após a reconstituição do crime ser exibido na TV, Erika está no programa e solicitou a cooperação da população, mas, as coisas ficaram feias para ela, porque a sombra agora está atrás dela. Nossa protagonista é muito esperta e nenhuma barreira irá derruba-la.
É engraçado o quanto nós temos em comum, o assassino (a) e eu, pensou Erika. Estão duvidando das nossas habilidades...(...).
Neste livro conseguimos ver que, Erika já está construindo novas amizades. O autor também trouxe um personagem que odeio muito, o Detetive Sparks? Vocês lembram-se dele? Sim, e ele faz um sacanagem maior ainda nesse livro. E, espero que a Erika cumpra as últimas frases dessa história no quarto livro. Uma cena que ficou na minha cabeça, foi a cena que conseguiram fotografar a “Sombra” embaixo da cama da vítima sorrindo. Imagina essa sena? Rsrsrs. Não sei o que Robert fez comigo, mas quero ler todos os livros dele.
É isso gente.
Espero que tenham gostado.
Até mais! .

site: https://www.instagram.com/depoisdaleitura.lm/

Natália | @tracandolivros 14/07/2018

Interessante, mas não me surpreendeu
“Na imprensa, eles sempre descrevem as pessoas como monstros, e nós usamos o termo também. Mas com certeza elas não nascem monstros, não é? Um bebezinho nunca é um monstro. Todo mundo chega bom a este mundo, não chega? É a vida das pessoas e as circunstâncias que as transformam em más?” Ao entrar na casa de seu filho, para alimentar o gato enquanto ele viaja, Estelle Munro se vê coberta por escuridão, as lâmpadas simplesmente não acendem, ela vai até a chave e arruma-as, e após dar comida ao gato ela percebe um fedor vindo do segundo andar, e imaginando que teria apenas que limpar “merda” de gato, ela se depara com o filho, deitado na cama, amarrado, nu, e com um saco na cabeça, morto.

A Detetive Inspetora Chefe Erika Foster será a pessoa que vai investigar o homicídio, e quanto mais e mais pistas surgem, mais difícil é chegar no assassino, e quando parece que nada mais será resolvido, surge outro corpo, morto da mesma forma, e mais pistas aparecem com ele. Erika será capaz de descobrir quem é o assassino antes que um terceiro corpo seja encontrado?

A escrita do Robert flui extremamente bem, a apresentação dos personagens é bem rápida e clara, Erika perdeu seu marido e teu seu amigo Issac passando por problemas no relacionamento.

Gostei muito da forma como o autor usou e abusou da representatividade LGBT dentro da estória e principalmente no corpo policial, o legista é gay, e a colega da Erika é lésbica, casada e com filho adotado. E dentro da trama ele fez várias citações sobre situações que a comunidade passa dentro da sociedade. “Na comunidade heterossexual, a quantidade de assassinatos é 10 vezes maior. Quando um homem estupra e mata uma mulher, as pessoas pensam que ele é mau. Mas, quando uma pessoa gay faz a mesma coisa, o fato é visto como uma extensão da sexualidade dela! Do estilo de vida dela como um todo!”

O mistério do assassino é resolvido na metade do livro, onde o autor apresenta ao leitor o assassino e suas motivações, e daí em diante as cenas ficam ainda mais intrigantes. Achei que ficou um formato bem diferente do usual, e mesmo gostando da forma como tudo se conecta não achei o final tão surpreendente e impactante como esperava que fosse. É um mistério muito legal de ser lido, e mesmo não sendo perfeito acho que pessoas que estão iniciando no gênero irão se surpreender bem mais com todos os acontecimentos.

site: https://www.instagram.com/p/BZoQo7yARpz/?taken-by=tracandolivros

Silvia.Souza 22/07/2018

Muito bom!!!
Muito boa a história. Achei esse livro até melhor que o primeiro, apesar de ter gostado muito do "Garota no Gelo"... Nesse segundo, achei a Erika mais leve, suas amizades mais desenvolvidas, enfim ela está até mais simpática. Os outros personagens também foram mais desenvolvidos e com mais participação na história. Claro que novamente senti certa frustração em alguns momentos pois acho que apesar de ser tão astuta, Erika é meio fraca no corpo à corpo... E novamente achei que o desfecho se fez em cima da casualidade... Também frustante são as injustiças em relação ao trabalho dela, mas entendo que faz parte da história.... Enfim, super recomendo a leitura...

Ana 15/08/2018

É...
O livro demora a engatar, alguns personagens são mal aproveitados, os principais possuem personalidades rasas, e não há desenvolvimento do primeiro livro para esse.

Mas a história prende e convence, vale a pena por diversão.