O leitor

O leitor Bernhard Schlink

Resenhas - O Leitor

Vanessa.Mariano 19/01/2024

#

Um livro curtinho e simples de ler , mas bastante reflexivo. Fala muito sobre a culpa e vergonha de uma geração de alemães pós 2ª guerra e as consequências .

Tem um história interessante , porém problemática , mas o final tem umas reviravoltas. Por ser um livro curtinho vale a pena ser lido.

Erica.Barone 18/01/2024

O livro é muito bem escrito e também envolvente. O que incomoda, na verdade, é que você fica em dúvida se é uma história de amor ou de abuso sexual. Aliás, nem o personagem narrador consegue resolver essa questão. Vale a leitura.

ifsisabella 10/01/2024

Ainda não vi o filme, mas se for bom como o livro, já estou apaixonada. Esse livro vale muito a leitura, é perfeitooo

Pagliuca 31/12/2023

História tocante mesmo com sentimentos tão contraditórios.
Quando assisti o filme em 2009 não sabia da existência do livro e se tornou um dos meus filmes preferidos imediatamente. Porém nunca entendi o motivo daquele final. Por quê?!? Mas por quê? Enfim, decidi ler o livro na esperança de conseguir aceitar melhor aquele desfecho. Pois é? o que funcionou bem pra mim no filme, ficou ainda melhor e se o final do filme tivesse mais semelhança com o final do livro, ele seria ainda melhor. Mas talvez não me interessaria tanto em conhecer o livro e perderia a essência de uma história tocante mesmo com tantos sentimentos contraditórios.

Mimylinha 19/12/2023

Inesperado
Quando comecei a ler esse livro não sabia o que esperar, nem o que estava me aguardando. Que leitura boa e que mostra como um ato que começou na adolescência mudou e direcionou a vida toda de Michael.
Leitura profunda e reflexiva, com muitas reviravoltas tbm.

@jaquepoesia 16/12/2023

Uma das melhores leituras que fiz em 2023!
Os sentimentos de um jovem, o passado obscuro de uma mulher e a vida de uma geração de alemães que vivem a sombra de um terrível passado que não presenciaram.
💬 Esse livro me surpreendeu muito, não esperava que pudesse ser tão intenso 👏 Leiam #oleitor

Aos quinze anos, Michael Berg é acometido pela hepatite, e certa vez sem conseguir impedir acaba por vomitar em frente a casa de uma mulher que o ajuda. Dias depois, mesmo sem saber o nome da mulher, Michael toca a companhia com um buquê de flores nas mãos e é então encaminhado por um homem para Sra. Schmitz.
Mas tarde, ao vê-la seminua em quanto essa se vestia, o garoto vai embora apressado, no entanto Schmitz não sai de sua cabeça na semana que se segue.

🍂"(...) sedução que não se traduz em seios e nádegas e pernas, mas sim no convite para esquecer o mundo no interior do corpo. 》pág.22
🍂"Durante esses sete dias, tinha tentado não pensar nela. Mas não existia nada que satisfizesse ou distrair-se(...)" ▪︎ 23

Criado com certa religiosidade, Michael se sente culpado por seus pensamentos sobre ela, mas também não vê como poderia evitar vê-la novamente.

Após este novo encontro, Michael se apaixona por ela, por isso passa a levar os estudos a sério, quando ela coloca isto como condição para que ele a veja.

📖 A história é contada pelo próprio Michael, que agora mais velho relembra os tempos da juventude com saudade. Na primeira parte descobrimos como se conheceram e como fluía a conturbada relação.

🍂"Será que essa tristeza é tristeza simplesmente? É ela que nos acomete quando belas lembranças tornam-se frágeis se rememoradas, porque a felicidade lembrada não vive mais da situação, mas sim de uma promessa que não foi mantida?" ▪︎ 46
🍂"Ler em voz alta, tomar uma chuveirada, amar e ficar um pouco mais juntos — este tornou-se o ritual de nossos encontros." ▪︎ 50
JurúMontalvao 18/12/2023minha estante
Só vi o filme, com o qual chorei horrores por sinal

Paulo Silas 14/12/2023

"O Leitor" é um romance alemão com uma profundidade ímpar que se destaca na literatura contemporânea ao abordar os delicados temas que enfrenta com toda uma leveza na escrita que flui e caminha de forma agradável, tendo êxito assim em se situar em um cenário do pós-guerra com o conflito de gerações permeada pelo mal-estar do nazismo e seus efeitos deletérios na Alemanha. O contexto das consequências do fim da Segunda Guerra Mundial vai surgindo aos poucos na medida em que a leitura avança, passando a protagonizar o enredo em um segundo momento da obra, o que repercute em uma grande surpresa para o leitor - assim como para o protagonista do romance - que passa a ver a história por uma perspectiva distinta, foco de analise esse que sofre algumas oscilações ao longo da obra.

Na obra é narrada a história de um adolescente, Michael, que por uma eventualidade conhece uma mulher vinte anos mais velha, Hanna. De um encontro fortuito, nasce uma relação amorosa, a qual é mantida por certo período em segredo ao mesmo tempo em que cada encontro - sempre na casa de Hanna - conta com uma espécie de ritual: os amantes tomam banho; em seguida, o adolescente lê um bom tanto de alguma obra literária em voz alta para a mulher; por fim, o sexo. A relação é assim mantida até quando do sumiço abrupto de Hanna, deixando Michael amargurar a desilusão amorosa. Somente anos depois desse rompimento é que coincidentemente o rapaz, agora acadêmico de direito, volta a encontrar Hanna, porém, dessa vez em um contexto bastante diferente: a mulher é acusada pela pratica de crimes de guerra por ter servido a Alemanha nazista na qualidade de guarda em um campo de concentração. O julgamento passa a ser avidamente acompanhado por Michael enquanto memórias e reflexões - mas não sentimentos - surgem, fazendo com que diversas inquietações tenham que ser enfrentadas pelo julgo do rapaz.

O livro conta ainda com algumas outras nuances e revelações que impactam aquele que tem contato com a obra, pois se tratam de situações do enredo que efetivamente causam surpresa a quem lê. A história é narrada em primeira pessoa, de modo que as impressões e reflexões de Michael é que são compartilhadas nas páginas da obra. Bernhard Schlink constrói um excelente romance que prende o leitor como poucos livros conseguem fazer. Com uma narrativa e enredo que não são complexos, aborda pela literatura um espinhoso tema de forma bastante significativa, constituindo assim uma grande obra literária que merece figurar no cânone dessa forma de arte. Vale demais!

Daniel1503 14/12/2023

Triste e comovente
"O Leitor" é um romance escrito por Bernhard Schlink e publicado em 1995. Esta obra, ambientada na Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial, explora temas profundos e complexos, como amor, culpa, redenção e a busca pela verdade e reconciliação pessoal.

A história começa com Michael Berg, um jovem estudante de 15 anos que, enquanto está doente, recebe ajuda de uma mulher mais velha chamada Hanna Schmitz. Uma intensa e inesperada relação amorosa se desenvolve entre os dois. Hanna, uma mulher misteriosa e reservada, exerce uma influência duradoura sobre a vida de Michael. No entanto, ela desaparece repentinamente, deixando-o sem respostas ou explicações.

Anos mais tarde, durante seus estudos de Direito, Michael é confrontado com o passado de Hanna de uma maneira inesperada: ela é acusada como ex-guarda de um campo de concentração nazista. O protagonista se vê diante de um dilema moral ao descobrir um segredo chocante sobre o passado de Hanna, forçando-o a enfrentar questões éticas e a lidar com suas próprias ambiguidades morais.

O livro trata das complexidades do perdão, da responsabilidade e das consequências das ações humanas, especialmente em tempos de conflito e opressão. Schlink utiliza a relação entre Michael e Hanna para explorar não apenas o amor e a conexão entre duas pessoas, mas também para mergulhar nas profundezas da natureza humana e suas capacidades de cometer atos tanto de grande generosidade quanto de extrema crueldade.

A narrativa habilmente tecida por Schlink mergulha nas contradições do caráter humano, questionando os limites da moralidade e como lidamos com as escolhas que moldam nossas vidas. A obra também oferece uma reflexão sobre o papel da memória coletiva e individual na reconciliação e no processo de cura após eventos traumáticos.

"O Leitor" é um livro poderoso e comovente que transcende as questões históricas e éticas, proporcionando uma análise profunda e provocativa sobre a natureza humana e os dilemas morais que muitas vezes enfrentamos ao longo da vida. É uma obra que convida os leitores a refletirem sobre suas próprias convicções e julgamentos, deixando uma marca duradoura após a leitura.

Maria Eduarda Martins 22/11/2023

O Leitor
A premissa de "O Leitor" me conquistou de primeira! O jovem Michel desenvolve um romance com Hanna, uma mulher mais velha, com hábitos bem específicos e que desaparece por anos. Tempos depois, quando Michel já é um estudante de direito, ele reencontra Hanna sendo julgada por crimes de guerra praticados em um campo de concentração nazista.

O autor optou por contar a história sob a perspectiva do Michel. Inicialmente, a história é meio lenta e tive dificuldades para me acostumar com os estilo de escrita do autor. Contudo, conforme o protagonista foi amadurecendo, percebi que a leitura se tronou mais fluída.

Devo confessar que por mais que o romance entre os personagens seja problemático e conturbado, com especial atenção à obsessão de Michel por Hanna, o que mais surpreende é a forma como é construído o dilema moral do protagonista.

Fiquei extremamente envolvida pela história! Além do mais, é de forma sutil que o escritor constrói o verdadeiro clímax da trama e devo dizer que gostei muito!

Mesmo mais velho, Michel ainda enfrenta seu constante dilema, mas não deixa de sentir carinho por alguém que "amou" profundamente. Livro bem legal, não vejo a hora de ver o filme homônimo!

Margo_livros 18/11/2023

Marcas que ficaram
O livro O Leitor foi lançado em 1995. A edição objeto desta é de 31 de julho de 2023 da Editora Record. O Autor, Bernhard Schilink, é um jurista, escritor alemão e professor universitário.

O enredo tem como personagem central, Michael Berg, adolescente que, por um problema de saúde conhece a envolvente e enigmática Hanna. Em suas poucas páginas carrega a intensidade de vidas entrelaçadas marcando os personagens para sempre e moldando suas atitudes.

A diferença de idade é enorme, no entanto, o envolvimento acontece e as marcas deixadas são profundas acompanhando-o em toda sua vida. Imaturo como muitos adolescentes, Berg se apaixona por Hanna. Eles mantêm este relacionamento em segredo.

A química existe e é inquestionável, só que ela guarda um segredo. Após alguns anos de encontros furtivos na casa de Hanna, ela resolve desaparecer, sair da vida do jovem Michael. A dor é inevitável. Ele não conta nem para sua família ou mesmo amigos sobre este romance tórrido que aconteceu na sua tenra idade, com apenas 15 anos.

Resenha completa no blog ??

Leonardo Bezerra 13/11/2023

Na primeira parte, o autor se esforça muito pra dar um tom poético e profundo, mas não atinge seu objetivo. A segunda parte é a que dá tom ao livro e faz ele brilhar, ainda que temporariamente. A terceira parte é instável: ora empolgante e criativa, ora apressada e irritante de ser lida. No geral, é um livro razoável, mas que possuía um potencial enorme para ser excepcional.

Juliano.Ramos 09/10/2023

Como se trata de um livro de memórias, a história do começo ao fim tem um tom de nostalgia e saudades, o fim deixa no leitor um grande nó na garganta.

thais791 05/10/2023

Não importa o que eu fiz e o que não fiz e o que ela me fez, tudo isso se tornou a minha vida.
Que leitura boa! Li tão rápido que esqueci de registrar aqui.

O filme eu vi primeiro, já achava incrível e a leitura foi muito boa. Na verdade teve uma ou outra coisa diferente, até gostei mais do final do filme e a interação do personagem com a filha.

É um livro curto, poético, intenso, tem tanta profundidade e tantos assuntos abordados, e mesmo assim eles não são tratados de forma rasa.

Vai ser sempre uma indicação minha! Marquei tantas passagens que é difícil escolher uma só. Obra sensacional!

Edilson Tavares 22/09/2023

Emocionante e envolvente do príncipio ao fim. Um casal que se une no pós 2a guerra mundial, suas descobertas e revelações, e um final que me fez chorar, como há muito não acontecia ao ler um livro.