O leitor

O leitor Bernhard Schlink

Resenhas - O Leitor

victorialane 10/09/2023

A culpa é maior que o amor
Eu só li esse livro porque meu professor pediu uma resenha a respeito e eu não achava que seria um trabalho tão bom de se fazer. Não só porque eu amo ler mas porque a história é dolorosa e é um tipo de dor que acredito que qualquer pessoa que se envolva verdadeiramente de forma romântica com alguém vai passar. O amor é grande e quando você começa a amar você faz loucuras que saem como natural mas quando a relação acabar e quando há uma mínima chance de culpa de qualquer lado tudo vira um verdadeiro labirinto de ser carrasco de si próprio e salvador do outro, mesmo que essa relação desde o princípio estivesse fadada ao fim. É uma boa leitura e absolutamente profunda.

Marcos Nandi 24/07/2023

A prova que um livro curtinho pode ser muito bom (minha edição tem menos de 140 páginas).

O livro me lembrou o Amar, verbo intransitivo do Mário de Andrade. Porém, o leitor é bem melhor.

O protagonista conta no livro suas memórias na Alemanha durante a primeira guerra e conta, que aos quinze anos conheceu Hanna, que na época tinha 36 anos. Ambos se envolvem perdidamente, mas a relação era bem abusiva com humilhações, agressão verbais e físicas.

Depois de paixão tórrida, Hanna some, sem deixar vestígios. A vida seguiu seu rumo, até que o protagonista, depois de anos, reencontra a amada nos bancos dos réus. O crime? Você terá que ler o livro hahaha

O título do livro se refere aos livros que o protagonista lia para sua amante, antes e depois, de suas noites de amor. Um livro sobre consciência, culpa e orgulho. Sensacional.

Regis 10/07/2023

Dilemas morais e éticos
O Leitor é um romance alemão publicado em 1995 pelo professor de direito e juiz Bernhard Schlink.
A história do livro possui vários dilemas morais e éticos que despertam muitas reflexões; também gera raiva, emociona e causa empatia e ódio na mesma proporção.

O impacto que a relação com Hanna causou na vida do Michael foi o que mais me perturbou. Sei que é através da relação dos dois que o autor faz a distinção entre a geração que participou ativamente do holocausto e a que herdou a responsabilidade de lidar com o legado negativo que o nazismo deixou para o país. Mas me vi refazendo junto com Michael a trajetória da vida de Hanna e empatizando com a personagem a ponto de não ter coragem de odiá-la por completo.
É indiscutível que a história faz isso com a gente, ela possui muitas nuances, deixando claro o tempo todo que o bem e o mal são relativos e que não são tão fáceis de serem julgados. E mesmo tentando fazer essa distinção é quase impossível saber separar os dois completamente em uma pessoa e em seus atos.

O autor é muito criticado por causar essa empatia no leitor, já que isso seria como entender e perdoar os crimes cometidos por pessoas como ela durante o regime nazista. Ele também é bastante criticado por usar Michael para transformar a geração atual em vítimas da geração anterior, já que são constantemente cobrados pelos crimes cometidos sem que tenham feito parte ou que tenham alguma culpa.

Apesar de tudo que está nas entrelinhas desse romance, a história que está na superfície é muito bem contada e bem escrita, possui todo um clima de pós guerra e de devastação que envolve o leitor a ponto de que ao final nos sintamos completamente impactados pelo destino de ambos os personagens.

Como eu disse no início: esse é um livro que desperta muitas reflexões e sentimentos contraditórios, e isso torna essa uma obra digna de ser lida e discutida à exaustão.

Recomendo para todos, tanto o livro quanto sua maravilhosa adaptação para cinema.
Carolina.Gomes 10/07/2023minha estante
Eu gostei muito do livro e da adaptação.

Marcos.Leste 10/07/2023minha estante
Excelente resenha

Aline MSS 10/07/2023minha estante
Traduziu meu sentimento durante a leitura. Esse livro me bugou real e a adaptação do cinema, por ter a Kate no elenco, me deixou ainda mais dividida em ter ou não empatia. Até hj não sei dizer! Vc arrasa demais nas resenhas. Palmas! ??????

Fabio 10/07/2023minha estante
Parabéns pela excelente resenha!!!!

Regis 11/07/2023minha estante
Realmente não tem como não empatizar e se sentir dividida durante a leitura, Aline.

Obrigada, Fábio! ?

Valeu, Marcos. ?

CPF1964 12/07/2023minha estante
Resenha Maravilhosa, Regis. ????. Este livro estava hoje no sebo por 2 reais. Acabei não comprando.

Obrigada, Cassius! É um ótimo livro, dois reais está de graça. Rsrs

CPF1964 13/07/2023minha estante
O livro é fininho, Regis ???

Regis 13/07/2023minha estante
Ainda assim está de graça. ????

CPF1964 13/07/2023minha estante
Hoje estava lá novamente. Não comprei.... Estou aguardando entrar em promoção....???

????

HenryClerval 20/07/2023minha estante
Vi apenas o filme, mas a resenha está ótima.

Regis 20/07/2023minha estante
Obrigada, Leandro. ?

Joh.11.11 02/10/2023minha estante
Simplesmente eu dei um pulo quando li uma certa frase nas últimas páginas!
Um dos livros que mais gostei de ler e super indico

Regis 02/10/2023minha estante
Veja o filme também, Daiane, é maravilhoso!

rogerbeier 31/05/2023

Triste e belo
Nessa releitura de O leitor me chamou atenção a beleza da obra. Schlink é conciso, mas certeiro. Sua obra é profunda e bela, sem recorrer a qualquer tipo de clichê. A história é de uma tristeza sem fim, mas nos faz querer acompanhar cada detalhe até o fim. Impossível largar o livro ou parar de pensar nele quando o largamos. Recomendo muito.

Suzana203 21/05/2023

...
Eu assisti o filme quando era mais nova, e não lembrava de muitas coisas que aconteciam no decorrer da história.
É sempre engraçado ver como a nossa perspectiva muda totalmente sobre alguns assuntos quando se envelhece e se reanalisa alguma coisa.
Quando eu era adolescente e assisti o filme acho que não compreendi toda a problematização de um adolescente se envolver com alguém muito mais velho, acho que não percebi principalmente porque se tratava de um menino.
Lendo esse livro eu fiquei chocada de como as coisas foram se desenvolvendo com muita facilidade entre os personagens, toda a manipulação envolvida em alguns momentos era surreal. É triste ver como a vida do personagem se desenvolveu completamente a beira desse relacionamento, até a personalidade dele foi moldada após a relação com essa mulher mais velha.
Sempre fico surpresa e triste quando percebo que uma única coisa ou pessoa pode mudar todo nosso ser e transformar nossa vida, seja pra melhor ou pra pior.

Fernanda Serrão 19/05/2023

Maravilhoso
Uma história contatada de forma simples, porém devastadora. Amei a leitura, o autor escreve tão bem que nem dá pra sentir o tempo passando, história super bem amarrada e cativante. Amei!

Michele 08/05/2023

Daqueles que incomodam bastante
Comecei achando tudo bem mediano, mas do meio pro final o livro me trouxe várias reflexões e questões pras quais até agora não tenho respostas. No final, gostei da estranheza que essa história me causou com seus vários dilemas morais e éticos.

Day 04/05/2023

Não sei explicar minha opinião sobre esse livro, mas é um livro no qual nos faz pensar sobre varias experiencias que temos durante a vida, ser do bem ou do mal é bem subjetivo e o livro nos mostra isso também, os personagens são misteriosos do começo ao fim.

Cintia295 27/04/2023

Li praticamente em um dia, super fluido, porém incomoda alguns aspectos da história do livro, mas é escrito de uma forma que achei genial, maravilhosa.
O começo da história é sobre um menino de 15 anos se "apaixona" por uma mulher de 35 anos, e eles vão ter um caso, ela o seduz, ela é digo até que arrogante, maldosa, e sabia muito bem o que fazia. Ele menino novo vendo uma mulher mais velha, fica todo animado, mas é ingênuo, e esse caso vai atrapalhar toda sua vida adulta mesmo que inconsciente.Pois ele fica se questionando porque ela sumiu do nada o que ele fez, pq não foi atrás dela.
Já na segunda parte do livro eles se reencontram em um julgamento, ele está assistindo, ela está sendo julgada.
Eu já não gostava dela, mas foi só piorando.
A terceira parte do livro talvez seria a parte que você fica com pena dela, mas eu não tive kkkkkk coração duro, mas depois de tantas coisas erradas é difícil ficar com dó dela. Mesmo assim lá está ele a ajudando de certa forma.

Falando assim, até parece que não gostei do livro, mas o autor foi maravilhoso em passar todos os sentimentos de repulsa, raiva, piedade, ranço, justiça( se é que teve realmente isso).

Leiam e tirem suas conclusões.

mariana113 08/04/2023

Inconscientemente esperava um final feliz. Não sei como o autor conseguiu com que eu simpatizasse com uma nazista pedófila, mas conseguiu, e não gostei da forma que foi encerrada sua história. É interessante ver o quanto aquele verão passado ao lado de Hanna impactou a vida do protagonista, e ainda mais interessante ver o desenrolar da narrativa, que é rodeada de mistério e romance. Em resumo, é uma boa leitura, que nos faz adquirir o ponto de vista do protagonista.

isabela.ibrahim 29/03/2023

Não sei
Só acho que não entendi o conceito desse livro pq tipo... faltou aquele sal sabe. Eu achei essa história muito rasa.