D. Leopoldina

Resenhas - D. LEOPOLDINA - A HISTÓRIA NÃO CONTADA

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

eu_lucasx 13/02/2023

?D Leopoldina, a história não contada? Resenha
Em mais um livro, o escritor Paulo Rezzutti consegue como ninguém mostrar para nós leitores a história de nosso país.
?D Leopoldina, a história não contada? é sem dúvidas alguma, uma das mais belas representações históricas que temos sobre personagens brasileiros do século XIX.
Este livro retrata como nenhum outro a história da primeira imperatriz brasileira, mostra todas suas vertentes, desde a mulher forte, até a que se submetia a situações vergonhosas pelo amor.
A estrategista política que foi Leopoldina fica nítida nessa biografia, algo nunca antes visto por nenhum outro biógrafo da mesma.
A obra retrata a mãe, mulher, filha, imperatriz, arquiduquesa, e todas as outras milhares de funções que a mesma exercia.
Esse livro foi a melhor biografia que já li, ele te prende do primeiro parágrafo, ao último, com momentos emocionantes e momentos inspiradores. Dou parabéns ao escritor Paulo Rezzutti, por nos presentear com tamanha genialidade que é essa obra.

Ysabella.Pinheiro 08/02/2023

Muito legal conhecer um pouco mais dessa figura super importante para o nosso país, de quem se é tão pouco falada e quando se lembram dela, é sempre com a imagem da "Imperatriz triste", o que de fato ocorreu mas está longe de ser a única característica dessa mulher incrível.
O livro reúne vários documentos e cartas que nos permitem entender a Leopoldina, muitas vezes pelas próprias palavras dela.

Não dá pra negar que Dom Pedro I foi super importante e a atenção que é dada a ele é cabível, mas sinceramente, eu preferia ter aprendido muito mais sobre ela nos meus anos de escola do que sobre ele haha.

Adorei :)

Erica125 27/01/2023

Leopoldina
Infelizmente Leopoldina entrou para a história como uma caricatura. A princesa triste, gorda e feia, trocada pela Marquesa de Santos (Domitila de Castro) e humilhada publicamente pelo marido.

Mas Leopoldina foi muito mais que isso. Protagonista da independência do nosso país, ela era culta, articulada e muito mais sensata que o marido.

Foi ela que, junto de José Bonifácio, assinou a carta que informava sobre a necessidade de declarar-se a independência do Brasil em setembro de 1822. Nessa ocasião, inclusive, estava como regente do Brasil, tendo sido nomeada pelo próprio d. Pedro.

Mas quem colheu e colhe os louros dessa conquista até hoje? Os homens da história: D. Pedro, José Bonifácio e até D. João. Como sempre o protagonismo feminino foi apagado.

Leiam e encantem-se pela princesa austríaca, sobrinha neta de Maria Antonieta, que tornou-se a mãe do nascente império brasileiro, mas que entrou para a história como a princesa traída que morreu de desgosto.

Helena 19/01/2023

Só uma breve explicação
Já li o livro todo, mas não li o posfácio e a cronologia, aquelas coisas no final. Mas, quando ler, eu registro aqui.
Helena 19/01/2023minha estante
Li de 2021 pra 2022, se não me engano.

Bruno 13/01/2023

Livro muito bom e, também, muito bem documentado que nos faz conhecer melhor sobre essa figura tão importante e, ao mesmo tempo, tão apagada: Dona Leopoldina.
A narrativa segue por um ritmo muito agradável, não se limitando a enumerar fatos históricos.
Vale a pena a leitura!

Clio0 04/01/2023

Sempre pego séries com nome de "A História não contada...", "História para leigos", "Guia Politicamente In/Correto", etc. com um pé atrás. Em sua grande maioria são caça-níqueis que os próprios autores depois têm horror em figurar em sua biografia, mas Paulo Rezzutti me surpreendeu.

D. Leopoldina é uma biografia histórica surpreendemente coerente e coesa com os dados apresentados. Esses, diga-se de passagem, permeiam o livro para que o leitor possa ter direto acesso a fonte e sua ilustração.

A tese de Rezzutti é simples: Leopoldina de Habsburgo foi uma figura política atuante durante o processo de Independência do Brasil. Ele traça um perfil europeu condizente com a conjuntura da época, e depois, demonstra como tal entrou em conflito com as variações luso-brasileiras culturais e sociais nos dez ano que a personagem viveu aqui.

São citações de cartas de vários diplomatas e da própria Leopoldina, com apenas algumas vagas especulações, o que é um alívio para qualquer historiador que se interesse em ler o texto. O volume em si é bonito, com várias ilustrações, indíce organográfico e uma parte especial em que o autor forneceu espaço para que pesquisadores da área pudessem oferecer uma ou duas folhas de informação complementar.

Um dos melhores trabalhos em cima do tema que já vi. Recomendo.
Lelouch_ph 26/01/2023minha estante
Ainda pretendo ler a biografia dela.

Lara 19/12/2022

Não é só a mulher de Dom Pedro I
Primeiramente eu sempre tirei o chapéu por Dona Leopoldina, uma das grandes personalidades femininas da nossa nação, na verdade a primeira grande personalidade feminina da nação
Como pude perceber o quanto ela era centrada aos interesses da monarquia, como uma Habsburgo foi ensinada
Sou suspeita para falar pois adoro os livros do Paulo Rezzuti e esse é mais um primor escrito por ele

Filipe 31/10/2022

A história de Leopoldina é impressionante e revoltante, quando se tem ciência da péssima pessoa que foi seu marido, D. Pedro. Não é de se estranhar o título de ?santa? que recebeu e até hoje sustenta seus mitos, uma vez que suportou calada e de maneira diplomática todo o horror pelo qual aquele homem a fez passar.

O livro é objetivo, não sai muito dos fatos e não há a tentativa de instigar o leitor.

Mayara 09/10/2022

A mulher por trás da Independência do Brasil.
Com enredo de romance, a biografia de D. Leopoldina agrega detalhes históricos da independência do Brasil, retrata pormenores culturais e nos mostra o lado humano da Imperatriz que em nome da política, tudo suportou enquanto esposa de um homem escancaradamente tóxico; e que sem sua influência, nada seria.

Cabe ressaltar que, o livro isoladamente é uma obra excelente, porém, quanto lido em conjunto com as demais biografias de seus contemporâneos, as leituras restam repetitivas em razão do excessivo autoplágio utilizado pelo autor que simplesmente repete longos trechos.

folkorian 02/10/2022

Absurdamente incrível
Antes da leitura tinha poucos adjetivos para descrevê-lá, agora tenho tantos, como se eu tivesse vivido na mesma época que ela ou como se está fosse minha amiga mais próxima. E o livro passa demais essa proximidade, para mim.
Uma mulher incrível e ficou quase impossível não fazer paralelos com a D.Leopolidina e a Catharina de Aragão. Mulheres a frente de seu tempo, que foram humilhadas demais em seu tempo de vida mas que foram amadas pelo povo em que estás governaram.

Gabrielli 21/09/2022

Boa biografia, porém a de D. Pedro I é melhor
Senti que o autor cria uma imagem muito mais admirável de D. Pedro do que de D. Leopoldina, embora esta tenha grande importância histórica, além de ter sofrido muito em prol da nação. De qualquer forma, é ótima para aprender um pouco sobre nossa primeira governante, sendo assim, é recomendada.

liagalathynius 13/09/2022

muito bom! li pra fazer um trabalho da escola e realmente gostei. a escrita é bem pesada e profunda, mas é esclarecedor, de certa forma.
Leopoldina é uma grande inspiração, nossa eterna imperatriz ?

Bruna 02/08/2022

Salve a Imperatriz Leopoldina
Acabei lendo ele por a acaso e amei cada passagem.

Leopoldina não era a princesinha triste.. ela foi um mulherão da 🤬 #$%!& . Eu me apaixonei por ela, que mesmo em uma época tão difícil, conseguiu fazer tanto.

Ela aparece como a grande imperatriz e agora eu vejo um D. Pedro bem babaca.

Que todos conheçam essa verdade - e descubram nela a grande figura que foi.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6