D. Leopoldina

D. Leopoldina Paulo Rezzutti

Resenhas - D. LEOPOLDINA - A HISTÓRIA NÃO CONTADA

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

jessica 26/07/2020

É uma pena que a história ensinada para a maioria de nós nas escolas não dê a certos personagens a importância que merecem. Falando deles superficialmente, principalmente quando constituem figuras femininas.

A leitura desta obra vai te apresentar uma figura admirável.

Jacqueline.Carvalho 21/07/2020

Imperatriz da Independência
Mulher culta, consciente que fora criada para satisfazer interesses políticos da
sua Casa Imperial. Quando casa-se com d. Pedro passa a ter o Brasil como pátria e envolve-se no processo de independência brasileira. Sendo muito amada pelo povo por seu altruísmo, simplicidade e caridade.

Debs 19/07/2020

Primeira Imperatriz do Brasil
Instruída, estrategista, consciente de seu papel político, sensível aos anseios do povo, solidária para com os desfavorecidos, esposa apaixonada e mãe cuidadosa. D. Leopoldina foi muito mais que uma mulher traída por seu marido. Talvez tenha sido a pessoa mais preparada a governar nosso país, mesmo que por um breve período.

Wilderlane Oliveira 18/07/2020

Precisamos conhecer mais a nossa história e, em especial Leopoldina.
Nossa imperatriz era uma grande mulher. Tinha formação científica e política. Falava Inglês, Francês, Alemão e o Português.
Poucos sabem, mas graças a intervenção dela ocorreu a independência de nosso país.
O livro retrata sua trajetória desde o acordo da aliança entre Áustria e Portugal até seu falecimento.

Haryadne.Moreto 18/07/2020

Leopoldina - Realmente um historia NÃO contada!!!
Acho que muitas pessoas não sabem mesmo sobre a verdadeira história de Leopoldina. Eu mesma sabia que ela era esposa de Dom Pedro I e o que todos nos contam na escola. Pq "a escola" não nos conta sobre essa mulher sensacional, caridosa, educada, estudada, inteligente e, principalmente, tão importante para história do nosso Brasil? Pq damos mais importância para a história de outras nações e tão pouco para nossa. Eu me incluo nessa, pq só pouco tempo atrás comecei a me interessar.
O começo contado sobre a Dinastia Habsburgo é excelente. Só o meio do livro que fica confuso, parece que os temas ficam soltos, fica no vai e volta no tempo, ate parece que as coisas se repetem. Parece que ficou sem organizar. No todo o livro é ótimo!!! Vai reler.

Maiara 11/06/2020

"...era inegável, e todos os que rodeavam, viam o quanto D. Leopoldina era superior ao marido, cultural, intelectual e politicamente. Entretanto, o imperador, sensível e ciente de suas falhas, ressentia-se do fato de ter alguém que poderia achá-lo inferior. Homens gostam de ser adorados; príncipes, então, têm nisso quase que uma de suas fontes de energia vital."

Volnei 22/05/2020

D. Leopoldina
Esta é a história emocionante de uma mulher que sendo educada para ser uma imperatriz é entregue nas mãos de um ogro que não a respeita e faz dela somente mais uma em sua vida. Em momento nenhum D Pedro soube dar o devido valor a imperatriz D Leopoldina .Todo tempo que esteve no Brasil ela agil com toda educação e diplomacia o que não se pode dizer o mesmo de Dom Pedro

Marcelli.Leardini 30/04/2020

Uma história e tanto
O livro Leopoldina - A História não contada promete trazer um novo olhar sobre a vida da nossa primeira imperatriz.

É uma leitura obrigatória para quem gosta da história do nosso país, mais precisamente do primeiro reinado.

Leopoldina foi uma grande mulher. Culta, estudiosa, engajada, educada, caridosa...

A lista é grande das virtudes que ela carregou.

Se eu pudesse alencar ao menos um defeito, eu diria que teria sido uma submissão excessiva e desnecessária, em prol do respeito ao amor que tinha por Pedro.

Talvez se adotasse uma postura mais firme, a história do seu casamento poderia ser outra... Mas talvez se adotasse uma outra postura, bem, a história poderia ser outra! Vai saber!

Enfim, super recomendo!

Sobral 23/03/2020

pingos nos "is"
Texto bem escrito e bem embasado Coloca Leopoldina no seu devido lugar: como protagonista. O livro devolve a D.Leopoldina sua importância em um dos principais eventos da história do nosso país, a independência. Além de conter um belo caderno de fotos colorido com imagens que remetem a história de vida da primeira Imperatriz do Brasil.

Felipe Mello 19/02/2020

As Consequências por Seguir os seus Ideais.
Os ideais de Leopoldina sendo naturalmente ostentados, visto que Rezzutti manifesta as suas líricas convicções, como os seus delicados desejos, nesta grandiosa figura política, pois, descobrimos a sua notoriedade ao longo deste importante cenário, uma vez que consolidou o primeiro império brasileiro, após a independência do Brasil. As suas cartas estimularam a minha curiosidade ao longo da leitura, uma vez que sentia os seus tenebrosos receios diante desta melancólica depressão, mas apreciei esta acessível escrita, pois, o autor ostenta adequadamente os sentimentos da imperatriz, visto que prezarmos pelas suas preciosas conquistas, após amargarmos durante o seu angustiante estado de inquietação. Rezzutti ainda peca pela exaustiva informação(dos pré-acontecimentos) antes da chegada da imperatriz no Brasil, como também julguei desnecessário o gigantesco posfácio, mas a sua obra aprimora este vasto conhecimento, pois, concede esta instigante concepção.

Solange.Campos 01/09/2018

Adorei - Imperatriz da Paciência
Adorei o livro, muito bem escrito e as pesquisas realizadas pelo autor deixaram a história narrada revestida de credibilidade.
Parabéns Paulo Rezzutti, é um livro que quero reler

Simone de Cássia 01/02/2018

Excelente livro!! Consegue reunir fatos cotidianos da D. Leopoldina ao mesmo tempo que vai traçando sua linha de importância na história do nosso país. A coitada sofreu, viu?! Nossinhora!Ninguém merece um marido desses!! Foi bom pra eu me lembrar sempre que falar que o povo brasileiro não tem classe, não tem cultura, não tem educação...taí a origem... veio do exemplo de cima!! Esse livro me mostrou muitas coisas que até então, mesmo já tendo estudado a nossa história, eu não sabia. Mas, o que mais me mostrou é que eu não serviria NUNCA nunquinha pra ser uma princesa...Leopoldina era forte, inteligente, articulada, mas engolia tudo, obedecia as vontades do pai, depois as do marido, sofria calada, chorava escondido... Lady em todos os momentos...
Tá explicado porque nasci na ralé... rs rs

Laiza.Souza 16/01/2018

Baseado em documentos históricos de caras escritas e recebidas pela princesa e pessoas próximas a movimentação da realeza.
Mulher incrível
Claudia.Guerreiro 03/03/2018minha estante
Finalizada a primeira leitura do ano, tenho pena de tê-la acabado. Livro delicioso, muito bem escrito, fruto de um trabalho de pesquisa intenso e tremendamente esclarecedor. Aprendi nele o que a escola nunca me ensinou. Ao MEC, deixo a sugestão para adotá-lo como leitura paradidática. Entenderíamos muito melhor a nossa história.

@ale_raposo 13/01/2018

Maravilhoso.
A cada livro de Paulo Rezzutti,fico mais sua fã!Baseado em documentos históricos,ele nos conta as reais histórias da Imperatriz D.Leopoldina.
Uma mulher forte,inteligente,política hábil,culta...impossível não amar esse livro!

Cali 18/11/2017

Muito bom!
Para quem gosta de história misturada com documentário é um livro perfeito! Eu não tinha noção de tudo o que a nossa imperatriz foi para o país. E, ler Domitila antes me fez ter as duas versões da história. Só tenho a dizer que D. Pedro I deveria se chamar D. Sacana!
Carol 08/12/2017minha estante
Hahahaha Gostei do D. Sacana. Vou ler Domitila em breve

Cali 19/01/2018minha estante
Rsrsrs...leia sim, muito bom!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6