A Química Que Há Entre Nós

A Química Que Há Entre Nós Krystal Sutherland

Resenhas - A Química Que Há Entre Nós

Deby 15/12/2021

Triste, lindo e trágico
Amei cada segundo desse livro.
Fez meu coração apertar e doer e ver que o trecho "And maybe we got lost in translation/ Maybe I asked for too much/ But maybe this thing was a masterpiece 'til you tore it all up" é muito mais profundo do que parece (Quem te machucou desse jeito Taylor?)

Ariane 25/02/2019

A toxicidade que há entre nós
A química que há entre nós é um livro young adult que conta a história de Henry e Grace. No primeiro dia de aula do último ano do ensino médio, Henry vê Grace pela primeira vez, uma menina de aparência tomboy, manca e antisocial. A estranheza de Grace atrai o olhar de Henry, que quer descobrir mais sobre a garota.

Nesse mesmo dia, os dois são convidados a editoriar o jornal da escola, sonho de Henry desde o primeiro ano. Entretanto, Grace recusa a proposta e isso intriga o garoto ainda mais.

A partir desse momento, a história começa a se desenrolar. O problema com esse livro é a romantização de um relacionamento tóxico. Em diversas passagens, Henry pensa, fala ou toma atitudes que contribuem para a deterioração do relacionamento entre os dois e ainda se acha na razão. Grace, por sua vez, esconde diversos fatos que não melhoram o cenário do livro. Mas o principal problema continua sendo Henry ao forçar uma relação com uma pessoa psicologicamente frágil e não prestar suporte emocional ou não orientar a garota a procurar ajuda profissional.

O relacionamento tóxico nem sempre envolve agressão, mas pode ser a inferiorização de uma pessoa, os ciúmes exacerbados, a não cumplicidade e a culpabilização de uma pessoa por todos os erros do relacionamento. Fatores recorrentes em A Química que há entre nós.

Por fim, muitas vezes senti uma escrita desconexa e sem contexto no livro, o que contribuiu para a nota final.

Para constar, a única personagem sensata nessa história é a melhor amiga de Henry e o final foi razoavelmente bom.

Portanto, acredito que a leitura desse livro deve ser feita com cautela e ressalvas.

[abaixo seguem trechos e algumas questões com spoilers do livro]

1. "Que é o momento em que eu deveria ter dito: "Isso soa bastante como algum tipo de problema psicológico, o qual você deveria buscar terapia ou medicação para tratar", mas eu não fiz isso, porque eu não queria que Grace estivesse doente ou enfraquecida ou deprimida. Eu queria que ela estivesse satisfeita e feliz. Então eu fingi que ela estava."

2. "Tinha que haver, tinha que haver, uma maneira de fazê-la me amar."

3. "Aquela covarde. Ela se matou e me deixou aqui sem ela."

4. "E naquele momento eu quis coisas para mim mesmo que nunca quisera. Eu queria ser rico. Queria ser famoso. Queria me casar com uma supermodelo e comer seu corpo de lingerie todas as noites. Queria que todas as realizações da minha vida se destacasse como um grande "vá se foder" para Grace Town. Eu queria destruí-la com minha extraordinariedade."

5. Eu sei que algumas das citações passaram só por um momento na cabeça de Henry. Mas só por isso acontecer e estar no livro, pode ser prejudicial.

6. Um detalhe desconexo é que em um momento ele fala que não está apaixonado por Grace já que não é possível apaixonar-se em dois meses (oi?). No fim do livro, ele fala que a ama.

7. Muito dos momentos românticos só acontecem quando eles estão bêbados. Se isso não é tóxico, não sei o que é.

8. No começo do livro, Henry segue Grace sem ela saber. Stalker much?

9. Henry dá tanto foco pro "relacionamento" que deixa de fazer as coisas da escola e do jornal.

10. Henry tem ciúmes de um cara morto.
Letícia 05/08/2019minha estante
mt obrigada por essa resenha! no meio de tantas resenhas positivas sobre o livro eu ate considerei fazer a leitura, mas depois de ler esses trechos já percebi q ia era passar raiva se fizesse :(

Amanda @litera.pura 15/01/2021

Mais resenhas em @litera.pura
Prestes a terminar o ensino médio, Henry leva uma vida pacata: nunca se envolveu em nenhum escândalo na escola e ainda não viveu os romances avassaladores que parecem ser normais na vida dos adolescentes da sua idade, mas tudo muda com a chegada de uma nova aluna em sua turma. Com uma aparência suja e doente, usando roupas masculinas e uma bengala, Grace Town parece a pessoa mais estranha que Henry já viu. Além da aparência esquisita, a garota é um verdadeiro mistério: ninguém sabe o que aconteceu com ela no passado ou porque se mantém distante de todos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Trabalhando juntos no jornal da escola, os dois acabam se aproximando e Henry se vê cada vez mais encantado por Grace e seus segredos. Ele sabe que Grace tem um passado complicado, mas está disposto a recolher todos os cacos e ajudá-la a se reerguer, mesmo que o preço seja alto demais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alguns devem ter acompanhado os stories que eu fiz durante a leitura e já sabem minha opinião. Não consegui achar nada bonito ou romântico nessa história, muito pelo contrário, achei tudo problemático e, na minha visão, a autora foi irresponsável ao tratar certos assuntos. Grace é uma adolescente q precisa de ajuda e está vivenciando o luto de uma forma doentia. Henry é um garoto ingênuo q se deixa levar pelo suposto amor que está sentindo e começa a se anular para conseguir ficar ao lado da garota, aceitando qualquer migalha de atenção que ela esteja disposta a oferecer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O grande problema foi q a depressão e os infinitos problemas de Grace foram tratados como algo bonito, como se existisse algo de misterioso e sedutor em estar no fundo do poço. Com a desculpa de ter um passado traumático, Grace é uma pessoa horrível que usa Henry da forma que quer, não tendo nenhuma consideração com os sentimentos dele. E Henry? Aceita tudo quietinho, afinal, Grace tem seus problemas mas ele acredita que ela vai se recuperar e no futuro será a namorada perfeita que Henry sempre quis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro tem alguns pontos altos, por exemplo, quando nos é revelado o que realmente aconteceu com Grace eu fiquei de queixo caído! Os personagens secundários também merecem destaque, pois são engraçados e muito mais carismáticos que o casal principal. Mas essas coisas não conseguiram salvar a leitura!

site: http://www.instagram.com/litera.pura

Yale Monteiro 08/03/2020minha estante
Simm! Concordo com tudo Kkkk

Yale Monteiro 08/03/2020minha estante
Simm! Concordo totalmente. Apesar da Grace ter sofrido muito, não fui cativada pela personagem (e acho que essa foi a intenção da autora). Esse egoísmo dela e indiferença para com os sentimentos do Henry foram repugnantes para mim. Ela estava muito focada na sua perda, o que é okay, mas deixava outros ?entrarem? na vida dela, se aproximarem, para depois esquecê-los.

Alex 13/06/2020

sensacional
Realizei uma leitura bastante lenta, mas isso não atrapalhou em entender e gostar da história.

Henry é um protagonista que eu super me identifiquei de uma forma que não sei explicar muito bem. Mas uma coisas nao podemos negar, que é um cara muito fofo.

Grace uma figura misteriosa que possuímos um certo tipo de afeto. eu sentir um pouco de raiva dela em várias partes do livros, mas que eu super compreendi a forma como ela agiu diante de vários acontecimentos.

Vale super apena em disfrutar desse livro maravilhoso.

Marcelle 24/06/2020

No início do livro pensei que seria história bobinha mas acabou sendo bem mais profunda e real. A história de Grace e Hanry não tem floreios, é um romance super conturbado e diversas vezes me peguei pensando ?pq raios ele não desiste dela meu deus???? Mas hanry é tão carismático que ficava impossível não torcer pela sua felicidade. Quanto a Grace, embora não concorde com diversas atitudes dela, sofri junto pelo rumo q a vida dela tomou. Achei a escrita da autora maravilhosa! Embora não seja uma leitura frenética, é super agradável e fácil de ler.
Leitura e . 24/06/2020minha estante
Oii... Boa noitee/madrugada...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Naraiane.Martins 20/07/2020

RESENHA - A química que há entre nós | @aquarelandosonhos
Em " A química que há entre nós", iremos conhecer dois jovens. Grace Town, uma menina bem diferente que por algum motivo usa roupas masculinas e carrega consigo uma bengala. E Hary Page, um garoto extremamente comum, que se vê cada vez mais atraído por Grace. Hary, até tenta se aproximar, mas Grace vive trancada em seu próprio mundo, prefere não se enturmar, e quando fala e para fazer algum pergunta nada comum. ?

Quote:"Se as pessoas realmente eram formadas de pedaços do universo, sua alma era feita de poeira de estrelas e caos."

Quote:"O universo não é o lugar mágico que as pessoas pintam. É lindo de doer, mas não existe mágica ali, só ciência."

Comecei essa leitura com muitas expectativas, pois tinha gostado bastante da sinopse. Mas, infelizmente acabei me decepcionando em alguns pontos. A história é legal, mas não tem nada de muito surpreende, por esse motivo acabei não conseguido estabelecer nenhuma relação com os personagens.

Mas, mesmo com essas questões foi uma leitura que conseguiu me prender. Pois, a escrita é muito boa, os capítulos são rápidos, e isso me deixou curiosa para conhecer logo a conclusão da história.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 26/07/2020

YA sensível
Esse livro foi uma leitura surpreendente pra mim, isso porque de uns tempos pra cá não venho curtindo muito livros YA e esse me ganhou completamente! Primeiramente eu adorei o estilo de Henry narrar, ele utiliza de muito sarcasmo e ironia para se descrever e descrever sua própria vida. A narrativa é muito leve e divertida já que Henry é um personagem encantador. Um personagem muito carismático, você sente vontade de se tornar amiga dele e de seus amigos ?doidinhos?.

Os personagens secundários são ótimos e trazem muita representatividade jovem ao livro. Além disso, ao mesmo tempo que a narrativa é sensível e reflexiva ela possui uma boa dose de humor, tudo muito bem equilibrado.

Outro ponto que preciso ressaltar é o quanto o livro trabalha a questão do luto, depressão, suicídio (ainda que não seja o foco) e acima de tudo esperança. Grace mostra o quanto é difícil lidar com o luto e a tristeza, como é difícil superar tudo isso e seguir a vida. Achei muito legal que o livro não promete finais felizes de contos de fadas e sim vida real.

Resenha completa no ig @entrelinhaslivros.

Ana 16/12/2021

totalmente fora do clichê
Ler com a perspectiva de Henry ao invés da de Grace foi fundamental... saiu do clichê e conseguiu me arrasar um pouco, ao final!
Para aqueles que estão dispostos a ler um romance, mas não em sua zona de conforto...

Jaque @blogmalucadoslivros 07/08/2020

Já é um dos melhores que li este ano!
A química que há entre nós é um livro sobre luto, primeiro amor e amizade. É o primeiro livro da autora e já ganhou meu coração e me arrancou algumas lágrimas.

A PREMISSA:
Henry Page, apesar de ser um adolescente, nunca se apaixonou e nunca nem sequer chegou a se interessar por alguém até Grace Town chegar. Ela é uma garota esquisita, que sempre está vestindo roupas masculinas sujas, anda mancando e usa uma bengala. Os dois acabam se conhecendo mais a fundo quando são colocados para trabalhar no jornal juntos, mas entre os dois rola uma química inexplicável e Henry logo se apaixona por Grace.

Porém, Grace guarda segredos profundos em seu coração e isso pode acabar atrapalhando o amor que surge entre os dois.

❝Esta, com certeza, não é uma história de amor a primeira vista.
Mas esta é uma história de amor.❞

O QUE EU ACHEI:
A química que há entre nós foi uma leitura arrebatadora e surpreendente pra mim. Confesso que esperava uma história de amor adolescente mas a trama vai muito além disso tratando de temas importantes como o luto, e abordando de forma crua e real o amor ou a idealização que temos dele. Foi uma leitura tão real que me identifiquei, me emocionei com algumas partes pesadas da trama mas ainda assim, dei boas risadas com os amigos e a família de Henry, que trouxeram leveza para a história.

A narrativa da autora é fluida e embora seja um livro curto, consegue cumprir seu papel de abordar o luto de forma aprofundada com maestria. Eu adorei a escrita da autora.

Henry Page é um garoto que pode parecer "emocionado demais" sim, mas acredito que conseguiu passar a mensagem de como nós podemos ter a imagem errada e colocar expectativas demais em nossos relacionamentos.

Enfim, eu poderia ficar aqui falando o tanto que eu amei, e o quanto este livro me fez refletir, mas só espero que leiam este livro! Além disso, em breve tem sairá a adaptação dele pela Amazon prime e só me resta torcer para que a adaptação faça jus a essa obra, que sem dúvidas, já é uma das minhas melhores leituras do ano!

site: https://www.malucadoslivros.com.br/2020/07/resenha-quimica-que-ha-entre-nos.html

Juliana @julianaaf 14/08/2020

Apesar de ser classificado como YA, é um livro que trata de diversos sentimentos que podem ser considerados "adulto", como o luto e o entendimento do amor em sua essência (e não somente aquela imagem de que o amor é eterno).

Eu fique grudada nesse livro e queria assim como Henry, entender e decifrar Grace Town.

Após a leitura vale a pena pesquisar o artigo que a autora cita e que a inspirou na contrução de cenas, me deixando ainda mais fascinada.

Artigo: https://www.renegadetravels.com/exotic-fish-take-abandoned-bangkok-mall-basement/