Romancista como vocação

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Stefânea 04/08/2022

Cansei no final
falar de literatura japonesa nunca é fácil.

ainda mais se tratando de um não ficção escrito pelo Murakami.

esse livro segue bastante a linha já meio batida, digamos assim, de autores escrevendo sobre o seu processo de escrita.

se você gostou de "sobre a escrita", do stephen king, provavelmente vai gostar desse aqui também.

nele o autor fala bastante de sua história, como se descobriu romancista e como até hoje lida com o peso dessa escolha de profissão.

ela aborda tanto temas mais íntimos dele, como a forma que prefere escrever ou como escolhe o nome de personagens; quanto questões mais amplas, sobre qual o real papel da escrita e para como um autor deve lidar com as críticas.

gostei bastante da leitura, mas principalmente do início. há um capítulo em que ele aborda originalidade e criatividade que CARAMBA achei apenas genial.

porém, do meio pro final fiquei bastante entediada. não sei se foi por ter demorado muito pra ler ou se apenas enjoei de algumas opiniões que julguei meio incoerentes, mas terminei agradecendo aos céus.

de toda forma é uma leitura bem proveitosa para quem quer se aventurar pelo mundo da escrita e acho que também agrega muito a quem gosta de literatura em geral, principalmente de autores fora do eixo USA-UK.

acho que querendo ou não, para o bem ou para o mal, agora sinto que sou mais próxima do autor e pretendo continuar lendo sua ficção, entendo mais de como ele constrói suas histórias.

Gabi 03/08/2022

Os que me conhecem bem já sabem que Haruki Murakami é meu autor favorito. Nesse livro passei a conhecê-lo de forma ainda mais íntima (já que mesmo em romances acabamos conhecendo intimamente os autores), já que Murakami se propõe a discutir sobre o seu ofício de ser romancista, ou escritor.

Com um tom leve e fluído, o autor aborda sobre como foi o seu início de carreira, quando começou a escrever, como se tornou romancista em tempo integral e diversos outros pontos de sua carreira. Em todos os momentos, Murakami deixa claro que ali ele está falando sobre sua própria experiência e que ela não é a mesma para todos, mas que espera que, de alguma forma, possa ajudar àqueles que se sentem curiosos ou querem um dia ser escritores.

Esse livro, na verdade, soou para mim como uma forma do autor declarar seu amor pela escrita e pela leitura. Ele aborda a questão da importância da leitura dos livros, sobre a leitura de livros físicos ou digitais, a influência na sua vida da leitura e de outros autores, e também como pode permanecer por tantos anos nessa carreira.

Nesse livro podemos perceber como Murakami é uma pessoa, para além de um autor, multifacetado, às vezes engraçado, às vezes bravo e às vezes leve para encarar a vida e seus desafios, tratando de como ele lidou com as críticas dentro e fora do Japão, e como conseguiu superar os desafios que apareciam na sua frente. Ele conseguiu mostrar que claramente não é uma pessoa perfeita, mas que encara a vida de uma forma muito interessante assim como seu próprio processo na criação dos enredos e personagens é algo um tanto singular e interessante de se saber mais sobre.

Bianca.Mari 05/06/2022

Sinto que foi escrito para mim ><
Eu amei esse livro do fundo do coração, fui tocada profundamente com todas as ideias e sinto que evoluí tanto como escritora como pessoa. Todos os capítulos são importantíssimos e muito bem escritos. Recomendo para qualquer pessoa que se interesse pelo mundo da escrita como um todo.

alex santos 06/04/2022

O escritor diz como escrever
Murakami fala da sua experiência como escritor. Mais que dar dicas, ele transforma sua experiência numa história interessante, envolvente e gostosa de ser lida.

Natalia 23/03/2022

Uma mão na roda
Essa leitura floreou meus pensamentos sobre minhas questões referente a escrita. Longa data que venho guardando a sete chaves rascunhos de histórias que de alguma forma não saem da minha cabeça, mas também sofro com a pratica. Por simplesmente não acreditar nas capacidade que surgem com o tempo. Adiar isso está correndo internamente. Haruki Murakami fala abertamente nessa livro, como se estivesse sentando com ele e tendo aquela conversa aleatória sobre o futuro. Com perguntas que algum dia vai fazer toda da diferença nas suas escolhas.

´Recomendo o Romancista como vocação sempre que bater o bloqueio criativo.

Bárbara Vitoriano 18/03/2022

Uma aula de escrita e de vida.
Ler as histórias de vida de outros escritores e seus processos criativos são verdadeiras aulas de escrita e de vida.

Além dos conselhos, das técnicas e dos aprendizados sobre o ofício em si, também vemos os bastidores, o caminho, a luta, as tentativas, os desafios, as vitórias e tudo o que passaram. Posso dizer que, com raras exceções, o caminho não é fácil pra ninguém.

Neste livro em especial, o autor Haruki Murakami fala sobre como a escrita entrou na sua vida, sem qualquer pretensão, ele não tinha o sonho de ser escritor, mas de repente não sabia viver sem aquilo. Suas escolhas intuitivas ou muito bem pensadas o levaram a ser um dos escritores mais lidos atualmente, com diversas obras e como ele mesmo diz, podendo viver da escrita há mais de 35 anos.

Há uma mistura em seus relatos de paixão e razão, sempre! Ele encontra o equilíbrio, faz escolhas sábias sobre mercado literário por exemplo, mas não planeja seus romances, onde deixa que boa parte seja levado pela intuição.

A lição que fica é que, em um sonho, no trabalho ou na vida, não podemos esquecer nenhum dos dois. 🤭

site: https://www.instagram.com/barbaravitoriano/

Abduzindolivros 06/03/2022

Que gostoso ler sobre os processos criativos desse romancista. Não o conhecia, mas fiquei com muita vontade de ler o que ele escreve...

Gabriel Paixão 21/01/2022

Escrita bem clara
Semelhante a uma conversa com o autor...muita bacana a experiência dele como escritor. Me senti motivado a escrever

beboladao 11/01/2022

Escrita que flui
Eu gosto como o Murakami fala que
1. Ele viveu em um período de crescimento econômico, por isso os conselhos dele são simplesmente experiências
2. Como ele simplesmente escreve, mesmo que com disciplina.
É extremamente visível, enquanto ele fala, como a escrita dele acaba do jeito que acaba. É peculiar que ele traduza os textos e seja tão diligente, não costumo esperar isso de escritores, mas a combinação do período no qual ele cresceu e seu espírito de aceitar as coisas como são realmente capturam sua essência artística.
Comecei a ler muito realismo fantástico por causa desse cara, virei fã, é muito bom ver quão simples e natural o processo dele é... Não imaginaria fazer as coisas dessa forma.

Eduardo Mendes 09/01/2022

Simpático
Ganhei Romancista Como Vocação de presente de aniversário como forma de incentivo a começar a escrever meus próprios textos. Dar o primeiro passo e jogar suas ideias pro mundo ainda parece bastante assustadore caótico, mas o livro me ajudou com diversas lições que um aprendiz a escritor precisa saber.

Tendo lido apenas um conto de Haruki Murakami anteriormente, a experiência de receber dicas de um autor quase desconhecido pra mim foi muito interessante, já que eu não tinha nenhum apego emocional ou nostálgico como aconteceu quando li “Sobre a Escrita” de Stephen King.

Comecei a leitura sem muita expectativa e aos poucos me vi diante de um escritor carismático, gentil, humilde e bastante dedicado. Seu texto é enxuto e de uma simplicidade ímpar, mas nem por isso deixa de transmitir os pensamentos mais ousados do autor.

A primeira dica de Murakami logo no começo do livro foi talvez a mais importante, e me fez querer ler autores fora da minha zona de conforto e fora dos temas que me agradam, pelo simples exercício de aprender e perceber diferentes formas de se contar uma história.

Ele diz: “Em minha opinião, quem quer ser escritor precisa ler muito, antes de qualquer coisa. Peço desculpas pela resposta bastante trivial, mas acho que a leitura é o treinamento mais importante e indispensável para quem quer escrever”.

Romancista Como Vocação não é um manual de escrita, Murakami escreve livremente sobre temas diversos e que contam seu ponto de vista, compartilhando sua experiência como escritor mundialmente famoso.

Ele fala sobre as características dos romancistas, relação com o público, processo de criação, a relação com prêmios literários, e o mais interessante é que Murakami consegue despertar no leitor um senso de confiança e respeito pela literatura e por si mesmo, sempre valorizando que cada pessoa tem seu próprio estilo e que não existe fórmula mágica.

Já engatei em seguida outro livro do japonês que fala sobre o tema, o também ótimo "Do que eu falo quando falo de corrida".

site: https://jornadaliteraria.com.br/romancista-como-vocacao/

Rute31 08/01/2022

Romancista como vocação
Haruki Murakami é um de meus escritores mais amados. Ler um pouco de sua história, sua visão sobre o ofício de escrever, e valiosos conselhos e guias sobre isso foi delicioso. Esse é um livro pra reler :)

Lucas Pinheiro 23/12/2021

Fim.
Um dos melhores presentes que já recebi, pois quem me presenteou é alguém muito especial. Acredito que esse livro do Murakami seja muito interessante para quem deseja saber mais sobre o autor, eu adorei, visto que aprecio a literatura desse mestre desde que li Kafka on the Shore, que foi um presente da mesma pessoa especial.
Enfim, os únicos momentos que podem ser meio chatos de acompanhar, são os trechos onde o autor disserta sobre prêmios. Recomendo para todos(as) que desejam uma carreira como autor(a).
Fim das leituras 2021.
Obrigado, A.
Lucas Pinheiro 23/12/2021minha estante
a "resenha" pode estar de uma qualidade duvidosa, já que o meu senso e capacidades de reflexão e escrita estão afetados pelo horário tardio desta finalização de leitura! kkkkkkkkkk

Tuyl 15/12/2021

Um bom e interessante livro, em linhas gerais. Por ser de um dos meus autores favoritos, esperava mais sobre o processo de escrita, mas ele tangencia outros pontos de um escritor, o que também é bem interessante para quem gosta do tema.

Euler 14/11/2021

#sobreescrita Foi uma leitura interrompida. Larguei por meses o livro porque quando o acessei estava procurando textos sobre a experiência de escrever romance, muito mais dos seus aspectos internos, e o que o Murakami proporciona é uma conversa com ele e com sua trajetória. Acho que esse livro está pros romancistas, como o Stanislavski está pros atores, é uma conversa gostosinha, você chega a cruzar as perninhas e emborcar a asinha da xícara de café, mas é conversa sobre a vivência dele, muito distante da realidade que o seu leitor/escritor vive. Eu mesma fiquei igual como quando li A preparação do ator, achei incrível, mas muita coisa não me serve, não orna de onde minha escrita parte. Mas lê-lo é acessar uma experiência única, que fortalece a auto-estima. Foi interessante conhecer a trajetória dele e seus caminhos mesmo nunca tendo lido nada literário que escreve. O livro abarca muito mais a vida como escritor do que a experiência do escrever - o que estava buscando. Gostei muito do começo da trajetória dele, em que escrevia enquanto se dividia com compromissos de trabalho - ôsina! - e de como alerta pra uma necessidade de projeção de carreira, de um planejamento como escritor, onde buscar desafios, pensar o livro na sua relação com editores e editoras - onde vivem, como se alimentam? - faz parte do processo.??

Sabrina 10/09/2021

Livro ideal para quem quer se tornar escritor
Além de trazer conhecimentos úteis aos futuros escritores, Murakami nos presenteia com sua história e seu olhar tanto do ofício da escrita, quanto do mercado literário.

O autor não compartilha tanto seus conhecimentos sobre a escrita, assim como fez Stephen King em Sobre a Escrita. Mas deixa claro sua opinião em relação ao estilo, inovação e como os escritores devem manter uma boa relação com o corpo para manter sua mente sempre afiada.

A relação do escritor, seja com a literatura japonesa ou com aqueles que a defendem, assumiu uma quantidade considerável de páginas do livro, infelizmente achei essa, a parte menos interessante. No entanto, dá para entender que foi fundamental para o autor, senti que ali havia muitos sentimentos represados.

Mas para mim que tenho um grande interesse em saber como a mente dos escritores funcionam, foi uma experiência muito agradável, tanto que levei quatro dias para ler o livro - ele tem 168 pág. Muitos podem achar quatro dias muito tempo, eu acho. Mas deixa eu explicar, achei a escrita do autor tão gostosa, assim como suas dicas foram tão interessantes, que preferi levar um tempo a mais absorvendo todo seu conteúdo ao invés de adicionar mais um livro a minha lista de LIVROS LIDOS.

Há post-it, por todo parte, assim como parágrafos grifados e comentários por todo livro. Passar quatro dias lendo esse livro, foi uma experiência não só agradável, como enriquecedora. Com certeza foram os quatro dias mais bem gastos.

site: https://www.instagram.com/p/COLb6nQht4a/

1 | 2 | 3 | 4 | 5