Em Águas Sombrias

Em Águas Sombrias Paula Hawkins

Resenhas - Em Águas Sombrias

Luiz Carlos 16/01/2021

Como se criam e se desfazem as lendas
Gostei do livro, da leitura em perspectiva apresentando a visão/versão dos fatos narrados pelos personagens. Possui um clima de suspense instigante mas não chega a superar "A Garota no trem". Personagens bem construídos e dramas "reais" sobre suicídio e o luto de quem fica, das respostas que não são dadas, dos "por quê" que se perde com a partida das pessoas amadas.

Giuliana Miranda 25/02/2020

Esperava um pouco mais
O livro, na maior parte dele, me prendeu bastante, porém em diversos momentos eu me vi querendo que ele acabasse logo e parasse de enrolação! A ambientação do livro é sombria e misteriosa, o que, em minha opinião, é um enorme ponto positivo e que me fez gostar e aproveitar mais a leitura.

Patriciareadsss 21/03/2020

Em águas sombrias
Quando li a sinopse deste livro a história me pareceu interessante, principalmente por envolver mulheres que um dia passaram por julgamento por água. Li a garota no trem a quase quatro anos e confesso q não gostei tanto quanto a maioria das pessoas na época e esperava que desta vez Paula Hawkins conseguisse me surpreender, porém não foi o que aconteceu. Acho que ter lido este livro logo após Verity também não foi uma boa idéia.
A quantidade de personagens que narram o livro foi uma das coisas que achei mais criativa. Proporcionar diferentes pontos de vista para se contar uma história torna a leitura mais dinâmica e no caso de um thriller faz com que surjam mais teorias e aguça a curiosidade do leitor. Li algumas resenhas de pessoas que acharam a quantidade de personagens desnecessárias, mas eu acredito que a participação de cada um deles foi importante para a construção da narrativa, com exceção de um. Apesar disto, nenhum desses personagens me despertaram grandes emoções.
Jules e Lena no início me irritaram pela relação que elas constroem, os ataques de Lena a Jules foram infantis e desnecessários, não se age dessa forma, acusando o outro após a morte de alguém. Mas depois de grandes revelações e alguns acontecimentos a relação entre as duas se transforma totalmente, o que foi bom, mas sinto que deveria ter sido mais explorada.
A relação entre Jules e Nel é bem problemática e não sabemos de onde vem toda a distância que existia entre as duas irmãs, porém com o decorrer do livro as razões são dadas e não pude deixar de entender a atitude de ambas em frente a situação.
Patrick é um personagem que merece destaque, apesar dos seus poucos capítulos, pois apresenta um comportamento machista e problemático que me fez detestá-lo.
Achei que a parte que envolve as histórias das mulheres encrenqueiras que tiveram seu fim no poço bem escritas, com destaque para a Anne Ward, porém poderiam ter mais detalhes.
O elemento sobrenatural representando por Nickie Sage ao meu ver não acrescentou muito a narrativa e as suposições levantadas por ela poderiam ter sido introduzidas de outra forma.
Em relação ao final achei o desenrolar dos fatos muito rápido e sem muitas explicações, e também não foi uma grande surpresa, pois este é entregue nos últimos capítulos em cada entrelinha. Um dos motivos de não ter gostado de a garota no trem foi justamente isto, ter descoberto o mistério ao redor da morte da personagem, e aqui novamente Hawkins me entregou o final.
Por fim, Em águas sombrias é um livro com uma boa sinopse, mas que não entrega tudo o que promete.

Juliana 17/10/2021

Nel, Lena, Sean, Katie, Jule, Nickie, Helen, Patrick...a história se passa sob a perspectiva de muitos personagens, chegando em alguns momentos ser preciso fazer um esforço para se "encontrar" na narrativa. Não conseguiria ficar alguns dias sem ler e acompanhar a história sem voltar algas páginas. Um bom livro para entretenimento.

Tatiana 28/08/2022

Acompanhamos o caso de Nel Abott, que foi encontrada morta em um local com um histórico de mortes de várias mulheres ao longo de vários anos. A trama gira em torno de saber o que realmente aconteceu com Nel: ela tirou a própria vida ou foi morta por alguém? Esse livro me gerou muitos incômodos ao longo da trama e por essa e outras que eu não gostei da obra no geral. Para mim, a trama foi se perdendo no meio do caminho, foram sendo acrescentadas algumas histórias no meio que não tinha nada a ver com o plot principal, que para mim foi meio que uma tentativa de desviar a atenção do que realmente aconteceu. Achei o final previsível, pois já imaginava que seria assim, mas pelo menos nesse quesito, não foi um desfecho que surgiu “do nada”, pois já havia sinais do que poderia vir a acontecer. Sem dúvida, é uma leitura rápida de se fazer e você fica curiosa para saber o que vai rolar. Além de trazer uma reflexão de como as mulheres sempre são tidas como culpadas e sofrem as piores consequências por não serem “obedientes”, ou como é dito no livro, por serem “mulheres encrenqueiras”. Eu li o outro livro da autora “A garota no trem”, do qual eu gostei, mas esse aqui não gostei tanto, talvez eu esperava bem mais. O fato de ter a narração de vários personagens não me atrapalhou, consegui acompanhar sem dificuldades. Foi a história que não me agradou mesmo, mas não é de todo ruim.

Bru 15/04/2020

surpreendente
Confesso que enrolei para ler esse livro por causa do começo, muito confuso e não tão agradável. Mas com o passar das páginas, os segredos e mistérios sobre o Poço dos Afogamentos começam a ser revelados e a história se torna casa vez mais interessante.
O final é inesperado (pelo menos por mim) e repleto de plot twist.

obs.: a narração em alguns momentos mudava de primeira pessoa para terceira dependendo dos personagens. achei interessante, mas não encontrei nenhum critério na escolha dos personagens entre as diferentes narrativas.

TAYNA181 02/04/2020

Em águas sombrias
Gostei.

Silvia.Barcellos 13/05/2020

Ok
Não sei se o motivo pelo qual me decepcionei foi porque fui com grandes expectativas ou se é porque a história realmente não é tão cativante. Uma leitura que é um pouco arrastada e desinteressante em algumas partes e muito interessante e intrigante em outras.

@mcrcs 12/05/2022

Garota do lago?
Mesmo que o final não fosse 100% previsível achei??..ok? As partes mais interessantes são os flashbacks do livro da Nel. Os plots bem comuns, diálogos comuns. Mais um mistério comum

Janine 28/07/2021

Gostei bastante da forma como a autora conduziu a narrativa, fiquei o tempo todo alerta, tentando juntar as pistas e descobrir o desfecho da história. Quase no final do livro, estava achando que tinha pontas soltas, que certas coisas não haviam sido explicadas e foi aí que deduzi como realmente terminaria, mas isso não me fez perder o interesse em nenhum momento. Acredito que Paula Hawkins consegue deixar o leitor instigado do começo ao fim. Recomendo!

joy. 07/07/2022

bom, mas é...
o livro é bem escrito, a autora sabe muito bem usar as palavras e manipulá-las para criar um bom drama, um drama que nos deixe confusos e tentados a entender.

mas a maioria dos capítulos é confusos, e poucos deles se interligam. o final é meio confuso, algumas coisas não ficam exatamente claras, o bom é que ficamos surpresos em descobrir o real assassino.

no meu caso fiquei puta, pq queria ter percebido, de qualquer forma acho que... ela não deu muitas pistas. o livro não é ruim, mas é pesado, amargo, e não há muito o que aprender com ele.

porém jules e lena foram as personagens que salvaram esse livro, não que tivesse muito o que salvar né...
Nena 2001 07/07/2022minha estante
Eu acabei de comprar esse livro não sei o que esperar ,por que eu gostei bastante de " A garota no trem "

joy. 07/07/2022minha estante
olha, leia! como eu disse, é um livro bem escrito, mas ele é denso e meio pesado... dependendo de como você está, a leitura pode ser meio massante. tenho certeza que a garota no trem é um livro bem melhor, mas já que comprou, tenta dar uma chance. se não curtir, coloca pra vender

Livinha 31/10/2021

Meio desorganizado e enrolado, subjetivo, mas instigante
No início, confesso que me perdi com tantos personagens e versões diferentes, mas à medida que você lê, você se familiariza mais.
Se você não gosta de livros que tem mais narrativas que diálogos, recomendo não ler, porque a maioria dos capítulos possuem + os pensamentos do personagem.
Quase desisti do livro. É visível que a autora enrola muito, empurra o mistério com a barriga até não dar mais. Você precisa ler ?muita abobrinha? até o segredo começar a ser revelado. Haja paciência.
Fora isso, também achei o enredo meio desorganizado. Com o intuito de deixar ?o mistério no ar? usando - quase sempre - palavras subjetivas, na minha opinião, a autora deixou algumas pontas soltas.
Em resumo, acho que o enredo merecia ser mais organizado e mais resumido. Algumas partes - de fato - são bem instigantes, mas você só se prende mesmo na metade do livro, por aí, ou seja, ele não é 100% fluido.

Mesmo assim, mesmo que você pule algumas mínimas partes, vale a pena a leitura.

Ana Lu 26/03/2021

Um thriller emocionante e instigante.
Único ponto negativo é que é narrado por muitas pessoas, isso torna a leitura muito bem coesiva mas me deixou um pouco confusa sobre quem era quem.

Leticia 22/03/2018

Nem com baixa expectativa o livro me convenceu
Já tinha visto reviews desse livro no youtube e confesso que já fui com a expectativa lá embaixo.

Logo na primeira horinha de leitura eu já me vi na pagina 70 e pensando: mas gente, onde que esse livro é ruim? A leitura estava super fluida e como eram muitos personagens, eu já tinha colocado diversos post-its no livro com os personagens e caracteristicas de cada um.

E aí o livro foi ficando mediano... e quando soube o motivo da morte de Katie perdi completamente o interesse. Enquanto no ínicio da leitura eu estava gostando, a partir da metade eu ja estava lendo so umas 20 paginas por dia. De saco cheio da história.

E hoje termino com esse desfecho ridiculo!! Aquela tipica reviravolta que é pra causar e impressionar o leitor mas que nao me chocou em nada!

Confesso que lerei o proximo de Paula Hawkins sim, livro thriller me chama. Mas que esse foi ruim, isso foi.

Lari 07/04/2021

Horrivel
Uma historia muuuito grande e poluída de tantos personagens.
Antes mesmo de entender todo o contexto, cada capitulo é narrado de um ponto de vista de um personagem, não dando tempo ao leitor de se familiarizar com cada um.
Confesso que terminei o livro e ainda não sei identificar automaticamente o papel da cada personagem.
Sobre a historia: O único mistério é o porque de mulheres se "suicidarem" no lago da cidade.

Livros Kindle e pdf
Para publicações de arquivos e sugestões de livros - PDF | Mobi KINDLE