1977: Enfield

Resenhas - 1977: Enfield

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Teteu 07/04/2020

Não é convincente...
Esse livro contém a investigação sobre o caso de Enfield, canalizado para as telas pelo filme Invocação do mal 2.

Ao contrário de outros livros de relatos sobrenaturais lançados pela Darkside, uma coisa que me incomodou muito nesse livro é a forma robótica e pouco temperada com a qual os fatos são narrados. Tudo que ocorria na casa era contada de forma extremamente repetitiva. Outro ponto é a descrença do autor do livro que mesmo após mais de um ano no caso, fazia constantes testes duvidando das família que morava na casa além de nunca procurar uma ajuda sensata como um Padre. A parte que mais me deixou com raiva foi entrevistador chamar o dono de um circo pra olhar se realmente tinha um espírito demoníaco na casa. Sério? Nesse ponto a voz extremamente grave que saia pelas paredes da casa conversava muito com as pessoas dentro do lugar quase como se fosse algo normal e ele chama o dono de um circo?

(PARTE COM SPOILERS)?
Outra coisa que me incomodou é o final, onde primeiro, o escritor diz que o caso acabou depois de 2 anos mas no livro "Demonologistas - Ed e Lorraine Warren" também lançado pela Darkside, o Ed diz ter sido chamado pra resolver o caso depois da família ter sido atormentada por mais de quatro anos. Fiquei super confuso.

A segunda coisa que me incomodou no final é a desculpa esfarrapada do autor de falar que o espírito que estava na casa e que por um acaso levitava móveis de mais de cem quilos, falava igual pobre no Sol e chegou a teletransportar uma das filhas da dona da propriedade, era a filha morta dele. AMADAH, ME POUPE!!

Tirando tudo isso é um livro interessante e eu até recomendo embora não saiba o porque kkkk...

Mara.Mares 31/03/2020

1977 Enfield
Acostumada com livros que tratam do assunto com mais "ação ". As cenas são extremamente repetitivas. Cansativo.

Caroline.Santos 19/11/2019

Enfield
O caso Enfield foi um dos mais relatados no campo do paranormal, esse livro aborda exatamente como aconteceram os fatos.
Um livro que não dá medo, mas que te deixa com a sensação de que ?espero que nunca ocorra isso em minha casa?. É curioso partindo de um interesse jornalístico e não de um conto de horror.

Luiz Carlos 20/08/2019

História sobre Caso Enfield
O livro se propõe a ser um relato, por vezes repetitivo e cansativo, sobre um possível caso de Poltergeist ocorrido em 1977, na Inglaterra, o próprio autor não esconde em sua introdução, que o livro por vezes é enfadonho e foi somente após muitas paradas que consegui conclui-lo, já na expectativa de passar para outras leituras! É boa leitura para os que gostam de entender o tema, mas será decepcionante para quem espera perder alguma noite de sono por medo de suas histórias de terror ou suspense.

Luciana 15/08/2019

Fiel ao que se propõe
Esse livro nada mais é do que o relato de um dos pesquisadores que participaram na linha de frente do famoso caso de Poltergeist de Enfield. Como o próprio autor diz, esse livro pode ser muito cansativo e repetitivo. Se você gosta de livros de terror, adora tomar uns "sustinhos", não recomendo esse livro, pois realmente é repetitivo e cansativo, assim como o caso todo foi. Para quem assistiu ao filme "invocação do mal 2", quero dizer que você foi enganado pela indústria holywoodiana, pois o famoso casal Warren não tem participação de 1/3 do que ocorreu em Enfield, totalmente o oposto do que mostra o filme. O livro serve como uma base para quem realmente se interessa por parapsicologia e assuntos paranormais. Gostei muito do livro, pois até antes de o ler, eu tinha uma outra visão sobre o caso (eu realmente achava que o casal Warren tinha participação rs), e tirei a minha conclusão com base no que li no livro e no que eu pesquisei no decorrer da leitura. Recomendo muito para quem curte.

Lali 10/04/2024

Mesmo não acreditando, ler um relato tão intenso de quem acredita totalmente é mega impactante. Falta um pouco de fluidez, mas o próprio autor justifica isso em seu prólogo. Leitura super rica.

Carol - carollivros 12/10/2018

Exatamente o que foi prometido!
Este livro foi ótimo! Exatamente o que se propôs a!
Um estudo de caso demorado... 3 anos!
Até hoje há quem sinta uma "atmosfera" na casa...

Wood Lane 84. Endfield.

site: https://www.carollivros.com.br/2018/10/1977-endfield.html

Kinha Fonteneles 21/09/2018

E o tempo passa arrastado...
Quando pensamos em obras que são baseadas em fatos reais, o fato delas – algumas – serem realmente assustadoras, nos colocam uma pulga atrás da orelha sobre o céu, a terra e a nossa vã filosofia. No entanto, esse não é o caso de “1977 – Enfield, de Guy Lyon Playfair”.

Não basta ser “baseado em fatos reais”, tem que motivar o leitor. Inseri-lo na história como parte integrante. Afinal, se lemos um livro que se propõe ser do gênero terror, o mínimo que merecemos é ter que permanecer com as luzes acesas antes de dormir. Tivemos o sono dos justos, e bom… o livro ficou arrastaaaaado…

Parece muita crueldade começar já assim, numa espécie de “olha… achamos melhor você nem ler”… mas é que algumas obras decepcionam. Prometem e não cumprem. E gosto é algo tão particular, que ousamos dizer que você também não vai gostar dessa resenha. E ok. Não há o menor problema nisso. Mas ao menos, temos que vender nosso peixe, e a leitura, senhores… essa não foi das melhores.

Posto isso, chegamos à conclusão que essa resenha vai flertar por um caminho um pouco diferente. Não podemos simplesmente falar mal do livro e deixar vocês com essa cara de “como assim?!”. Então, decidimos relatar como foi nossa experiência. E quem sabe assim, o nobre leitor entenda do que estamos falando.

“1977 – Enfield” foi publicado originalmente em 1980, mas nossa leitura deu-se de sua reedição pela Editora Darkside, lançado em 2017. A Darkside anda dando um show nas suas reedições. Capa dura, fotos temáticas, marcadores em cetim… realmente, edições dignas de colecionadores.

Narrado em primeira pessoa, pelo próprio Guy Lyon Playfair, que resolveu escrever depois de passar por experiências sem explicação lógica, a obra vai contar, em riqueza de detalhes o que aconteceu no ano de 1977, em Enfield – subúrbio de Londres – com a família Harper.

Playfair joga limpo com o leitor. Logo nas primeiras páginas ele nos alerta que essa é uma obra de relatos, logo – “Se você não está satisfeito com todos os horrores e as excitações ocultistas de livros ou filmes como ‘O Exorcista’ e sua batelada de imitações, e ainda está ávido por emoções mais exóticas, este livro não é para você.” (p.11) Então, se nos decepcionamos, foi porque talvez não levamos a sério o que o próprio autor nos falou. Ces’t la vie…

A questão é que por se tratar de relatos gravados e escritos dia após dia de pesquisa e investigações, e colocados (quase que) fielmente no livro, não podíamos esperar muito “movimento”. Playfair, junto ao investigador Maurice Grosse tem que provar à sociedade, ao centro de pesquisa, à própria família e, quiçá, a eles mesmos, todos os fenômenos que estão ocorrendo com as filhas da senhora Harper, Janet e Rose.

A família passa mais de um ano sendo atormentada pelo que eles acreditam ser um poltergeist. E parece que as meninas são o cerne dessa problemática. Mas até que tudo seja provado, móveis continuam sendo arrastados pela casa, as crianças são arremessadas de suas camas, batidas vêm de lugar nenhum; e coube ao nosso autor contar o que foi o caso mais famosos de poltergeist de todo os tempos. Inclusive, estampando a 1ª página de jornais consagrados.

Sem mais delongas e – sem mais vocabulário também – deixamos aberto à leitura para que vocês tirem suas próprias conclusões. Em tempos onde o Terror/Horror tem sido enaltecidos tanto na literatura quanto no cinema, é bom salientar que nem tudo que faz barulho, é fantasma.

Resenha publicada originalmente na minha coluna na Revista Woo! Magazine em: 21/09/2018

site: http://woomagazine.com.br/resenha-1977-enfield-de-guy-lyon-playfair/

Erika 04/10/2017

Não dar para esperar muito de livros sobre poltergeist já que os acotencementos são repetitivos, mas na construção da narrativa foi transmitido os detalhes do caso. Só gostaria de saber o que aconteceu com a família. 1977 é um bom livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6