Antes da Queda Noah Hawley

Resenhas - Antes da queda

Giovanna349 13/12/2022

Antes da Queda
eu gostei, é um bom livro, mas achei um pouco chatinha a leitura na metade, o autor enrolou um pouquinho em algumas partes. a reta final me prendeu bastante e fiquei bem ansiosa pra saber o que de fato tinha acontecido pra ter resultado naquele acontecimento. podia ter tido muito mais suspense e tal, mas, no fim, eu gostei.

Marcella.Martha 13/06/2018

Tô aqui procurando o sentido dessas reviews de 5 estrelas...
A premissa inicial de Before the Fall é interessante e intrigante: um pintor meio frustrado é convidado a pegar uma "carona" no jatinho da família de uma mulher rica que ele conhece da vizinhança onde mora. 18 minutos depois de decolar, o avião cai no mar. O pintor e o filho de quatro anos da mulher sobrevivem depois do cara nadar por 200 bilhões de km arrastando o garoto até chegar à costa. Mas a queda do avião pode não ter sido o acidente infeliz que parece.

Eu tenho uma certa fixação com esses casos sobre acidentes de avião, muito porque eu sou apavorada com aviões, então parece que tentar entender o que os leva a cair pode me fazer sentir mais tranquila quando eu tiver que entrar em um (não adianta nada). Um thriller que gira em torno disso? Count me in!

E de fato os primeiros capítulos são muito bons, te envolvem na trama, te fazem querer descobrir sobre a relação entre todo mundo que estava no avião. Mas a impressão que eu tive é que o autor simplesmente não sabia qual era o plot do livro dele. Durante a história, ele planta várias pequenas coisinhas para te deixar de orelha em pé que, no fim das contas, não servem a propósito algum no contexto geral da história e são simplesmente abandonados pelo caminho. O motivo real da queda do avião, que você só descobre de fato nas últimas 40 páginas, é RIDÍCULO. Por vários motivos que eu poderia explicar melhor aqui mas não irei por razão de spoiler. Mas vou dizer isso: você já viu essa história não tem muito tempo. É de uma preguiça sem fim que o autor simplesmente pegou essa coisa e transportou para o livro dele, fez disso um MISTÉRIO, e deu uma resolução tão porca.

Para além do final ruim, o livro se ARRASTA. O autor tem a triste mania de divagar no meio dos capítulos. Ele tenta ser poético demais, fazer analogias sagazes demais, e acaba escrevendo parágrafos imensos sobre o significado da torradeira na vida de cada um (?), sobre como as ondas do mar podem representar coisas diferentes para as pessoas, sobre reflexões geradas por um graveto que você joga na água e zzzzzzz.... Eu não conseguia engatar nos capítulos direto porque acabava morrendo de sono com tanta coisa inútil.

Uma coisa que eu não perdoo é quando um autor escreve consistentemente sob o ponto de vista do personagem A e, de repente, no meio de um capítulo, do nada, surge o subconsciente de personagem B. Como assim? A gente tá vendo a história da visão do Scott e do nada estamos lendo a mente da Eleanor? Isso é totalmente incoerente, do tipo que nem em fanfiction a gente deixa passar. É o autor tentando ser malandro para cima do leitor porque ele quer que você saiba alguma coisa mas não conseguiu um jeito mais inteligente de te fazer perceber que não seja te contando. Erro juvenil.

E os diálogos. OS DIÁLOGOS. Nossa, se eu tiver que eleger a pior parte de Before the Fall, com certeza são os diálogos. Veja bem, eu sei que na vida real a gente costuma falar com pausas e interromper frases no meio para emendar outra quando percebemos que não estamos exatamente indo na direção certa, e etc. Mas LER esse tipo de coisa é irritante. E ler esse tipo de coisa em absolutamente TODAS AS LINHAS DE DIÁLOGO DA HISTÓRIA beira o insuportável.

"We took him to a psychiatrist - I mean, I did - and he said, just - give him time. So I'm not pressing."

"That sounds - I can't imagine what it's like."

"He doesn't - cry. Not that he - I mean, he's four, so how much can he really understand?"

Eu abri em qualquer página e tirei essa conversa da primeira que eu vi. Você vai achar as - - em todas as páginas, praticamente. E olha que essa nem é das piores. Algumas falas são cortadas de duas em duas palavras por cinco linhas seguidas. Ninguém tem linha de raciocínio?

Enfim. Um livro raso, bagunçado, sem plot definido, com um final ruim, diálogos péssimos e personagens unidimensionais. Não é assim A PIOR COISA DO MUNDO, mas eu não consigo entender todas essas reviews de cinco estrelas. Não mesmo.

Lucile.Souza 09/07/2018

Antes da queda
Livro com uma pitada de tristeza e muito mistério final surpreendente

Maselha Alves 19/05/2019

Antes da Queda

Uma criança chamado JJ e o homem Scott Burroughs são os únicos sobreviventes após uma queda de um acidente aéreo, dali o Scott tenta de tudo sair do local onde havia acontecido a queda e sai nadando com o JJ (que ficaram em uma ilha se não me engano e lá foram tratados) e ficou conhecido como o Herói por ter salvado a criança (e ficou famoso por causa disto, mas pelo amor de Deus o Herói não é o foco principal do livro , o título já diz é ANTES DA QUEDA talvez seja por este motivo das pessoas não terem gostado do livro), mas é era um artista, vivia enganando várias mulheres para o seu benefício(dinheiro), porém ele é meio que "perseguido" por investigações deste acidente e descobrem que ele não era o convidado e foi esta suspeita de qual motivo dele estar ali.
Haviam onze pessoas e ao decorrer do livro descobrimos tudo o que estas pessoas fizeram antes da sua viagem, o suspense surge, as tramas vão ficando cada vez mais tensas e o mistério parece que nunca tem fim; o bom deste livro é que ele contém um conteúdo muito visual, o leitor acaba conseguindo imaginar cada cena descrita no livro e só de pensar em cada capítulo vai alternando os detalhes das rotinas das vítimas, a presença de algumas pessoas faz com que você fica conectado ali analisando as possíveis respostas.
Houve várias críticas sobre o livro, mas o foco do livro não é pós queda do acidente aéreo e sim a vida daquelas pessoas que morreram ali , o própro Scott entra neste meio além de possuir uma postura muito reservado e discreto ele tem um história importante que infelizmente não foi tão observado pelas pessoas e só por ser Herói, contudo o foco não era somente por ele ser um Herói ou então mídias sendo espalhadas por todo tempo, as tragédias que ocorreu, mas infelizmente o mundo enxerga assim o que aconteceu, notícias espalhadas, porque a história mesmo da pessoa, tudo o que eles faziam e praticavam ninguém procurava a saber e muito menos a importância deles na sociedade.
A única coisa que digo é que o final surpreendeu a mim e é isto espero que tenham gostado.

site: https://maselhaalves.blogspot.com/2019/05/antes-da-queda-noah-hawley.html

Tamyres 14/10/2022

Dei uma 2° chance
Eu já tinha tentado ler ele, mas abandonei por achar a leitura entediante no meio da história, nas decidi dar uma segunda chance, o começo é interessante, mas depois a história vai ficando um pouco arrastada, contendo informações que diria desnecessárias para o entendimento da história.
Porém o mais decepcionante é que ele trama uma história tão elaborada, cheia de detalhe e tudo mais, passamos o livro todo com essa expectativa na solução do caso, para no final entregar uma 'conclusão' medíocre.
É como se ele estivesse chegamos no final e o autor tivesse ficado com preguiça de pensar mais e entregou a primeira coisa que passou pela mente.

livrotonina 26/02/2022

#livrotonina
11 tripulantes em um jatinho particular. 18 minutos depois da decolagem, o avião cai no mar e apenas dois sobrevivem: o filho de um ricaço, uma criança de 4 anos e um estranho, um pintor/artista fracassado. Agora só resta saber o que aconteceu antes da queda, afinal, a verdade precisa de um herói… ou seria um vilão? Desde o lançamento eu sempre quis ler esse livro pela curiosidade que a sinopse deixou e tudo mais, enrolei e acabei “esquecendo” dele, mas guardei um marca-páginas com a capa para um dia colocar na lista de desejos e cadê que eu lembrava dele? Até que por pura coincidência ganhei o livro de presente em um amigo secreto no ano passado e finalmente chegou a hora de descobrir o mistério. Confesso que esperava muuuuuito mais principalmente na hora que revelam o motivo da aeronave ter caído, achei o final bem Scooby-Doo sabe? Mas não vou negar que ele te prende do começo ao fim, então recomendo para quem quer sair de uma ressaca literária ou até mesmo para passar o tempo. Boa viagem!

“A vida é uma série de decisões e reações. São as coisas que fazemos e as que são feitas a nós. E então ela acaba.” pág. 364

site: https://www.instagram.com/livrotonina/

Rodrigo1001 03/11/2019

Tem caroço nesse angu (Sem Spoilers)
Quer suspense? Aqui tem. Quer um livro intrigante, onde o autor dá voz a todos os personagens e analisa os fatos por diferentes óticas? Aqui tem. Quer uma escrita bem articulada? Aqui tem. Quer trama e mistério? Aqui também tem.

Agora, quer que todo esse mistério, toda essa trama, terminem em um final bem amarrado e surpreendente?

Bom, aqui não tem nada, nadinha, disso...

Vamos lá!

Se um autor se dispõe a escrever um livro de mistério e decide fazer desse mistério a viga principal da sua história, o que se espera é que o desfecho, a elucidação da trama, seja forte o suficiente para levar o leitor ao êxtase e catapultá-lo para as estrelas. Dan Brown, por exemplo, vem fazendo isso com tremendo sucesso ao longo dos últimos anos. Antes dele, ainda, tivemos Agatha Christie e Arthur Conan Doyle, só para citar alguns. Todos esses escritores fizeram as suas carreiras baseados em livros de suspense e mistério.

Pois bem, minha impressão é que Noah Hawley, escritor, produtor e roteirista norte-americano, tentou reproduzir essa mesma dinâmica em "Antes da Queda", seu quinto livro, best seller do New York Times e eleito como um dos melhores thrillers de 2016 (ok, riiiight...)

Fazendo uma alusão com seu tema principal - um desastre aéreo - o livro decola bem, ganha altitude, viaja à velocidade de cruzeiro e, pertinho do pouso, se esborracha homericamente no chão de forma totalmente inesperada.

É quando você percebe que foi enganado. O mistério, por fim, tem muito pouco de mistério e o livro termina te deixando com aquela incômoda sensação de ter investido seu precioso tempo em uma literatura de banheiro. Não que se procure alcançar o nirvana ou algum tipo de elevação pessoal com um thriller, mas, pow, ao menos se espera que toda a tensão característica desse gênero se pague no fim, né?

E, infelizmente, isso não acontece. O desfecho é pobre, bem aquém do que prometia e um tanto quanto previsível.

Sabe aquele sentimento de comprar gato por lebre? Então...

Olha, para não perder a delicadeza prefiro parar por aqui. Críticas à parte, ainda assim pode ser uma boa alternativa para uma leitura de verão, na praia, de chinelos, durante as férias, depois de duas ou três cervejinhas. Você decide!

Enfim, leva 2 estrelas pelo desenvolvimento bem feito e perde outras 3 por ter se mostrado tão medíocre no fim.

No hard feelings, Mr. Hawley.
edu basílio 06/11/2019minha estante
such a frustration... :-(

Rodrigo1001 08/11/2019minha estante
Soooo disappointing...

Ester | @luamisticabooks 23/04/2020minha estante
Tu falando assim parece que tô lendo "o q aconteceu com annie"

Mari 30/08/2022

Bom e ruim
O livro tem partes boas e partes que se arrastam. O início é bom, o meio só por Deus e do meio pro fim melhora bem. O final acontece bem no final mesmo, da nem tempo de ficar com tanta raiva. Em alguns momentos tem reflexões bonitas no livro. Vale a leitura!

Rosangela 23/02/2020

Tinha potencial
Uma retrospectiva do ocorrido antes da queda de um avião particular carregando pessoas ricas e conhecidas, pelo ponto de vista dos envolvidos, principalmente Scott B.

Era pra ser um livro com mais ação já que descreve cenas que a invocam como queda de avião, resgate etc, mas as liberdades opinativas dos personagens e o excesso de reflexões baratas, rasas e irrelevantes, tornaram a leitura cansativa e irritante.

Devo dizer não concordei com ninguém, até o tal do apresentador sai como ganhador, levando em consideração as porcarias que o tal de scott caga do cérebro dele.

Sophia Maia 10/01/2024

"A verdade precisa de um herói."
"Uma noite de nevoeiro. Onze pessoas em um jatinho particular. Dezoito minutos após a decolagem, apenas duas delas estão vivas, mergulhando no oceano em meio aos restos da fuselagem. Agora, só interessa saber o que aconteceu antes da queda."

Essa história tinha de tudo para receber pelo menos 4 estrelas, pois apesar de começar sendo uma leitura um pouco "arrastada", o desenvolvimento dos personagens, suas questões pessoais e etc faz o leitor se apegar a vida de cada um deles.
Não foi porque o plot final não me agradou, entendo a pegada de puxar um pouco pra realidade, coisas que realmente podem acontecer, mas não senti que encaixou exatamente com a história e o que ela panfletou. Eu não sabia pelo que esperar, mas com certeza não era por isso que estava esperando. (adendo: esse é o real objetivo de um plot né? apenas não me satisfez kkkkk)
Contudo, o entretenimento e desenvolvimento é ótimo, e vale a leitura!
Agora deixo com você... O que aconteceu antes da queda?

Rodrigo Queiroz 03/04/2020

Chato
Ester | @luamisticabooks 23/04/2020minha estante
Vixi

Kate Dias 13/04/2020

Muito bom!
Amei a leitura, com certeza um bom livro. O final é surpreendente, acho que só faltou uns pingos nos Is, mas nada que atrapalhe o entendimento e o final da história.

Jacky 26/02/2022

Chato
Essa leitura foi extremamente cansativa, o início é interessante, mas a história vai ser perdendo junto com o interesse de ler.