Todos Contra Todos

Todos Contra Todos Leandro Karnal

Resenhas - Todos Contra Todos

Edson Camara 04/11/2019

Se você acreditava que o brasileiro é um povo pacato, pacífico e livre de preconceitos e racismo, errou feio.
Se você acreditava que o brasileiro é um povo pacato, pacífico e livre de preconceitos e racismo, você precisa ler este livro do Leandro Karnal.Esta é a minha primeira leitura do autor e confesso que gostei muito do estilo e do jeito franco e direto de abordar os assuntos.
Karnal passa a limpo a história brasileira desde o descobrimento, também dá uma alinhavada na história universal para dar sustentação a alguns argumentos.
Para mim não foi surpresa as conclusões que o livro mostra. Basta andar nas ruas de qualquer cidade brasileira para sentir a violência no ar, e não me refiro aqui a assaltantes e criminosos de rua, me refiro as pessoas normais, aos cidadãos de bem.
O que se vê, por exemplo, nas redes sociais é um exemplo claro da intolerância brasileira com qualquer coisa que fuja a opinião e a crença de um ou de outro.
pobre daquele que se aventurar a expor suas opiniões nas redes sociais, será trucidado vivo.
Todo brasileiro deveria ler este livro, e se envergonhar do comportamento da maioria.
Leandro Karnal nos presenteia com um “relatório” sociológico da sociedade brasileira de ontem, de hoje e infelizmente do futuro.
Veja abaixo alguns exemplos do que lhe espera ao ler este livro:
“A escravidão custou mais de seiscentos mil mortos para ser abolida nos EUA. Aqui? Uma penada de ouro de uma princesa gentil num belo domingo de maio de 1888.”
“É recente no Brasil a presença de um ministro negro no Supremo Tribunal Federal. São Paulo teve dois prefeitos negros na sua história. Nós tivemos um presidente, Nilo Peçanha, que não era exatamente negro, nem exatamente branco. E pode-se lembrar ainda que foi presidente porque o titular faleceu. Machado de Assis, nosso mais genial prosador, não gostava de ser chamado de mulato. No enterro do escritor, ao fazer um elogio fúnebre a ele, afirmando que Machado era negro na aparência e grego na alma, o orador foi criticado pelos amigos, porque era uma coisa que Machado não gostaria que citasse. Nem sequer no enterro.
“um cristão não é cristão por amar a família. É cristão por ter superado qualquer ódio e por conseguir amar seu inimigo. Se alguém o obriga a andar cem passos, ele anda duzentos. Se pede a túnica, ele dá o manto. Se alguém lhe bate a face direita, ele oferece a esquerda, e vice-versa. O cristão é aquele que superou completamente o ódio e, quanto mais você me insulta, se eu for cristão, devo amá-lo. Por essa razão Nietzsche afirma que o último cristão morreu na cruz. Ou seja, Jesus foi o primeiro e último cristão.
Boa sorte e boa leitura

Flávia Pasqualin 13/12/2019

Livro curtinho de fácil entendimento que nos leva a refletir sobre essa onda de ódio cotidiana. Abordando brevemente temas como homofobia, racismo e misoginia ele fala sobre a falsa ideia de que o brasileiro é um povo pacífico. Acredito que não exista momento melhor para essa leitura.

Lylian 23/12/2019

Todos Contra Todos
A obra do historiador brasileiro aborda de maneira sintetizada a violência existente na sociedade brasileira, avaliando aspectos como origem, permanência, conseqüências e analogias. É interessante o modo como o autor nos leva a pensar a controversa moral do povo brasileiro, uma vez que delegamos sempre (ou quase sempre) ao outro os defeitos que gostaríamos de ver banidos da sociedade. E é essa atitude que nos faz viver a ilusão de um país alegre, gentil e harmonioso, sem grandes segregações ou disfunções sociais que, entretanto, foram desmascaradas nos últimos tempos, sobretudo diante da polarização a qual vivenciou o país. Livro de leitura rápida e prazerosa que proporciona ao leitor uma reflexão acerca da realidade que o cerca.

Bart 30/01/2020

Todos Contra Todos, O Ódio Nosso de Cada Dia
*Leandro Karnal*
Que livro!! Um tapa na cara do leitor, prq não tem como vc não se inserir... na verdade... O leitor não tem como se excluir do assunto tratado no livro..."Ódio".
O ódio que o brasileiro finge não existir, camuflado. Somos preconceituosos?! Somos... basta perguntar a si mesmo. O tema toma proporções gigantescas, hoje lidamos por exemplo com o "politicamente correto" nas redes sociais, o q leva a outra coisa... hoje em dia a internet deu poderes p/qm odeia, prq ele pode disseminar o ódio de forma mais rápida e oculta, qm odeia, não precisa mostrar a cara, antes da internet, o cara que iria publicar algo direcionado a ofender uma classe, etnia ...em fim, levaria tempo p/escrever, depois publicá-lo, teria q saber a procedência. Hoje se a apresentadora da previsão do tempo é negra, vão procurar a rede social dela p/chamá-la de macaca... sem nunca sabermos qm são os agressores (entre muitos outros exemplos)... Mas no Brasil não tem racismo, não odiamos... kkkkkkkkkkkkkkkk
Um dos melhores livros que li na vida!!
Karnal tem uma abordagem consisa e direta de algo q fingimos NÃO existir!!
Excelente livro!!

Luisa1033 24/02/2020

Karnal para todos
O livro é bom. O Leandro Karnal é um homem bastante inteligente e sabe construir uma argumentação muito embasada e cheio de argumentos bem interessantes. Porém, é um livro que para todos, o objetivo é trazer o tema (o ódio nosso de cada dia) para o leitor comum então, apesar do autor elucidar argumentos muito bem embasados o fechamento segue por uma perspectiva que não chega incorreta mas também não é nem completa e nem totalmente adequada. No fim é uma leitura válida. E pode render vários quotes.

Tami 24/03/2020

Um livro realista que mostra o quanto o ódio esta presente em nosso dia a dia e muitas vezes fechamos os olhos ou cruzamos os braços para essas situações.

Moreira 29/03/2020

Um livro brilhante que só poderia ter vindo de uma mente à altura. Karnal desmistifica o senso comum do brasileiro pacífico. Apresentando uma visão precisa sobre as origens psicológicas do ódio, o livro nos faz refletir e descobrir que não há motivos para odiar e que todo ódio não passa de medo.

Cleiton.Duarte 31/03/2020

Sem comentários! Monstro!

Luana.Rayalla 13/05/2020

Muito interessante!!
Engraçado que a abordagem dele sobre o ódio muitas vezes se encontra com a abordagem do Osho. Enfim foi o primeiro livro do Autor que eu leio, e gostei.

Eliezer 01/06/2024

Uma das principais teses de "Todos Contra Todos" é a ideia de que a polarização e o conflito são inerentes à condição humana, refletindo padrões recorrentes ao longo da história. Karnal argumenta que, apesar dos avanços tecnológicos e sociais, as mesmas questões fundamentais continuam a desafiar a humanidade, alimentando divisões e rivalidades que muitas vezes levam ao confronto e à violência.

Érica 02/07/2020

Necessário
Encontrei um livro que deve ser lido e refletido sempre que possível. O cenário atual e futuro demandará muita reflexão, auto análise de postura e vontade de mudar as atitudes atuais para que não nos tornemos aquilo que criticamos ou que não revivamos algumas das atrocidades do passado.

Angela Regina 12/07/2020

Meu primeiro livro do Leandro Karnal
Li este livro por meio da minha assinatura no kindle unlimited. Posso dizer que a escrita do autor é muito fluída, inteligente e perspicaz. O conteúdo do livro é muito importante para se debater, refletir e por em prática a desconstrução do sentimento de ódio, algo que todos temos, em menor ou maior grau.

Victor Costa 30/07/2020

Um 2017 dentro de 2020
É incrível pensar que esse livro foi escrito em 2017 sendo que ele é tão absurdamente atual , falando sobre a incitação e distribuição de ódio gratuito não tem muito nem o que falar .

? O cristão é aquele que superou o ódio e, quanto mais você me insulta, mais devo amá-lo. Por isso Nietzsche afirma que o último cristãos morreu na cruz.?

sbaldavira 24/01/2022

Coerção & Consenso
O livro é muito bom, trás uma temática necessária e imparcial, exposta de forma inteligentíssima, desmistifica a visão de um país pacifista, apresenta diversos exemplos do ódio nosso de cada dia, e finaliza com uma proposta para interromper o fluxo de ódio entre as pessoas.

Recomendo, porém não se trata de uma leitura fácil é necessário disposição para a leitura.

Letícia 05/08/2022

A verdade sobre o Brasil
Karnal consegue dissecar o comportamento brasileiro de se posicionar como um povo receptivo, alegre e sem problemas, mas que, na verdade, é preconceituoso e violento. Temos inúmeros pontos a melhorar como nação e esse livro é muito necessário para abrir os olhos e, de fato, colocar o assunto em pauta.