O Protegido

O Protegido Peter V. Brett

Resenhas - O Homem Pintado

Luke 09/02/2022

Em um mundo onde a noite traz os piores horrer imaninágeis, o medo é na verdade o maior vilão.
Arlen, Leesha e Rojer são três crianças marcadas por esse medo, entretanto, incapazes de deixar que suas vidas sejam controladas por ele. Em meio a traumas como a perda de familiriades para os terraítas, os demônios que aparecem a noite, Arlen se torna um estudioso das proteções - marcas capazes de repetir tais demônios - e revolta-se ao descobrir o quão pouco as pessoas conhecem sobre o mundo, devido ao medo de enfrentar as longas distância os domínios demoníacos que assombram a escuridão. Rojer, por outro lado, vê sua família ser arrasada em uma única noite por uma falha nas proteções e desde novinho passa a ser criado como um menestrel, aprendendo que a alegria pode não ser o remédio, mas um grande alívio para um coração maltratado pelas trevas. Leesha, no entanto, presa a uma vila onde o papel é da mulher é apenas o de casar e ter filhos, vê a chance de aprender mais sobre a cura pelas ervas e as artes medicinais ao ser aprendiz de uma ervanária, subvertendo e repudiando os paragmas machistas da clareira.
O Protegido é o primeiro volume da série publicada no Brasil pela Darkside Books, assinada pelo escritor norte-americano Peter V. Brett, Ciclo das Trevas, que em uma abordagem de fantasia épica, reenstaura a temática do medo e de criaturas monstruosas que se destaca pela originaridade, escrita dinâmica, estética contida e atraente.

neo 18/09/2015

Eu tinha grandes expectativas ao começar a ler O Protegido. E, infelizmente, elas foram respondidas apenas em parte.

O mundo que Brett criou é sim extremamente interessante e bem construído. Dá para realmente sentir que estamos em lugar diferente, com regras e costumes diferentes, e isso, é claro, se deve em boa parte aos demônios e à como os humanos aprenderam a se desenvolver diante do perigo que eles representam.

Os personagens também são ótimos. Os principais, Arlen, Leesha e Rojer, são todos bem desenvolvidos e com personalidades próprias (Rojer um tanto menos do que os outros dois por aparecer pouco nesse primeiro volume, apesar de desempenhar um papel importante mais para o final). O livro os acompanha desde sua infância até a vida adulta, e eu gostei bastante da história dos três. Nessa parte eu mal conseguia desgrudar a cara das páginas de tão curiosa que estava sobre como a trama se resolveria.

Mas aí a última parte do livro fez minha satisfação tomar um tombo daqueles.

O que é bem estanho, já que pelas resenhas que li a parte final do livro foi a preferida de muitos. Mas para mim ela pareceu meio... desconectada, principalmente em relação ao Arlen. Ele se transformou em uma pessoa super diferente do nada; ou melhor, anos se passam em um piscar de olhos e puf, a personalidade dele foi praticamente substituída por outra. Foi como se uma boa parte do desenvolvimento dele tivesse acontecido nesses anos que passaram num piscar de olhos, off page, sem que o leitor acompanhasse. E bem, isso me deixou um tanto chateada.

Na verdade, fiquei com a impressão de que O Protegido teria sido um livro melhor se fosse contado meio que em in media res, aka, com a parte final sendo a inicial e o passado dos personagens sendo flashbacks. Não sei se alguém por aqui já leu As Guerras do Mundo Emerso (segunda série do Mundo Emerso, da Licia Troisi), mas a autora lá faz algo assim no primeiro volume e o resultado, pelo que me lembro, é ótimo. Aqui em O Protegido o Arlen ficou quase como duas pessoas diferentes graças a esse desenvolvimento perdido.

E infelizmente boa parte da minha simpatia por ele morreu quando ele se tornou o ~badass~ da história. O distanciamento que o autor acabou colocando entre o leitor - aka eu - e o personagem foi um tanto grande demais. Arlen se tornou mais uma caricatura do que um personagem de fato.

Outra coisa que me incomodou foi o estupro que uma personagem feminina sofreu lá no final. Não pelo estupro em si (que nem é mostrado na narrativa), mas sim pela falta de impacto que isso tem na vida dela. Veja bem, ela foi estuprada por três caras e tudo indica que foi algo terrível, mas aí dois ou três dias depois ela já está querendo fazer sexo com outro cara (que ela nem conhece, mas por qual sente uma espécie de instalove que me fez revirar os olhos demais) e depois disso o estupro não é mais mencionado. É como se ele não tivesse acontecido - ou melhor, como se ele só tivesse acontecido para prover um tanto de angst necessário naquela época e fim. Pra quê fazer uma personagem lidar com esse tipo de trauma, que na maior parte das vezes dura a vida inteira, né? Pra quê? Pff.

É por essas e outras que homens escrevendo sobre estupro fazem todos os meus alarmes dispararem. E bem, espero que no próximo livro isso seja tratado como se deve.

E sim, pretendo ler o próximo livro. O fim de O Protegido foi meio meh na minha opinião (acho que eu acabaria dando umas quatro estrelas pro livro se não fosse por ele), mas deixou em aberto algo que se bem explorado dará uma história ótima. Não vai ser minha prioridade, mas se a oportunidade surgir lerei A Lança do Deserto sem pensar duas vezes. Enfim, 3.0 estrelas para O Protegido.

site: http://chimeriane.blogspot.com.br/
Deia Guedes 09/04/2016minha estante
Concordo plenamente com você!!!
Acabei de ler O protegido e sim, a segunda parte do livro decepciona bastante! Uma pena, tinha tudo pra ser muito, muito bom...

Bruno 21/05/2016minha estante
SIM!!!
Terminei o livro agora e concordo com quase tudo. No começo temos a apresentação dos personagens, o que foi muito bem criado, a historia estava excelente, mas o final deixou muito a desejar. Fiquei sem entender, Arlen, um personagem com personalidade forte que até então não desistia por nada, mas no fim desistiu de ser ele mesmo. E Leesha, uma grande personagem, mulher forte, esperta, e temida, que do nada foi estrupada e pior, cade a mulher que andava com pó de pimenta, que intimidou o Gared, e que conseguiu manter sua virgindade por tantos anos?
Não gostei o fato desses personagem que tinham singularidade e ideias excelente mudar tudo. O protegido, é ridículo, fico extremamente confuso que uma hora esta de boas e do nada fica um chorão brigão, alem de homem careca de tanga cheio de tatuagens lutando na maioria das vezes com as mão, poxa, menosprezou até os terraítas,pra que armas?. A proteções nas mãos ficaram legais, mas no corpo todo exagerado.
Na minha opinião os acontecimentos finais não precisavam ser inserido no primeiro livro, havia muita coisa para ser explicada e desenvolvida antes, e teria fluido melhor se ele não colocasse o estrupo de Leesha, ou então acompanhasse a personagem de maneira mais profunda, é um assunto sério, que se for colocado em uma personagem principal, requer uma enorme atenção para um melhor desenvolvimento.

Jemilly 18/05/2016

O Protegido
O universo de O protegido é bem interessante e cheio de detalhes, principalmente dos terraítas, o que achei muito bom. A relação dos humanos nesse mundo cheio de demônios, ou como aprendem a conviver com a morte que vem com a noite - quando a proteção falha, e, o que é mais legal é que os personagens trazem a ideia de que o medo às vezes acaba matando tanto quanto os demônios. O livro traz coisas muito interessantes também em relação a crença de que os demônios são o que são como castigo por esquecerem os ensinamento da Era do Salvador (a magia existente). Depois que os demônios foram dizimados, com um mundo em paz, a Era da Ciência se iniciava e se esquecia da magia. Com a volta dos demônios e muito da magia já esquecida, tem-se a ideia de que a culpa é dos humanos que saíram do caminho do Salvador, o que nos faz refletir sobre a época que se passa a história. Confesso que fiquei bastante filosófica sobre essa parte, mas vou poupar vocês disso. Rsrs

Mas, infelizmente, nem tudo foi tão bom. Apesar de ter gostado dos personagens principais, principalmente Arlen, achei as coisas apressadas demais. Acompanhamos os três principais personagens desde a infância até a idade adulta, e, tirando alguns momentos poucos, vemos sobre a vida deles como aprendizes, apenas. Depois de enrolarem praticamente o livro todo, quando os personagens finalmente se encontram, o que eu achei que ocorreu de uma forma um pouco forçada, Arlen, meu personagem favorito de todo o livro, aparece de uma forma completamente diferente, quase irreconhecível e nem acompanhamos essa mudança toda. Mesmo com esses problemas, pretendo ler segundo livro, não querendo criar muitas expectativas, mas espero que seja melhor.

site: http://clubedofarol.blogspot.com.br/2016/02/resenha-do-livro-o-protegido-saga-ciclo.html

Clube do Farol 13/06/2022

Resenha por Milly @codigoliterario

Para ler a resenha completa, acesse o blog

site: http://www.clubedofarol.com/2016/02/resenha-o-protegido.html

Flávia 29/01/2021

Incrível em cada detalhe!!
Me surpreendeu muito!!

A história, os acontecimentos, os personagens são altamente originais diferente de qualquer história que eu já tenha lido.

A linguagem do autor e a forma com ele descreve os fatos,os acontecimentos, os medos e paixões dos personagens não deixa que um detalhe passe despercebido.

pedrogoncalvs 24/02/2020

Recomendo
É um bom livro, bem diferente do típico livro de fantasia, a leitura não é pesada e a história no geral agrada, só não é 5 estrelas pois faltam momentos muito marcantes.

Neto 24/01/2016

Me dá uma grana que faço uma série de tv!
Fiquei impressionado com a história e a fluidez desse livro. Ótimos personagens (Arlen - O Protegido, Leesha e Rojer) compõe o trio principal dessa primeira história. É cheio de aventuras e momentos de ação que quando vc imagina ... é incrível. Não dá pra saber se o mundo que se passa é anterior ao nosso ou posterior mas prefiro pensar que é outro universo, onde os humanos pagam brutalmente pelos pecados e crimes que cometeram. Os terraítas (demônios) são elementais e ao longo do livro é desenvolvido os meios como aniquilá-los, isso foi muito bom porque prepara terreno pra muitos outros momentos épicos a vir nas sequências. Eu ouvi falarem que o livro tinha recebido críticas com relação ao tratamento das mulheres, não achei nada fora do comum ao que o autor cria... É uma sociedade em que todos devem casar cedo, terem filhos, e até uma das motivações do protagonista é essa - ir contra - bem, ao meu ver a mulheres nesse livro tão igual pra igual. Não vou me prolongar mais do que o costume, a edição da darksidebooks é linda e sem mais, são 508 páginas que fluem muito rápido devido a escrita do autor o qual não enrola ou fica "falando bonito" como outros aí que já li. Já possuo o volume 2 aqui e espero continuar em breve. Pelo estilo em achei semelhante à estrutura do Éragon (ciclo da herança), o qual tem o 1º livro fantástico mas as sequencias são uma decepção, eu espero que não aconteça o mesmo aqui nesse ciclo. Se procura uma fantasia dark de qualidade leia o ciclo das trevas sem falta!
Ah e havia um comentário que dizia que iria virar filme na mão do Paul W Anderson, espero que não seja verdade porque esse homem acabou com umas das minha séries favoritas no cinema (Resident Evil), além de que pela estrutura do livro acho que não funcionaria na forma de um longa metragem e sim numa série para tv, lógico num canal que a violência e ... tripas sejam liberadas. Me dá a chance que produzo uma série perfeita e faço acontecer! Não custa nada sonhar!
Rafa Ferrante 24/01/2016minha estante
Sua resenha atiçou minha curiosidade

Neto 24/01/2016minha estante
É bem legal se vc gostar de fantasia-dark. Eu gostei bastante mas tem que saber que ele não é uma história fechada.

Rafa Ferrante 24/01/2016minha estante
como assim?

Neto 25/01/2016minha estante
é um livro grande, o autor desenvolve bem a história dos personagens e fica logo evidente na metade que só esse livro é apenas o comecinho... não sei quantos serão, até agora saíram 4 volumes.

DarcioGeo 22/10/2021

Até certo ponto, uma boa leitura.
Confesso que foi uma leitura de altos e baixos kkk havia momentos em que eu queria abandonar a leitura e em outros que eu nem via a horas passarem, sério. Não é que o livro seja ruim mas acredito que o autor perdeu a mão em diversas passagens narrativas, o final então nem se fala. Acho que vale a leitura, no entanto não lerei as continuações.

Rodrigo 18/03/2021

O protegido
Este livro sempre me surpreendendo positivamente.

Rusbis 02/06/2015

Confira a resenha de "Ciclo das Trevas" no canal Ler Vicia:

site: https://www.youtube.com/watch?v=7lJhQc5mAUE

Gabriela 28/04/2015

INCRÍVEL!
Não sou fã de Senhor dos Anéis, nem mesmo gosto, mas assisti aos filmes e, pelo que dizem, o autor é um mestre... pois me atrevo a dizer: Peter V. Brett chega tão perto que os dois estão separados por um fio de navalha! Que escrita leve, com descrições precisas e que nos fazem imaginar claramente o cenário. Quando li o comentário do mestre Paul Anderson(Resident Evil), fiquei pensando que ele poderia estar exagerando. Afinal, nunca se sabe, né? Mas me impressionei verdadeiramente.
Normalmente tenho certo preconceito com capítulos grandes. Tenho TOC e não consigo parar no meio, mesmo se for uma pausa. Os capítulos de O Protegido podem ser bem longos, mas uma surpresa: você nem vê as páginas passarem. Outro ponto que gosto muito, mas não afeta necessariamente a história: divisão em partes. Acho que já contei isso antes, só que não custa nada repetir.
Ah, nem preciso mencionar a capa dura!
O.k, vou acalmar meus ânimos e comentar sobre a história...

Arlen, Leesha, Rojer. Três jovens com nada e tudo em comum, ao mesmo tempo. Num mundo onde os habitantes parecem não ver outra alternativa senão permanecer dentro das proteções, à salvo dos terraítas, os três provarão o contrário.
Arlen vislumbrou a covardia do pai, que resultou em um final terrível. Leesha teve a vida arruinada por uma vã mentira, que destruiu sua honra. E Rojer recebeu um golpe irreparável, que virou seu mundo de cabeça para baixo.
Leesha é acolhida por Bruna, a ervanária de sua vila - a única que confia nela -, e a torna sua aprendiz. Arlen aventura-se sozinho pelas escuras florestas até encontrar um dos homens que mais admira: o mensageiro Ragen. Já Rojer, que em sua tragédia tinha apenas 3 anos, ganha como pai o menestrel Cantadoce.
Após anos, os três não são mais crianças indefesas. Rojer toca a rabeca com maestria, Leesha é uma das melhores ervanárias depois de Bruna, e Arlen está a poucos passos de se tornar um mensageiro. Só que nem tudo são rosas. Cada um deles enfrenta um desafio, que os separa de seus entes queridos, fazendo-os vagar sozinhos e encarar o perigo - lê-se terraítas - de frente.
Apesar das adversidades, em meio à solidão e ao medo, eles descobrirão que os monstros podem ser derrotados, mas também tomarão consciência de que o único perigo não são somente os terraítas, mas também os próprios humanos...
Com certeza um dos melhores livros que já li e vou ler em 2015. Sim, virei mãe-diná.
Entrou para os meus queridinhos. Ah, caso estejam se perguntando, é uma série composta por cinco livros. Ou seja: baby, ainda tem muita coisa boa por vir!
É um mundo, mundo, vasto mundo, que não se chama Raimundo, mas que, ao contrário do poema, tem solução. E é o que anseio ler... sabe Deus quando.
As lutas são incríveis, principalmente uma que ocorre em Krasia e que, infelizmente, eu não posso comentar aqui porque será spoiler :D Minha personagem favorita é a Bruna, com certeza. É uma velha sarcástica e sem noção, que bota todo mundo para correr, mas que, apesar do exterior cascudo, é mole, mole por dentro.

Vale muito a pena!

site: http://pratelivros.blogspot.com/2015/04/resenha-o-protegido-colecao-o-ciclo-das.html
Jessé 29/12/2017minha estante
Esse livro não chega nem perto da genialidade de o Senhor dos Anéis. Muito menos seus escritor, tem o mesmo talento que Tolkien

viviaalencar 21/04/2015

Bem escrito, mas mais do mesmo
Gostei muito do ritmo do desenvolvimento da história, a sina inicial dos personagens principais interessante, mas a partir da parte dois o livro ficou estremanente previsível e assim meio entediante.
A melhor parte com certeza são os demônios, que realmente me deixaram assustada em alguns momentos.
A edição da Darkside está muito muito bonita, mas com alguns erros de revisão e o fatídico parágrafo faltando, nada que atrapalhasse a leitura, mas foi o livro com mais erros que li nos últimos anos.

Raquel Moritz 18/05/2015minha estante
Olá, tudo bem? Se vc enviar uma mensagem na fanpage da DarkSide com a nota de compra e endereço completo, eles fazem a troca do seu exemplar que tem um parágrafo faltando. Foi uma falha em um lote de impressão. ;)

Jefslau 06/02/2022

Gostando...
O gostoso foi ver as histórias se aproximando e ficar agora com o gostinho de saber como este trio vai lidar com o que vem por aí.

Bora destruir os Terraitas.

Talita.Mantovani 22/01/2017

Vale a pena conhecer esse mundo
Em um mundo em que a vida das pessoas depende apenas de proteções mágicas para protege-las dos demônios que caminham livremente à noite, os únicos que se atrevem a enfrentar as estradas noite após noite são os mensageiros, indo de lugarejo a lugarejo, levando cartas e mantimentos, protegidos apenas por seus círculos portáteis, enquanto as pessoas permanecem amedrontadas e escondidas atrás de suas paredes protegidas.
Em um começo um tanto quanto lento, onde acompanhamos o luto e os atos funerários após um ataque dos demônios, que acredito que o autor poderia ter sido mais objetivo, conhecemos Arlen, um garoto de apenas 11 anos que ajuda seu pai com a fazenda, e desenha proteções como gente grande. Porém após um acontecimento, Arlen se revolta com a covardia das pessoas que não se atrevem a enfrentar as bestas nem para salvar seus entes queridos, e foge para as cidades livres a fim de se tornar um mensageiro, os únicos que o garoto vê como homens corajosos e livres.
Ao mesmo tempo, em outro vilarejo, Leesha, uma menina de 13 anos que sofre nas mãos da mãe que só a humilha, conhece Bruna, uma ervanária com grande conhecimento e que está treinando uma aprendiz que não tem lá muito talento para a profissão. Bruna vê grande potencial na menina e após alguns acontecimentos começa a treiná-la como sua aprendiz.
E por último Rojer, um menino de apenas 3 anos, que em outro lugarejo, sobrevive a um ataque de demônios à estalagem de seus pais e, sem família será criado pelo menestrel que havia se hospedado na estalagem e que sobreviveu ao ataque também.
Estes são os 3 personagens principais, e vamos acompanha-los enquanto estão crescendo, e enquanto descobrem mais sobre o mundo e os terraítas - os demônios que os assombram todas as noites. Porém o ponto de vista que mais nos empolga é o de Arlen. Pelo menos comigo foi assim. Os capítulos com ponto de vista dele, voam. É ele que mais questiona os demônios e que tem as dúvidas que nós temos. Não que os capítulos dos outros personagens sejam ruins. Na verdade, eles pintam um pouco mais o mundo para nós, mas eu achei difícil enxerga-los como protagonistas. Se o autor queria que tivéssemos a sensação de ter mais de um protagonista, ele falhou. Vejo um como protagonista e dois como coadjuvantes.
Gostei do background e desenvolvimento de todos, a única coisa que não gostei foi que o autor quis desenvolver um romance de forma abrupta, e “sem desenvolvimento”. Ficou forçado, e só não digo desnecessário, pois o autor usou como um gancho no final do livro, para mostrar que Arlen está cheio de dúvidas a respeito de si mesmo e de sua natureza. Mas poderia ter deixado para o próximo livro e desenvolvido melhor.
Dei 4 estrelas pois o livro me entreteve muito bem. Mesmo com esses pequenos “poréns” foi uma leitura prazerosa e instigante, e eu estou muito curiosa sobre esse mundo.