O Protegido

O Protegido Peter V. Brett

Resenhas - O Homem Pintado

Caroline 01/09/2016

‘O Protegido’: o início de uma jornada surpreendente e reveladora
Não me decepcionei. Gostei do livro. A história é bem legal – o suficiente para me fazer querer ler o segundo volume, o que já é uma grande coisa, uma vez que eu não sou muito chegada a séries e trilogias. Ironicamente.

Tudo começa com a vida pacata de camponês de Arlen, um garoto de 11 anos, se eu não me engano, e a imensa dificuldade que é sobreviver no seu vilarejo muito simples e pobre. E, como se isso não fosse perrengue o suficiente, ainda tem os terraítas, demônios terríveis e devoradores de carne, que aparecem todas as noites para aterrorizar os homens e qualquer criatura viva – é claro que eles fazem parte da história religiosa desse mundo, que até que é bem interessante e dá o toque religioso da situação. Mas, depois da chegada do mensageiro Ragen – os mensageiros são tidos como os homens mais corajosos de todos, uma vez que eles são os únicos que se arriscam a passar as noites na estrada, ou seja, sob o risco de serem atacados pelos terraítas – e de um desastre em sua fazenda, Arlen se depara com uma verdade: a de que ele não queria continuar ali, ele não queria ser como o seu pai. E é a partir daí que a grande aventura de um dos personagens principais da história tem início.

Contracenando com Arlen em importância, temos também Leesha, que vive em outro vilarejo e enfrenta seus próprios problemas – como a pressão para se casar e ter filhos, o fato de que a sua mãe é uma nojenta irritante e, logo mais, uma grande desilusão e injustiça que acaba sofrendo e que muda completamente os seus interesses e o seu caminho.

Além de Leesha e Arlen, temos também algum foco em uma terceira figura: Rojer, cuja tragédia atingiu sua vila e família quando ainda era muito, muito jovem e acabou alterando completamente a trajetória esperada para a sua vida também.

Então, o que todos esses personagens têm em comum? Alguém conseguiu perceber?

Se não, pode deixar que eu digo: os três sofrem reviravoltas em suas vidas, o que acabou tornando-os pessoas completamente diferentes do que eles mesmos esperavam. E isso aconteceu, em parte, por causa dos próprios terraítas, ou seja, o mal acabou servindo muito bem para eles. Não sei se foi a intenção do autor ou se foi coincidência, mas achei bem interessante.

O Protegido foi o tipo de livro que eu meio que devorei e ficava triste sempre que tinha que parar. Então, foi um prazer ler esse livro. Eu realmente curti a leitura.

A história se passa em um tempo desconhecido, em uma terra inventada… Bom, foi isso o que eu pensei inicialmente, até um pequeno comentário ao longo do livro me deixar com a pulga atrás da orelha e me fazer pensar que, talvez, esse universo no qual a trama se desenrola seja um futuro desse nosso presente e que acabou muito mal. Ou seja, podemos estar diante de uma fantasia distópica muito bem disfarçada e que pode ser explorada mais adiante. Eu gostei disso.

E, se você quer saber mais sobre esse traço um pouco misterioso, eu realmente sugiro que leia o livro.

Comicamente, o que poderia ser a grande sacada, mais para o final do livro, que seria um fator para deixar o leitor pensando “caraca, maneiríssimo!”, na verdade, é algo bastante óbvio. Então, não vou mentir, isso me fez rir um pouco – não de maneira muito positiva –, porque me pareceu que o autor poderia estar todo empolgado, tendo o seu momento de gênio, quando, de fato, o leitor vai estar lendo esse trecho e pensando “cara, por que não fizeram isso desde o início?”. Mas não é nada que faça com que a leitura se torne desanimadora, não mesmo. Na verdade, depois disso, se torna ainda mais interessante, porque o início é muito marcado com perguntas como: por que os terraítas existem? É possível derrotá-los? Como? De onde eles surgiram? E por aí vai… Mas, depois desse “clímax” lamentavelmente óbvio, algumas respostas começam a surgir e o leitor pode entender alguns dos mistérios iniciais. Isso é ótimo, porque nem sempre é bom quando o livro termina só com mistérios.

Muito bem, então…

Enfim, O Protegido é um livro com um pouco de tudo. Tem aventura, romance, intrigas, traições, assassinato e terror. Foi bem escrito e apresentado. E eu estou ansiosa para ler a continuação.

Recomendo a leitura.

site: http://www.vailendo.com.br/2016/06/13/o-protegido-de-peter-v-brett-resenha/

Andri 31/08/2016

Surpreendente
Estava com receio de começar a ler essa obra porque tive más experiências com outros livros da Darkside. Vou dizer que fui surpreendida, a história te prende do início ao fim, os personagens são muito bem trabalhados e as descrições do universo são ótimas, ao se aproximar do final o enredo só vai melhorando e gerando maior curiosidade e vontade de continuar a ler. Uma leitura fluída e encantadora. Devorei o livro em três dias e quero muito ler os próximos.

Ruttiere 29/08/2016

O Protegido - Ciclo das Trevas I
O livro conta a história de Arlen, Leesha e Rojer, que em determinada circunstâncias da vida se encontram. A terra é assolada por terraítas - monstros que aparecem no pôr do sol e voltam para as profundezas no nascer do sol - retratando como as pessoas enfrentam isso em suas vidas, cidades, vilas e lugarejos.
Esse é o primeiro livro com uma temática mais adulta que li. E adorei a narrativa, e como as personagens e suas personalidades iam se formando no decorrer da leitura.
Não achei uma leitura leve, pois se assemelha muito com nossa realidade brutal. Consegui ver muito levemente questões sobre feminismo e a importância da mulher em diversas realidades. Em suma, apesar der um livro de fantasia se parece muito com a realidade em que vivemos, dando uma oportunidade de mais uma vez questioná-la.
Micael.Lopes 05/01/2017minha estante
Nossa. Eu concordo contigo. Fiquei impressionado com esse livro. Muito impressionado. O autor é pra mim um gênio

Ruttiere 06/01/2017minha estante
Ele é um gênio mesmo!!! A construção dos personagens é incrível!!!

Ruttiere 06/01/2017minha estante
Ahh fiquei feliz pelo seu comentário! Obrigada

Micael.Lopes 06/01/2017minha estante
Eu gostei da sua resenha. Eu amo incondicionalmente a Leesha, acho ela super inteligente

Ruttiere 14/02/2017minha estante
Oi Micael, sou um tanto quanto displicente com essa rede aqui, desculpe a demora. Pra mim, é difícil escolher, mas acho que me apaixonei por Arlen. Não sei se já conhece/viu o anime Inuyasha, consigo ver grandes semelhanças na maneira como eles encaram a vida, sabe?

Ruttiere 14/02/2017minha estante
Oi Micael, sou um tanto quanto displicente com esta rede aqui, desculpe a demora. Obrigada, fico feliz que gostou. Pra mim, é difícil escolher, mas acho que me apaixonei por Arlen.
Não sei se você conhece/viu o anime Inuyasha, consigo ver grandes semelhanças na maneira como eles encaram a vida, sabe?

Cássia 31/05/2016

Maravilhoso
O livro já possui tantas resenhas que falam o quanto ele é bom... Eu só vou repetir. Peter V. Brett me surpreendeu com sua narrativa, os detalhes e a história diferente de tudo que já li. A leitura não é nem um pouco maçante, lemos cada página ávidos pela próxima.
Já comprei a Lança do Deserto e não vejo a hora de continuar essa história.

Danielle 14/08/2016

Excelente
Desde os primórdios os demônios (Terraítas) surgem a noite para destruir os humanos, houve um tempo que os humanos conseguiram ser mais forte que eles usando proteções de vários tipos desenhadas, até que eles despareceram, o que ficou conhecida como a Primeira Guerra Demoníaca.
Com o tempo a humanidade se acostumou a viver sem o taque dos demônios e muitas proteções acabaram esquecidas no tempo, até que algumas eras depois os demônios ressurgem, algumas proteções ainda existem, porém, as pessoas se recusam a lutar e ficam presas em suas torcendo que os demônios fiquem ao lado de fora das proteções, mas nem sempre isso é possível e eles conseguem atacar.
O Ciclo das trevas é narrado de três pontos de vistas e locais diferentes através dos jovens Arlen, Lesha e Rojer, as estórias de ambos são fascinantes e irão se interligar em algum momento livro.
A premissa da trama é basicamente essa: demônios infernizando a vida dos humanos e eles tentando sobreviver, o ápice da trama é o surgimento do Protegido que dará a esperança de dias melhores para todos, que irá mostrar que é possível lutar e não apenas ficar escondidos dentro de suas proteções esperando pelo fim da humanidade.
A narrativa tem um efeito muito visual o leitor consegue ler e já imaginar o filme na sua mente, é também muito envolvente, impossível não se sentir um frio na espinha quando seus personagens queridos estão em perigo e sendo atacados pelos demônios.
Recomendo a leitura a todos os fãs de fantasia épica, o toque sobrenatural dos demônios dá um ar todo especial à trama e os amantes de terror como eu também irão se identificar.

site: www.delirioselivros.com.br

gordeozi0 20/03/2024

Eu já havia lido anos atrás esse livro e comprei para ler novamente. Durante a leitura eu ia me lembrando do que acontecia e mesmo assim não tirou a palpitação que ele da, a ansiedade foi a mesma e os cativantes como se fosse a primeira vez. Não tenho palavras pra descrever o quanto eu amo e sou obcecada pelo Arlen. Só tenho elogios e é fácil um dos meus livtos favoritos ,pela construção, história, tudo. Perfeito.

AndreRegal 04/12/2017

Bom, mas não me encantou.
Bem, minhas impressões foram as seguintes:
O livro tem um início alucinante, uma das melhores premissas que peguei nos últimos tempos. Demônios surgindo da terra à noite e devorando tudo que encontram pela frente? Traz mais! Ciclo das Trevas mostra um mundo onde a noite é amaldiçoada, as viagens só são feitas durante o dia e se, você não quiser ser comido pelos terraítas, tem que ser muito bom em fazer círculos de proteção.
Personagens começando a se desenvolver com maestria, inclusive. Pelo menos no início. O protagonista, Arlen, foi o único de quem gostei do início ao fim. Mesmo com a trama avançada, o autor conseguiu não deixá-lo cair no lugar-comum do herói invencível. Onde a musculatura e as proteções impecáveis o pintavam como virtualmente inquebrável, ele se mostrava, por dentro, cheio de questões e a velha cabeça-dura de garoto.
Pontíssimo pro autor!
Contudo, do meio para frente fui perdendo a empolgação. As novidades cessaram, os conflitos se tornaram previsíveis e o ritmo - já acelerado, o que me incomoda - manteve-se firme.
O final, para meu gosto, não foi nada climático.
Também não gostei muito das referências forçadas trazidas pelo autor, como sprays de pimenta medievais para impedir o avanço dos homens; um país onde as mulheres usavam burca e não podiam mostrar o rosto, exceto ao marido (alou?); críticas incrivelmente similares às nossas ao sistema religioso e político, etc.
Quanto aos dois personagens secundários, Leesha e Rojer, gostei mais do segundo. Mesmo ele não tendo quase nenhum peso na trama, foi mais bem construído e sustentado. Muito carismático, o aprendiz de menestrel. A garota, Leesha, porém, não me agradou nem um pouco. Ela teve um grande início, sim. Sua infância foi deliciosa de ler. Depois o autor esqueceu o que estava fazendo e começou a tomar decisões que, a meu ver, foram muito masculinas e dignas de uma bela duma personagem mosca-morta. Pra mim, Peter V. Brett não leva muito jeito para conduzir personagens femininas, mas essa é só minha opinião.
Enfim, foi uma boa leitura, sim! eu tiro um pouco da nota por causa dos deslizes, mas isso talvez tenha custado meu interesse pelas continuações.
Não sei se prosseguirei com a série.
só as Profundas dirão.

Whebson 11/07/2017

Um livro frenético, cheio de aventura e violência. Excelente.
Tudo na medida certa, uma história bem contada, enredo maravilhoso e sangrento. O livro valeu cada minuto lido. Recomendo.

Rodrigo.Oliveira 19/08/2018

Uma leitura prazerosa, contínua e harmoniosa
A história se passa em um mundo fictício, onde existem várias cidades e vilarejos, que 300 anos antes eram unificados e um grande país denominado Thesa e governado por um único rei. Já nessa época os seres humanos estão em uma constante guerra com demônios, que surgem por debaixo da terra, denominados Terraítas, são seres mágicos e, e tais criaturas surgem todas as noites para devorar todo ser vivo que encontram, no entanto os humanos se unem e conseguem matar boa parte dos demônios que em dia qualquer pararam de surgir e os humanos passaram a guerrear entre sí mesmos e as armas que usaram para matar os demônios caíram no esquecimento. Passados os 300 anos os Terraítas surgem novamente e praticamente massacram os seres humanos. Que ainda conseguem usar as Proteções os símbolos mágicos, que criam barreiras intransponíveis para os demônios, no entanto ocorrendo o mínimo erro no desenho dessas proteções os Terraìtas, conseguem passar e promovem verdadeiros massacres, devorando todo o ser humano que encontrar no caminho até o nascer do sol que é quando eles vão embora, pois a luz os mata. Não possuem mas armas e os símbolos são usados apenas para proteção. O país agora é dividido em grandes cidades, denominadas Cidades Livres, governadas por Duques, que movimentam a economia por negociações entre as cidades livre e pequenos vilarejos. E são em alguns destes pequenos vilarejos que conhecemos nossos personagens principais Arlen, Leesha e Rojer. Arlen é um garoto de 11 anos que vive o horror dos constantes ataques dos demônios a sua vila. Leesha uma garota de 13 anos prometida há um rapaz da sua vila, onde a religião tem peso muito forte. Devido a dois acontecimentos marcantes na vida deles, Arlen foge de sua vila e adentra em uma jornada para se tornar um mensageiro, mas o que ele realmente quer é lutar contra os demônios, e Leesha se torna uma ervanária. Rojer o mais jovem dentre os três torna-se um menestrel com apenas 16 anos. os personagens não se conhecem e suas histórias se encontram apenas no final do livro. Neste livro a história centrou-se na apresentação dos personagens e nos fatos que fizeram eles se tornarem quem são. O livro Ciclo das Trevas, O Protegido, primeiro volume da série Ciclo das Trevas, é uma daquelas histórias que quando começamos não conseguimos parar de lê-las, narrada de forma brilhante e contínua, e contada de forma precisa, sempre nos trazendo fatos novos e empolgantes!

Duda Razzera 19/07/2018

Adorei! Uma dark fantasy que ensina muito sobre a vida!
O que importa é sobreviver!

O Protegido é o primeiro livro da saga Ciclo das Trevas do autor Peter V. Brett. Eu já estou lendo o terceiro volume (A Guerra de Luz) e espero trazer a resenha do segundo e terceiro aqui para vocês também. Mas, chega de enrolação. Do que se trata esse livro?

Basicamente, ele conta a história de como a raça humana se tornou refém de demônios de todos os tipos. Eles aparecem à noite, saindo das Profundas, e espalham terror, morte e tristeza por onde passam. Eles são conhecidos como Terraítas e o único jeito de se proteger é com proteções desenhadas em volta das casas. Mas não é todo mundo que sabe desenhar boas proteções e as proteções de combate, por exemplo, foram há muito tempo esquecidas. Ninguém mais tem esperança de que seja possível combater esses demônios, apenas tentar sobreviver.

A história de Arlen, Leesha e Rojer

Neste primeiro volume é isso que vamos ver. E eu simplesmente amei a maneira como a história foi ambientada, os personagens foram criando vida e crescendo, amadurecendo… Mais do que isso, adoro quando o autor começa a história isoladamente de cada personagem e depois as histórias vão se entrelaçando e foi isso que aconteceu.

O livro tem pouco mais de quinhentas páginas e nem vi o tempo passar. Li tudo em menos de uma manhã porque a história é muito boa, envolvente e eu não conseguia parar. A trama é muito bem entrelaçada e não há pontas soltas nessa história.

Começamos com a história de Arlen, que tem 11 anos e o sonho de conhecer as Cidades Livres e aprender as proteções de combate, pois ele já sabe desenhar as proteções muito bem para sua idade, é um talento nato. Quando sua mãe morre em um ataque dos Terraítas, ele deixa tudo para trás em busca de seu sonho.

Em seguida, conhecemos a história de Leesha, que tem 13 anos e vive um inferno na terra com a sua mãe Elona, e o pai Erny – que não faz nada para defendê-la da mãe. Ela fica amiga da curandeira da vila e aprende os seus ofícios, desenvolvendo-se cada vez mais nessa arte.

Por fim, conhecemos Rojer, o mais jovem. Sua família inteira morre em um ataque dos demônios e ele acaba sendo apadrinhado pelo menestrel que estava de passagem e passa a aprender o ofício.

O Protegido

Enquanto vamos acompanhando a história dos protagonistas, conhecemos O Protegido, na história de Leesha. Ele é um homem todo tatuado com proteções e enfrenta os demônios com as próprias mãos, diferente de todas as outras pessoas, que fogem e se escondem atrás das proteções de suas casas.

Mas ele quer ensinar a todos que é possível lutar e se defender, não apenas se esconder. E que é possível mandar todos os demônios de volta às Profundas.

Ainda conhecemos alguns personagens secundários nesse livro, como Reena, que terá maior participação no segundo e terceiro livro (e quem sabe nos próximos) e é bem interessante. A maneira como os personagens se relacionam, como os romances se desenvolvem e como a vida acontece nas vilas e aldeias é bem peculiar, pois além de ter que lidar com os demônios e toda desgraça causada por eles, cada personagem tem os próprios demônios pessoais para enfrentar, e é isso o que os torna humanos.

E em um mundo cheio de demônios, ódio e terror, é bom não perder a humanidade se você quer salvá-la, não é mesmo?

site: https://livrosetalgroup.blogspot.com/2018/04/resenha-o-protegido-peter-v-brett.html

Rabello 29/05/2018

Muito bom mas esperava bem mais!!!
Uma bela introdução com as explicações sobre o mundo, seres, magia e personagens.
Eu ouvi muitos elogios sobre a série e acho que criei muitas expectativas sobre o início dela, porque faltou algo pra mim. Mas não tem como dizer que o livro não eh incrível.

Matheus Bonfim 06/05/2018

Fantasia de qualidade
O Protegido, primeiro livro da série Ciclo das Trevas, é uma incrível introdução a esse universo em que as pessoas vivem presas por causa de demônios que aparecem ao cair da noite e a única coisa que se pode fazer é usar antigos símbolos de proteção para impedir o ataque desses monstros. O plot pode não parecer nada novo porém é executado bem, o autor cria um universo interessante e coeso, os três protagonistas vão te conquistar mas a única ressalva que tenho aqui é a escolha do Peter em relação a uma personagem, que fica contraditório com o que é construído e beira ao clichê mas não entrarei em detalhes para não soltar spoilers. Tirando isso o livro é sensacional e vai te prender, excelente leitura e uma ótima porta de entrada para o gênero.

Willianpm1 03/01/2018

Bem legal
Uma premissa que me cativou assim que li a sinopse. Depois que anoitece todos devem se esconder em suas casas, pois, demônios da areia, vento, pedra e até do fogo saem para se alimentar. Mas apenas se esconder não basta, para se proteger de verdade dos demônios as pessoas devem usar simbologias antigas, uma espécie de runa, que através da magia não permitem que os monstros adentrem nos locais protegidos por ela.

Os primeiros capítulos se concentram em contar a história de Arlen e sua família enquanto lutam para sobreviver noite após noite em seu pequeno vilarejo. Mais a frente os capítulos passam a contar a história de Leesha, uma menina bem nova que foi prometida um filho de lenhador, num acordo entre famílias. Por último, também em capítulos separados iremos conhecer o garoto ainda mais jovem, Rojer e sua família.

É claro que mais tarde a história progride para o encontro dos três, e é quando o livro que já era frenético, se torna ainda mais. Fazia muito tempo que eu não lia um livro por mais de 7 horas seguidas, esse aqui me prendeu bastante.

Apesar disso o livro não é num todo perfeito, existem certas coisas que me incomodaram, principalmente quando falamos de pares românticos. Pelo decorrer da história achei forçado o acontecimento de alguns beijos e até mesmo paixões. Faltou o autor trabalhar melhor para convencer de fato o leitor que aquilo era natural e não forçado.

Ainda assim o livro é excelente e pretendo demais continuar lendo essa serie, é incrível. Uma dica é se você durante a leitura notar que realmente esta gostando da história, já vá providenciando o volume dois. O livro termina com muitas coisas em aberto, deixando o leitor bem curioso.