Nevernight

Nevernight Jay Kristoff

Resenhas - Nevernight - A Sombra do Corvo

BeatrizBelicha 28/12/2021

Meu Deus
Oq dizer sobre esse livro?

Foi a minha primeira fantasia e que grande entrada no gênero hein? Eu tô fissurada pelo universo, pelos personagens, pela história em si, eu ri, eu gritei, eu fiz de td, esse livro é meu xodó agr. Eu nem tenho oq falar, só leiam pq o livro é bom!

Algumas coisas foram bem previsíveis, mas o plot, pelo menos pra mim n foi, achei meio jogado, meio que só pra dar um tchan na história, mas mesmo assim foi surpreendente.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 28/04/2020

A moça branca, a faz rei, o corvo ou apenas a Mia Corvere como é apresentada para nós é uma pessoa a se temer, ela é a matadora de matadores.
Quando criança Sarius Corvere, o seu pai foi enforcado em nome de Aa, ela viu o seu pai morrer enquanto as pessoas gritavam “Traidor”, no mesmo dia sua mãe e seu irmão foram presos enquanto ela, ficou sozinha.
Agora, com 16 anos ela ainda não se esqueceu, e por isso se torna serva da igreja vermelha, uma escola para assassinos, onde não há misericórdia, amor e muito menos amizade, seus colegas podem a matar assim como os testes mas, se ela conseguir sobreviver e ser escolhida pela Nossa Senhora do Bendito Assassinato, ela se vingará e o mundo jamais será o mesmo.
Nevernight foi sem dúvidas uma das melhores fantasias que eu já li na vida, a trama é totalmente única, a personagem uma das melhores que eu já vi e a escrita, meus amigos, que escrita, o autor a todo tempo interfere na nota de rodapé com várias explicações e com uma ironia que faz tudo ser melhor, o mundo é muito complexo, assim como o enredo, conduzido brilhantemente por Jay Kristoff.
Nota: 5

Kai 13/04/2022

Tão sensacional quanto eu me lembrava
Essa provavelmente é a primeira releitura que eu já fiz, e valeu totalmente a pena. Demorei um pouco pra terminar, mas quando engata é impossível parar essa maravilha. Animado demais pra continuar e terminar essa trilogia logo

Ica 29/01/2021

Quase não ia... mas foi!
Comecei esse livro com certa expectativa, mas os primeiros capítulos foram complicados. É a velha e boa explicação de um mundo novo. Quase desisti, mas me forcei a ir lendo mais... e funcionou! Na hora que o enredo pegou não consegui mais parar de ler. Quem estiver lendo, não desista! Você não vai se arrepender. Rumo ao livro 2!

Julia.Peixoto 09/10/2021

Um dos melhores livros que já li
Super bem desenvolvido, com a escrita e história cativantes
Impossível alguém começar a ler e não se viciar
Nossa esse livro, com certeza deveria ser mais comentado
Eu simplesmente amei amei amei

Patricia Lima 10/06/2019

Nevernight
Esse livro é muito legal, começando pela protagonista, ela não é boazinha, pois ela é uma assassina e deseja a morte de muitas pessoas

Mas apesar dela ser muito determinada e focada nisso, ao mesmo tempo ela se mostra muito humana em muitas partes. Então não tem como você não gostar dela.

Você se envolve muito com a personagem, os sentimentos e atitudes dela são muito sinceros o tempo todo e eu gostei bastante disso.

Outra coisa legal é que ela tem o poder de controlar as sombras, que é a parte mágica da história, achei isso bem interessante.

E ela tem um gato feito de sombra que acompanha ela o tempo todo, ele é muito sarcástico e é uma espécie de conselheiro e parceiro pra ela, o gato lembra muito o Salem da Sabrina a aprendiz de feiticeira, então ele acaba sendo um personagem bem querido pra história.

Outra coisa interessante da fantasia, é essa escola de assassinos, aqui ela acaba conhecendo outros assassinos habilidosos, tanto como mestres, quanto como alunos, e o engraçado é que é uma igreja de verdade mesmo regida pela Nossa Senhora do Bendito Assassinato.

E nessa escola a Mia acaba passando por várias provas, que podem matá-la, e ao mesmo tempo ela também corre risco de vida entre seus colegas, pois todos são assassinos cruéis.

Então é uma fantasia muito boa, mas vou contar que o livro só me conquistou depois da metade. Porque ele tem muitas notas de rodapé, e notas gigantescas que na minha opinião quebra muito o clima da história.

Essas notas muitas vezes são informativas, mas também tem opiniões sarcásticas do autor, isso é bem diferente, mas eu não curti, acho que não aproveitei nenhuma dessas notas de rodapé.

Então mais pra depois da metade do livro essas notas acabam sumindo, aparecem bem pouco e eu consegui aproveitar melhor a história.

Eu sinceramente fiquei com muito medo disso estragar a minha leitura, mas felizmente isso não aconteceu, eu amei demais o livro, amei demais a personagem.

O interessante é que eu li esse livro junto com Mistborn, e achei a mia muito parecida com a Vin, que foi uma das melhores personagens que já conheci.

Esse livro é vendido como YA, mas é só porque a Mia tem 16 anos, porque o conteúdo do livro é bem adulto, por causa das cenas de sexo e violência.

vicjordana 03/02/2020

Demorou, mas finalmente eu li
Demorei muito para ler esse livro, e quando li, fiquei arrependida de não ter lido antes (já estou acostumada kk).
Recomendo muitoooo a leitura. A Mia é uma mulher foda, e você aprende algumas coisinhas com ela.

@livrosdalita 15/07/2020

Foi minha primeira experiência com releitura e só posso dizer que ameii.
Mia Corvere é uma protagonista envolvente e ñ tão cruel kkkk.
A escrita do Jay Kristoff é incrível e te prende do início ao fim.
Super recomendo a leitura!!!!

Jamille.PerSi 02/05/2021

Como eu não conhecia esse livro antes??
O livro começa com uma narrativa confusa, mas vale investir.
Momentos de lembranças misturadas com o presente, mas uma hora você se acostuma e se apaixona.
Eu amei a Mia, forte, humana, com personalidade, a forma que ela foi construída, como ela cresceu, o caráter dela
Enfim uma ótima personagem.
Amei as intrigas, o desfecho, as reviravoltas.
Demorei de ler por falta de tempo, mas é um livro grande fácil de acabar.
Super recomendo
Ah e claro que meu coração está partido com as partidas... Ainda vou ler o segunda na esperança de alguém ressurgiu kkkkkk. (Sério eu sou iludida)
Finalmente um livro que valeu a leitura esse ano.
Ameeeeeiiiiiii

Luhran 20/04/2020

E ao som da crescente e horrível melodia, com as pernas chutando, o rosto arroxeado, seu pai começou a dançar
Mia Corvere tem dezesseis anos, mas para entendermos o ódio que habita em seu coração, precisamos conhecer sua história aos dez. Quando sua família foi levada e seu pai colocado numa forca, para que dançasse por alguns segundos até que seu ar acabasse e a plateia rompesse em aplausos.

Treinada por seu shahiid Mercurio, acompanhada de um gato feito de sombras e com a dádiva de se esconder nas mesmas, a garota que busca vingança pelos seus descentes tem uma lista com três nomes importantes e aclamados que precisa executar. Mas para isso, precisará se formar na Igreja Vermelha e provar que merece se tonar uma assassina profissional abençoada por Niah, a Deusa.

E é na jornada para chegar a Igreja Vermelha, que Mia conhece Tric, um garoto que também busca o mesmo destino. Mas que lhe causará conflitos internos e questionadores sobre si mesma.

Com professores impiedosos, colegas sanguinários e provas que desafiam a lógica de pessoas sãs, Mia e seus amigos estudarão o intimo da morte e o poder de tirar vidas. Alimentada pelo seu destino e pela sede de vingança, a garota Corvere mostrará que sua força não vem somente de sua ambição, mas que seu coração ainda tem terrenos de compaixão.

Tudo seria muito bom, se este livro não fosse uma promessa vazia e o autor não brincasse com a escrita como se os leitores fossem obrigados a lidar com sua solidão. Com notas de rodapé enormes e muitas desnecessárias, Jay Kristoff acha que está conquistando leitores com seu sarcasmo sem graça e com o desvio de atenção para suas piadinhas de fundamental.

Mia Corvere é uma personagem descrita como forte e vingativa, com um coração focado somente em concluir seu destino. Mas que sofre descaracterização e esquece seu objetivo em suas primeiras semanas na Igreja Vermelha (lugar que treinou seis anos para conseguir entrar), sujeitando-se a expulsão e a ser influenciada por alguém que acabou de conhecer. Para alguém que se denomina assassina, sua confiança e sua lealdade é bem barata.

A definição de poder neste livro, num dialogo bem nojento e opressor entre Mia e uma de suas professoras, vem de beleza e poder de sedução. O que é bem assustador e contraditório quando lemos desde o início que a força vem da frieza e da ambição de cada um. Romantizar um rosto perfeito e sujeitar pessoas a cirurgias obrigatórias para que possam ser bons e seduzir suas vítimas, é angustiante.

As cenas de sexo são exageradas, desnecessárias e se fossem lidas pelo público que indicam como juvenil, eu só queria alertar uma coisa: vocês não precisam destruir a casa para fazer amor.

Por fim, Nevernight é arrastado e poderia perder no mínimo umas trezentas páginas de conteúdo maçante. Já que o autor correu nas últimas cento e quarenta para entregar um clímax e um desfecho curioso para poder escrever outro livro. As comparações com outras séries são enormes e não me cabe citar todas aqui, porque disse nos stories durante a leitura. Mas guardem um nome: Arya Stark.

E talvez vocês se perguntem porque a nota foi dois girassóis depois de todo esse martírio para ler. Dei dois, pela coragem. Coragem de uma editora que publica uma série hypada em folhas brancas (quase transparentes). Coragem pela diagramação que não separa capítulos, mas encaixa os mesmos nas partes que faltam da folha. Coragem pelo preço que estes livros custam. Coragem de dizerem que é voltado para o público juvenil. Coragem do autor, em tentar se aproximar do leitor através de ser engraçadinho em vez de criar um conteúdo focado.

Superestimado, cansativo e drasticamente defeituoso (o que é totalmente triste para um livro que prega a perfeição como fonte de poder).

Jane 57821 02/08/2020

Oh menina querida...
Mia Corvere podia literalmente pisar em cima de mim que eu não iria me importar e ainda iria dizer obrigado

Bruno 08/01/2022

muito além da expectativa
Há muito tempo eu não lia um livro assim: um universo completamente diferente, enorme, complexo; uma mitologia que por si só já vale a leitura; uma história que, quando eu não estava lendo, estava pensando nela.

Esse livro é fantástico. Fantástico. É isso. E quem me segue aqui deve ter cansado de ver meus históricos de leitura elogiando essa obra de arte.

Mia é uma personagem muito complexa. Ela é inteira, profunda, e possui tantas camadas que, assim como diz o narrador, é impossível conhecê-la por completo no primeiro livro. E por falar em narrador, com certeza um dos pontos mais fortes desse livro. A narração é PERFEITA. Um narrador observador que conversar com o leitor o tempo todo, que entra na história e torna tudo 1000x mais sensacional. Inclusive, a ideia do autor de colocar as explicações sobre o universo como notas de rodapé foi maravilhosa.

Tudo nesse livro contribui para te prender e te fazer gostar. Personagens, enredo, narração, universo. A meia estrela que tirei foi apenas por algumas passagens que achei desnecessárias e levemente me desconectaram da história, mas isso por questões minhas mesmo. É favoritado assim mesmo.

Enfim, recomendo pra todo mundo que gosta de fantasia e que tá com disposição pra encarar esse calhamaço. Vale MUITO a pena.
Mari 08/01/2022minha estante
ja tava querendo ler ha um tempooo, acho que agora vai kkkkkkkk

Geovana348 08/01/2022minha estante
Eu amoooo

Letícia 04/11/2020

Nunca trema. Nunca tema.
Tá aí um livro com mais de 400 páginas que eu não senti vontade de abandonar.
O livro é repleto de acontecimentos, eu fiquei apaixonada por esse universo sombrio.
Quero ler a godsgrave ainda esse ano, preciso saber oque vai acontecer.
O plot twist foi forte em, fiquei imensamente chateada mas vamos pro próximo!

Dicas pra quem quer ler:
? Não abandone o livro antes de chegar nas 200 páginas, juro que melhora o ritmo.
? Não se apegue a personagens kkk
? Leia as notas de rodapé por mais que sejam chatas, você vai precisar delas pra entender várias coisas no decorrer da historia.