Nevernight

Nevernight Jay Kristoff

Resenhas - Nevernight - A Sombra do Corvo

Rafaela 20/06/2020

Okay...meu Deus
Caraca, não tenho nem palavras pra descrever o quanto me surpreendi. Posso falar que nos primeiros 30% do livro eu estava achando bem chato e muito confuso e quaseee me desanimei pra leitura. A partir dai, a história começou a melhorar e se tornar mais fluida, mas, a grande guinada amigxs, é a partir dos 70% que tudo muda, e, ai sim, o negócio fica BOM. Tem que ter um pouco de paciencia? Sim, tem. Vale a pena? Sim, muito.
Sei que esse volume é só a pontinha do iceberg e estou sedenta pelos próximos.
Rafa 20/06/2020minha estante
sabe que eu já peguei mais de uma vez esse livro pra ler e não saio de começo dele, mas tua resenha me animou... vou tentar novamente!!

Rafaela 20/06/2020minha estante
Ahhh! Vale a pena, juro :) depois me fala oq achouu

Rafaela 20/06/2020minha estante
Ps: o começo é bem chatinho msm

Laura A.M 05/04/2021

Prolongado sem razão
Desde que Nevernight foi lançado eu tento lê-lo, mas sempre parando nas primeiras cem páginas e venho aqui escrever para minha eu do passado o quão burra você foi por adiar essa leitura...
O início para mim foi difícil e pouco me prendeu, mas esse livro foi me ganhando e depois já o amava. Mia e uma personagem incrível e tem várias faces ela comete erros e acertos, sente amor e ódio, ela é profunda e sombria.
Essa fantasia é incrível e tem tudo o que e necessário para mim!
Uma terra com culturas diferentes
Magia, fantasia
Vingança, amor e descobertas
Eu simplesmente amei esse livro, mesmo com todassss aquelas notas de rodapé estressante e com certeza é um dos favoritos do ano
Maria Paula de Sá 05/04/2021minha estante
Essa trilogia é TUDOH

nayanebrito 06/12/2020

Os mortos não devem nada
Nevernight #1 | Jay Kristoff

"Quanto mais brilhante a luz, mais profunda a sombra."

Nevernight, uma das fantasias dark mais aclamadas por aqui, se não a mais aclamada, foi uma leitura de altos e baixos. Mia Corvere, a protagonista da história, tem 16 anos e possui um desejo bem claro: vingança. A construção, a base de uma assassina, gira em torno da personalidade, o que Mia tem de sobra. Antes de mais nada, esse é um livro adulto. A narrativa, mortes, sexo, e por aí vai.

Existe muita problemática em torno da sexualização da protagonista, mas neste cenário estamos falando de uma assassina aos 16 anos. Aqui não há regras, padrões, conceitos, leis que determinem o certo e o errado. Iremos acompanhar a Mia descobrir e aflorar sua sexualidade muito jovem. Se isso lhe causa incômodo, não leia esse livro e outros do gênero, porque isso é frequente.

Quando soube que esse livro teria várias notas de rodapé, achei que não iria funcionar para mim. Primeiro: porque isso interfere no meu ritmo de leitura; segundo: geralmente são coisas que não agregam à história; terceiro: torna difícil ler a todo tempo coisas aleatórias. Só que essas notas de rodapé atuam como um segundo narrador, o que ficou bem interessante, uma vez que em certo ponto, passei a procurar por elas cada vez mais esperando uma explicação sobre determinado termo ou o que está por trás daquela história.

A escrita do autor não é "enfeitada" ou floreada, o que é comum no gênero, já que estamos falando de assassinos, sangue e muita morte. Porém, quando passa da metade do livro, achei que ele quis causar demais, usando termos "crus" para causar uma impressão que ele não conseguiu com a história. Isso é algo que não funciona com todas as pessoas, e eu sou uma delas.

"Às vezes a fraqueza é uma arma. Se você for inteligente o bastante para usá-la."

O universo é bem construído, a atmosfera é palpável. É bem dark mesmo. Ele também não tem receio de matar personagens, mais um ponto. A cidade que é base da história é condizente, e como eu falei, a atmosfera é dark, sombria, te leva pra dentro do ambiente. Se um homicídio acontecer, o autor não vai poupar os detalhes. Vai dizer o sentimento, a sensação. O autor usou de um artifício (figura) para criar uma relação mais próxima com a Mia, que depois de um tempo ficou extremamente cansativo.

A construção-base de um assassino é algo que geralmente me incomoda. Tem um costume de ser idealizado e forçado demais, um ser impiedoso, que mata todo mundo, sem piedade, não se importa com ninguém, etc e etc.

A Mia tem uma personalidade forte e de presença, não é ofuscada por outros personagens e guiada pelos próprios motivos, mas aí entra o que falei antes: a personalidade forçada. Não funciona para mim. Achei parecido com "Prince Of Thorns" do Mark Lawrence, que inclusive, foi inspiração para o Jay Kristoff. É óbvio que se você gosta dos elementos que constroem um assassino (não um bom assassino, na minha opinião) vai curtir todas essas características, mas não funciona para mim.

O elemento da religião eu gostei, porque gosto desse tipo de abordagem, mas não achei criativo os nomes, conceitos empregados. Entretanto, a atmosfera, o mistério e outras coisas foram legais e funcionaram bem.

"Mas acreditem em mim, há destinos piores do que a morte. E nós conhecemos todos eles."

leiturasdaursula 14/05/2020

Que jornada!!
Gente do céu, eu amei essa fantasia. A Mia é diferente, vai crescendo no livro, o mundo aqui é duro, cruel. O autor mata muito kkkk mas já estou ansiosa para o segundo livro!
Clara Azevedo 14/05/2020minha estante
No segundo é tapa atrás de tapa

kelly.brekker 02/05/2021

"? Nunca trema, Nunca tema, e nunca, jamais, se esqueça."
nossa mais esse livro é tão bom, eu amei a escrita do autor, há quem não goste das notas de roda pé, mas isso só nós faz conectar ainda mais com a história, e eu amei o quanto a escrita é sarcástica, e ele não brincou quando falou que o que mais tem nas páginas são sangue e morte. Os personagens também são muito bem construídos.

o tric e a mia, minha nossa senhora perfeitos demais.

resumindo o livro: os jovens vão simplesmente pra uma Hogwarts de assassinos aprender a arte da malandragem.

"? Os livros que amamos nos amam de volta. E assim como nós marcamos a nossa posição nas páginas, as páginas deixam marcas em nós."

eu amei esse quote

Rafa 27/07/2020

Julguei o livro e me arrependi
SURPRESA! É a sensação que eu tenho com relação a leitura. Nos primeiros capítulos torci o nariz para a quantidade de notas de rodapé e também pelo exagero e floreio do autor nas metáforas e descrições durante a leitura. Entretanto, os dois incômodos ficaram de lado no momento em que me habituei com a escrita,. A experiência se tornou mais fluida com acontecimentos que explodiam a minha cabeça! Acredito que essa toada frenética me deixou sem fôlego para o final, onde senti que o autor perdeu um pouco a mão, me fazendo quase recorrer a leitura dinâmica nos momentos da batalha. Mas fora isso, ótima leitura!!!

anaclarinha 25/05/2021

"Nunca trema. Nunca tema. E nunca, jamais, esqueça."

"-Você começa do nada. Não possui nada. Não sabe nada. Não é nada.
-E por que eu faria isso?
O velho apagou a cigarilha no chão entre os dois.
Seu sorriso a fez sorrir também.
-Porque então você será capaz de tudo."

"E apesar de todos os quilômetros e todos os anos, a vingança não era um motivo suficiente para tornar-se o monstro que ela própria caçava."

(queria deixar claro que a partir de hoje sirvo a Mia Corvere e somente à ela)

survivex 26/07/2021

Resenha - Nevernight
Nevernight é um dos livros mais bem desenvolvidos que qualquer pessoa pode ler, seja pelo número de páginas ou pela própria escrita do autor. Todos os personagens conseguem ser bem evoluídos e presentes durante a história, o leitor consegue realmente se agarrar a todos, nutrir sentimentos por cada um, podendo ser ele, amor, saudade, raiva ou ódio.
O único desejo de Mia é a sua vingança, vingar a sua família despedaçada, vingar pela vida que foi tirada de seu corpo, vingar tudo o que poderia ter, mas foi tirado a força de sua alma. Mia é um símbolo de inovação entre todas as protagonistas que já acompanhei, em seu coração não possui misericórdia com aqueles que a fizeram sangrar e chorar em sua cama. Mesmo sendo forte e não apresentando, quase nunca apresentando, medo ou fraqueza em suas escolhas, Mia carrega em si uma responsabilidade de dar um final sangrento apenas a quem merece ......
(.....) O amigo que encontrou durante a caminhada da vida, Trick, sempre está com ela.
Assim como, com Sr. Simpático sempre em sua sombra, bebendo o medo da assassina.

Marcelo Arieugon 12/10/2021

Uma fantasia não-adulta
Fui com muita expectativa, vi muitos vídeos e resenhas aqui falando que se tratava de uma fantasia adulta, o que não é. Se tirar a primeira cena de sexo acabou a parte "adulta" do livro. Achei a história muito arrastada, poderia facilmente ter 400 páginas ou menos. Não engoli aquele monte de descrição nas notas de rodapé, não faz sentido você colocar 80 notas enormes para explicar a história de um mundo e mesmo assim os leitores terminarem o livro sem uma concepção bem construída daquele universo e de como tudo aquilo funciona.

O autor é extremamente descritivo em momentos desnecessário, 2 páginas pra narrar uma única cena de batalha. Também ouvi muita gente falando da genialidade da escrita dele, eu achei bem mais do mesmo e chegando a ser brega em alguns momentos. Quando ele começava aquele jogo de palavras pra Mia entrar nas sombras a minha vontade era de entrar nas sombras com ela e nunca mais sair de tanta vergonha alheia.

O plot twist em 80% do livro quase me fez aumentar a nota mas depois disso a Mia virou um deus ex machina sem nenhuma motivação. Uma hora ela odeia a escola, outra hora ela fala que é a casa dela. Num capítulo ela não gosta do tanto assim do menino, no outro ela coloca a vida em risco por causa dele. Num capítulo ela é humana e caridosa, no outro ela faz um massacre. Difícil de engolir.

Enfim, uma fantasia mais do mesmo, um universo mal construído, poderes esquecidos no churrasco que não foram explorados, personagens mal desenvolvidos
que não condizem com a idade que têm e muito mais páginas do que deveria ter. Gostei mesmo foi do Sr. Simpático, o não-gato da não-fantasia adulta.

Lyanna Moser 03/12/2020

Sangue e abismo, o que dizer?
O livro relata a jornada de Mia Corvere, uma menina que aos 10 anos perdeu tudo de mais valioso que tinha e agora entra para uma 'escola de assassinos' em busca de vingança.

O autor conseguiu prender minha atenção desde o início. Usando diversos tipos de construções sintáticas, ele sempre consegue dizer algo simples mas de forma impactante.

A história é muito bem construída. Impossível não se apaixonar pelos personagens que são complexos, cheios de nuances e, acima de tudo, reais.

Ao longo da história, temos vários 'plot twists' bem inesperados. O final foi bem trabalhado e nos deixou querendo mais. Ansiosa para ver Mia continuando sua saga em busca de vingança...
Barão 03/12/2020minha estante
SIMPLESMENTE PERFEITO!

Brandani 18/03/2021

Então...
O livro é muito bom, isso é um fato.
Porém, eu esperava uma outra pegada
Por incrivel que pareça, eu esperava uma historia mais adulta e mais sangrenta.
A escrita é perfeita, disso eu nao tenho o que reclamar, e as notas de roda pé eu li a maioria, mas depois confesso que me desgastou um pouco.
Mas eu esperava uma protagonista mais fria, mais mortal e nao foi bem isso que eu encontrei
E teve um acontecimento no final do livro que eu fiquei puta, mas entendo que foi necessario para o que o autor queria fazer.

Mary 14/01/2022

Sinceramente...
Na epoca em que li não havia soado tao ruim, mas após saber podres do autor e amadurecer o suficiente eu decidi rever meus conceitos sobre esse livro, confesso que não notei certos problemas, pois como eu ja disse, não era madura ou inteligente o suficiente para tal.
Moralmente me sinto culpada por ter continuado a saga e lido os outros livros da mesma, é horripilante descobrir que um homem adulto tenha escrito um livro tão podre, mas estamos falando de jay kristoff, um homem que sexualizou personagens infantis numa saga de fantasia, e rola boatos de que também foi racista, um desperdicio de dinheiro gastar com algo tão ruim e tão podre, eu li mas me arrependo amargamente, não façam o mesmo que eu, não leiam, pois vocês certamente vão se arrepender!
Samukk 01/03/2022minha estante
Tentem extrair o lado positivo ,garotas de 16 e 17 anos também fazem sexo ,o autor só jogou na nossa cara essa realidade , se teve racismo realmente o autor perderá ponto comigo ,mas não notei nada disso .desculpe é apenas meu ponto de vista .

Thaysa 19/07/2020

Quando tudo é sangue, sangue é tudo.
O que faz com que o livro se sobressaia é, sem sombra de dúvidas, a quebra da quarta parede com o narrador conversando com o leitor e tecendo excelentes comentários carregados com muito humor ácido, sarcasmo e ironia através de notas. Aliás, o narrador é o ponto alto do livro e eu dei muita risada com as notas dele.

O paralelo feito entre os começos e primeiras vezes da Mia no capítulo um foi sensacional e logo ali já dava pra ver como o livro ia seguir um caminho diferente do comum.

Outro ponto positivo do livro é o humor, muito humor. Muito presente mas não escancarado, tem o timing certo e a gente tem que pegar ele nas entrelinhas muitas vezes.

No início eu tive muita dificuldade com a ambientação e toda a história de Itreya. O conhecimento do mundo é passado principalmente pelas notas do narrador, mas, ainda assim, não achei o suficiente e ficou um pouco arrastado e cansativo na primeira parte.

A segunda parte do livro chegou a me lembrar vagamente Harry Potter (só que bem mais sangrento e adulto, lógico) por focar mais na aprendizagem dos acólitos e nos desafios da Igreja Vermelha. E, por mais que aconteçam várias reviravoltas ao decorrer do livro, as maiores delas acontecem na última parte.

O livro tem um ritmo crescente, a leitura vai fluindo melhor com o decorrer dos capítulos. A dita protagonista, Mia, não me ganhou logo de cara mas eu aprendi a gostar dela com o tempo; e eu ressalto o "dita protagonista" porque quem brilha mesmo é o narrador. Foi um bom começo para a trilogia e os próximos livros prometem.
Wash 21/07/2020minha estante
É o melhor livro que li esse ano! Tua resenha ficou perfeita

Thaysa 21/07/2020minha estante
Obrigada ???
Já vou começar o segundo!

Wash 21/07/2020minha estante
To quase terminando Godsgrave e ele tá MUITO BOM tbm hahah Conseguiu superar a morte do Tric? Essa foi triste...

Thaysa 21/07/2020minha estante
Não, eu não superei!!! E é isso que tá me fazendo adiar a leitura kkkkk toda vez que eu penso em começar eu lembro disso e fico puta

Sohfii 06/01/2021minha estante
Amei a resenha! Já quero ler

Thaysa 06/01/2021minha estante
Aiii, obrigada!!!!! Leia sim! Vale super a pena ?

BeatrizBelicha 28/12/2021

Meu Deus
Oq dizer sobre esse livro?

Foi a minha primeira fantasia e que grande entrada no gênero hein? Eu tô fissurada pelo universo, pelos personagens, pela história em si, eu ri, eu gritei, eu fiz de td, esse livro é meu xodó agr. Eu nem tenho oq falar, só leiam pq o livro é bom!

Algumas coisas foram bem previsíveis, mas o plot, pelo menos pra mim n foi, achei meio jogado, meio que só pra dar um tchan na história, mas mesmo assim foi surpreendente.