Nevernight

Nevernight Jay Kristoff

Resenhas - Nevernight - A Sombra do Corvo

Alessandra @euamolivrosnovos 12/01/2021

Instagram @euamolivrosnovos
Mia Corvere tem sede de vingança contra homens muito poderosos, que enforcaram seu pai por traição e condenaram sua mãe e o irmãozinho a definharem na Pedra Filosofal, uma prisão cuja única saída é a morte.

Seu destino não era diferente, mas a garota consegue fugir com ajuda de um amigo das sombras, que passa a ser seu companheiro e confidente. Acolhida por um homem misterioso, Mia passa a treinar para fazer parte de uma escola de assassinos. Porém, chegar lá viva será apenas um dos seus desafios.

Essa breve sinopse não é nem metade do que eu poderia falar sobre esse livro sem colocar muito spoiler. Nevernight é uma experiência que todo leitor de fantasia adulta deve ter, pois merece atenção pela grandiosidade da trama criada.

O autor acertou em todos os aspectos, inclusive na parte política, ainda pouco explorada no primeiro volume, mas que promete muito em Godsgrave.

O sistema de magia e todos os mistérios são fantásticos e não tem como prever o que pode acontecer no próximo capítulo. Eu devorei as páginas e adorei todas as reviravoltas. Foi uma das melhores leituras do ano, se não a melhor de todas, até agora.

Mia é uma das melhores protagonistas de todos os tempos. Forte, imprevisível, decidida e obstinada. Uma garota dona de si e que ainda tem muito para mostrar nos próximos dois volumes da trilogia.

Se você ainda está se perguntando se vai gostar desse livro eu digo, com toda certeza, que essa é a única opção depois de terminar Nevernight.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Deise 08/09/2021

Nunca tema!
U.A.L! Que fantasia, gente! Amei a construção de todo o universo e personagens. Me divertir muito, fiquei com raiva e apreensiva por alguns personagens... fiquei completamente entregue. Estou sofrendo muito com alguns acontecimentos nesse livro, não esperava. E esse plot? Me pegou muito de surpresa, nunca passou pela minha cabeça quem era o traidor. Minha nota só não é 5 estrelas por causa das cenas de sexo, principalmente com menores de idade. E também pelas notas de rodapé, que me incomodou só um pouco. Recomendo muito essa leitura para os amantes de fantasia.

iris 19/06/2021

muito bom
tanto a escrita, personagens, a complexidade de tudo foram perfeitos.

sem contar com essa "frieza" com relação a morte abordada do fim ao início do livro. a maioria das pessoas (inclusive eu) não são acostumadas com esse tipo de abordagem quando estão lendo alguma coisa. acho que se outro autor ou outra história tentasse colocar esse, vamos dizer, "diferencial" no enredo não chegaria aos pés dessa obra.

com certeza não é um livro para todo mundo. é maravilhoso quando, conforme você vai lendo, as coisas começam a se encaixar e quando você está começando a se acostumar com essa coisa, BUM, o autor te pega de surpresa de novo.

eu queria fazer um adendo aqui porque eu sei das problemáticas do autor e desse livro também. bom, longe de mim passar pano. graças ao bom deus eu não comprei esse livro.

Nicoly Mafra 31/05/2017

Resenha - Nevernight - A Sombra do Corvo
Primeiramente, muito obrigada, @plataforma21_, por ter cedido uma cópia antecipada de Nevernight - A Sombra do Corvo para leitura. Ah Filhas, que livro!

Aos dez anos, Mia Corvere assistiu seu pai, acusado de traição, ser enforcado em praça pública. No mesmo dia, viu sua mãe e seu irmão serem presos em nome do Deus da Luz, e teve que fugir de pessoas que queriam matá-la.

Durante sua fuga, Mia descobre um dom adormecido - Mia pode falar com as sombras. Ela não entende muito o seu dom e nem de onde surgiu o seu companheiro de sombra - um gato muito sarcástico -, mas é tudo o que ela possui, além de sua adaga e um broche da família.

Sem rumo pelas ruas de Godsgrave, Mia encontra Mercúrio, um senhor que resolve ajudar Mia e acaba tornando-se seu mentor, preparando-a para que ela possa se tornar uma lâmina na Igreja Vermelha - o mais mortal grupo de assassinos de toda a República -; e assim, Mia poderá ter sua vingança.

Iniciei a leitura de Nevernight sem saber o que esperar; sabia que era fantasia, que teríamos uma personagem forte, e confesso que minhas expectativas estavam bem altas, mas não esperava um livro TÃO INCRÍVEL!

A escrita do autor é maravilhosa e muita poética - difícil no início, mas com o tempo acaba tornando-se viciante. A adição das notas de rodapé tornou a leitura ainda mais especial; algumas anotações trouxeram informações adicionais do universo que foi criado e outras apenas comentários engraçados do autor diretamente para o leitor - o que foi fantástico.

Nevernight é um livro completo. Além da narrativa incrível, o livro possui personagens muito bem desenvolvidos - Mia e Tric ❤️-, muita magia, sangue, paixão e cenas de tirar o fôlego. Com certeza um dos meus livros favoritos de 2017 e da vida.

Os primeiros capítulos foram difíceis, confesso, mas conforme me acostumei com a narrativa, foi impossível parar a leitura.

Vale ressaltar que, mesmo tendo uma protagonista de 16 anos, este livro não é YA - jovem adulto -, e sim uma leitura para um público mais adulto.

Recomendo MUITO a leitura de Nevernight - A Sombra do Corvo. Este livro é realmente magnífico!

site: www.instagram.com/nickmafra
Carolina165 10/06/2017minha estante
Oi, moça! Adorei a sua resenha. Sinto incomodar, mas poderia me tirar uma dúvida? A respeito do tipo de narrador, de qual se trata?

Beijinhos.

Jessé 20/05/2021

Esse livro me deixou totalmente sem fôlego. Os personagens são muito bem construídos, e além de ser uma fantasia adulta que foge totalmente do padrão atual de fantasias atuais, serviu uma história bem envolvente, que não ficou chata em nenhum fucking momento. A protagonista entrou direto pro meu Top 3 de melhores protagonistas femininas. Tô ansioso pra ler o livro 2.

Flor do deserto 06/07/2021

Mia corvere faz tudo
Título: Nevernight
Autor: Jay Kristoff
Nota: ????
?Sinopse: passe para o lado
?? ?????? ??????? ??? ???????? ? ? ??????????ç?? ??????????

? Li esse livro em uma LC com as meninas do @ e finalmente vim aqui trazer a minha opinião sincera sobre ele, já que foi o meu primeiro contato com fantasia dark.

"? Nunca trema. ? Um sussurro frio no ouvido. ? Nunca tema. E nunca, jamais, esqueça."

? O início de Nevernight é extremamente confuso. Temos vários acontecimentos se desenrolando ao mesmo tempo e por isso o leitor precisa ficar atentos a eles, já que farão total sentido lá na frente.

? O que me auxiliou muito a entender um pouco mais a história, foram o mapa e principalmente as notas de rodapé deixadas pelo autor. De certa forma deixou a leitura um pouco mais lenta, porém, é necessário que leia para compreender o universo de Nevernight.

? Essa narrativa mais lenta durante uns 30% do livro me fez abaixar a nota. Entendo que o primeiro livro de uma fantasia se desenrole com uma narrativa mais gradual, entretanto, fez com que eu demorasse um pouco mais para me conectar com a história.

? Depois que se passaram os 30%, a leitura ficou muito mais imersiva e não conseguia largar a história por nada. Li 300 páginas em um dia apenas, porque queria saber o que aconteceria com a Mia.

? Fiquei triste, chorei, torci.. tive aquele misto de sensações, mas que não foram no ápice para dar cinco estrelas e favoritar. Sinto que essa série vai ser muito boa! E esse foi um ótimo início.

" Ouça, garota ? fungou Aelius. ? Os livros que amamos nos amam de volta. E assim como nós marcamos a nossa posição nas páginas, as páginas deixam marcas em nós"

? Para os amantes de fantasia com romance, aqui temos romance, temos hots, mas não espere algo nível Sarah J Maas, porque a preocupação do autor foi no desenvolvimento da trama política e principalmente da Mia.

? Por fim, quero falar de um personagem que roubou meu coração, o Sr.Simpático, o gato feito de sombras da Mia Corvere. Pensem em um personagem astuto e com os melhores conselhos ou nem tanto. Vale a pena ler só por ele.

? Estou com expectativas altas para o próximo livro. Gostei das tramas políticas, foram bem desenvolvidas e teve um romance na dose certa numa fantasia.

E vocês, Já leram esse livro? Ficaram com vontade de ler? Deixem aqui nos comentários. Beijos, livros e donuts ????

Wash 25/04/2020

Nunca trema. Nunca tema. E nunca, jamais, se esqueça
Nevernight tem uma mistura muito viciante entre sangue e sensualidade. O livro tem uma identidade forte e única, principalmente na criação de todo universo da história. Toda a costura é bem feita e os pontos são muito bem distribuídos, mesmo tendo uma narrativa de presente/passado.

Mia Corvere é uma protagonista completamente diferente de tudo que eu já vi. Tem a lingua ácida e uma conduta rebelde que fazem sua personalidade ser muito forte. Toda sua motivação e seu desejo de vingança é muito bem trabalhado na construção de Mia.

Foi uma ótima introdução de trilogia, o livro é fluído e as notas irônicas do autor no rodapé são muito engraçadas. Talvez o único probleminha seja o excesso de violência em momentos que não pediam tanto. Mas nada que atrapalhe o ótimo livro que Nevernight é.

Freitas 14/07/2022

nevernight
AAAAAAAAA, livro bom, que te prende. Personagens f*das. adorei o plot. MIA, LENDA. Estou ansiosa para ler o segundo livrooo
O lobo não sente pena do cordeiro.
A tormenta não pede desculpas ao afogado.

Hallana 08/08/2020

Perfeito !!!
A leitura foi incrível e rápida! O livro me surpreendeu de muitas formas - a personagem, mitologia e enredo são fascinantes! Já quero ler a continuação !
Jenifer121 08/08/2020minha estante
Se prepara que a continuação é melhor ainda....

Wagner Fernandes 12/03/2023

Diferente do que imaginei. Esperava mais.
"NEVERNIGHT vol. 1: À sombra do corvo".
Parecia ser uma história espetacular, empolgante, diferente, mais "adulta" e violenta... mas é só mais do mesmo. Genérica. Sem novidades. Você com certeza já leu algo beeem parecido ou mesmo igual em muitos trechos.
No geral, é uma trama que dá pra acompanhar, tem um "misteriosinho" pra desvendar (mas torna-se decepcionante).
Eu juro que queria amar essa história! A capa, a sinopse... As 608 páginas prometiam uma viagem na fantasia.
E comprei os TRÊS volumes!
O contexto da trama prendeu a atenção.
A jovem Mia Corvere, filha de uma família nobre, tem sua vida transtornada aos 10 anos com a morte do pai (um tipo de oficial de alta patente) acusado de traição. Ela o vê morrer na forca, sua mãe e o irmãozinho bebê levados para a prisão e ela mesma condenada a morrer afogada pelas mãos de um oficial.
O destino (ou um misterioso "gato" de sombras) a ajuda a se livrar do oficial e a menina vaga pelas ruas de Godsgrave (a cidade) e enfrenta uma gangue de crianças marginais. Salva por um velho misterioso, ela jura vingança contra aqueles que destruíram sua família.
Até a metade do livro temos duas linhas de tempo: Mia aos 10 e aos 16 anos. Ela é uma jovem que ainda sonha com vingança, e o velho que a ajudou a aconselha a ingressar na "Igreja Vermelha", um culto de assassinos, onde ela aprenderá a ser uma Lâmina (assassina da deusa Niah).
Assim, Mia parte numa longa viagem através do deserto para encontrar a Igreja, que é inimiga mortal do governo, a República de Itreya, e se mantém oculta. No caminho, Mia encontra o jovem Tric, que também procura a Igreja.
A trama segue com eles enfrentando monstros das ruínas (tipo "vermes de areia" de Duna), aprendendo sobre a "sombra-gato" de Mia (semelhante a um Daemon de Lyra em "Fronteiras do Universo" e as sombras de "Ciclo das Trevas"). Mas a ESCOLA... Você conhece um tal "HARRY POTTER", né?
Professores, disciplinas, aulas, magias, bibliotecas assombradas habitadas por estranhas criaturas, reuniões com diretora, professores e alunos, pontos por atividade, ... IGUAL Harry Potter.
E tem mais: parece MUITO com "A Lâmina da Assassina" e "Trono de Vidro". Tem até o baile onde os personagens são surpreendidos pela guarda enquanto dançam num salão. (Isso me lembra Vin em "Mistborn" e Celaena Sardothien em "Trono de Vidro")
Ah... e o poder do protagonismo no final! Foi bem bolada a cena. Houve uma surpresa, descobrimos quem matou um dos alunos no início. Falando nisso, NEVERNIGHT é um HP onde alunos MORREM se fizerem escolhas e exercícios errados. Ah, os venenos! Cuidado com professores que põem veneno na sua sopa! Ou que arrancam seu braço com uma espada! Mas há também cura por causa de uma dupla de personagens especiais.
Do meio para o fim até que deu uma dinâmica legal, o final teve muita ação, mas... é uma historinha genérica.
Mais pontos negativos?
Temos.
Revisão cheia de erros. Muitas, muitas, mas MUITAS... (eu já disse que são muitas?)... Sim MUITAS NO-TAS DE RO-DA-PÉ!!! IMENSAS!!! Você até perde o fio da meada. Depois que termina de ler a nota, pensa: "O que estava acontecendo mesmo?"
Meu Deus! Chega a irritar!
Não suportava mais!
Enfim, chato.
Pretendo ler a sequência algum dia para saber se Mia conseguiu sua vingança, mas não estou empolgado, não. Não chega a ser uma história ruim de tudo, mas está longe de ser um fenômeno. "A LÂMINA DA ASSASSINA" é muito superior. Dá de 10 x 0.
Tem livros melhores para ler. Leia por sua conta e risco.
Que pena! Eu queria que fosse bom.
Nota: 3,0 (sendo generoso)
Caio 12/03/2023minha estante
Que resenha bem feita.

Ley 07/05/2020

Essas páginas contém sangue e muito sarcasmo
Fiz uma releitura de Nevernight recentemente, e com essa segunda visão sobre o livro, tirei novas conclusões e pude gostar ainda mais da história, e eu não sabia que isso ainda era possível. Nevernight, para mim, é uma das melhores fantasias dark da qual já li. O livro tem muitos pontos fortes, uma maneira única de nos prender e um enredo que não tenho do que reclamar.

A personagem principal se chama Mia Corvere, uma garota de 16 anos que não possui nada da inocência que aparenta ter. Ela não é uma beleza surreal e o autor até mesmo faz troça disso em alguns momentos. Mia está em busca de uma vingança louca e que moverá céus e terra para conseguir. Em uma república governada por homens discípulos do deus Aa, considerado o "deus real", Mia presenciou a morte do pai quando criança e seu irmão e mãe foram igualmente mortos devido um suposto golpe de estado que seu pai estava querendo conduzir.

O golpe não deu certo, Darius, pai de Mia foi pego e somente a garota conseguiu fugir. A garota só conseguiu preservar sua vida graças ao novo amigo que conseguiu fazer: um gato de sombras. Com um passado desconhecido, o gato de Mia, chamado Sr Simpático não passa de um demônio que come os medos da garota e vive na sombra dela.

Mia tem um objetivo em mente, se formar na igreja da Nossa Senhora do Bendito Assassinato, antagonista de Aa, e ser uma assassina habilidosa, apta para matar os homens mais protegidos da República, responsáveis por matar sua família.

Neste primeiro livro acompanhamos Mia e seu desenvolvimento para conseguir entrar na igreja e se formar. É notável o quanto a personagem tem garra e é dona de si mesma. Mia é uma mulher forte e corre atrás de seus objetivos, seja quais são eles. Ao longo dessa jornada, nos afeiçoamos pela assassina por notar que nela existe mais humanidade do que imaginamos a princípio. Morte a forjou e agora ela também quer forjar mais morte.

Mia é uma sombria, e por isso tem Sr Simpático grudado em sua sombra e se alimentando de seus medos. Conhecer a si mesmo e o que ser sombrio significa também faz parte da trama e ficamos igualmente curiosos para saber mais. É algo muito desconhecido e nem mesmo o gato sabe muito bem. O primeiro livro nos dá mais perguntas do que respostas, então provavelmente saberemos mais adiante.

Sr Simpático é um gato translúcido, porém não falta sarcasmo em toda observação sua. Ele é o alívio cômico para uma história tão repleta de sangue e também nos apegamos a criatura. Ver personagens tão bem desenvolvidos anima qualquer leitor para conhecer mais sobre a obra. Vemos que há muito mais sobre Mia, vingança e sobre suas raízes do que a primeira impressão sustenta, então nos resta ficar atentos para saber mais durante as páginas.

A República que conhecemos aqui, comandada por fiéis que servem ao deus da luz Aa, é também o retrato da corrupção. É simplesmente incrível como o autor recriou um universo totalmente novo e conseguiu introduzir algo tão necessário como a deturpação da fé por meio de falsos profetas. Pessoas que se escondem atrás de um deus para mascarar seus feitos e confiar de que assim está a salvo. Isso reflete perfeitamente como era algumas igrejas séculos atrás e como as vezes somos cegos por excesso de luz.

O livro também possui notas de rodapé e eu suplico que se você for ler esse livro e não gostar de ler notas de rodapé, por favor abra uma exceção e LEIA! O narrador é cômico, irônico e faz muitas observações nas notas que irão contribuir com a trama. É uma história que nos deixa totalmente empolgados para saber mais. Uma obra de arte.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/03/resenha-nevernight.html

Gabriel.Rodrigues 07/04/2021

Livros de mais, séculos de menos.
Eu não consigo citar nenhum defeito para esta história. Uma fantasia perfeita, simples, divertida, sombria e.... quente?

Amei ambientação, os personagens, os testes,os plots.. só achei a tensão cômica e sexual um pouco forçadinha, mas são apenas adolescentes nao é mesmo?

O livro é brutal e te espanta, eu não esperava tanta sujeira, traição e vulgaridade. É uma canção sombria como sua protagonista.

Se vcs estiverem atrás de uma boa fantasia, adulta, sem firula, Nevernight é a escolha certa. Deem uma chance para este livro vcs não vão se arrepender.

suhca 16/10/2020

Um universo incrível com uma grande riqueza de detalhes...
De cara vc fica meio perdido, mas aos poucos vai se acostumando ao cenário. Confesso que de início não gostei muito, achei uma escrita um pouco distante e não fiquei muito interessada... Mas após uns 10% do livro, eu juro que melhora haushsush acho que eu tinha sentido falta de poder me conectar de fato com a personagem através de diálogos... e seguindo em frente, as coisas só ficaram mais interessantes de um jeito que eu não conseguia mais largar haushsusjsh Enfim, gostei muito da escrita do autor, com todas suas comparações e conversas com o leitor, além de seus plots que eu preciso parabenizar haushsusjs... e com muitas expectativas para o meio dessa saga, o que tenho a dizer do seu nascimento é que foi uma experiência incrível :)

Rafaela 20/06/2020

Okay...meu Deus
Caraca, não tenho nem palavras pra descrever o quanto me surpreendi. Posso falar que nos primeiros 30% do livro eu estava achando bem chato e muito confuso e quaseee me desanimei pra leitura. A partir dai, a história começou a melhorar e se tornar mais fluida, mas, a grande guinada amigxs, é a partir dos 70% que tudo muda, e, ai sim, o negócio fica BOM. Tem que ter um pouco de paciencia? Sim, tem. Vale a pena? Sim, muito.
Sei que esse volume é só a pontinha do iceberg e estou sedenta pelos próximos.
Rafa 20/06/2020minha estante
sabe que eu já peguei mais de uma vez esse livro pra ler e não saio de começo dele, mas tua resenha me animou... vou tentar novamente!!

Rafaela 20/06/2020minha estante
Ahhh! Vale a pena, juro :) depois me fala oq achouu

Rafaela 20/06/2020minha estante
Ps: o começo é bem chatinho msm

Hayssa 20/05/2024

O começo foi muito confuso e quase me fez desistir
Era muita coisa sendo despejada pra construção de mundo proposta pelo autor, pois além da narrativa da história, existiam dezenas de notas nos primeiros capítulos. Mas após a ambientação, a história se desenrola bem e é envolvente. Gostei muito da história e de como esse livro terminou, mas não sei se lerei os demais, pois fiquei satisfeita com o final apresentado nesse.
Não leia esperando romance, até tem um envolvimento mas o objetivo da história nunca foi esse.