Imperador Deus de Duna

Imperador Deus de Duna Frank Herbert

Resenhas - O Imperador-Deus de Duna

Gustavo Rodrigues 03/06/2021

Tirano ou não? Eis a questão.
Sem dúvidas, é o livro mais denso e profundo até agora. Quase nada de ação, mas diálogos e citações que te fazem questionar muita coisa.

A história gira em torno de Leto Atreides II e suas atitudes que são, por vezes, dúbias. É o personagem mais complexo e cheio de camadas que já vi, e é quase impossível conseguir entende-lo totalmente.

Ele é um ser que se sacrificou pela humanidade ou é só mais um déspota que impõe sua religião e seus conceitos a tudo e a todos? Confesso que terminei a leitura e ainda não sei bem o que responder.

É um baita aprofundamento na questão política/religiosa, e traz grandes diálogos e frases marcantes. Mesmo tendo um estilo diferente dos três livros anteriores por ser mais lento, não deixou a desejar no que entregou.
jusousan 04/06/2021minha estante
Eis que tu achou tua série favorita pois todos 5 estrelas até agora

Gustavo Rodrigues 04/06/2021minha estante
Sim! Todos 5 estrelas e devidamente favoritados

brunoaaquino 18/08/2021minha estante
Mds, se esse é ainda mais complexo eu não entenderei nada. Mesmo lendo os três primeiros não entendi direito qual a da presciência akakka.

klaubier 16/12/2021minha estante
Acho que este livro é o que mais sofreu com problemas de tradução, até por ser o primeiro que tem notas de rodapé da tradução. É complexo e o jogo de palavras (especialidade do Velho Verme) não fica muito preciso em PT-BR. Só minha opinião.

Marcos.Leste 18/10/2023

Uma jornada desafiadora e recompensadora.
É o quarto livro da série, é uma obra desafiadora e recompensadora.

Um salto no tempo - o livro se passa 3500 anos após o terceiro livro da série. Ele tem início em um futuro distante, onde a humanidade é governada por Leto II, que é um verme humanoide.

Uma narrativa diferente - em relação aos livros anteriores da série, a leitura neste se torna um pouco mais lenta e reflexiva. O livro é mais contemplativo. Há poucas cenas de ação e a maior parte da história é composta por diálogos e reflexões sobre o futuro da humanidade.

Um personagem complexo - Leto II é um personagem complexo e interessante, a sua visão do futuro é perturbadora e ao mesmo tempo fascinante. ele acredita que a humanidade está condenada a autodestruição e que a única maneira de salvá-la é forçá-la a evoluir para algo novo. Ele é um déspota que governa a galáxia com mão de ferro, acredita que isso é necessário para a sobrevivência da humanidade, porém sua visão é questionável, para Leto II o livre arbítrio é uma ilusão, pois todos os eventos são pré-determinados e que o seu próprio governo é uma manifestação do determinismo.

O Imperador Deus de Duna é um livro desafiador, mas recompensador. É uma obra de ficção científica que leva o leitor a refletir sobre o futuro da humanidade.

Ogaiht 06/05/2021

Um Divisor de Águas Dentro da Saga
Imperador-Deus de Duna talvez seja o livro mais difícil da saga. Seja por ele estar justamente no meio das duas trilogias, seja pela complexidade de sua narrativa. Aqui, a estória dá um salto de 3.500 anos após o terceiro livro. O único personagem restante é justamente Leto II, o Imperador-Deus, que governa o Império com mãos de ferro. O planeta Arrakis, agora chamado apenas Rakis, não é mais um deserto, mas sim um planeta verde. As viagens interplanetárias foram proibidas. A paz foi imposta em todo o Império, mas isso não quer dizer que não haja forças que conspiram contra o Imperador.
Comparado aos livros anteriores, este tem pouquíssimas passagens de ação, tendo uma narração mais contemplativa que combina com a personalidade filosófica do Imperador. Aliás, Frank Herbert nunca construiu personagens simpáticos ou de fácil empatia e Leto II não foge à regra, mas nem por isso deixa de ser uma figura interessante. É um personagem de atitudes dúbias: seria ele um mero tirano que sucumbiu ao poder ou alguém que se sacrificou para salvar a humanidade da destruição?
Gustavo Rodrigues 03/06/2021minha estante
Cara, impressionante como a gente teve exatamente a mesma dúvida, tanto é que falei isso na resenha. Nao sei se ele era um tirano ou um salvador

Ogaiht 03/06/2021minha estante
Talvez os dois? ????

MarcosQz 25/08/2021

Um ótimo recomeço de uma história antiga.
Imperador Deus de Duna se passa em pouco mais de 3000 anos. Leto Atreides II é o Imperador Deus de Duna, amado por tantos, odiados por outros tantos.
Primeiro livro da segunda trilogia envolve mais romance que política, temos mais de uma via romântica na história, o que a torna muito interessante. E é através desses romances que segredos vão sendo revelados, mostrando as artimanhas de casa casa, família, indivíduo, o amor aqui, como em alguns casos, supera tudo, parece clichê, mas não chega nem perto de ser.
Política e religião são uma coisa só, e poucos ousam ir contra isso. Leto II tem todo um plano, afinal ele precisa seguir com o Caminho Dourado e garante que isso cumprido.
Não dá pra falar muita coisa sem dar spoilers, mas é um livro envolvente, a leitura é mais fácil que os três anteriores, mesmo demorando pra entender algumas coisas que Leto diz, coisas que só ele é capaz de entender.
Garante a curiosidade para continuar com a saga.

Ellie 24/12/2023

Poder
Tudo gira em torno de confiança e política. Até que ponto um ser humano pode realmente se tornar um Deus e até quando suas fraquezas podem ser escondidas.

Willpacheco 15/11/2021

Mais um ótimo livro da saga Duna
O Imperador Deus de Duna continua a história de Leto II filho de Paul, muitos anos após o livro anterior. Apesar de a história ser lenta, o livro se aprofunda muito mais nos temas que a saga de Duna trás.

mariliapgm.livros 24/01/2021

Abaixo dos outros
Sempre gostei das discussões filosóficas dos livros do universo Duna, principalmente a maneira como essas questões (de religião, política, Tempo, honra...) ficavam entremeadas na trama principal de um jeito muito coerente e interessante.
No caso desse quarto livro, acho que o autor de perdeu demais nessas confabulações, de um jeito que até mesmo como leitor a gente se sente meio perdido. Além disso, não tenho problemas com livros grandes, desde que tenham motivos pra isso (o primeiro Duna é um bom exemplo). No caso de Imperador Deus de Duna senti que houve poucos eventos na história se comparado aos três anteriores, de forma que muitos temas e até diálogos ficaram repetitivos, causando uma sensação de "enrolação".
Enfim, adoro os três primeiros volumes, agora é torcer pra que os livros 5 e 6 sejam melhores que esse 4?!

mariana 07/06/2023

um tirano ou um servo altruísta?
"a maior parte das civilizações se baseia na covardia. é tão fácil civilizar ensinando a covardia. você pode mandar embora os padrões que levariam à bravura. você restringe a verdade. você regula os apetites. você cerca os horizontes. você determina uma lei para cada movimento. você nega a existência do caos. você ensina todas as crianças a respirar vagarosamente. você doma."

desde o fim da primeira trilogia, a história vem tomando rumos peculiares. que personagem mais complexo esse leto! o imperador deus que sacrificou sua vida para garantir a paz que idealizou; mas por mais altruísta que fosse, onde estava a justiça de suas regras? e quanto a sua tirania ao manipular as massas para seus projetos, de certa forma, egoístas? impor seu caminho dourado teria sido justo com o impulso evolutivo da humanidade?

confesso que, até dias depois de terminar a leitura, ainda me encontro em uma dualidade de admiração e desafeição por leto. frank herbert, sempre genial, nos faz questionar muita coisa. esse livro foi uma aula de ciências políticas e sociais.
Mimi Macedo 07/06/2023minha estante
Tenho q começar a 2° trilogia ganhei o box com os 3 volumes ?

mariana 07/06/2023minha estante
ahhh que legal, Mimi! esse universo é incrível, não é?

Siiiimmm

Mimi Macedo 07/06/2023minha estante
Não vejo a hora de assistir a segunda parte do filme, ainda faltou muito do q tem no primeiro livro.

mariana 07/06/2023minha estante
verdade! também tô ansiosa! espero que novembro chegue logo hahah

Bruno Meneghello 26/04/2024

A história se passa mais de 3 mil anos depois dos acontecimentos relatados nos 3 primeiros livros. E retrata o império criado pelo Imperador Deus Leto II, filho de Paul Muad'Dib.
Houve uma união e centralização do império. Tudo é governado por ele, pois é quem controla o que restou da especiaria. Com a mudança climática de Arrakis a água fez com que os vermes morressem, testando apenas as trutas (filhotes) em torno do corpo do Deus, o que também trouxe longevidade à sua vida. E isso vai se tornando cada vez mais uma bomba prestes a estourar.

A história é praticamente outra, com outros personagens, incluindo aqui o Deus Leto II, muito diferente do Leto que vimos no livro anterior.
Dentre os novos personagens mais relevantes estão: Moneo, Siona, Hwi Noree, Anteac, Nayla, as Oradoras Peixe, Malky, entre outros.

Não foi uma história que me agradou muito. O Imperador Deus é um personagem que ao mesmo tempo que é intrigante, é também um pouco irritante. Não sei explicar direito. Ma minha opinião foi o pior deles.
Espero que os próximos sejam melhores ???

Raphael.Prista 17/10/2023

Fodaaaa
Um livro inteiro, totalmente focado em um personagem, e que tinha tudo pra dar errado. Mas não deu.
Duna é uma história grande, com muitos personagens e várias coisas acontecendo ao mesmo tempo. Mas nesse livro Herbert mudou. Fez uma história menor, totalmente ficado em um personagem e muitos, mas muitas filosofias e debates sobre o mesmo.

Afinal, tudo bem oprimir as pessoas, ser um tirano, para um bem maior da humanidade?

Quanto poder um homem precisa ter para que seja considerado um Deus?

O homem com tal poder para ser chamado de Deus, ainda é homem e portanto, comete erros e está sujeito a cair em tentações sentimentais?

Yoh 30/11/2021minha estante
Quero mt ler!

Nat 30/11/2021minha estante
Muito bom! Recomendo!

lisanalgaib 28/12/2022

IMPERADOR DEUS DE DUNA, atrativo e denso.
Não há palavras para expressar tamanha maravilhosidade deste livro. Com uma história realmente boa, que entrega ação, mas possível diálogos tão bons quantos a ação.
Neste livro, a crítica a sociedade é mais trabalhada, no meu ponto de vista.
Leto, com sua memória ancestral, faz vários comentários sobre os rumos tomados pela sociedade, uma sociedade vinda muito antes dele.

Entre os personagens deste livro, destacam-se Duncan Idaho e Siona Atreides.
Duncan, um ghola, está vivo pela engeosidade dos Tleilaxu, que preservam as células originais de seu primeiro corpo. E Siona, uma rebelde que luta contra a Tirania do Imperador Deus.

Este livro possível um jeito novo de contar um romance, fazendo ser mais do que físico, mas algo espiritual, entre almas entrelaçadas.
O Caminho Dourado ainda é um termo muito utilizado neste livro, por conta de Leto, que possui nada mais do que mais de 3.500 anos, que viu Arrakis tornar-se verdejante e vigorosa.
Os acontecimentos narrados em "Duna", "Messias de Duna" e "Filhos de Duna" vivem apenas em sua memória longínqua, há versões que conta o que ouve, alguns mais verdadeiros do que outros.
Realmente é um livro que fará você refletir por um instante, mas não por suas palavras complicadas, mas pelo objetivo, a mensagem transmitidas pelas páginas desta história.
Imperador Deus de Duna é um livro esplêndido, deixo-o em segundo lugar em meu ranking:
1°- DUNA;
2°- IMPERADOR DEUS DE DUNA;
3°- MESSIAS DE DUNA;
4°- FILHOS DE DUNA.
Com um final impressionante e cheios de significados e com um gostinho de quero-mais, Imperador Deus de Duna encerra-se brilhosamente. Com alguns pontos não encerrados, mas creio que serão debatidos no próximo livro e minha próxima leitura: "Hereges de Duna".

Rafaela.Carvalho 07/05/2020

Não gostei
A história se passa mais de 3 mil a frente do último livro com Leto II sendo o imperador-deus. A história se arrasta sem personagens legais ou carismáticos. Duncan Idaho é um personagem que volta como um ghola para a história mais uma vez e até mesmo ele é um personagem chato, entediante e super esquentadinho. Não consegui ter uma gota de simpatia por nenhum dos personagens, e desde o começo eu consegui entender grande parte do que aconteceria no final. A leitura se arrastou como nunca tinha acontecido comigo e eu demorei uma eternidade para terminar. Tenho os outros dois livros e tenho certeza que só lerei daqui a uns anos.
klaubier 16/12/2021minha estante
Exato, eu parei por aqui, acho que já deu o que tinha pra dar esse universo.
Até comecei a ler o 5, mas parece pior ainda, pois não temos mais nenhum dos personagens cativantes da primeira trilogia.

Breno.GAmez 20/11/2023

Mais um livro genial da série Duna. Retoma o debate sobre religião e poder, da mesma forma que trás novos questionamentos sobre o que é bom e o que é ruim. A narrativa é fluida, prende o leitor com certa facilidade, ao mesmo tempo que introduz debates mais profundos e até filosóficos a respeito do poder.