Imperador Deus de Duna

Imperador Deus de Duna Frank Herbert

Resenhas - O Imperador-Deus de Duna

Marcos774 16/02/2022

Fantástico!
Esse livro é incrível, misterioso e instigante do começo ao fim. É impossível parar de ler depois que você começa.
Pra quem ama o universo de Duna é um prato cheio!

voandocomlivros 19/02/2022

"MUITOS PODEM ENTENDER. O QUE AS PESSOAS FAZEM DO ENTENDIMENTO É OUTRO ASSUNTO."

"Imperador Deus de Duna" é o quarto livro da série Duna. Essa série é separada em duas trilogias. Eu fiquei alucianada com a leitura da primeira trilogia. Quando paro para lembrar dos três primeiros livros, eu ainda não consigo acreditar no quão criativo e revolucionário o autor Frank Herbert foi no desenvolvimento desse universo.

Geralmente eu não faço resenha de continuação de séries, porque não gosto de dar spoilers. Mas nesse livro, em específico, eu quero compartilhar minhas impressões. Por ser o primeiro livro da segunda trilogia, conseguirei falar sobre ele sem estragar a experiência de futuros leitores da série. E para evitar qualquer tipo de spoiler, não vou citar o nome de nenhuma personagem desse quarto livro.

"NÃO SE PODE ENTENDER A HISTÓRIA A MENOS QUE SE ENTENDAM SEUS FLUXOS, SUAS CORRENTEZAS E AS FORMAS COMO OS LÍDERES SE MOVEM DENTRO DE TAIS FORÇAS."

A Arrakis (nome do planeta) que encontramos aqui está totalmente diferente daquela que descobrimos no primeiro livro: "Duna". Mas não só ela, o ritmo e a dinâmica narrativa são totalmente distintos das obras anteriores.

Aqui, em "Imperador Deus de Duna" o autor pisa no freio, saímos do foco amplo e frenético com mil coisas acontecendo, para mergulhar nas camadas de um Imperador ditador que tudo sabe e tudo vê. Acompanhar a transformação desse Deus de Duna é extremamente surreal.

"PRIVILÉGIO SE TRANSFORMA EM ARROGÂNCIA, ARROGÂNCIA PROMOVE INJUSTIÇA. AS SEMENTES DA RUÍNA FLORESCEM."

Eu continuo ficando em choque com a criatividade do Herbert, e mais uma vez meu queixo caiu com a quebra... quebra não, esmagamento da imagem de uma personagem muito importante para a série. Pois é, esse autor tem o dom de esfregar na minha cara que eu não sei nada de nada. E eu acho isso absolutamente incrível haha...

Enquanto acompanhamos a ascensão de rebeldes contra o Imperador Deus que mantém uma paz forçada em vários planetas, nós, também, desvendamos mistérios que foram criados nos livros anteriores. Sem falar nas reflexões que a história proporciona sobre política, filosofia, religião, amor, força feminina e destino da sociedade, não só da época do livro, mas da nossa também. "Imperador Deus de Duna" é atemporal.

"A BRUMA DA NOSTALGIA RECOBRE ESSE DIAS [...] ESSA É A FORMA COMO O PRESENTE MUDA A HISTÓRIA. TODOS OS CONTEMPORÂNEOS NÃO HABITAM O MESMO TEMPO. O PASSADO ESTÁ SEMPRE MUDANDO, MAS POUCOS PERCEBEM."

Apesar de não ter amado essa leitura como aconteceu com as três primeiras, eu gostei da experiência e continuo super curiosa para saber o que o genial Frank Herbert preparou no próximo volume: "Hereges de Duna".

"A CAUTELA É O CAMINHO PARA A MEDIOCRIDADE. A MEDIOCRIDADE, TRANSITÓRIA E DESAPAIXONADA, É TUDO O QUE A MAIORIA DAS PESSOAS ACREDITA QUE PODE ATINGIR."

site: https://www.voandocomlivros.com/post/imperador-deus-de-duna-resenha

Leandro Vieira 20/06/2023

A complexidade de um Deus
3500 anos após os acontecimentos de Duna, acompanhamos o filho de Paul e Chani, Leto II Atreides. O nosso Imperador Deus. Um ser único em parte humano e em parte verme. Esse ser milenar criou uma nova realidade em Duna. Não há mais desertos, agora existem florestas, rios e chuva em Duna. Leto criou e manteve o Caminho Dourado, seu plano de reprodução que iria manter a humanidade a salvo.
Visto como um tirano cruel, no fim é mostrado o quanto ele sacrificou de si próprio para manter o universo a salvo e a humanidade viva. Com a inteligência de todos os seus ancestrais, Leto carrega um conhecimento milenar, o que faz dele o ser mais complexo e magnífico que já existiu.

Carolina Tonglet Monzi 07/08/2022

Espetacular
Frank Herbert era um gênio!
Uma pena que esses livros não consigam atingir um público maior!
Livro de tirar o fôlego com debates incríveis sobre política, religião, humanidade, comportamento, passado, futuro e presente!
Um dia quero reler com olhos mais maduros!

Tati Freitas 23/08/2022

Males que vem para o bem????
Esse livro é bem diferente dos outros, confesso que de primeira fiquei triste pelo que o Leto se tornou, mas é daí que vem todas as questões do livro. Achei ele mais filosófico do que os últimos, trazendo novamente questões que continuam sendo atuais. Curiosa para saber onde vai dar o tal Caminho Dourado.

Somente Leituras 02/09/2022

Imperador Deus de Duna
Quando falei que iria ler, alguém que já leu me falou que talvez eu encontrasse dificuldades, e que o próximo é melhor.
E o que eu encontrei nessas páginas foi fascinante, ele é mais reflexivo que o terceiro, a vibe dele se assemelha com o primeiro.
Eu li em sete dias, li aos poucos para digerir, me peguei diversas vezes querendo ler mais rápido porque estava muito bom, e outras querendo ler devagar pelo mesmo motivo, para fazer a leitura durar mais.
Estou muito ansiosa para o próximo, mas vou dar um tempo, para não criar muitas expectativas.

Nas minhas resenhas só escrevo o que senti e como foi a leitura para mim, dificilmente falo algo da história.

Jackson 15/09/2022

Mesmo a leitura sendo lenta e sem muita ação, temos uma boa aula de filosofia por parte do autor. Enfim, vemos um cenário menos árido e o deslumbre de um futuro não muito esperançoso. A história de Leto Atreides 2 tmabém se encerra aqui.

Campos 23/04/2023

Arrastado para mim
O livro começa muito interessante, mas para mim ele vai ficando arrastado, a necessidade de se tornar todas as atitudes de Leto ações filosóficas e acabam deixando para mim a história mais truncada

Gus 29/10/2022

Achei o desenvolvimento de Leto muito intenso, meio angustiante. Tudo que ele discorre, sobre a sociedade política e civil me fizeram pensar bastante no momento político global. Gostaria de um fim diferente, mas sempre é assim né?

Estevam.Moraes 31/12/2023

O imperador deus reina
Que plano audacioso esse do imperador deus.

Quem acompanha a aventura de Siona e Duncan não sabe e nem chegara perto de saber quais os grandes planos do imperador até que seja tarde demais.

Um dos meus favoritos do Herbert (só perde pro primeiro Duna) e um dos mais complexos em diálogo que já li.

Filosofia, intrigas, batalhas e um plano surpreendente.

Para todos que amam e ficam curiosos com as descobertas e complexidades de um ser (quase) imortal, recomendo.

Rafa 04/11/2022

Chato!!!
Livro muito chato, todo enigmático, todo aberto a interpretações e cheio de frases complexas e vazias. Pouquíssimos capítulos me prenderam. No início eu estava gostando, porque eu estava com saudades do universo de DUNA, mas logo foi ficando chato, até chegar ao ponto em que se tornou insuportável. O final também foi muito chato, já que Leto já deixava claro seus planos ao dar tanto poder aos seus inimigos.

Outra coisa, esse livro é o primeiro da segunda trilogia. Aqui o universo de Arrakis é extremamente diferente daquele encontrado na primeira trilogia. Até porque essa obra retrata um cenário de aproximadamente 3000 anos após o fim da primeira trilogia.

Enfim, vou continuar lendo. A complexidade desse mundo me prende. Mesmo que às vezes a leitura se torne extremamente chata e cansativa o conjunto das obras é riquíssimo.

Gabs 09/03/2023

Frank Herbert sempre será incrível
Eu tinha desistido de ler a segunda trilogia quando me decepcionei com o final da primeira, mas depois de um ano fiquei morrendo de saudade de Duna e voltei pra saga.

Eu sabia que seria diferente, mais reflexivo e tudo, mas sinceramente não gostei do livro, a minha impressão é que não aconteceu NADA do começo ao fim.

Não senti evolução nas reflexões enigmáticas de Leto, não vi desenvolvimento nos personagens, achei tudo (os três mínimos acontecimentos) muito previsível e pouco elaborado, simplesmente terminei o livro com a sensação de que nem tinha começado.

A única coisa que defendo profundamente é que a escrita de Frank Herbert continua sendo incrível a ponto de me segurar por 500 páginas sem mínimos acontecimentos. Não sei o que acontece, mas valeu a pena por isso e talvez eu continue a trilogia mais pra frente pq o final me deu alguma curiosidade sobre o futuro de Arrakis.

" - Os Atreides viviam a serviço das pessoas que eles governavam. A medida de seu governo era encontrada na vida dos governados. Portanto, os Duncan sempre querem saber como o povo vive" (p. 360)