Imperador Deus de Duna

Imperador Deus de Duna Frank Herbert

Resenhas - O Imperador-Deus de Duna

Gus 29/10/2022

Achei o desenvolvimento de Leto muito intenso, meio angustiante. Tudo que ele discorre, sobre a sociedade política e civil me fizeram pensar bastante no momento político global. Gostaria de um fim diferente, mas sempre é assim né?

Cuico 22/04/2024

Você estaria disposto a se sacrificar pelo bem maior?
Esse livro em si JÁ É um grande debate. Todos os tópicos abordados são possíveis de serem debatidos por horas e horas. É simplesmente uma aula de política, religião, filosofia, gestão, sem contar os detalhes sociais do desenvolvimento das relações e biologia humana. É um livro absurdamente denso e genial que está escrito no Universo de Duna, mas que pode ser compreendido em esferas reais com temas e discussões pertinentes até os dias de hoje.

Rafa 04/11/2022

Chato!!!
Livro muito chato, todo enigmático, todo aberto a interpretações e cheio de frases complexas e vazias. Pouquíssimos capítulos me prenderam. No início eu estava gostando, porque eu estava com saudades do universo de DUNA, mas logo foi ficando chato, até chegar ao ponto em que se tornou insuportável. O final também foi muito chato, já que Leto já deixava claro seus planos ao dar tanto poder aos seus inimigos.

Outra coisa, esse livro é o primeiro da segunda trilogia. Aqui o universo de Arrakis é extremamente diferente daquele encontrado na primeira trilogia. Até porque essa obra retrata um cenário de aproximadamente 3000 anos após o fim da primeira trilogia.

Enfim, vou continuar lendo. A complexidade desse mundo me prende. Mesmo que às vezes a leitura se torne extremamente chata e cansativa o conjunto das obras é riquíssimo.

Gabs 09/03/2023

Frank Herbert sempre será incrível
Eu tinha desistido de ler a segunda trilogia quando me decepcionei com o final da primeira, mas depois de um ano fiquei morrendo de saudade de Duna e voltei pra saga.

Eu sabia que seria diferente, mais reflexivo e tudo, mas sinceramente não gostei do livro, a minha impressão é que não aconteceu NADA do começo ao fim.

Não senti evolução nas reflexões enigmáticas de Leto, não vi desenvolvimento nos personagens, achei tudo (os três mínimos acontecimentos) muito previsível e pouco elaborado, simplesmente terminei o livro com a sensação de que nem tinha começado.

A única coisa que defendo profundamente é que a escrita de Frank Herbert continua sendo incrível a ponto de me segurar por 500 páginas sem mínimos acontecimentos. Não sei o que acontece, mas valeu a pena por isso e talvez eu continue a trilogia mais pra frente pq o final me deu alguma curiosidade sobre o futuro de Arrakis.

" - Os Atreides viviam a serviço das pessoas que eles governavam. A medida de seu governo era encontrada na vida dos governados. Portanto, os Duncan sempre querem saber como o povo vive" (p. 360)

Aribra 29/04/2009

Sextologia Duna

Aqui já se passaram 3.500 anos desde os últimos acontecimentos do livro anterior. Duna já não é mais deserto e não tem mais os grandes vermes e nem produz mais a ambicionada especiaria. Leto II ainda domina o universo conhecido. É eterno, é Deus, é único. As viagens espaciais foram proibidas, a humanidade não tem liberdade e tudo funciona como ele quer. Domina e forma dominantes. O único senão na história é a sua teimosia em reclonar o guardião dos Adreides, Duncan Idaho. Não fica claro o porque dessa obsessão. Os Dunca não se encaixam no novo mundo, vivem rebelando-se e acabam sempre sendo mortos ou pelo próprio Leto ou por sua guarda, representada por uma nova máquina de guerra: As Oradoras Peixe, um exército apenas de mulheres. Leto faz uma apologia à capacidade e superioridade de um exército de mulheres em relação a um exército de homens. O livro é um pouco lento e parado em relação a ação. Frank Herbert perdeu-se um pouco na história e a fixação no personagem Duncan Idaho acabou por deixar toda a história sem sentido.

Este livro tirou meu interesse pela série e parei de ler embora tenha comprado os outros dois que ainda vou ler.

Dener PÃ 30/05/2012minha estante
Minha opinião é completamente contrária à que foi exposta pelo prezado Aribra. Pra mim esse volume é o melhor da série, pois explora profundamente a questão do "ser Deus". A eternidade que existe na superconsciência de Leto II evoca uma série de reflexões...bem como o tédio eterno, a vontade do fim de tudo...bem, pra mim este livro é bastante profundo. Se for lido apenas com olhos para a trama em si perde o foco que FHertbert quis evocar. Além do mais, muito do que parece sem sentido acaba se tornando claro no próximo volume "Os Hereges". Vale a pena mergulhar na obra como exercício psicanalítico e pensar nas infinitas probabilidades que o cosmo é capaz de criar...ou a própria mente humana!

Abraços a todos!

Rogerio 15/01/2014minha estante
Creio que Herbert deixou Duncan como um elo do passado, como algo que pudesse ligar toda esta história complexa e extensa.
Mas concordo com Dener, o foco está na pessoa do Imperador-Deus, como sempre o autor segue pela vertente psicológica, e dá maior a este lado do que a trama em si, diferente do primeiro livro.

Morgana 30/04/2020

Reflexões de Leto II
Presenciamos o resultado da metamorfose de Leto II iniciada no livro anterior da saga.

neto0533_ 28/06/2023

Uma ótima, mas confusa introdução para a segunda trilogia.
Quarto livro da saga, Imperador Deus de Duna foi lançado pela primeira vez em 1981. Se passaram 3.500 anos desde o final do último livro, e o Império agora é governado pelo Imperador Deus, uma versão quase imortal de Leto II, em processo de metamorfose desde sua mescla com trutas de areia no livro anterior.

Como seu próprio título diz, o Imperador agora é praticamente cultuado como um Deus, governando de forma tirânica, e cumprindo seus objetivos com o Caminho Dourado com o controle de seu exército pessoal de mulheres ? as Oradoras Peixe.

O deserto de Duna agora foi reduzido a apenas uma pequena parte do planeta ? em relação à sua atual área fértil ? fazendo com que a produção de especiaria diminuísse cada vez mais, e Leto fosse o único responsável pela distribuição da mesma, mantendo assim sua posição como regente do Império. Com viagens pelo espaço proibidas às pessoas comuns e controladas passo a passo pelo Imperador, surge uma rebelião contra seu governo, com parte dela sendo liderada por Siona Atreides, descendente de Ghanima e Farad'n, que acredita que o universo seria melhor com a destruição completa de seu Imperador.

Nesse livro, Herbert dá enfoque para Leto na maioria dos capítulos, tentando passar um senso de humanidade a um personagem que deixa cada vez mais de ser humano. A ideia de Leto II sendo um tirano, controlando o universo com mão de ferro, e tentando justificar seus métodos de forma forçada e presunçosa a outros personagens acaba afastando o leitor um pouco desse personagem, que nem por isso deixa de ter mais camadas. O ritmo é mais lento que o dos livros anteriores e as cenas de ação são mais escassas, dando mais espaço para filosofia, política, religião e ecologia ? assuntos já recorrentes na saga.

Mesmo avançando na construção de universo e apresentando novos conceitos, parece que o modelo de grandes conflitos e tramas dos livros anteriores foi deixado um pouco de lado para contar uma história mais fechada em seu próprio escopo, como se fosse uma pausa no prosseguimento da saga para dar enfoque em eventos específicos, (parecido com o que ocorreu no segundo livro, mas de uma forma mais bem desenvolvida) que podem ser importantes para os próximos livros, mas que acabam prejudicando o ritmo da narrativa.

Toda a construção de universo de Duna acabou sendo um pouco suprimida nesse livro, com várias questões como a presciência, a especiaria e os vermes de areia sendo somente citadas, causando certa estranheza no leitor que já havia se acostumado com essas questões no livro anterior. O foco do livro é desenvolver o protagonista de uma forma complexa e talvez preparar o terreno para os dois últimos livros da saga, cumprindo esses objetivos muito bem e deixando várias questões em aberto para serem solucionadas na parte final da saga.

Como parte de uma saga, o livro não avança totalmente a história, mas cumpre bem sua proposta de ser uma pausa para dar enfoque no governo e personalidade de Leto, e introduzir mais fortemente o conceito do Caminho Dourado apresentado no terceiro livro. É uma leitura meio cansativa por causa dos capítulos filosóficos e os quase monólogos do Imperador Deus, mas é um grande avanço na parte política da saga, desenvolvendo muito bem as questões de uma sociedade governada por tirania, já mostradas no segundo livro, mas tendo um maior foco e desenvolvimento nessa obra.

Maria Helena 14/07/2023

Esse livro me tocou muito, principalmente pelo fato do Leto ll ter se tornado um ser tornado praticamente uma entidade, sendo assim o descaraterizando como humano. A sua solidão me deixou profundamente triste, compreendendo que ele nunca foi compreendido por ninguém, nem pelas pessoas que o rodeavam.
Ele vive uma linha tênue entre a tirania e o altruísmo. Ele se doou para o caminho dourado, dando sua existência como ser humano e recebendo apenas a gentil Hwi e umas dezenas de duncan idaho.
Um livro que faz você sentir raiva e compaixão ao mesmo tempo. Poucos livros causam essa sensação.
Um livro lido e que dificilmente será esquecido por quem ter o privilégio de lê-lo.

Jussara 29/10/2022

Um imperador q hora odeia o q se tornou e hora se refestela com a própria divindade. Mas fora a figura de Leto II, a história em si é basicamente a mesma dos primeiros livros, com jogos políticos, intrigas, não tão elaboradas quanto na primeira trilogia, mas ainda assim consegue sustentar a enredo. Leto é um personagem dúbio, as vezes bom e outras mau em, meio herói, meio ditador, nem sempre nessa proporção. Foi interessante tbm ver as mudanças na paisagem de Duna, q já não lembra em nada o q já foi, e o q pode ser novamente...

I.m.melo´s 31/12/2022

Mil e uma emoções
Este livro foi de 0 a 100 muito rápido, eu tenho que dizer até antes da página 100 enrolei muito pra ler pois sabemos que eu não gosto de termina nenhum livro da saga Duna por ter um grande apego a eles mas tenho que dizer depois da página 100 pra frente uau esse livro te leva a ter mil e uma emoções diferentes, eu sempre disse que nunca entenderia o imperador deus de duna Leto II mas no fim eu acho que entendi ele, e como todos os livros da saga Eu termino esse já com aquela grande curiosidade pro próximo. Não sei oq dizer sobre este livro em específico da saga pq foram tantas emoções no final.
Me apaixonei pela Hwi que me fez ver outro lado do imperador, torci pra Siona desistir mesmo sabendo que ela não desistiria, torci pro Duncan ser o último ghola e foi, eu sentia junto com o Moneo o verme chegando e eu ficava :se eu fosse ele já tinha saído correndo a muito mais tempo"
Que leitura incrível eu jurava que duna o primeiro livro nunca seria superado mas tenho que dizer imperador deus de duna na minha opniao ocupa o primeiro lugar junto com duna os dois andam lado a lado pq ambos são incríveis perfeitos.
Eu me xingo o tempo todo por ter enrolado pra ler esse livro pois se eu não tivesse enrolado teria lido ele em duas semanas que nem o primeiro livro da saga.
Tudo que eu escrevi aqui saiu diretamente do meu coração em relação a este livro, eu recomendo ele com todas as minhas forças assim como recomendo pra todos lerem a saga toda pq ela é incrível.
Eu amo duna!
Eu amo arrakis!
Eu amo o deserto!
Eu amo essa saga!
Swt_Tears 31/12/2022minha estante
Pelo visto amou o livro

I.m.melo´s 31/12/2022minha estante
Amei foi incrível a leitura

Aldemir2 22/01/2023

A quem um deus reza?
Continuando a saga que está sendo ler os livros de Duna, chego em um dos livros que eu mais estava curioso para ler: Imperador Deus de Duna. O quarto livro da saga nos traz uma Arrakis 3500 anos no futuro que está coberta por vegetação verde, uma inversão completa da situação do planeta nos três livros anteriores, mas não foi só a geografia do planeta que mudou, na verdade não foi só o planeta que mudou; tudo está diferente ao mesmo tempo que uma coisa continua a mesma: as tramas e luta pelo poder em Arrakis. A resenha completa você pode conferir no blog, link abaixo.

site: https://lendocomogilmore.blogspot.com/2023/01/imperador-deus-de-duna-frank-herbert.html

LeticiaSPereira 11/02/2023

Piorou
O livro em si não é ruim, contudo os livros da primeira trilogia são bem melhores do que esse livro.