Imperador Deus de Duna

Imperador Deus de Duna Frank Herbert

Resenhas - O Imperador-Deus de Duna

andreiaflores 08/03/2022

"Entre o super-humano e o inumano, tenho tido pouco espaço em que pudesse ser humano".

Com essas palavras descreve-se exatamente o que esperar desse livro. Um dos melhores da série! Escrito com maestria deixa um vestígio diferente de planos dentro de planos. Marca registrada de Duna.

Matheus.Konrad 10/08/2021

Perfeito
Muito boa a história, gostei muito de como começou essa nova trilogia do universo duna. To pensando agora se leio o livro 5 ou se leio aqueles livros que trazem mais informações sobre o universo de duna.
Priscila Kurata 10/08/2021minha estante
São quantos livros ao todo?

Gabriel680 28/08/2023

A família atreides foi amaldiçoada a ser tiranos
Depois de logos 3500 anos de tirania de leto Segundo, filho de paul atreides, vemos que nesse quarto livro, forças rebeldes tramam para o fim dessa tirania.
Como tomei spoiler que a saga vai decaindo do 3° livro em diante (se vc realmente é nerd em duna do 1°). Esperava um pouco melhor o desenvolvimento dos outros personagens além do leto e Duncan, infelizmente até a contraparte rebelde do império que mesmo sendo uma atreides foi jogada de lado e acabou virando apenas uma vaca para reproduzir do duncan ( que sinceramente nem devia estar nesse livro).
Um bom livro sobre o leto e líder tiranos, mas decaiu muito perante os três últimos livros

Adelson 15/05/2021

3.500 anos depois ...
O Imperador Deus Leto II governa a galáxia!
Agora sim o planeta Duna se tornou um planeta normal sem o seu deserto e vermes da areia que estão extintos.
Por conta disso o melange está cada vez mais raros conforme os planos do Imperador Deus.
Mas como sempre no fluxo da história: Se você tem um governante, você também tem opositores e rebeldes. Mas a questão é, como se rebelar contra um imperador Deus que você vê e está próximo?

Icaro 23/10/2023

De tirar o folego!
Achei o livro muito bom, em comparação aos anteriores teve um dos finais mais emocionante e caótico.
A leitura é difícil com diálogos complexos, mas de propósito (como entender um Deus? Kkk).
Como sempre a obra é repleta de debates fenômenais sobre religião, governo, paz e amor, que faz você refletir sobre os dias de hoje.
Falando em amor, não esperava que haveria um ramance no livro, me surpreendeu divertidamente, e o que decorreu desse romance é o que torna esse livro uma obra de arte.
Sthee.. 23/10/2023minha estante
Kkkk um romance que lhe fez da risadas super soltas ! Adorei suas palavras ?

Icaro 24/10/2023minha estante
Kkkkk obrigado!!

Dario.Albuquerque 30/04/2023

Não gustuei... Asmei.....
Quarto livro da série Duna. Livro onde é narrada a história de Leto II, filho de Paul Astreide e Chani. A história se passa três milênio após os acontecimentos da primeira trilogia, onde vemos que, Leto, se tornou uma espécie de verme e o imperador do universo e Deus de Duna.

Mariana 22/11/2023

O menos legal até aqui
Já sabemos o que ocorrerá, mesmo não sabendo a forma que ocorrerá.
Não tem impacto e nem tem uma conspiração que intriga, como nos puros livros. Tem muito diálogo filosófico sobre governo, poder...o que torna bem cansativo as vezes.
Vale a leitura porque é Duna, e continua sendo muito interessante todo o universo construído, mas espero que o próximo volte para a ação e para as conspirações que nos deixam com mil teorias diferentes.

Rafael 18/02/2023

A quem reza um Deus? A quem pede intersecção um imperador?
Na quarta aventura por Arrakis, Herbert nos entrega um universo reconstruído, governado por um ser incompreensível que de cima de seu pedestal, está ao mesmo tempo no centro do universo, e completamente sozinho.
Em 1981, Frank Herbert entregaria para o mundo a quarta aventura da saga de Duna, no que hoje é entendido como a conexão entre as duas partes da história da família Atreides.
Ambientado mais de três mil anos depois do livro anterior, nos encontramos aqui em uma Arrakis reconstruída do zero. No lugar das dunas de areia, temos uma imensidade de florestas. No lugar dos vermes de areia que reinavam nos desertos, temos um único Verme, que é Deus e Imperador de todo império.
As transformações de universo e personagens, são um respiro que a série precisava, mas sem deixar tudo que já foi construído completamente para trás. Nos vemos aqui em um universo visivelmente expandido, mas com raízes profundas na primeira trilogia.
E era justamente isso que era para ser. Imperador Deus de Duna foi pensado originalmente, como uma ponte entre o que seriam duas trilogias, em uma arquitetura finalizada por seu filho após seu falecimento durante a escrita de Duna 7. Neste quesito, tudo faz muito sentido, não apenas pelos novo mundo em que nos vemos ou pelos novos personagens (alguns nem tanto, na verdade), mas por entregar um novo rompimento em seu clímax.
Herbert acerta ao nos colocar no ponto de vista de um ser único, já não mais reconhecido pela sua humanidade política ou interpessoal, e de atitudes muitas vezes incompreensíveis até pelos seus próximos. Acerta ao entregar o livro mais reflexivo da série, ao propor menos cenas de ação em detrimento a cenas de diálogo, que nos levantam reflexões de ampla variedade que fazem valer a pena cada página.
Compostas por reflexões mais acessíveis, as tramas se alinham em um nível de complexidade menor, quando comparada aos outros volumes, o que é um grande acerto quando se analisa o pano de fundo.
Percebemos somente no final, e com grande surpresa que Imperador Deus de Duna pode ter dois pontos de vista. Ao mesmo tempo que é uma história sobre amor e sobre o quanto alguém pode abrir mão para alcançar um objetivo, é uma história de rebelião contra um governo tirano.
Com um final desolador, Herbert nos mostra mais uma vez que é um escritor reconstrutivo. Suas histórias muitas vezes passam por momentos em que perdemos o chão sobre nossos pés (pessoal que leu vai sacar a referência). Mas afinal, não devemos nos apegar a nada. Duna não é nada mais do que o contar da história da humanidade em seus percalços e suas vitórias, em um universo governado pela mutabilidade da simples existência.
Mais informações sobre Imperador Deus de Duna em @rafaelpf00, na rede ao lado!

Joao.Almeida 12/06/2022

Até então achei a sequência mais fraca da série, foi difícil manter a leitura focada em Leto II, o livro anterior trouxe bastante expectativa após ele passar pela transformação e achei que seguiríamos na velocidade frenética de acontecimentos. Talvez tenha sido necessário dar uma desacelerada para entendermos esse outro momento do universo de Duna. Vale ressaltar que as reflexões filosóficas sobre religião e política continuam muito interessantes! Vou continuar a leitura dos livros seguintes, pois ainda continuo curioso sobre o desenrolar dos fatos.

Jose.Diego 26/06/2023

Sem palavras para está obra prima, deste autor fantástico, só tenha a desejar uma excelente leitura e reflexão para quem queira ser aventura nesta trilogia.

Nicolas 17/11/2022

He who controls the spice controls the universe
O melhor Duna até agora.
FACIL!.
Desde o segundo ja entendi o motivo de muita gente desistir ou acabar só achando os livros apos o primeiro duna como chatos, afinal, só o inicio é uma jornadinha, o resto é psicodelia politica filosofia e muita droga. Até então, o messias era meu favorito, além de finalizar tematicamente de forma ABSURDA o primeiro livro, ele era extremamente melancolico e reflexivo, coisa que acabei sentindo falta no terceiro mas que aqui volta com tudo.
Leto 2 é um dos melhores personagens ever;;

Helena 27/08/2022

O "fim" digno de uma dinastia/história ainda tão atual.
Imperador Deus de Duna é, aquela coçada certeira, que faltava pra tirar a pulga de trás da orelha sobre os eventos finais do terceiro livro. Não só conclui, como, abre portas para continuar a exploração (tão rica e humana) desse universo, sem deixar de colocar um ponto final no arco que iniciou quando Duna ainda era só vermes, fremens e areia.
Recomendadíssimo!!!!

Kowa 20/05/2022

Leitura desgastante, nem parece o mesmo autor do primeiro Duna. Dificilmente recomendaria a alguém...

ED73LH 25/10/2023

Apenas leiam!
Definitivamente meu livro favorito da saga, Imperador Deus de Duna conta com uma trama muito envolvente falando sobre política e filosofia.

Malu_roses 27/10/2023

Esse é um livro sobre amor e revolta
No quarto livro da série Duna, a história se passa quase 4 mil anos depois do terceiro volume. Mostra a visão do Leto na sua tarefa de conciliar sua imagem de imperador e de Deus de Arrakis. Traz reflexões sobre governar e as tendências humanas ao caos. Apresenta também, em contrapartida, a versão de alguns dos súditos e rebeldes do império.
As cenas em que Siona Atreides aparece, a descendente de Leto II que chefia a rebelião, são as mais empolgantes da história, quando há bastante ação e violência. Traz uma visão diferente sobre a energia e a raiva da juventude. Apesar de me compadecer de Leto, gostei que Siona nunca abandonou seu juramento depois de perder 9 de seu amigos numa única noite.
Nesse livro, Duncan Idaho sofre muito (novamente), pois tem sido "revivido" diversas vezes ao longo do tempo, apenas porque Leto gosta de sua companhia. Com uma defasagem de milhares de anos em relação às suas lembranças, ele se sente perdido com a nova estrutura local e se vê dividido na tarefa de lealdade aos Atreides, pois não reconhece mais as virtudes que admirava em Leto. Ao mesmo tempo, ele se fecha para adaptações, o que torna a convivência com ele bastante difícil. Encontrei nesse relato uma semelhança bastante forte com as pessoas que estão sofrendo, se fechando para os outros e tornando tudo maçante.
O que mais persiste na história, porém, é o amor de Leto. Ele fica muito evidente na solidão das escolhas que tomou em prol da humanidade, desistindo de sua própria. Apesar de seu corpo transformado e a constante lembrança de que era muito diferente de todos que o cercam, ignorando todas as suscetibilidades que o faziam querer desistir e seguir seu próprio caminho alheio aos outros, Leto II sempre persistiu fiel ao seu Caminho Dourado. Achei incrível a forma como ele, na maioria das vezes, sempre guiava a raiva de seus súditos por um caminho de aprendizado. Nas entrelinhas do seu discurso, havia mais humanidade do qualquer um enxergasse nele. Outra preocupação do Imperador Deus, foi deixar diários para a posteridade, e todo início de capítulo continha um trecho dele que me fazia pensar.
Algumas coisas no final não ficaram muito claras para mim, mas acredito que serão devidamente esclarecidas no próximo volume, como aconteceu com todos os outros anteriores. As trutas da areia que se soltaram dele trarão o deserto e a especiaria de volta? O verme de areia que ele se transformou fará isso ou morreu na caverna?
No começo, eu não gostei da ideia de ter de me adaptar a um novo cenário e novos personagens, assim como Duncan, mas o tempo fez seu trabalho e passei a reconhecer o novo como realidade do universo de Duna. Dito isso, fico cada vez mais admirada com o escritor, Frank Herbert, e sua inteligente notável em cada palavra! Recomendo muito a série.
E vamos para o quinto volume!