As Herdeiras de Duna

Resenhas - As Herdeiras de Duna

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Caroline 12/10/2023

Ainda bem que acabou
Foi uma história muito complexa e confusa, não sei se estou com feliz esse final totalmente estranho. Mas foi uma boa série de leituras e realmente os 3 primeiros foram incríveis.

gustavooo 08/10/2023

A humanidade deve amadurecer...
Finalmente cheguei no fim dessa saga. Confesso que fiquei um longo tempo refletindo sobre o final antes de escrever isso.
Duna é, desde o começo, um universo incrível e cativante. Somos introduzidos em um futuro da civilização onde a humanidade se espalhou por diversos planetas, as maquinas inteligentes foram aniquiladas e um novo império surgiu. Temos contato com um idioma criado pelo autor que no início é bem complicado de entender, mas muito interessante.
Tudo gira em torno do poder da presciência, o dom de prever o futuro, e temos uma indagação: A possibilidade de ver o futuro faz com que esse futuro seja criado?
Os personagens são muito bem construídos e complexos.
Um dos pontos que mais me chamou atenção na história foi a elaboração da ecologia presente nos planetas, creio que o autor estudou muito antes de inserir esses elementos na história.
É uma leitura muito complicada e filosófica em certas partes, mas vale muito a pena acompanhar toda essa discussão.
Duna com certeza se tornou a minha saga favorita e vai deixar um vazio muito grande em mim durante muito tempo.

Maria Helena 27/09/2023

Que leitura incrível, eu simplesmente me encontro apaixonada pela Odrade, como ela vai contra um dos maiores preceitos das BG, que é em relação a expressar sentimentos; ela não é uma pedra fria como suas irmãs, ela sente amor, raiva, tristeza e ainda faz questão de demonstrar em determinados momentos, ela e a Bellonda formavam um duo de irmãs emotivas que eu amei ler.

Foi bacana ler mais sobre a sociedade BG, sobre a dispersão e compreender as origens das Honoráveis Matres. So fico curiosa em saber se a empreitada da Madre superiora deu certo e se ambas conseguiram se juntar. Ademais, a coragem da Sheeana e do Duncan é de se admirar, ir contra as BG e construirem o seu caminho.

Simplemente a minha saga favorita, só tenho gratidão de ter a oportunidade de ler esses livros.

Gian.Calixto 14/09/2023

O Vazio deixado por Duna
Apesar de ter sido meio arrastado, assim como o 5° livro, a experiência foi bem tranquila. Nesse livro a história é bem focada nas Bene Gesserit situadas em Casa Capitular, me dando uma certa agonia, pois parecia q as coisas não andavam direito. Era essa parte, junto do q estava acontecendo na Não-nave e seus tripulantes/prisioneiros. Esses que, ao meu ver, 2 deles foram bem explorados e trabalhados. Só que eu acho q poderia ter absorvido mais, me entregado mais se o material q veio anteriormente tivesse sido compreendido de uma maneira mais "ampla''. Algumas partes me deixaram meio chocado, outras me deixaram eufórico(principalmente o final), porém algumas eu fiquei sem entender muito bem( uma certa escultura, os poderes/rede de um certo personagem, o pq as antagonistas estavam fazendo o q elas estavam fazendo...). Imagino q as respostas estariam na conclusão do q deveria ser o 7° livro que o autor faleceu antes de terminar. Muitas coisas ficaram em aberto como o destino de certos personagens, o q aconteceu na Dispersão pra q alguns personagens fugissem de lá, são alguns exemplos. E mesmo assim, ficou um vazio depois de acabar q eu não esperava q tivesse. Como q uma série de livros de ficção científica q não me dava tantas respostas e as que tinham eram bem enigmáticas, de modo a não "segurar na mão do leitor", com muito foco na política, essa q me deixava muito perdido em boa parte da história, poderia me deixar quase desolado ao acabar as últimas páginas? Ainda mais com aquele final, que expande o rumo q a história tomaria no fim de tudo. Muito bom.

Ps.: Aquele relato do autor no final, escrevendo sobre a esposa pós o falecimento dela é bem tocante e muito bonito. Deu pra ver o quanto ele se importava com ela. E é isso então.

Rodrigo 02/09/2023

Leitura obrigatória
Neste sexto volume, milhares de anos se passam desde a morte de Leto II, o imperador Deus. O império se esfacelou e os povos se dispersaram pela galáxia em busca de sobrevivência. As Bene Gesserit ainda sobrevivem e tentam continuar com seus projetos. No entanto, uma grande ameaça surge dos confins da galáxia e varrem os planetas com destruição e morte. As honoráveis madres enfrentam as honoráveis matres. Quem sobreviverá?

jujuabelc 20/08/2023

Fim
Finalmente posso dizer que terminei esse livro, essa série, essa coleção!
Nunca imaginei que um dia falaria para todos que li os seus livros de Duna, apesar do tempo que demorei e de todas as partes que fiquei muito confusa, esses livros me ensinaram muito!
Lendo Duna eu explorei um novo gênero literário, que muitas vezes fez meu cérebro explodir.
Herdeiras de Duna foi o livro que mais demorei para ler da coleção, com certeza ele foi o livro mais complexo, pois se trata das Reverendas Madres e Honoráveis Matres, e convenhamos não há nada mais complexo no mundo que essas duas.
Essa coleção foi a mais difícil de ler, ela me desafiou era fez querer desistir a cada momento, mas no final sempre vale a pena, e essa valeu muito!

Peter.Molina 14/08/2023

O fim de Duna
O sexto e último livro da série Duna narra o confronto entre as irmandades Bene Gesserit e as Honoraveis Matres. Começa num ritmo bem lento e depois a narrativa ganha ação, com a batalha entre as duas poderosas seitas e com um plot no mínimo surpreendente. Todos os elementos da série estão aqui, com referências ao reinado do Tirano, as religiões, as discussões políticas e o vocabulário específico. Foi um final digno e bastante adequado, mascque deixa uma sensaçãode continuidade. Ao término, consta uma dedicatória especial do autor á sua falecida esposa, que o ajudou nessa obra.

Railson 13/08/2023

Finalizando a história e pensando em continuar pelas letra do filho pois foi um final muito bom mas onde eu quero mais, saber mais e continuar a vida desses personagens que eu acompanhei a tanto tempo, personagens que marcaram com suas decisões.
E isso que posso dizer, fiquei marcado com essa saga.

Andreas.Caycedo 22/07/2023

Sensação de incompletude
Livro longe de ser ruim, mas dá pra notar que na cabeça de Frank Herbert isso estava longe de ser o final que ele idealizou para a saga. O tanto de ganchos interessantíssimos deixados no final não está no gibi.

Eu comecei a ler a saga pretendendo ler só os 6 livros do Frank Herbert, mas agora deu uma vontade de dar uma conferida nos dois livros posteriores de Brian Herbert, que utilizaram as anotações do que poderia ter sido o sétimo livro de Frank, que verdadeiramente concluiria a segunda trilogia.

Paula 21/07/2023

O fim
Duna é Duna. Comentários interessantes sobre corrupção, linguagem, religião, política... e ainda mais construção de universo.
bea 21/07/2023minha estante
??????

27/07/2023minha estante
Simples e direta

I.m.melo´s 29/06/2023

Até que enfim terminei a saga Duna... mds eu terminei a saga
Até que enfim eu terminei Duna, eu tenho que dizer tô em desespero por ter terminado, estou oferecendo humidade aos mortos igual um louco, Stilgar me olharia com reprovação.
Nos sabemos que eu enrolei muito pra terminar a saga Duna, sabemos que isso ocorreu pelo meu grande apego nela e esse apego me fez querer nunca terminar, claro que também teve muitas atividades da escola no ano passado e também neste ano os da faculdade mas isso não fez eu enrolar tanto quanto eu enrolei pelo apego.
Essa resenha não será tanto sobre o livro Herdeiras de Duna e sim sobre o meu amor por esta saga.
Eu aprendi muito com Duna, aprendi muito com Muad'dib e o Tirano que sabermos nosso futuro não é uma boa coisa, aprendi com Lady Jéssica que o amor é algo tão poderos e a aprendi com as Bene Gesserit que ele também pode trazer medo, aprendi com a Alia que podemos ser fracos e demonstrar isso é que a máscara que usamos pra encobrir pode nos levar a um caminho tortuoso, aprendi com Duque Leto que a melhor forma de entrarmos numa armadilha é saber que entraremos nela, aprendi com Siona que as vezes ser rebelde é necessário, aprendi com Odrado que devo fazer tudo pra proteger os que amo
Aprendi com Duna que devo valorizar cada instante de minha vida.
A saga principal de Duna não será a última coisa que lerei desse universo, irei rodar a pirataria inteira atrás das traduções dos prequels, e nem que eu tenha que aprende inglês, espanhol pra ler os prequels eu irei.
O último livro ele finaliza a história perfeitamente, eu nunca mudaria o seu final ainda mais por conter algo tão importante algo sobre Bev a esposa do autor a sua homenagem a ela foi a melhor forma de concluir esse livro, e eu tenho que dizer assim como digo sempre que termino um livro duna, por que eu enrolei tanto pra terminar um livro bom desses!

(Eu já tenho algumas traduções vou tentar imprimir elas, se quiserem o arquivo me enviem mensagem eu tento enviar nem que seja por email pra quem quiser, não tenho todos mas tenho 7 arquivos, e vamos lembrar o universo duna é tão grande que ano passado tivemos lançamento de um prequel e esse ano teremos mais um prequel a ser lançado)

Estou ansiosa pra reler o primeiro livro antes da estreia da parte 2 e estou ansiosa pra ler os prequels.
Mas no momento sinto um vazio por termina a saga.
Tenho que agradecer a ela, me ensinou muita coisa, esteve comigo durante dias ruins dias bons, me forneceu várias risadas, vários choros, vários surtos.
Obrigada Duna.
Sinto que embevecido nos reencontraremks numa releitura ou na leitura dos prequels mas enquanto isso não acontece saiba eh estou morrendo de saudades.
??????

Ordem dos que mais gostei:
1- Duna
2- Imperador Deus de Duna
3- Filhos de Duna
4- Herdeiras de Duna
5 - Messias de Duna
6 - Hereges de Duna
(Obs: filhos de duna e Herdeiras ficam juntos no 3 lugar e dificil decidir qual por no 3 lugar entt coloquei assim mas pra mim os dois tão empatados no 3 lugar)
Swt_Tears 29/06/2023minha estante
A saga Duna sempre estará no seu coração ??

I.m.melo´s 29/06/2023minha estante
Concerteza ela sempre estará

Jessy 17/06/2023

Que final foi esse?
Finalizei o Duna. A primeira triologia, me impressionou bastante. Agora a ultima triologia, as leituras foram um pouco morosa e difícil.

Tem menos ação, mas conversação.

Por fim, valeu a leitura...

Campos 15/06/2023

Um final que não me cativou
Não sei, mas Duna não chega a ser o livro mais chato que li, pois a saga tem bons momentos, mas alguns outros são por demais arrastados e poderiam facilmente ser encurtados ou cortados

Adelson 27/04/2023

Difícil, muito difícil.
Mais um livro que não acontece nada, da saga esse é o que realmente só acontece algo relevante nas últimas páginas.
Conforme vai lendo a história não avança, apenas conversas e mais conversas.
Mais clones e pior de tudo. Personagens muito bons tendo mortes sem pé nem cabeça e um final esquisito.
De toda a saga os únicos livros que realmente a história anda são: Duna, Messias de Duna e Imperador Deus Duna
Os outros são histórias perdidas que não levam para lugar nenhum.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6