As Herdeiras de Duna

As Herdeiras de Duna Frank Herbert

Resenhas - As Herdeiras de Duna

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Felipe 04/12/2022

O começo do fim ou o fim para um começo?
O fim das Crônicas de Duna escrito por Frank Herbert é extremamente espetacular, com as construções da narrativa e dos personagens de forma magistral. Há duas características que são possíveis notar em Herdeiras de Duna: a primeira diz a respeito dos enredos dos personagens, que se ligam a outros personagens e outros enredos, ampliando todo o universo de Duna além de garantir espaço para enredos em abertos. A segunda caraterística diz respeito ao protagonismo feminino na obra, que está repleta de personagens femininas com forte presença e personalidade.

Em Herdeiras de Duna, as Bene Gesserit precisam enfrentar a sua pior crise entre milênio desde do Tirano: as Honoráveis Matres, um governo bárbaro de mulheres decidida a destruir tudo. As Honoráveis Matres querem os segredos das Bene Gesserit, querem achar Casa Capitular e destruir todos os planetas habitados pelas Bene Gesserit. São poderosas, implacáveis e matam sem misericórdia. Nem mesmo o Tirano foi tão ousado em seu governo. As Honoráveis Matres retornam da Dispersão com o desejo de conquistar, ou estão fugindo de algo?

O Frank Herbert é tão genial que preenche o livro de vários temas a partir dos conflitos presentes: mulheres no poder, a humanidade espalhada pelo universo, politica, religião, clonagem, ciborgues, poder sexual, a comunidade unida, escravidão e guerra. São muitos debates, muitas reflexão, tudo registrado pelos olhos das personagens principais como a Odrade, que está presente no livro inteiro como protagonista.; Na Murbella, que se mostrou uma personagem muito incrível nesse livro; No Duncan Idaho, que é impossível não gostar desse personagem que está presente em todos os livros; Nas irmãs Bellona e Tamalane, que sempre estão aconselhando a Odrade; e, por fim, a Sheeana, que merecia muito mais destaque.

Infelizmente, Herdeiras de Duna ou Chapterhouse: Dune, foi o último livro escrito pelo Frank Herbert. Nas notas de introdução do livro, o filho do Frank deixa claro que a intenção de Frank era ter um sétimo livro, portanto há pontas soltas nesse livro. Ele começa e se encerra bem, e por ai pode se dá como encerrado a história. Mas ela continua, mas infelizmente não pelo Frank Herbert que deixou apenas notas. O filho dele, Brian Herbert, publicou as notas do pai como o livro 7 e 8, logo a história continua nesses livros. No entanto, vale muito a pena ler até onde o Frank Herbert escreveu e se sentir bastante satisfeito com a história, eu não me arrependo de ter lido e recomendo bastante.

Fernando 02/12/2022

Poderia ser melhor
Eu gostei do final do livro. Mas por ser o último livro, pra mim deveria ter tido mais ação, a história se arrastou de mais até o final. Mas assim como os outros da saga tbm é um livro bom

Gabriel.Smash 07/11/2022

Mas um ótimo livro de duna que termina em um final aberto, que deixa a gente sem saber qual foi o paradeiro dos personagens. Infelizmente até o momento ele é o último livro traduzido para português. Agora é ler em inglês mesmo ou esperar uma possível tradução ?

Jackson 07/11/2022

Por mais que seja o último livro publicado pelo autor original, não é a conclusão da história, que passa por mais dois livros. Felizmente, o enredo nos guia para um futuro brilhante, com novas alianças e novos inimigos. Mas até chegar nas últimas páginas, nos deparamos com várias intrigas políticas e pouquíssima ação, o que pode desanimar um leitor com altas expectativas.

Lau 29/10/2022

Minhas considerações :) :
Pra mim está entre os 3 melhores livros da saga, me senti completamente envolvida, quão interessantes são as Bene Gesserit.
O final em aberto não poderia ser diferente? Duna nos mostra que a vida continua, mesmo depois da morte (seja ela de Muad?Dib, Leto II ou do próprio Frank Herbert), e novas histórias surgem em uma continuidade sem fim?
A dedicatória no final foi uma das coisas mais lindas que já li.

Tati Freitas 22/09/2022

A narrativa acaba, mas a história continua
Eu fiquei um pouco surpresa com o quanto eu gostei desse livro, claro que como eu sabia que o final era aberto, eu já estava com as expectativas alinhadas, mas conforme fui lendo começou a me dar uma leve crise de ansiedade imaginando até onde a história iria. O que deixaria de ser contado? Mas ao mesmo tempo essa é uma história que não pode mesmo ter um final fechado, pois a vida continua e com ela surgem outros desafios e outras histórias a serem contadas. Eu com certeza vou continuar imaginando todos os rumos possíveis para aqueles personagens e para o universo que Frank Herbert criou tão magistralmente.
Aggretsuko0 20/05/2023minha estante
Tem romance? Kkkk

Leila 27/08/2022

Bom, bora falar de Duna, essa série 50/50!rs
Ameiiiiiiii os 3 primeiros livros, o primeiro na verdade é o melhor livro que li no ano até agora, sério mesmo, é simplesmente fantástico a trama dessa ficção científica. Mesmo quem não curte o gênero tem que dar o braço a torcer para o tratado de relações políticas que tem nessa obra, é algo fora de série. Fantástico demais!!! ❤️
Realmente morri de amores por Paul Atreides e todos os personagens do primeiro "arco", que pra mim fecha de forma brilhante (quantos adjetivos, rs) no livro 3 (e eu poderia ter parado por aí).
Massss o Frank Herbert quis continuar escrevendo e eu fui na onda e quis continuar lendo e aí o trem descarrilhou (na minha humilde opinião, claro), aí o verme da areia já desfigurou (ou despirocou, como queira, kkkk) e a zueira reinou... autoritarismo, traição pra todo lado e o diabo a quatro, sem contar que esse segundo "núcleo" não tinha carisma, num consegui gostar do povo como gostei da família Atreides, entende? Acho que a única coisa legal desse segundo "arco" foi que a mulherada reinou geral, a mulherada dominou o espaço e fez e aconteceu, mas mesmo assim, não curti, num deu, sorry!
Eu fui repassando os livros pra Clarinha (minha filha) conforme fui lendo com a recomendação de muito amor e carinho para com eles (o que ainda me valeu uma bronca porque ela cuida de todos muito bem, obrigada), mas ao finalizar esse sexto volume, reuni todos para a "fotinha oficial do insta" e já a avisei que só voltaria para as mãos dela os 3 primeiros, porque afinal mãe é mãe e eu só quero o bem da minha cria, não vou fazer a coitada ler esses 3 últimos que eu achei bemmm ruinzinhos. Porém contudo entretanto, depois de passar por eles terminei o capitulo final rindo até 2089...porque vai terminar engraçado assim lá adiante, kkk sabe aquele ditado? "os últimos serão os primeiros"? eu nunquinha na vida imaginei que nos finalmentess quem iria ficar "reinando geral" foram quem foram, sacou? não né? isso só vai entender quem leu, desculpa aê 😜
Enfim, é isso! Paul love you forever! Duncan sentirei saudades🤜🤛 e na outra vida só lerei os 3 primeiros merrmo!

Layziane 24/08/2022

De todos os livros da saga, foi o que menos gostei, mas ele também é muito bom. Algumas partes chamam mais atenção e de prende, mas no geral achei ok

Aly 19/08/2022

Finalmente cheguei no último livro, eu acho eles espetaculares, mas é preciso muita concentração!

Esperei séculos pelo livro das Bene, e coloquei bastante expectativas não nego, mas ainda assim gostei bastante, mas não foi surpreendente!

Joao.Almeida 31/07/2022

Finalmente cheguei ao fim dessa saga e não posso dizer que foi fácil... Eu sou um grande fã de ficção científica, mas esta história exige uma grande dedicação para entender todo o cenário montado. Aqui estamos novamente voltados para a visão das Bene Gesserit, principalmente pela visão de Odrade, sendo relatado o grande embate entre as Reverendas Madres versus Honoráveis Matres. Acredito que a minha grande dificuldade para interagir adequadamente com o enredo foi ter que dividir minha atenção entre finalizar meu curso e tentar desviar a mente com Duna nos raros momentos livres, obviamente fiquei um pouco bitolado no trajeto, visto que Frank nos desafia constantemente a pensar junto com ele. Assim, quando iniciei esse livro eu estava livre das demandas acadêmicas e consegui apreciar genuinamente a leitura, por mais que alguns leitores achem esta obra a mais fraquinha comparada às demais, eu gostei muito da forma como foi desenvolvida. É verdade que fica uma sensação de pontas soltas, mas pelo contexto é totalmente compreensível as coisas terem ocorrido dessa forma. Os capítulos finais ficam eletrizantes e surpreendem (para alguns negativamente). É uma saga que me transformou e indicaria a leitura com certeza!

Dimas Lins 25/07/2022

Herdeiras de Duna
Finalmente cheguei ao último livro da saga Duna de Frank Herbert. Ainda, é verdade, existem mais dois livros, só que ambos foram escritos por seu filho com auxílio de um escritor americano. Não tiro os méritos, mas preferi ficar por aqui.

O universo de Duna é espetacular, mostrando a imaginação de Herbert e sua capacidade criativa. Herdeiras de Duna é o último livro da segunda trilogia, onde a irmandade Bene Gesserit estão sendo caçadas pelas Honoráveis Matres que, após os eventos da dispersão ocorridos com a morte de Leto II, o Imperador-Deus, passaram a dominar o império. As Honoráveis Matres surgiram da mistura entre Adoradoras-Peixes, guarda pessoal do tirano Leto II e de Bene Gesserit desgarradas pela dispersão.

Sem dúvida, o mais lento livro da Série, mesmo comparado ao Imperador Deus de Duna, 4º livro da saga, que mostra mais a filosofia de Leto II. Contudo, o desfecho é bastante interessante é mesmo, para mim que li todos os outros, de certa forma inesperado.

Duna acabou por me dar gosto em ler ficção-científica e, por causa dele já iniciei Fundação, clássico de Isaac Asimov e A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil, de Beck Chambers. Gostei da leitura que misturou, em todos os livros fanatismo religioso, política, poder, negócios e meio-ambiente. Valeu muito. 4.

#livro #literatura #escritora #mulheres #cultura #arte #escrita #resenha #ficcaocientifica

andreiaflores 22/07/2022

Comecei lendo Duna e me apaixonei de cara pela narrativa, pela história. Mas no decorrer dos 6 livros confesso que ser tornou muito repetitivo: planos dentro de planos e no fim não consegui mais acompanhar. Vou bem complicado terminar o último livro. Recomendo sim a leitura, pois é cativante no sentido geral. Mostra como uma sociedade precisa de união para perseverar.

Biel 11/07/2022

As Herdeiras de Duna
Em "As Herdeiras de Duna" nos despedimos dessa saga com um final excelente e, como sempre, com uma história que te prende do início ao fim. Infelizmente, ao que dá a entender, "Duna" não deveria ter seu fim aí (e realmente não teve, já que Brian Herbert deu continuidade às obras do pai com as "Crônicas de Duna"), mas devido a morte de Frank Herbert a trajetória original chega ao seu final com 6 volumes impressionantes. De fato, há uma finalização neste último livro, mas acabamos ficando com uma pequena amostra de "ainda tenho mais a contar" deixada por Frank. De qualquer forma, o caminho traçado por ele foi incrível e não há problema em reconhecer essa última parte como um fechamento concreto da saga. "Duna" se tornou uma das minhas obras favoritas e com certeza eu vou levar toda essa história no peito, principalmente quando pensar sobre a mistura de ficção científica, política, religião e filosofia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6