As Herdeiras de Duna

Resenhas - As Herdeiras de Duna

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gustavo.Cerqueira 24/03/2023

Incomparável
Sinto que não entendo 1/4 de Duna. São muitas mensagens nas entrelinhas, ao mesmo tempo que histórias complexas e com muitos núcleos se desenvolvem.
Herdeiras de Duna finaliza a franquia nas mãos de Frank Herbert com mais um livro fantástico.
Honoráveis Matres e Bene Gesserit se enfrentam numa guerra sangrenta, de objetivos e comportamentos extremamente distintos. Me vi em boa parte do livro "torcendo" pelas velhas conhecidas do antigo Imperium, mas é sempre bom lembrar o quão longe de serem as heroínas elas estão.
Incomparável. Duna simplesmente ocupa ininterruptamente o top 6 do ranking dos livros da minha vida.

Rafael 20/03/2023

A herança de uma das maiores séries de todos os tempos
Senhoras e senhores, temos aqui o maior final forjado da história. Herdeiras de Duna assumiu um papel imposto a ele por muito tempo, de último livro da série. Uma máscara, que além de enevoar suas virtudes, ressalta seus maiores defeitos.
Depois de sequências cada vez mais questionáveis e de recebimento confuso pela comunidade e pelos fãs da série, Herdeiras de Duna (Chapterhouse: Dune), foi conhecido por muito tempo como o último livro da série, tendo seu lançamento em 1985, apenas um ano antes do falecimento de seu criador, Frank Herbert.
É possível se estabelecer dois lados no entendimento da história. Ao mesmo tempo que Herdeiras de Duna precisa envolver e impactar seus leitores por si só com sua trama, ao mostrar uma história que traga novos elementos que engajem seus leitores, ele precisa prover um fechamento, mesmo que essa não seja sua intenção, com um fim digno para uma das maiores séries de ficção cientifica da história.
Ignorando neste momento as sequências póstumas lançados pelo seu filho, que acabam ajudando a aliviar a não-finalidade da história aqui nos apresentada, Herdeiras de Duna entrega um final confuso e caótico. Depois da completa mudança de marcha no último volume, temos aqui uma história simples que, pela primeira vez em toda a série, não traz nenhum elemento novo de grande impacto em um ponto conveniente para gerar engajamento.
Talvez eu tenha ficado mal acostumado, depois de cinco livros desta escolha narrativa, mas a falta de alguma trama nova e desconhecida, apresentada ao longo da história simplesmente combina com Duna. Conforme os elementos vão se ligando no decorrer do livro, e vamos encaixando as peças, somos recompensados com uma grande descoberta. A recompensa aqui fica apenas com o clímax, que para ser bem sincero, não é nada demais. Temos ao final, uma história simples, com um clímax simples, e que apesar de ser bem feito, não traz o mesmo encanto dos anteriores.
O grande ponto positivo fica com o final, por mais contraditório que isso possa parecer. Literalmente nas últimas páginas, Herbert nos apresenta um dos pontos mais interessantes de toda a série, mas que por si só, não ajuda a salvar o resto, no que deve ter deixado os fãs da série, por mais de 20 anos, no mínimo muito malucos, buscando pistas ao longo de todos os livros pra tentar entender o que está acontecendo.
Na última aventura visionada pelo seu criador, Herdeiras de Duna entrega três heranças diferentes para os seus leitores ao fim desta jornada: A herança valiosa de todo o conhecimento acumulado depois de éons de existência; uma herança futura, que está relacionada com uma grande responsabilidade e liberdade, e a maior herança (pelo menos para nós que ainda nem descobrimos a mélange) podemos alcançar: A imortalidade da genialidade de alguém fora da curva, o maior legado de Herbert.
Mais sobre Herdeiras de Duna em @rafaelpf00

Jonas 17/03/2023

Bom livro .... texto fluido e agradável ... repleto de aventuras, novas descobertas, novos desafios ... batalhas se aproximam ... quais segredos serão revelados?

Kyvia.Rayane 15/03/2023

Bene Gesserit x Honradas Madre
Quem são as herdeiras de Duna? O último livro da trilogia de Frank nos mostra quem são as "estrelas" da série Duna. E da mesma forma como ele começou o primeiro, o seu último foi escrito de forma brilhante. Mesmo sendo uma leitura difícil, adorei toda ação e acontecimentos deixando a leitura mais fluída.

luke - among the living. 16/02/2023

Da segunda trilogia, "Herdeiras de Duna" foi o que menos me prendeu, e o que eu mais divaguei durante a leitura.

Talvez tenha faltado alguma coisa para me atrair e fazer com que eu o devorasse como fiz com os cinco livros anteriores, mas ei, acontece.

Kelly.Jesus 16/02/2023

Grandiosidade em forma escrita, essa é a obra de Frank Herbert! Autor de um precioso mundo de ficção! Leitura difícil, por vezes entediante e ao mesmo tempo brilhante! Só lendo para entender?ou não, rsrsrs!

Cibeli Sebajes 11/02/2023

De Casa Capitular e além
O último livro da saga Duna original escrita por Frank Herbert, é dentre várias coisas um deleite para quem tem interesse em entender melhor o funcionamento da irmandade bene gesserit, aqui, assim como em Hereges de Duna acompanhamos mais personagens da irmandade; contudo está longe de ser apenas um livro focado na luta das bene gesserits pela sobrevivência vs a ameaça das honoráveis matres. Herdeiras de Duna, assim como os livros anteriores é rico na exploração de temas como política, manipulação da massa e o que significa "ser humano". Frank abriu aqui um leque de possibilidades que infelizmente podemos apenas teorizar sobre, já que ele faleceu antes de escrever mais dois livros, os quais seu filho Brian Herbert com supostas notas deixadas por Frank escreveu, e foi um esforço válido feito por Brian, porém comentando como alguém que já os leu, os livros 7 e 8 deixaram a desejar; em Herdeiras vemos Frank preparando a personagem Sheeana para algumas possibilidades que Brian não conseguiu explorar explorar dentre outras coisas. Porém retornando a Herdeiras de Duna um outro comentário que merece menção é a tradução do título feito pela editora Aleph, na versão inglês o livro se chama "Dune: Chapterhouse" o qual gosto, e tem significado, porém a adaptação para "Herdeiras de Duna" é ainda melhor, pois as bene gesserit se tornam de fato as "herdeiras" de Duna. De modo geral as traduções dos 6 livros nessa edição são maravilhosas e com belas artes de capa feitas pelo Marc Simonetti. Termino aqui minha releitura da saga Duna agora em português, mas sem dúvidas irei retornar novamente, já sinto saudades de ler as discussões de Odrade, Bellonda, Tamalane, as tramas de Sheeana e Murbella, Duncan Idaho se tornando menos irritante, o querido Teg, Streggi e tantos outros(as) personagens interessantes.

lisanalgaib 08/02/2023

HERDEIRAS DE DUNA, um fim de uma Saga épica!
É uma emoção estonteante ver o fim desta brilhante Saga, de como ela começou até como terminou. Duna foi umas das minhas melhores leitoras do ano passado e deste ano também.
A história é a seguinte:

(ESTA SINOPSE PODE TER SPOILERS DE HEREGES DE DUNA E HERDEIRAS DE DUNA! FICA POR SUA CONTA LER OU NÃO!)

As Bene Gesserit, com nova chefia, se veem quase dizimadas, por conta de uma Irmandade burocrática. Elas se veem em ruínas e tomam a decisão de se reagrupar no planeta Casa Capitular, que é "invisível" para suas caçadoras.
Arrakis está em runas, nada sobrou daquele planeta desértico, no entanto, um único verme da areia, Shai-hulud, por meios das ações das Bene Gesserit, consegue sair de lá, intacto. Agora, Casa Capitular está entrando em um novo ciclo, Casa Capitular: Duna. Ou Chapterhouse: Dune.
Darwi Odrade, agora, Madre Superiora, tem de tomar decisões vitais para a sobrevivência de sua Irmandade. A pressão não é pouca, pois todos devem seguir o exemplo da Madre Superiora: força e confiança. Mas, até mesmo a Madre Superiora terá de fingir força e confiança?
Em uma não nave, Duncan e Murbella (uma Honorável Matre fracassada) têm seus problemas para conviver na nave: planos próprios e um futuro Bene Gesserit.
O processo de desertificação de Casa Capitular está em força máxima, mas nenhum verme da areia fora encontrado...
Planos da sobrevivência da Irmandade estão sendo traçados e será necessário reencarnar um general já morto para que as temíveis Honoráveis Matres tenham seu fim e derrota.
Será este o fim da Irmandade Bene Gesserit de vez?

Com uma pegada misteriosa, "Herdeiras de Duna" encerra-se como um mistério. Sendo nós, os leitores, responsáveis à colocar um fim da brilhante Saga de Frank Herbert.
Aflição fora a sensação mais intenção em dez dias de leitura deste livro, vemos a Saga de Paul Atreides e seu filho Tirano, Leto II, se encerrar com um grande ponto de interrogação.
O autor, Frank Herbert, pretendia encerrar a saga com mais um sétimo livro, mas complicações na saúde interromperam isto e ele morrera sem terminar as Crônicas de Duna. Seu filho, Brian Herbert, encarregou-se de terminar a saga do pai, duas décadas após sua morte, com mais um amigo, Kevin J. Anderson, no entanto, nenhuma editora brasileira traduziu os dois livros acrescentados oficialmente no Brasil. Então, nós, os fãs brasileiros de Duna, acabamos ficando sem nada, restando-nos ler e reler os outros livros de Duna, captando algumas pistas deixadas ao longos dos livros e conectando eles e teorizando um possível final.
Agora, deixo nas linhas abaixou, meu ranking das Crônicas de Duna:

1°- DUNA
2°- IMPERADOR DEUS DE DUNA
3°- HEREGES DE DUNA
4°- HERDEIRAS DE DUNA
5°- MESSIAS DE DUNA
6°- FILHOS DE DUNA.

(Essa saga realmente me deixou uma carga a mais de cansaço e acho que irei aproveitar os poucos dias que restam das férias sem ler, então darei uma pequena pausa aqui. E voltarei só depois de alguns dias, talvez relendo algum livro ou lendo, finalmente, a saga de Percy Jackson que adiei para ler a Segunda Trilogia de Duna.)
Então, até a próxima!!

Aldemir2 08/02/2023

Para você, daqui a 5000 anos
ENFIM cheguei no final da saga de Duna e, mesmo tendo seus altos e baixos em alguns livros, foi uma experiência bem interessante acompanhar os Atreides nesses 5000 anos de brigas e acontecimentos que mais parecem ter saído de uma bad trip.

Hereges e Herdeiras de Duna acontecem 1500 anos após a morte de Leto II, no final do quarto livro, e acompanha um novo núcleo de personagens com o retorno ~~pela milionésima vez~~ de um personagem já conhecido pelos leitores. Focando nas Bene Gesserit, esses dois últimos volumes reapresentam um universo um pouco diferente do mostrado nos livros anteriores, agora com o surgimento de um novo grupo: as Honoráveis Matres, inimigas mortais das Bene Gesserit que usam o que tiver ao seu alcance para conseguir o que desejam.

Foram livros que me agradaram por completo? Nem de longe, na verdade foram os que eu menos gostei da saga inteira, mas por causa da escrita um pouco mais arrastada, principalmente no quinto volume. Parecia que a história demorava para de fato começar, junto com uma longa apresentação de novos personagens, isso tudo contribuiu para ser uma leitura bem mais maçante e cansativa. No entanto, a construção de universo (seja apresentando conceitos que já tinham aparecido nos livros anteriores ou novos) é notavelmente mais bem feito nestes dois últimos volumes, além das discussões políticas que me fizeram ter gosto de marcar cada frase dita durante elas.

Duna é uma não só importante como também necessária para quem gosta de ficção científica, por mais que os livros não sejam completamente perfeitos ou escapem de problemas de narrativa. Ainda assim, é uma recomendação certeira para quem tem tempo e paciência. A resenha completa você pode conferir no blog, link abaixo.

- Hereges de Duna e Herdeiras de Duna (publicados originalmente em 1984 e 1985)
- Frank Herbert
- 568 e 544 páginas
- Editora Aleph
- Tradução de Christiane Almeida e Marcos Fernando de Barros Lima

site: https://lendocomogilmore.blogspot.com/2023/02/hereges-e-herdeiras-de-duna-frank.html

Al Ferreira 20/01/2023

Um novo mundo
A construção de Duna sempre me surpreendeu. Cada um dos livros desencadeou emoções diferentes e depois desse, fico exasperada em saber que tenho outros livros para ler, antes de reler todos os que possuo dessa saga incrível ?

Julio.Cesar 31/12/2022

Um desfecho merecido.
Com uma primeira metade magnífica (a melhor de toda a saga), uma segunda metade não tão boa quando, e um final interessante, o sexto e último livro das Crônicas de Duna foi um desfecho digno para essa hexalogia tão marcante para mim.

Lucão 19/12/2022

Último de uma grande jornada
Depois de ele seis livros de Duna, achando uns incríveis e outros nem tanto, acho que tenho um gabarito sobre o que eu gosto e não dessa série.
Esse livro é o pior dos 6 e teve poucos momentos em que achei que a história estava andando de uma forma interessante.
Se comparar com os outros esse livro receberia uma nota nem baixa, principalmente pela trama. Mas levando em conta o livro em si ele é mediano.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6