Os despossuídos

Os despossuídos Ursula K. Le Guin

Resenhas - Os Despossuídos

kaguya_ 09/03/2021

Brilhante
Primeiro sci-fi que dei chance, tive receio de não ser agradável por se tratar de algo que não estou habituada a ler, mas foi um livro maravilhoso, muito bem planejado. Ursula é incrível, sem dúvidas.

Talita Hanna Cabral 25/05/2023

Ficção ou realidade?
Ursula K LeGuin nos traz em ?Os despossuídos? as características de duas sociedades: Anarres e Urrasti. Elas são resultado de uma revolução liderada por uma mulher, Odo, há centenas de anos e que separou mundos. Urrasti permaneceu com o abismo das disparidades sociais, mas divulgando ser democrática. Anarres escolheu o anarquismo, livre de qualquer órgão político e de poder. Mas será que o ser humano realmente consegue viver sem o poder? Uma leitura incrivel!
Nilton 27/05/2023minha estante
Foi um início difícil para você?

Talita Hanna Cabral 28/05/2023minha estante
Inicialmente parece confuso, mas rapidamente a pessoa pega o que a leitura tem a nos mostrar.

Lucas Leones 11/05/2021

Quando é bom, é muuuito bom
Assim eu tenho muita preguiça de ficção científica mas realmente esse livro prende, demora pencas pra engatar e as vezes viaja nos pensamentos sobre física que eu fico perdido mas quando chega nas partes mais animadas é ridículo de tão bom. A questão política é MUITO legal, crises de identidade foram engatilhadas e é muito divertido ver essas realidades tão extremas e distantes da nossa que ao mesmo tempo são muito próximas e semelhantes.

Paola 27/05/2021

Ótimas questões, mas...
Certamente mais dinâmico que a mão esquerda da escuridão, mas certamente mais cansativo.
Gosto da idéia de duas linhas do tempo que fatalmente irão se encontrar, mas a linha de Anarres, ao longo do livro, fica prejudicada. O que poderia ser muito bem flashbacks, torna-se algo extenso demais.
Úrsula ainda me dá a sensação de algo faltante, como se tivesse pulado páginas. Retorno e constato que não foi o caso.

Rafael_Santiago 07/07/2021

Mais um livro parado e muito chato
A autora escrevia muito bem. Era ótima ao criar mundos, muito imagética. Com esse livro já li dois dela e notei traços muito parecidos: falta uma trama, uma história que prenda o leitor. Ela geralmente usa da história como uma alegoria para algo bem alcançável para nós o que não foge muito do que quase todo autor de ficção científica faz. O problema é que parte de situações muito bobas. Acaba com histórias com motes super provincianos. Ela não usa de nenhum elemento para prender o leitor até o final do livro. Não o deixa à espera de nenhum desfecho, nada. É só divagação, diálogos, falatórios, fluxos de pensamentos regados à dilemas pessoais/sociais e críticas a certas questões sociais e políticas mais gerais.

Esse livro em especial tem ares de novelinha das 6 científica/engajadona.

O livro passa o tempo todo desenrolando temas forçados para serem grandiosos, dentro de um ambiente essencialmente acadêmico. Sabe aquela coisa de se pensar que vai mudar o mundo quando se está numa faculdade? Zzzz.

A ficção científica passa longe aqui, você até esquece que a história se desenrola num mundo futurístico. É basicamente um meio da autora discutir diferenças sobre capitalismo, comunismo, socialismo etc. Prós, contras, além de semelhanças ao se extremarem.

É muito exagerado às vezes e o tema se esvazia muito cedo, pois é algo já bem batido e depois você vai se ver lendo sobre o cotidiano de um pesquisador que não pesquisa porcaria nenhuma e só enrola em ideologias vagas de moinhos de vento.

A narrativa é toda fragmentada para justificar o tema "científico": o tempo ou a perda dele...

Valeu a leitura? Sinceridade? Talvez preferiria ter ido ver o filme do Pelé...

Devaneios do meu mundo dourado 11/07/2021

Um grande choque de ideias e quebra de muros
Os Despossuídos é um livro simplesmente fantástico. Acredito que a temática de ficção científica é a parte superficial, a verdadeira obra de arte está escondida no constante conflito de ideias entre dois planetas distintos e personagens extremamente excêntricos. O jeito com que a autora trabalha diferentes visões de mundo e, sobretudo, os conflitos do próprio protagonista é cativante, emocionante e muito esclarecedor (para mim, é claro). Esse livro deslumbrante, que infelizmente me carece de palavras melhores para descreve-lo, me ajudou em reflexões interessantes sobre a minha vida e, sem dúvida, recomendo para você que leu até aqui essa breve resenha inexperiente. Com certeza é uma leitura maravilhosa.

Lukas 05/11/2021

Uma leitura lenta, mas uma lentidão muito interessante ?
Os Despossuidos com certeza é um livro que merece releituras, o estilo da narrativa é focado no Shevek e o mais interessante é a percepção de uma pessoa que vive em uma sociedade onde não existe posse, justamente vivendo em uma sociedade que onde o capital é o lucro
Livro bom demais ?

Bella 11/11/2021

Um sci fi pra refletir
Os despossuídos é um excelente livro que traz a tona muitas questões sociais e políticas para refletirmos. É um daqueles livros que te deixam pensando horas a fio sobre os temas discutidos. Mas preciso confessar que por vezes o ritmo é lento. Ansiosa pra conhecer mais obras da autora.

Carol 28/12/2021

O livro explora aspectos sociológicos da vida coletiva em uma sociedade com uma escassez de recursos. Uma boa leitura!

Laura.Thais 02/01/2022

Começarei pelo final kkkkk achei muito corrido. Não me incomodo em não ter um final cheio de explicações porque acho que a intenção da autora é mais gerar discussões do que responder perguntas, ou fazer um final bem detalhado que explique tudo que foi abordado no livro.
Em questão de gerar discussões achei fantástico. Ela trás esses dois mundos de uma forma bem construída e obviamente da pra fazer um paralelo gigante entre Urrás e o planeta em que vivemos hoje. Ela mostra a vivência em Anarres de uma forma que gera curiosidade e nós faz refletir. Pelo menos me fez refletir.
Eu gostei de acompanhar a trajetória do Shevek, mas a onde isso levou? Eu gostaria que tivesse levado a algum lugar, mas isso fica para nossa interpretação...

Vanessa.Perin 22/02/2022

Ainda não sei....
Ainda não sei o que achei do livro.... Foi uma leitura lenta e densa.
Não é um livro fácil, é um livro com muitas camadas, muitas discussões políticas sociais. Tenho certeza que tem muitas camadas que nao consegui absorver.
Foi uma leitura demorada, gostaria que os personagens fossem mais profundos, talvez mais pessoas... Difícil explicar...

Nica 17/04/2022

Le Guin, apenas
Toda vez que leio uma obra da Le Guin, tenho um sentimento diferente. Toda vez me surpreendo, e é impossível ficar na zona de conforto.
Na mão esquerda, fiquei completamente apaixonada pela autora. Com Floresta é o nome do mundo, senti como se o livro fosse um ensaio pra algo maior. Com o conto de Omelas, chorei sem saber pq. E com esse, achei que não ia conseguir acabar. Senti raiva e medo, angústia e tristeza em todo tempo de leitura. Até a metade do livro, considerei com muita amargura deixar de ler, ainda bem que continuei. Me apaixonei pela história, ou histórias pra ser mais precisa, mesmo se referindo ao mesmo personagem, as linhas de tempo diferentes propõe quase uma prática da física apresentada no livro.
É extremamente difícil chegar na metade do livro, exige muita atenção e parece muito que ao invés de vc ler o livro, ele tá lendo vc.
Não consigo expressar tudo o que a história significa, tudo o que ressignificou pra mim.
Se for ler, o que recomendo muito, o faça com resiliência, com paciência e delicadeza pra entender que a leitura não vai sair na força, respeite seu tempo de leitura!

urbenave 26/09/2023

Uma aula
Ursula disfarça suas histórias de ficção científica, mas o que ela nos apresenta são textos carregados de filosofia, antropologia, taoismo e especulação fantástica.
Os Despossuídos é uma história belíssima sobre liberdade, lealdade e família. Sobre ter e ser.
Crítica cortante à sociedade, Le Guin dá uma aula de contar histórias complexas, mas de um jeito leve.