A Profecia das Sombras

A Profecia das Sombras Rick Riordan

Resenhas - Profecia das Sombras

daiane301 23/06/2020

Esse livro avança com o plot do primeiro livro e vem com uma surpresa maravilhosa pra quem conhece certa saga do Rick. Cômico e dramático na medida certa.

Renan.Souza 02/07/2020

A Saga de apolo
O segundo título das provações de apolo foi mais difícil a leitura, mais arrastada na minha opinião. A fórmula de Rick Riodan sempre da certo por não fazer você perder totalmente o interesse na história e deixa um gancho no final que não te deixa abandonar a leitura.

Apolo encontra nesse título o segundo dos três imperadores, com quem tem uma ligação muito maior do que tinha com Nero, o que torna a vida do deus um pouco mais difícil.

Vamos ao terceiro livro e ver o que acontece nas provações de Apolo.

Bianca214 02/07/2020

divertido
achei divertido, assim como o 1° livro da série;
descreve bastante, o que é chato, mas necessário;
repete muito algumas informações

edufernds 04/07/2020

Apolo, responsabilidades e uma quase sátira do Riordan ao seu próprio universo.
Eu torci o nariz quando anunciaram mais uma série de mitologia grega do Rick Riordan, apesar de ser meu autor favorito e queria que ele desse mais atenção as outras sagas como "Magnus Chase" ou" As Crônicas dos Kane", eu ficava com pena dos próprios personagens que pareciam que não tinham um minuto de paz, sempre envolvidos em histórias de proporções apocalípticas.... bem... acho que o próprio Riordan também sentia isso.
"A Profecia das Sombras" é interessante por esse fator de autocrítica, é legal ver Apolo na posição que todos os semideuses passaram por todos esses anos de Riordanverso, percebendo como a vida deles é hostil e sem qualquer descanso, como tudo é injusto a relação das divindades com eles e como isso os afeta, ele surta, chora, se desespera mas os semideuses e heróis ao seu redor não podem parar, devem seguir em frente e tenho a impressão que o Rick ta nos dando um final feliz continuo pra todos os personagens mais antigos que estão ao redor do Apolo enquanto é ele que deve se aventurar dessa vez; no livro passado era o Percy seguindo em frente com a família e estudos etc.. agora é a vez de Leo Valdez e Calipso.
Leo continua muito engraçado e sua relação com Calipso é curiosa, as brigas e problemas devido ao cansaço de nunca ter parado de lutar desde "O Herói Perdido" e finalmente isso ter consequência aos ânimos dos personagens é legal, é bom ver Leo achando seu lugar e criando planos pro futuro, é tão bom ver ele seguido em frente. Mas Calipso, eu acho que a personalidade mudou desde "A Batalha do Labirinto" e eu pessoalmente não gosto dela agora.
Apolo o protagonista talvez o personagem melhor trabalhado do autor, com toda sua impotência e dependência na história e como ele precisa assumir e resolver todos os problemas que ele causou gera momentos de auto reflexão e uma busca por empatia e altruísmo muito genuínos, e ele continua muito engraçado. Meg é incrível ainda, muito curioso pra saber mais dela, não da pra falar dela sem dizer muitos spoilers. As histórias estão cada vez mais sombrias e as vezes com uma violência gráfica bem inesperada.
A representatividade nesse livro é evidente e tão natural e soa ainda mais importante depois uma autora inglesa ai ter falado tanta besteira.
Por fim eu ainda acho que os vilões não representam um nível de ameaça muito alto, não são como Cronos ou Gaia e eles não possuem muito carisma, e as histórias de uma saga de 5 livros parecem muito despretensiosas, talvez se cada livro fosse sem continuidade e separada seria melhor, sem grandes vilões apocalípticos dessa vez. Mas por enquanto é uma série de livros sobre assumir as responsabilidades e seguir em frente, uma talvez despedida dos personagens do Rick Riordan? Talvez, é bom descansar as vezes.

Victor 10/07/2020

Como sempre Tio Rick fazendo obras primas. A única coisa pessima (pra mim) é a Calypso, não dá aquela menina não Hahahaha

Ma 14/07/2020

Continuando a leitura
Confesso que li num momento de tpm e fiquei emocionada em várias partes. É interessante ver como Apolo reage e age sendo um simples mortal e tendo que rever sobre sua divindade e a dos outros deuses.

wednesdayeve 16/07/2020

É sobre o destino, não a jornada
Não gostamos de um protagonista como Apolo.

Mas essa é a intenção. Tio Rick nos apresenta um protagonista tão difícil de aturar como um claro desafio a si mesmo: nos fará gostar de Apolo nem que destrua a vida e o emocional do deus do Sol. E acredite, Riordan tornou-se especialista em dificultar a vida de semideuses (ou ex-deuses confinados em corpos mortais fracos e cheios de acne).

O ritmo dos livros da pentalogia de Apolo é completamente diferente do das outras obras mitológicas do panteão riordeano e finalmente vemos a intenção clara do autor: nos mostrar a importância de relações sólidas, de família (onde quer que a encontremos) e do amor.

Apolo passa cada estágio de suas provações orbitando o mesmo núcleo cheio de pessoas que o ensinam essas lições ainda que indiretamente (e reecontramos personagens antigos que amamos ao longo do caminho). Algo altamente incomum nas missões de heróis olimpianos, que precisam atravessar longas distâncias arduamente e enfrentar perigos pontualmente em meio à jornada.

Parece que pela primeira vez, o localde destino É o que importa, porquê é nele que ocorre a jornada. E, quando nos acostumamos com esse estilo e reconhecemos o valor de um protagonista... menos cativante, é fácil e divertido apreciar a leitura das Provações.

Bea 24/07/2020

Bom, muito bom
Eu tentei ler esse livro três vezes, nas duas primeiras parei no mesmo canto, porque eu não conseguia me apegar a Apolo, e nem aos outros personagens, acho que é a saudade dos anteriores.
Mas na terceira eu consegui aos poucos e no fim ja queria mais!

mari 28/07/2020

Ótimo. Apolo/Lester começa a ter um desenvolvimento melhor, além de ter a aparição de personagens antigos

Karol 29/07/2020

O que mais me impressiona são os devaneios de apolo, Rick escreve com uma riqueza de detalhes e uma forma tão gostosa que prende a gente!

Limvitor 08/08/2020

A mistura perfeita de fantasia e comédia, a inscrita do Rick como sempre Incrivel.

Matheus Figueiredo 09/08/2020

Evoluiu
Conseguiu ser superior ao primeiro livro dessa saga, realmente goste muito da história.
É notório o desenvolvimento de Apolo como Lester, tanto nos momentos de comédia, como nos momentos que necessitam ser mais sérios.
É muito bom as cenas do passado de Apolo, conhecer como ele pensava e agia antigamente, comparando com seus pensamentos mais "humanos" como Lester Papadopoulos.

nicemello 09/08/2020

O Segundo Livro de As Provações de Apolo
Sem dúvida o Tio Rick sabe muito bem escrever histórias atuais sobre mitologia (seja ela grega, romana, nórdica...)
O jeito que Riordan escreve deixa a leitura importante, engraçada, boba e irônica. Mas ao mesmo tempo quando o clima fica tenso, ele consegue transmitir o medo, a tensão e a ironia também pra quebrar o clima.
A evolução de Apolo e as reviravoltas com Meg, Leo e Calipso fazem desse livro impossível de largar! Muito bom!