Sobre Gatos

Resenhas - Sobre Gatos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabrieli 05/05/2020

Simples e bom.
"Na minha próxima vida quero ser um gato. Dormir vinte horas por dia e esperar que me alimentem. Só ficar atirado, lambendo a minha bunda. Os humanos são infelizes e raivosos e bitolados demais." Aqui vemos um Buk "suavizado" ao descrever os felinos.

Yasmine Maluf | @jornadaliteraria__ 06/05/2020

?Uma das melhores coisas a respeito dos gatos é quando você está se sentindo mal,
muito mal ?
se você apenas olhar para um gato esfriando a cuca
do jeito que eles fazem
é uma lição de perseveração contra
as adversidades, e
se você puder olhar para 5 gatos
é 5 vezes melhor.

- Sobre gatos, Charles Bukowski.

Monica 30/06/2020

Me apaixonei por Bukowski através deste livro! Ele coloca em forma de livro sua admiração por estes felinos. Textos diretos e divertidos que me conquistaram a cada pagina.

Karinne 11/09/2020

Felinos, o álcool, sentimentos e Bukowski, um junção maravilhosa.

Izzy 28/09/2020

Bukowski era um amante de felinos
Tinha como dar errado? Pedaços de poemas, contos... escritos e fotografias em uma coletânea de homenagem para os grandes ?professores? de Bukowski. Nossos queridos gatos bacanas ?

Luciano Luíz 24/09/2017

Mais um Bukowski. Agora os poemas, contos e crônicas tem relação com gatídeos... O velhote era apaixonado por estes bichos de quatro patas e quando a narrativa não era diretamente sobre eles, então havia de alguma forma uma ou outra referência. Não há nada de diferente neste livro se colocado ao lado de qualquer outro da obra bukowskiana. E isso é ótimo. Apesar de conter a informação de que todos os textos são inéditos, na verdade alguns poucos são conhecidos, mas a diferença é que neste caso há algumas mudanças narrativas, já que foram coletados de manuscritos e revistas e então comparados aos que foram compilados em outros títulos, sendo assim versões inéditas de alguns já publicados. Livro pequeno, na verdade um livreto. Vem com muitas fotos e como de praxe, a maioria já conhecemos, porém, tem algumas que são verdadeiramente inéditas (pelo menos pra mim) e claro, que são dos gatos... Enfim, são textos que mesclam o cotidiano real e vulgar da sociedade, com aquelas palavras que pra uns soa como imoralidade, mas que na realidade é apenas isso: a vida real sob os olhos de um escritor que sabia o que estava fazendo.

Nota: 10

PS - somente o primeiro conto tem o começo que parece inacabado, como se ainda fosse um rascunho (ou somente eu penso assim?!), mas depois fica melhor. É pequeno, mas se percebe que independente de tamanho (quase) sempre há idas e vindas na ideia de como escrever.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Tai 30/12/2020

O tipo de livro que só quem tem gatos e os ama vai entender, cada sutileza e detalhes em cada poema, terminando a leitura com uma sensação de aconchego no peito

@mihlwna 07/01/2021

Um camarada sensato
quando eu peido
meu gato não está
nem aí.
- Sobre Gatos, Charles Bukowski

O nome é auto explicativo. Um livrinho todo de poesia e prosa sobre gatos. Terminei de ler sentindo um quentinho no coração. A sutileza na descrição da visão de Bukowski sobre os felinos é única, e eu gosto demais do jeito que ele escreve.

Daiane539 22/01/2021

Esse livro mostra um lado de Bukowski pouco explorado e conhecido. Ele extravasa nos poemas reunidos aqui todo seu amor e, devoção por felinos.

Tay 31/01/2021

Sobre gatos
Mais um concluído ?
?Sobre gatos?

Sinopse: O gato é o belíssimo diabo Gatos são os animais mais admirados por Bukowski, q chegou a ter vários deles ao mesmo tempo. Considerava-os professores, sábios e sobreviventes ? como ele próprio. Abel Debritto, biógrafo do autor, reuniu aqui poemas e textos em prosa inéditos contendo reflexões sobre os animais que tanto fascínio e respeito provocavam em Bukowski. Ele os mostra perseguindo uma presa, passeando sobre páginas datilografadas, acordando-o com unhadas e mordidas. Se o personagem Henry Chinaski era seu alterego, os gatos são seu alterego de quatro patas. Pois, ao discorrer sobre gatos ? vagabundos, lutadores, caçadores e sobreviventes ?, o Velho Safado fala, na verdade, sobre seu melhor assunto: ele próprio.

Autor: Nasceu em Andernach, na Alemanha, a 16 de agosto de 1920, filho de um soldado americano e de uma jovem alemã. Aos 3 anos de idade, foi levado aos EUA pelos pais. Durante a vida, ganhou certa notoriedade com contos publicados pelos jornais alternativos Open City e Nola Express, mas precisou buscar outros meios de sustento: trabalhou 14 anos nos Correios. Casou, se separou e teve uma filha. É considerado o último escritor ?maldito? da literatura norte-americana, uma espécie de autor beat honorário, embora nunca tenha se associado com outros representantes beat. Sua literatura é de caráter extremamente autobiográfico, e nela abundam temas e personagens marginais, como prostitutas, sexo, alcoolismo, ressacas, pessoas miseráveis e experiências escatoló­gicas. De estilo extremamente livre e imediatista, Dotado de um senso de humor ferino, auto-irônico e cáustico.

Minha opinião: um livro engraçado diferente de outras obras de bukowski. As interligações q ele faz entre os gatos e pessoas, o gato e ele tendem a tecer uma realidade. No geral um livro razoavelmente bom.

Quotes:

?...avançando a matemática de sua impureza rumo ao zero final..?

?...as vezes o cara não sabe o q fazer em relação às coisas e às vezes é melhor ficar deitado bem imóvel e tentar não pensar em absoluto sobre nada?

?... posso olhar para um animal por horas e não ver nada além de graça e glória, a vida como ela deveria ser.?

Gi | @girlanismos 31/03/2021

Como não amar, só poemas sobre gatos
"Quando você não se sente bem, é só olhar para os gatos, você logo se sente melhor, porque eles sabem que tudo é simplesmente do jeito que é. Não há nenhum motivo para grande exaltações. Eles simplesmente sabem. São salvadores." p.100

Rosany 14/05/2021

"O gato é o belíssimo diabo."
Não tem como um livro de prosa e poesia sobre gatos não ser maravilhoso. Aqui mostra todo amor e admiração que Bukowski tinha pelos bichanos.
Se você ama gatos, não pode deixar de ler essa obra.

Ruth.Poliana 05/06/2021

Motivos para ter gatos
Poemas engraçadíssimo, traz um lado mais humano sofre o autor e você consegue visualizar que existem um sensibilidade muito a tempo escondida mais extremamente palpável dentro si.

Você irá rir muito com as peripécias desses animais sorrateiros e egoístas.

RaquelC_Torres 24/06/2021

meus gatos
[?]
quando estou me sentindo
pra baixo
tudo que preciso fazer é
observar meus gatos

criaturas.

são meus
professores. (página 124)

???????????????????????
?não gosto do amor como ordem, como busca. ele precisa chegar até você, como um gato faminto na porta? (página 37)

Inglethe 29/06/2021

Venero a poesia, mais ainda quando é SOBRE GATOS, escrito por Charles Bukowski "o poeta da sarjeta e da ressaca, o romancista do desencanto do sonho americano" quem diria que ele tinha os gatos como seu alterego.

"Meus gatos

Eu sei. eu sei.
eles são limitados, têm diferentes
necessidades e
preocupações.

mas observo e aprendo com eles.
gosto do pouco que eles sabem,
que é
tanto."