Em Nome dos Pais

Resenhas - Em nome dos pais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vicenza Marques 20/04/2021

Livro Necessário
Bom, o livro é bem tenso e cheio de detalhes da ditadura brasileira, por isso não recomendo ler ele com pressa; irá precisar de umas pausas no meio para digerir tudo o que aconteceu com as vitimas da ditadura.
Achei que o autor, deixou um pouco o enredo muito arrastado, lento e angustiante e, as vezes, cansativo; porém acredito que essa tenha sido a intenção.
Eu recomendo esse livro a todos que tem curiosidade na historia do Brasil e que acha que não existiu ditadura, entender o que aconteceu é de suma importância principalmente nos dias de hoje.
LEIAM E REFLITAM

Lara 11/12/2022

Bom.
Eu gostei do livro até, a história é super interessante, a escrita do autor é envolvente e fala sobre um assunto muito necessário, principalmente com tudo que está acontecendo agora, a ditadura foi um período extremamente nocivo que precisa ser sempre ressaltado, aparentemente as pessoas gostam de esquecer.

Eu me senti muito envolvida no livro no início, do meio pro fim eu me desliguei um pouco, confesso, mas é muito bom. Acho que eu me perdi um pouco quando o autor começou a focar em certas coisas que eu não concordo muito e não me interesso, mas ai realmente é uma questão de opinião.

O livro é bom, vale a pena!

Be__nights 12/12/2023

É um livro interessante pois se trata de um relato pessoal, uma tentativa incessante de desvendar o passado doloroso dos pais do matheus. Em alguns momentos, emocionante; em outros, desperta o ódio pelo ocorrido.

lara rayssa 12/03/2022

foi em nome dos pais
esse livro-reportagem mostra valores narrativos lidimamente excepcionais, tornando-se um grande conteúdo humano e de um significado histórico substancial. a trajetória de um filho em busca de informações - principalmente respostas - a respeito das prisões e torturas vivenciados por seus pais, na ditadura militar no Brasil, que aponta, em última análise, um país que ainda reluta em acertar as contas com um passado obscuro.

Eduarda Costa 14/08/2021

Em nome dos pais
Eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto eu gostei desse livro. É o primeiro que eu leio que não é de ficção e foi inevitável ficar extremamente emocionada em algumas partes, várias vezes tinha que dar algumas pausas porque o que eu lia me embrulhava o estômago, mas é sem dúvida uma leitura extremamente necessária para ter uma visão melhor do que foi a ditadura militar no Brasil, e o quão cruel foi.

Elion.Gabriel 05/06/2022

Que dor!
?Em Nome dos Pais?, do célebre jornalista investigativo Matheus Leitão, é um soco no estômago! Com digressões entre presente e passado, Matheus, que também narra o livro, tenta conhecer mais sobre o demônio que assombrou seus pais durante a juventude e que ecoa até os dias atuais: a ditadura.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 02/06/2020

O livro que todos deveriam ler!!
O ano era 1968, iniciava a fase mais opressora da ditadura militar, um dos períodos mais sombrios da história brasileira. Nesse contexto, um jovem casal estudava na
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e, assim como muitos outros jovens universitários, batalharam contra o governo militar. Eram eles Míriam Leitão e Marcelo Netto, a Amélia e o Mateus (codinomes).
Na obra Em nome dos pais, Matheus Leitão apresenta a batalha de seus pais e outros militantes contra a ditadura. Ele narra tais acontecimentos pela perspectiva de um filho que cresceu escutando sobre o passado trágico de seus pais e em busca de respostas que nunca foram respondidas, justiça que nunca foi efetivamente feita, Matheus detalha no seu livro a busca pelos vestígios desse período sombrio da sua história e da nossa história.
Essa leitura foi um baita soco no estômago, como é triste ler sobre as torturas q eles e muitas outras pessoas sofreram nesse período. Um relato doloroso, mas necessário!! Nós precisamos estudar mais sobre a ditadura brasileira, precisamos entender o q realmente acontecia com pessoas inocentes q lutavam pela sua voz!! N é fácil, houve muitas situações horríveis, porém somente nos conscientizando sobre a gravidade disso podemos lutar para q td essa tragédia n se repita!!Essa leitura é extremamente importante e fundamental para todos, recomendo!!
( RESENHA COMPLETA NO INSTAGRAM @lendocomanatureza )

site: https://www.instagram.com/lendocomanatureza/?hl=pt-br

Kaprãn 31/03/2022

Houve ditadura siiim!
É muita coincidência eu terminar de ler esse livro hj, dia 31 de março, justamente quando marca 58 anos do maior regime ditatorial que o Brasil já enfrentou e há quem diga que não existiu. Precisamos de mais livros como esse para que isso nunca mais aconteça!

anne ;) 31/01/2023

Excelente
Tenho um sério problema: quando gosto muito de uma obra, dificilmente sei explicar meus sentimentos em relação a ela. Com Em Nome Dos Pais não foi diferente. Acho que alguns adjetivos descrevem bem: arrebatador, emocionante, único. Uma experiência que deveria ser obrigatória a todo cidadão brasileiro. Uma aula de história e de humanidade muito rica. Simplesmente muito bom.

Marta Araújo 12/10/2020

Conta a história de uma família e também a história do nosso país! É envolvente, bem escrito e trás reflexão!

Karla 27/09/2020

É nossa história também
Matheus Leitão escreveu neste livro parte da história dos pais, a história dele e a do Brasil, que é a nossa história também. É um livro emocionante, que embrulha o estômago em muitas partes, mas traz ambiente de paz em muitos outros. É também uma história de perdão. Matheus conta os detalhes da busca pelo passado dos pais quando foram presos e torturados pela ditadura militar. Este livro é mais um documento que nos mostra a importância de o nosso País reconhecer o que aconteceu naqueles anos e punir os responsáveis. Eu espero um dia ainda ver isso acontecer.

sirlani.lopes 22/08/2023

Que viagem ao resgate da memória
Muito interessante o relato do filho querendo resgatar as memórias de momentos impactantes da trajetória dos pais.

carolabunita 20/04/2020

Jornalismo Investigativo
Coleciono biografias. A única q tinha lido de jornalismo investigativo era A Sangue Frio. Tão hipnotizante quanto foi esta leitura. Timing perfeito de leitura considerando pandemia e desgoverno atual.

Cristian Monteiro 22/03/2022

Importante e Necessário
"... "A história é um pesadelo do qual eu estou tentando acordar.". Era tempo de acordar do nosso".

Corajoso o relato de Matheus Leitão, que imbuído da vontade de honrar e entender seus pais, foi atrás de descobrir o que aconteceu com eles no período da ditadura militar, em que eles - Marcelo Netto e Miriam Leitão - foram presos e torturados por serem militantes aliados ao Partido Comunista.

Para tal, Matheus vai em busca do processo e todos os envolvidos encontrando histórias dos militantes, dos  militares e, inclusive, do delator que culminou na prisão dos seus pais.

Percorrendo tais histórias, que são sempre  necessárias e importantes, Matheus constrói um livro-reportagem empolgante, triste, esclarecedor, mas também constata o rigoroso voto de silêncio das forças armadas, que mesmo no Governo Dilma, ainda se empenha em esconder toda a sujeira cometida nos anos de chumbo.

O livro é intenso, mas também cansativo, e pincela momentos religiosos que não me agradam tanto, mas isso é um detalhe minúsculo perto da necessidade de se revelar tudo que aconteceu nos bastidores daquelas prisões.

1 | 2 | 3 | 4 | 5