Nunca Vi A Chuva

Nunca Vi A Chuva Stefano Volp

Resenhas - Nunca Vi A Chuva

Dani 16/06/2024

Livro gostosinho
Com ensinamentos e sentimentos. Os irmãos mostram lados da moeda e como podemos ressignificar as relações e formas de ver lidar com os acontecimentos. O auge do livro pra mim foi o final, super legal, cheio de emoções de tirar o fôlego. E acaba com um gancho de curiosidade.

Dani de uns anos atrás iria amar demais. Achei super minha vibes adolescente.

Gabriel.Almeida 16/06/2024

Nunca esquecerei de quem eu não quero ser
Essa é uma daquelas leituras que fazem a gente questionar algumas coisas da vida. Enquanto aprendemos sobre perdão com o Lucas, aprendemos a aproveitar e viver a vida apesar das adversidades, a diferença de personalidade entre os dois irmãos é a melhor coisa do livro, gostei bastante do contraste entre os dois e como os dois vão aprendendo um com o outro.

Você decide viver sua vida baseado no seu gosto pessoal ou naquilo que as pessoas esperam de você?

Anna2946 16/06/2024

Nunca vi a chuva .
Meu 2° livro do Volp e eu acho as histórias dele simples e gostosas .
Nessa , 2 irmãos gêmeos são separados no nascimento e adotados por famílias com condições financeiras completamente diferentes .
Quando se encontram , eles se acolhem nas diferenças dando novos sentidos na vida um do outro do outro .

Bem bonito o livro .

Cah 16/06/2024

Superação
O livro conta a história de irmãos gêmeos que foram separados na maternidade e adotados por famílias distintas. Podemos acompanhar as dores e alegrias, as dificuldades enfrentadas por cada um até se reencontrarem. Tudo isso é nos relatado através do diário de um deles, às vezes dá até vontade de ter mais informações. Não consegui largar até terminar a história, gostei bastante, mesmo querendo um outro desenrolar para algumas coisas.

edilsonjoaquim 15/06/2024

"Nunca vi a chuva"
Não sabia muita coisa sobre ele e fui me surpreendendo no decorrer da leitura.
A história é sobre o Lucas, aquela pessoa que todos acham que tem a vida perfeita, menos ele próprio. Um vazio sempre o acompanha, e ele não sabe o motivo daquilo acontecer. Mas após receber uma mensagem, sua visão sobre o mundo é completamente mudada.
Uma linguagem simples, com muitas gírias, pois é um diário de um jovem. Uma leitura rápida, para quem buscar algo para se destrair por algum tempo e não quer se aprofundar em um mundo de fantasia super desenvolvido, por exemplo.
A conexão entre o Lucas e Rafael é muito bonita, amor de irmãos mesmo, foi quase instantânea essa parceria. Eles só são iguais fisicamente, pois o resto um é o contrário do outro.
Não tem muito o que falar dos outros personagens, tudo é muito rápido e o foco são os irmãos. A evolução do Lucas como pessoas é bem perceptível nessas mais de 200 páginas. O livro trás algumas reflexões interessantes, choques de realidade, saída da zona de conforto.
Esperava algo bem diferente para o final, mas mesmo assim não me decepcionou.
No geral é um bom livro!
stephany :) 15/06/2024minha estante
ótima resenha, me interessei, apesar de que parece ser uma leitura um pouco difícil

edilsonjoaquim 16/06/2024minha estante
Amiga, tem alguns gatilhos, por isso se torna mais difícil sim, mas garanto que é um bom livro?

BrunoTS 15/06/2024

"Enquanto isso, vou continuar olhando para as minhas cicatrizes e sorrir por dentro ao saber que elas me ensinam sobre mim. E que tudo o que eu fiz comigo mesmo não tem mais um efeito negativo aqui no peito. As coisas vão ficar melhores."

Mais uma vez, o Stephano lida com temas pesados como suicídio, deficiência visual, abandono e traumas de uma forma leve. Cheguei a chorar numa parte.
Não da pra falar muito, é necessário ler...

Recomendo muito navegar nessas páginas!

bia demarque 15/06/2024

Virou favorito. ??????????
Essa história com certeza vai virar obrigatória de vestibular daqui a um tempo. é a cara da uerj! falo isso por que os livros da uerj me ensinam muito, tanto quanto esse me ensinou.
cara, oq falar sobre essa escrita e esse desenvolvimento de personagens?
216 paginas. apenas isso. e tanta coisa aconteceu. parece até loucura.
eu me vejo muitas vezes como o lucas se vê. uma pessoa que tem tudo, nunca passou necessidade, mas que já pensou que tudo se resolveria se um dia tudo acabasse. sinceramente, eu só teria coragem de falar isso para um diário, como ele também falou.
da mesma forma que o lucas aprendeu muitas coisas com o rafael, eu também aprendi. e o que você pensa ao decorrer do livro é: como pode uma pessoa deficiente visual, que têm tão pouco na vida, dar mais valor a sua realidade do que uma pessoa que tem tudo de mão beijada? seria inacreditável se eu já não tivesse sido exatamente assim.
confesso que as vezes ainda sou.
o aprendizado as vezes vem tarde demais pra alguns, como foi para o lucas e pra mim. a gente aprende a dar valor aos nossos pais bem quando já estamos saindo de casa, que não precisamos mais deles pra tudo. e bem ali que vimos, que agora precisamos mais do que nunca. e aprendemos a dar valor á nossa vida justamente quando vemos alguém que amamos em uma situação em que não podemos fazer nada -e ainda reclamamos que nossa vida é ruim-
o aprendizado que eu tive com esse livro nunca vai ser esquecido. e isso me deixa feliz por que já faz um bom tempo que eu planejava lê-lo.

?A cirurgia não pôde fazer nada por mim, mas o destino fez
- disse ele, abaixando a voz para que só eu ouvisse. - Obrigado por ser meus dois olhos para enxergar o mundo a partir de agora.
Minha visão voltou quando você chegou, Lucas.?
JAssica342 15/06/2024minha estante
Muito bomm

Carol 15/06/2024

Sempre há tempo de mudar
Ler esse livro me fez pensar bastante em como perdemos tempo dentro de nós mesmos quando há tanto lá fora no mundo, só esperando que a gente crie coragem para arriscar, errar, aprender e viver.

Essa história é muito bonita e surpreendente, mas queria que tivesse mais detalhes que pudessem revelar ainda mais a complexidade dos personagens. Confesso que o final me decepcionou um pouco, já que eu esperava que houvesse uma grande revelação que trouxesse ainda mais profundidade para todo o enredo.

Bom, para ser sincera, talvez eu quisesse só ler mais e mais sobre esses personagens, talvez até um livro só da família Soares.

mavidaribeiro 14/06/2024

Lucas e Rafael.
O que falar sobre Lucas e Rafael? Esses dois irmãos me ensinaram tanto sobre a vida. Comecei o livro me reconhecendo no Lucas e ver como ele se superou, foi incrível. Rafael e o seu sorriso, coisa mais linda. Rafael é esperança, é o sorriso no rosto. Este livro é um abraço.

Regiane13 14/06/2024

Nao sei quantos livros favoritos eu favoritei esse ano, mas esse com toda certeza do mundo (até agora) foi o melhor! Tantos sentimentos senti quando li esse livro - detalhe importante: li em apenas algumas horas - talvez porque me apeguei muito aos personagens, por causa do enredo intrigante - e grudento - da história. Só dormi algumas horas para depois concluir ele, muito bom. Nunca li um livro tão bom em ensinamentos quanto esse. Sem dúvidas, um favorito para a vida no meu coração.

Thiala.Viana 12/06/2024

Em teoria, Lucas parece ter a vida perfeita. Adotado por uma família rica, ele mora em Portugal, tem amigos e uma namorada que ama. Mas se não há nada do que reclamar, então de onde vem esse vazio que não consegue evitar sentir? Quando as brigas com os pais e uma desilusão amorosa o levam a um limite do qual já se aproximava a passos largos, o jovem decide que não há mais motivo para viver.

Prestes a tomar uma decisão da qual não há retorno, uma mensagem em seu celular o faz repensar tudo: um vídeo de alguém idêntico a ele, exceto pelo fato de ter uma deficiência visual. Incrédulo com essa reviravolta, Lucas resolve abandonar a vida em Portugal e partir rumo ao interior do Rio de Janeiro atrás de respostas sobre quem é o seu gêmeo e o que isso pode revelar sobre seu passado.

Escrito em forma de diário a partir do olhar e da narrativa inconfundíveis de Stefano Volp, um dos grandes novos nomes da literatura brasileira, Nunca vi a chuva é um relato intimista e profundo de um jovem descobrindo seu caminho e seu lugar no mundo.

Lara.Martins 12/06/2024

Da série livros que li em uma sentada.

lindo, honesto, sensível. a escrita de volp me encantou tanto que precisei procura-lo nas redes sociais para agradecer por essa leitura!!!!!!!

muito louco como tanta coisa acontece num espaço de tempo tão curto, isso me trouxe um sentimento de intensidade tão forte que não conseguia parar de ler. precisava saber o que iria acontecer, o que eles iriam sentir, se iriam conseguir falar sobre o que sentiriam. fiquei bem imersa.

em alguns momentos senti falta de uma calma maior, de espaço para destrinchar algumas narrativas e contextos? acho que dava até para ter continuação.

amei ?

?ninguém apagará minha memória. perdoar é se lembrar muito bem daquilo que provocou suas cicatrizes, mas é também ter o coração livre ao saber que nada daquilo tem efeito algum sobre você?

Eli 12/06/2024

Cativante
Gostei muito mesmo dessa história, sinto que me apeguei ao Lucas e Rafael.. certamente seria muito amiga deles, e leria umas mil páginas do diário do Lucas. E exatamente por isso me pergunto porque o autor não aprofundou essa história que teria tanto potencial?? Tanta coisa poderia ter acontecido, desenrolares, e até mesmo um pouco mais sobre como funciona o transplante de córnea, e sobre a qualidade da assistência pública do nosso país.. são mil e um adendos. É uma pena pois viria uma 5 estrelas.
De qualquer forma, adorei ler essa história ?

aan.miguel 12/06/2024

Stefano Volp, seu livro me arrebatou. Foi uma obra magnífica, a primeira que me emocionou de verdade. No final, senti revolta, mas a sensibilidade do personagem foi um verdadeiro tapa na cara. Foi tão lindo que me faltam palavras. Acho que eu realmente precisava ler "Nunca Vi a Chuva".

Infelizmente, não lembro quem me indicou o livro, mas logo de início gostei da resenha e coloquei no meu carrinho da Amazon, esperando a próxima promoção. Quando finalmente comprei, ele passou à frente de outras leituras. Jamais imaginei que me sentiria tão envolvido e que ele me tiraria de uma ressaca literária.

O livro é super tranquilo de ler; algumas pessoas o leram em um dia. Eu, felizmente, o degustei aos poucos e me senti extremamente envolvido. Com certeza, lerei novamente e ele será favoritado.

Entendo que alguém possa ter se sentido frustrado com a leitura, mas, na minha opinião, essa pessoa apenas não leu direito (risos). Brincadeiras à parte, este é um livro que eu super recomendarei e que se tornou um dos meus queridinhos.

A história acompanha o personagem principal lidando com a depressão e esquivando-se dela durante seu amadurecimento. Às vezes, você sente raiva de alguns personagens, outras vezes gosta deles. Alguns personagens são impossíveis de odiar, enquanto outros só despertam sentimentos negativos.

E o que dizer da última página antes dos agradecimentos? Ficamos com a pulga atrás da orelha, esperando mais. Acho que caberia uma continuação, apesar do meu medo de sequências. Algo me diz que quem enviou o vídeo foi o ex-amigo do Lucas.

Amanda.Santos 11/06/2024

É uma leitura rápida e envolvente. Gostei que vamos vendo o personagem principal evoluindo conforme a leitura flui. No geral é um livro bom mas sem grandes acontecimentos, acho inclusive que poderia ter algumas páginas a mais, porém vale a pena sim a leitura