Cinco Semanas em Balão

Cinco Semanas em Balão Júlio Verne




Resenhas - Cinco Semanas em Balão


68 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Luana 26/09/2022

Muito bom
Um livro de aventura muito interessante de ler, cativante com as histórias ao decorrer do livro.
Começa um pouco chato com tantos dados técnicos a respeito do balão, mas depois de um certo ponto fica bem animador.
comentários(0)comente



Hilton 26/09/2022

o livro parece tão real que você até duvida que o livro seja mesmo ficção. a história começa bem parada, mas assim que eles entram no balão a leitura voa e você nem percebe. as ilustrações são MUITO lindas.
comentários(0)comente



Pedro 23/09/2022

Lixo imperialista.
Não quero me enganar ao crer que toda literatura europeia anterior ao século XX não fosse também um veículo de dominação ideológica colonial (?Robson Crusoé? e ?As Minas do Rei Salmão? vêm à mente na categoria de boas aventuras com teor maligno), mas o problema é que aqui Verne passa dos limites. É basicamente uma história sobre babacas sobrevoando a África proferindo barbaridades racistas e trucidando animais exóticos. Considerando também que a prosa em si nunca foi o forte do Verne (ele se sobressai mais na especulação científica do que nas suas aptidões narrativas, convenhamos) o resultado é só um horror.
ana julia 21/01/2023minha estante
tô lendo ele agora e tudo que consigo perceber são os pontos que você destacou, acho que nunca li algo tão eurocêntrico quanto esse livro


JP_Felix 03/02/2023minha estante
Anacronismo q chama. Daqui 500 anos tbm vai ter gente julgando a nossa sociedade de hj por criar e abater gado em vez de criar carne artificial. Vc esperava q um livro dessa época tivesse a visão q temos hj?


ana julia 06/02/2023minha estante
verdade, fiquei surpresa por já ter lido outros outros livros do Julio Verne e não ser algo tão escancarado como é nesse livro


JP_Felix 07/02/2023minha estante
Eu imagino q seja pq ele n tava pensando em um bagulho política. Acho q o último país europeu aboliu a escravidão no ano desse livro, na época as pessoas era ignorantes quando a isso, p eles n era racismo ou preconceito, era oq era. É tipo julgar histórias medievais por serem machistas por o homem sempre ser herdeiro no lugar da mulher, isso é um retrato de sua época. A gente tem q ler isso p conhecer, n p agir como se tivesse sido escrito hj e se passasse nos dias de hj.
Ja vi gente reclamando q em game of Thrones o cara foi machista pq disse q tal guerreiro lutava como uma mulher


Pedro 25/02/2023minha estante
esse felix aí é uma anta mesmo. ?anacronismo? é só pra defender imperialista né, vai falar pros povos negros aniquilados que o europeu não tem culpa porque não havia léxico pra condenar extermínio em massa antes do século XX. anacronismo é o ultimo refúgio do eurocentrismo.


Pedro 25/02/2023minha estante
?era o que era?, e o escravizado que aceitasse né fazer o que. vai ser burro na pqp


JP_Felix 26/02/2023minha estante
Como eu disse, anacronismo. E eu n estou sendo burro pq n estou defendendo nd. Claro q foi algo horrível, mas vc está realmente julgando com olhos atuais, imputando intenções convenientes. Vc queria q em uma época imperialista as coisas n fossem imperialistas? Daqui 500 anos talvez as pessoas tenham um novo modelo de sociedade e possam julgar oq vc ou eu acreditamos como certo hj. Vc ta tratando esse livro como propaganda imperialista hj em dia, sendo q é um livro de um livro da época do império. Do q vai reclamar em seguida? Do machismo da monarquia? Das execuções cruel da guilhotina? Da caça as bruxas? Mt facil p vc falar isso fora da época.

E caso vc n saiba, na época, quem mais vendia negros eram os imperios africanos. Curioso, n é? Sabe pq? Pq na época a moral n era tão humana quanto hj. Ou vc acha q meia duzia de caravelas dominaram a força todo um continente? No egito, seculos antes do colonialismo, já havia o equivalente a imperios q escravizavam o próprio povo e povos vizinhos na África. Ou vc acha q quem construiu as pirâmides do egito tinha carteira assinada?

Anacronismo, camarada, é julgar algo fora do contexto de sua época. N defendo oq aconteceu, mas n sou ignorante p imputar a moralidade de hj em outra época.


Pedro 26/02/2023minha estante
largou essa que os africanos são responsáveis pela própria escravidão já atestou que é um corno mesmo


JP_Felix 27/02/2023minha estante
Africanos n são responsáveis pela escravidão. Pessoas são. Vc n pode negar q africanos tbm escravizavam, tal qual saxões, nórdicos e todos os povos do mundo antigo, e então parte p ofensas pessoais. Buddy, o mundo era bárbaro e vil, tudo e todos eram oq hj considerando moralmente errado e condenável. Concordo com vc q a escravidão de 1500 foi uma mancha terrível na história da humanidade e q até hj vemos consequências disso na sociedade, mas é mt ingenuidade atribuir isso unicamente à Europa. Era um problema humano, n de um povo. Se vc quer viver essa ilusão q na história existe mocinho e vilão de uma forma tão maniqueísta e viver uma ideia anacrônica do mundo, vai fundo, todo mundo tem direito de ser ignorante.

É agr q vc tenta ofender minha sexualidade, minha masculinidade, minha falta de sexo (uin, incel, uin oq tu quer ta mole) ou qualquer coisa do tipo. Poupe-se disso. Eu realmente estou comentando com tranquilidade, na moral, n estou sendo ofensivo e estou conversando sobre história. Vc pode mt bem discordar e responder expondo seu ponto de vista sem se levar pela raiva. Mas cê q sabe, n posso te obrigar a conversar pacificamente


JP_Felix 27/02/2023minha estante
Se vc queria q o livro mentisse e falasse q na época o mundo era um mar de rosas com os negros em um periodo em q a escravidão tava sendo abolida ainda, aí e contigo. Prefere q o livro minta como era a visão da época, diga q os brancos consideravam negros seus iguais e os respeitavam e tudo mais.

Sério, se vc espera q o livro mostre qualquer coisa q n seja a realidade da época, errado está vc.




Sílvia 09/09/2022

Confesso que de início achei uma história bem monótona, com detalhes de preparação e etc. Mas assim que a viagem começa e suas dificuldades aparecem, não conseguia mais largar o livro, e mais pro final ficou ainda mais eletrizante. Sinto me energética como se estivesse junto as três colegas nessa expedição. Um texto gostoso de ler apesar de uma linguagem não habitual, mas que segurou minha atenção.
Uma bela aventura!
comentários(0)comente



GuiCalvin 31/08/2022

Uma bela viagem
Seguindo o padrão das bairros de Julio Verne, coloca bastante referencia aos conhecimentos da época e sonho com l futuro.
comentários(0)comente



Ester.Campista 21/08/2022

Gostei da escrita do Julio Verne? Bem a frente de seu tempo? e podemos aprender o valor da amizade?.
comentários(0)comente



Cosmonauta 18/08/2022

Samuel Fergusson
"Este intrépido descobridor propõe-se atravessar num balão toda a África, de leste a oeste. Se estamos bem informados, o ponto de partida desta viagem inaudita deve ser a ilha de Zanzibar, em frente da costa oriental. Só à Providência é lícito saber qual será o ponto de chegada."

Tradução não creditada
comentários(0)comente



Tayenne.Lira 14/08/2022

As peripécias do Dr. Ferguson em atravessar a África em cima de um balão me divertiu por algumas noites.
O livro detalha o projeto do balão, o que me deixou bastante curiosa com os cálculos ali envolvidos.

E além de tudo todas as aventuras vividas em cima do balão ou em terra.
Por alguns momentos parecia que ia dá tudo errado, mas eles conseguiram superar
comentários(0)comente



Luana.Sgarbi 29/07/2022

Um livro muito bem escrito, diversas vezes eu fiquei me perguntando se realmente era ama ficção, parece muito um história que realmente aconteceu.
Algumas partes são meio chatas de ler, o que me fez demorar um pouco pra acabar o livro, mas em geral é muito bom, sem dúvidas os diálogos são as melhores partes do livro (sério são incríveis)
comentários(0)comente



_thegreatsimpsina 30/06/2022

Que martirio foi terminar este livro, pensei que iria me empolgar com leitura como foi com o livro anterior do autor que li. Nao desmereço a obra por completo pois apesar de não ter curtido, o autor nos conduz a uma bela viagem pelos paises do continente africano, com paisagens magnificas e por vezes me imaginei viajando junto com os personagens, tive tbm muita dificuldade de ignorar o racismo dos personagens pois a todo momento era destacado por estes quanto os nativos eram selvagens e burros, apesar de não ser meu lugar de fala foi algo que me incomodou msm levando em consideração a epoca da história.
comentários(0)comente



Duda 04/05/2022

meo, nunca demorei tanto para ler um livro que nem eu demorei para ler esse ???
a história é legal, o julio verne é um autor incrível e que cria histórias muito boas e detalhadas
o problema foi que o livro simplesmente não deu pra mim ? eu lia e não conseguia visualizar a história e aaaa
enfim, a história é boa só que gênero/história não bateu

ps. não estou no meu lugar de fala, mas, tinha vezes que eu sentia que o modo que abordavam os africanos era meio racista
comentários(0)comente



Tami 26/04/2022

os livros do verne são os melhores. cinco semanas no balão, é uma leitura facil e rapida, muito bom para quem gosta de aventurs
comentários(0)comente



DistintoFelps 31/03/2022

Samuel Fergusson: Um maluco na África
Inspirado por antigos geógrafos aventureiros, Samuel Fergusson tem a brilhante ideia de unir todos os trabalhos de seus inspiradores e desvendar todos os mistérios da África, mas não a pé e nem de bicicleta, mas com um balão.
Julio Verne inova outra vez, agora contando a história de Samuel Fergusson, um cientista aventureiro, que envolve mais dois companheiros de viagens nessa enrascada: Dr. Kennedy (um dos maiores amigos de Fergusson) e o criado de Samuel, o fiel Joe.
Em 1863, viagens à balão não eram comuns em longas distancias, ainda mais quando se trata do reconhecimento de 30.370.000 km², que é a África. Um fator determinante para a viagem ser possivel foi a descoberta do Dr. Fergusson sobre a utilização de maneira extremamente eficiente do combustivel do balão.
Durante a minha leitura, confesso que de maneira extremamente vagarosa e desinteressada cheguei a 3/4 do livro, utilizei de minha perspicácia para concluir que o final do livro seria da mesma maneira, intediante, me enganei exageradamente. Chegando ao final, em meio a sai e volta de Joe, o livro foi ficando cada vez mais interessante, mas quando aquilo que quem leu sabe o que acontece (bem no final do bendito), eu fiquei interessandíssimo e li o que faltava em somente um dia.

Notas de recomendação: Geografia; exploração;Julio Verne; África; aventura; viagens de balão.
comentários(0)comente



Malylyi 25/02/2022

Se não soubesse que era uma ficção, acreditaria que era uma história real, cada detalhe e desenvolvimento foram perfeitos.
comentários(0)comente



68 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR