Cinco Semanas em Balão

Resenhas - Cinco Semanas em Balão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sara Férrer 03/02/2022

Livro bem cultural
Não foi o meu livro favorito, e muitas vezes achei desnecessário o tamanho do livro, mas no geral eu gostei.
Apesar da linguagem um pouco mais cansativa e complexa o livro foi divertido, e os personagens que davam toda a graça a história. Recomendo para quem gosta de entender a África e como os europeus a viam.

Sérgio 24/01/2022

Há autores que te contam uma aventura, e há outros como Júlio Verne, que te levam junto na aventura, para que você participe dela com seus personagens.

Tiago.Braga 19/01/2022

Etnocêntrico sem disfarçar
Para quem aprecia livro de aventura até praticamente a última página, essa é certamente uma leitura bastante apreciável, principalmente por ser um clássico. Imagina, atravessar a África em um balão! No entanto, o texto é permeado de racismo não velado (me surpreendi com o esforço dos personagens em destacar os negros e nativos em geral como selvagens, burros, idólatras, bárbaros do pior tipo, e em mais de uma oportunidade, símios, a ponto de que fosse possível confundir um humano africano com um macaco) e referências a exploradores europeus como herois aventureiros. Enfim, se esse tipo de coisa incomoda a ponto de a leitura não valer a pena, não recomendo (inclusive, deis 2 estrelas porque me incomodou). Não levo muito a serio a coisa de "ah, mas era o pensamento da época". Que fosse, não há obrigação de passar pano.

Myy 08/12/2021

Malucooo, que final. ??
Passei o livro inteiro me perguntando de que forma Verne terminaria um livro tão intrigante assim mas Verne é Verne e ele sempre é magnífico em trazer esses finais de te deixar eufórico. E deixou tudo mais lindo ainda no que se tratar da amizade do Doutor e do Joe. E o Doutor? o que falar ne? Que sabedoria e que homem! Quero algum dia ter tanta fé assim em mim mesma, nos meus conhecimentos e ter tanta propriedade assim pra tratar de todos os imprevistos.
Ele sempre detalha tudo com tanta riqueza e propriedade que a gente sempre se pergunta se a história se trata de ficção ou realidade e aqui não foi diferente trazendo tanto sobre Senegal, rio Nilo entre outros locais da África. A parte do elefante rebocador foi muito icônica e uma das melhores pra mim. Uma ótima aventura pra quem gosta de reviravoltas!

Rodrigo.Alves 23/11/2021

"Os obstáculos foram criados para serem vencidos"
Uma deliciosa aventura em um balão pela África
Um livro rápido,divertido e leve de ler
Julio verne é o pai da ficção científica.
Um livro que dá para ser lido em 1 ou 2 dias.
Muito divertido

Márcia 29/10/2021

Cinco Semanas em Balão - Júlio Verne
“Cinco Semanas em Balão” foi o romance de “estreia” do escritor frances Julio Verne. O livro foi escrito em 1863.
Esse autor foi de uma importância ímpar para a literatura mundial, já que é considerado um dos criadores do gênero de ficção científica, juntamente com Mary Shelley (Frankenstein) e H.G Wells (Guerra dos Mundos). Em suma, todos os livros de ficção científica que conhecemos podem ser considerados filhos das obras desses 3 autores.

Ao todo, são mais de 100 livros publicados por Verne, sendo que o autor foi traduzido para 148 línguas e é considerado pela UNESCO como o escritor cuja obra foi mais traduzida em toda a história.

O primeiro livro publicado, Cinco semanas em um balão, lhe rendeu fama repentina e fez com que começasse a lançar vários livros com a mesma fórmula, quase todos com grande sucesso. O último livro publicado foi O senhor do mundo em 1904.

Samuel Fergusson decide atravessar a África, de leste a oeste, em um engenhoso balão que desenvolveu. José Wilson e Ricardo Kennedy o acompanham na aventura, que desbrava diversas paisagens e sociedades do continente. Muitas vezes arriscam suas vidas para sobreviver a feras e a batalhas dos habitantes africanos.
O Dr. Samuel Fergusson causou um grande alvoroço naquela reunião da Real Sociedade Geográfica de Londres quando apresentou seu intento aos seus companheiros. Muitos deles achavam até que esse tal de Fergusson era apenas uma invenção qualquer e que nada daquilo que estava sendo proposto naquele dia era real, talvez apenas uma peça que estavam pregando em seus associados, mas Fergusson era real e também seu intento.
Fergusson era um audacioso desbravador e estava ali em busca de patrocínio e apoio, pois iria descobrir a nascente do Nilo e atravessar toda a costa da África em cinco semanas e num balão. Entre céticos e apoiadores da ideia, Fergusson conseguiu o que queria e sua exploração já estava em andando à partir daquele momento.
Assim que os preparativos da expedição foram colocados em prática, Fergusson, ainda tinha uma nova missão para resolver; seu amigo Dick Kennedy teria que ir nessa viagem com ele de qualquer forma, Fergusson já até contava com ele, mas Kennedy, apesar da amizade inabalável que existia entre ambos, não seria assim tão fácil de se convencer como o doutor esperava. Dick tinha sérias reticências em relação a expedição do amigo; perigosa, descabida e absolutamente improvável de se completar.
Samuel Fergusson, além de muito inteligente, perspicaz e seguro de seus cálculos e invenções para sua grande exploração, era também um homem que sabia como convencer alguém. Mesmo com Kennedy exasperado, quase que implorando para que o amigo desistisse de tal loucura, teve de dar o braço a torcer e, no final das contas, já era praticamente certo que seria o terceiro tripulante daquele balão que levaria seus nomes à fama mundial, pois o segundo tripulante já estava decidido há muito tempo: Joe, seu fiel criado.
Joe já havia participado de outras viagens de seu mestre e não precisava nenhum indicativo para saber que participaria daquela jornada rumo ao continente africano. Aliás, era parte imprescindível, pois Joe não era um doméstico comum, tinha seus conhecimentos de ciência apropriados ao seu jeito e uma filosofia otimista e uma lógica natural que sempre lhe rendia resultados fáceis e exatos.
Então ali se compunha toda a tripulação do balão que iria, em um prazo de cinco semanas exatamente, atravessar toda a África em busca, entre outras coisas, da nascente do Nilo. Fergusson, Kennedy e Joe não faziam ideia que toda essa grande jornada lhes transformariam profundamente, pois grandes perigos, descobertas inacreditáveis, perdas, ganhos e, acima de tudo, muita aventura à bordo do Victoria, o balão que tinha como ponto de partida, Zanzibar, seria uma marca indelével em seus corações e mentes que se uniriam naquele sentimento que atravessa barreiras pelo mundo afora: a leal e indissolúvel amizade.

Rafa Mendes 12/09/2021

Uma aventura nos ares
O livro conta a história de três exploradores Doutor Samuel, José (Joe) e Ricardo (Dick) que embarcam em uma exploração através dos ares, coisa de maluco, ninguém botava fé neles. Passando por poucas e boas, aventuras e desventuras eles foram seguindo viagem e se depararam com coisas incríveis no caminho. Se eu falar mais posso dar spoiler porquê o livro é basicamente isso, eles exploram um território africano em um balão. Como um livro de ficção científica e por ser de um autor renomado como o Júlio é um livro bom, pra quem gosta do gênero de aventura e sci-fi vai apreciar a história, eu particularmente gostei dela, não achei difícil de ler, minha única dificuldade é que por ser uma primeira edição tinha algumas palavras que eu não conhecia, talvez a versão atualizada e revisada seja mais agradável, além disso os pontos baixos do livro são alguns fatores intendíveis por causa da época em que foi escrito, pense em três exploradores brancos indo explorar terra de preto, então contém algumas falas bem racistas. Tem também algumas cenas de matança de animais, uma em particular me incomodou muito, pois eu achei cruel, mas eles eram exploradores e caçadores, então mais uma vez é intendível, não está na minha lista de favoritos e eu leria de novo a versão atualizada apenas se eu esquecesse da história, pois não achei ela uma obra que me deixou empolgada para ler novamente.

Guilherme 02/08/2021

Confesso que ao terminar a leitura fiz uma busca no Google antes de escrever essa resenha para saber se o livro trata-se de ficção ou história real. Muito bem escrita, e com dados e fatos reais, essa ficção quase me enganou.

Aninha Schimidt 05/06/2021

O guia de viagem do colonizador
A impressão que eu tenho ao ler Verne é que ele utilizava os seus livros para "fanboyar" sobre fatos super aleatórios que ele lia por aí e ninguém mais ao redor dele aguentava ouvir (muito fofo). Cinco Semanas Em Um Balão se divide entre passagens técnicas sobre a viagem, com cálculos sobre os quais não quero nem pensar, e a narrativa da própria jornada em si, ora com interações de amizade e bom humor entre os 3 viajantes ora sendo bem expositiva com as curiosidades que Verne queria contar sobre a África. Apesar de haver uma ou outra crítica sútil ao neocolonialismo, este livro ainda foi escrito por um europeu no século 19 e suas personagens e descrições refletem o pensamento etnocêntrico da época (e, infelizmente, ainda bem atuais em certos momentos), então vai aqui um leve "cuidado!" caso você seja como eu e fique com raiva dessas hipocrisias (mas também nem fiquei nervosa de verdade com este aqui, a maioria dos clássicos são bem piores para ser sincera).

Os personagens em si não são muito explorados, é mais a aventura pela aventura, que acaba aprofundado o laço de amizade existente entre eles. Comparando com Volta ao Mundo em 80 Dias, que é o único outro livro de Verne que já li, o Doutor Fergusson é bastante similar ao Phileas Fogg: super introvertido mas que conforme se apega aos companheiros começa a mostrar um coração mole; Kennedy seria um Detetive Fix caso este não fosse o antagonista: um homem determinado e bom de briga que no início não queria estar fazendo esta viagem mas precisa porque possui uma ligação com aquele que a planejou, mas depois daria a vida para completá-la e no meio do caminho também acaba criando uma certa conexão com o terceiro integrante; Joe que certamente é o Passepartout: o funcionário leal e destemido alívio cômico que acredita piamente no patrão, e apesar de enfrentar maus bocados por causa da viagem repentina nunca deixa de admirá-lo e acaba por tornar-se um amigo íntimo no final das contas (Rip Miss Aouda, mal está lá e não está aqui). Imagino que deva ser o padrão do autor, que se importa mais em narrar a aventura do que criar uma trama complexa entre os personagens.

Se está procurando um livro para começar Júlio Verne, não recomendo este, pois a quantidade de informações técnicas principalmente no começo devem assustar. Eu mesma fiquei speed reading várias partes. Volta ao mundo, por exemplo, introduz melhor. Depois que estiver mais habituado, entretanto, acredito que seja interessante dar uma olhada no primeiro romance de sucesso do autor. ??

Spoiler não muito significante mas que sinto a necessidade de comentar

Quem matou o elefantinho tinha que ter sido um Dick, né ? ai, ai, nunca vou perdoar.

Abrobra.q.le 27/03/2021

É bom
Acabei me cansando das partes técnicas e descritivas demais, pulando pras partes com mais ação.

Vanessa 20/03/2021

Julio Verne e suas aventuras
A amizade é uma das principais vertentes mostrada nessa história de Verne; a sociedade daquela época era calcada em suas normas e regras muitas vezes excessivas, mas é a lealdade e o amor fraternal ao próximo que mais se exalta na relação desses três corajosos homens durante toda a travessia da costa oriental à ocidental, o que, no final das contas, estreitou ainda mais o relacionamento desses amigos.
Cinco Semanas num Balão, foi minha primeira leitura desse autor tão elogiado e cultuado pelo mundo afora. Com absoluta certeza não vou parar nesse livro apenas, pois agora que comecei, quero conhecê-lo muito bem e não existe forma melhor do que ler seu legado. Tenho que dizer também que, no começo, estava com um pouco de receio de começar por este e não por outros livros mais famosos do autor, pois, talvez, isso poderia mudar a visão positiva que tinha do autor. Felizmente, isso não aconteceu, pelo contrário, só aumentou minha admiração e vontade literária.

Drakomanth 10/03/2021

Muito Bom
Muito Bom

Caesar 08/03/2021

Mais uma aventura da coletânea de grandes expedições de Júlio Verne. Dessa vez, o espírito aventureiro do protagonista busca explorar o continente africano.

Francyelen 16/02/2021

Não é um livro grande mas é legal, queria passar cinco semanas em um balão...que aventura seria!!! Eu ia amar demais. Eu recomendo o livro para quem quer uma leitura rápida e bem escrita. (Desculpa ter postado só agora sendo que faz uns 2 meses que já li.)???

1 | 2 | 3 | 4 | 5