Cinco Semanas em Balão

Cinco Semanas em Balão Júlio Verne

Resenhas - Cinco Semanas em Balão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Guilherme 02/08/2021

Confesso que ao terminar a leitura fiz uma busca no Google antes de escrever essa resenha para saber se o livro trata-se de ficção ou história real. Muito bem escrita, e com dados e fatos reais, essa ficção quase me enganou.

Cosmonauta 18/08/2022

Samuel Fergusson
"Este intrépido descobridor propõe-se atravessar num balão toda a África, de leste a oeste. Se estamos bem informados, o ponto de partida desta viagem inaudita deve ser a ilha de Zanzibar, em frente da costa oriental. Só à Providência é lícito saber qual será o ponto de chegada."

Tradução não creditada

ana julia 04/03/2023

Ao final desse livro percebi que sou muito grata pela existência do SI (sistema internacional de unidades).

GuiCalvin 31/08/2022

Uma bela viagem
Seguindo o padrão das bairros de Julio Verne, coloca bastante referencia aos conhecimentos da época e sonho com l futuro.

Karin 14/10/2023

Uma amostra de Julio Verne
Eu comprei um box no Kindle com as 50 obras de Júlio Verne por um valor irrisório. Comecei a ler de forma despretensiosa, já tinha lido na escola a volta ao mundo em 80 dias, mas não lembrava exatamente da leitura. Muitas obras de Júlio Verne foram adaptadas ao cinema, livros didáticos com figuras. Essa obra foi a primeira publicada e fiquei completamente impressionada com as descrições. De tão real, não parece ficção. Oa conhecimentos pormenorizadas de física, química, geografia, biologia, são tão precisos que em muitos momentos fiquei com a impressão de que ele está descrevendo a realidade e não uma ficção. Nessa obra, o personagem fica 5 semanas em um balão, no qual apresenta-se várias desventuras. O autor consegue entrelaçar comédia, aventura e drama com muita facilidade. A leitura é muito gostosa, por ser um livro bem descritivo, facilitando a criação de cenários inteiros no nosso imaginário. É um livro, ao meu ver, obrigatório na educação infantojuvenil, pois poderia acarretar em comparações e análises integrando várias matérias e áreas do conhecimento. Recomendo fortemente a leitura.

Aninha Schimidt 05/06/2021

O guia de viagem do colonizador
A impressão que eu tenho ao ler Verne é que ele utilizava os seus livros para "fanboyar" sobre fatos super aleatórios que ele lia por aí e ninguém mais ao redor dele aguentava ouvir (muito fofo). Cinco Semanas Em Um Balão se divide entre passagens técnicas sobre a viagem, com cálculos sobre os quais não quero nem pensar, e a narrativa da própria jornada em si, ora com interações de amizade e bom humor entre os 3 viajantes ora sendo bem expositiva com as curiosidades que Verne queria contar sobre a África. Apesar de haver uma ou outra crítica sútil ao neocolonialismo, este livro ainda foi escrito por um europeu no século 19 e suas personagens e descrições refletem o pensamento etnocêntrico da época (e, infelizmente, ainda bem atuais em certos momentos), então vai aqui um leve "cuidado!" caso você seja como eu e fique com raiva dessas hipocrisias (mas também nem fiquei nervosa de verdade com este aqui, a maioria dos clássicos são bem piores para ser sincera).

Os personagens em si não são muito explorados, é mais a aventura pela aventura, que acaba aprofundado o laço de amizade existente entre eles. Comparando com Volta ao Mundo em 80 Dias, que é o único outro livro de Verne que já li, o Doutor Fergusson é bastante similar ao Phileas Fogg: super introvertido mas que conforme se apega aos companheiros começa a mostrar um coração mole; Kennedy seria um Detetive Fix caso este não fosse o antagonista: um homem determinado e bom de briga que no início não queria estar fazendo esta viagem mas precisa porque possui uma ligação com aquele que a planejou, mas depois daria a vida para completá-la e no meio do caminho também acaba criando uma certa conexão com o terceiro integrante; Joe que certamente é o Passepartout: o funcionário leal e destemido alívio cômico que acredita piamente no patrão, e apesar de enfrentar maus bocados por causa da viagem repentina nunca deixa de admirá-lo e acaba por tornar-se um amigo íntimo no final das contas (Rip Miss Aouda, mal está lá e não está aqui). Imagino que deva ser o padrão do autor, que se importa mais em narrar a aventura do que criar uma trama complexa entre os personagens.

Se está procurando um livro para começar Júlio Verne, não recomendo este, pois a quantidade de informações técnicas principalmente no começo devem assustar. Eu mesma fiquei speed reading várias partes. Volta ao mundo, por exemplo, introduz melhor. Depois que estiver mais habituado, entretanto, acredito que seja interessante dar uma olhada no primeiro romance de sucesso do autor. ??

Spoiler não muito significante mas que sinto a necessidade de comentar

Quem matou o elefantinho tinha que ter sido um Dick, né ? ai, ai, nunca vou perdoar.

Márcia 29/10/2021

Cinco Semanas em Balão - Júlio Verne
“Cinco Semanas em Balão” foi o romance de “estreia” do escritor frances Julio Verne. O livro foi escrito em 1863.
Esse autor foi de uma importância ímpar para a literatura mundial, já que é considerado um dos criadores do gênero de ficção científica, juntamente com Mary Shelley (Frankenstein) e H.G Wells (Guerra dos Mundos). Em suma, todos os livros de ficção científica que conhecemos podem ser considerados filhos das obras desses 3 autores.

Ao todo, são mais de 100 livros publicados por Verne, sendo que o autor foi traduzido para 148 línguas e é considerado pela UNESCO como o escritor cuja obra foi mais traduzida em toda a história.

O primeiro livro publicado, Cinco semanas em um balão, lhe rendeu fama repentina e fez com que começasse a lançar vários livros com a mesma fórmula, quase todos com grande sucesso. O último livro publicado foi O senhor do mundo em 1904.

Samuel Fergusson decide atravessar a África, de leste a oeste, em um engenhoso balão que desenvolveu. José Wilson e Ricardo Kennedy o acompanham na aventura, que desbrava diversas paisagens e sociedades do continente. Muitas vezes arriscam suas vidas para sobreviver a feras e a batalhas dos habitantes africanos.
O Dr. Samuel Fergusson causou um grande alvoroço naquela reunião da Real Sociedade Geográfica de Londres quando apresentou seu intento aos seus companheiros. Muitos deles achavam até que esse tal de Fergusson era apenas uma invenção qualquer e que nada daquilo que estava sendo proposto naquele dia era real, talvez apenas uma peça que estavam pregando em seus associados, mas Fergusson era real e também seu intento.
Fergusson era um audacioso desbravador e estava ali em busca de patrocínio e apoio, pois iria descobrir a nascente do Nilo e atravessar toda a costa da África em cinco semanas e num balão. Entre céticos e apoiadores da ideia, Fergusson conseguiu o que queria e sua exploração já estava em andando à partir daquele momento.
Assim que os preparativos da expedição foram colocados em prática, Fergusson, ainda tinha uma nova missão para resolver; seu amigo Dick Kennedy teria que ir nessa viagem com ele de qualquer forma, Fergusson já até contava com ele, mas Kennedy, apesar da amizade inabalável que existia entre ambos, não seria assim tão fácil de se convencer como o doutor esperava. Dick tinha sérias reticências em relação a expedição do amigo; perigosa, descabida e absolutamente improvável de se completar.
Samuel Fergusson, além de muito inteligente, perspicaz e seguro de seus cálculos e invenções para sua grande exploração, era também um homem que sabia como convencer alguém. Mesmo com Kennedy exasperado, quase que implorando para que o amigo desistisse de tal loucura, teve de dar o braço a torcer e, no final das contas, já era praticamente certo que seria o terceiro tripulante daquele balão que levaria seus nomes à fama mundial, pois o segundo tripulante já estava decidido há muito tempo: Joe, seu fiel criado.
Joe já havia participado de outras viagens de seu mestre e não precisava nenhum indicativo para saber que participaria daquela jornada rumo ao continente africano. Aliás, era parte imprescindível, pois Joe não era um doméstico comum, tinha seus conhecimentos de ciência apropriados ao seu jeito e uma filosofia otimista e uma lógica natural que sempre lhe rendia resultados fáceis e exatos.
Então ali se compunha toda a tripulação do balão que iria, em um prazo de cinco semanas exatamente, atravessar toda a África em busca, entre outras coisas, da nascente do Nilo. Fergusson, Kennedy e Joe não faziam ideia que toda essa grande jornada lhes transformariam profundamente, pois grandes perigos, descobertas inacreditáveis, perdas, ganhos e, acima de tudo, muita aventura à bordo do Victoria, o balão que tinha como ponto de partida, Zanzibar, seria uma marca indelével em seus corações e mentes que se uniriam naquele sentimento que atravessa barreiras pelo mundo afora: a leal e indissolúvel amizade.

ferbrito__ 18/08/2020

Júlio Verne nunca me decepciona, amo de coração todas as aventuras as quais ele escreve sobre.

AleixoItalo 13/09/2010

Julio Verne já nos levou a viajar para vários lugares! Não teve nenhum autor que explorou tanto o nosso planeta como Verne. Volta ao mundo, pelos ares ou por terra, pelo fundo dos mares, ou pelo fundo da Terra, e tudo isso com apenas os ases da imaginação! E dentre todas essas viagens uma ficou marcada, extremamente bem detalhada: a viagem ao continente africano, executada a bordo de um balão!
Cinco Semanas em Balão, conta a história do Dr. Fergusson que se propõe a atravessar o continente africano por uma rota ainda não explorada, usando um balão de hidrogênio. Para essa façanha louca, e considerada impossível por muitos, partirão com ele em sua viagem seu fiel criado Joe, e seu grande amigo Dick Kennedy. Juntos eles irão passar por uma aventura inédita nas suas vidas, e vão conhecer todos os perigos do continente selvagem.
Como as outras obras do autor, tudo é construído minuciosamente e detalhadamente, baseado apenas na imaginação do autor, que nunca viajou realmente para os confins da Terra como suas obras propõem, portanto toda a paisagem narrada é fictícia.
Verne é um dos maiores escritores da história da literatura, e gera em suas histórias, viagens realmente fantásticas. Em Cinco Semanas em Balão, Verne consegue imergir o leitor por uma viagem extremamente perigosa ao continente negro, detalhando a paisagem exuberante, a fauna exótica, os habitantes selvagens e o clima revolto. A viagem é bem narrada, e dificuldades como altura, direção do balão – que se direciona de acordo com o vento – altitude e mantimentos, são sempre levados em conta, além dos próprios perigos da África: tempestades, animais selvagens, tribos antropófagas, e o temível deserto do Saara, são todos levados em conta no livro.
Outra grande qualidade de Verne, é construir imagens miraculosas e estupendamente belas: tempestades assistidas do ponto de vista de um balonista, vulcões em plena erupção assistidos por cima, oásis, entre outras, são algumas dessas maravilhosas cenas criadas por Verne.
Cinco Semanas em Balão, pode não ser pretensioso como 20.000 Léguas Submarinas, ou Viagem ao Centro da Terra, mas é uma das melhores obras do autor, que mais uma vez, se aproximou bastante da realidade, utilizando-se de uma ficção cinematográfica!

Resenha em: http://perimeter7.blogspot.com/

JP_Felix 09/02/2023

Bom livro
Um retrato de sua época, para quem unica e exclusivamente critica a questão racial do tipo. Tratando-se de uma escrita ambientada em 1860 e feita na mesma época, é fácil entender que a visão da época era o que hoje vemos como preconceituosa, mas tratar como se fosse um livro escrito e ambientado nos dias de hoje? É a definição pura de anacronismo.

Dito isto, vou destacar que não, a representação dos africanos no livro, em uma época barbara imperialista, independente de ser preconceituosa, não condiz com toda a raiva que vejo as pessoas terem. Era uma outra época, onde recém tinha sido abolida a escravidão na Europa, e considerando que até hoje ainda se tenha racismo e preconceito, não era de se esperar que a representação fosse ser positiva.

Em resumo, a obra é um retrato de sua época, e isso e positivo para vermos com mais fidedignidade como era a visão cultura e social desse periodo (ou vocês preferem que o livro minta e finja que a questão étnica era uma fofura?).

Quanto a história, é bem simples, três aventureiros atravessando a África em um balão pelo que entendi ser a primeira grande jornada a fazê-lo. Os personagens são interessantes, um médico, um caçador e um rapaz que é como um faz-tudo. A dinâmica entre eles é bem orgânica e eles são interessantes o bastante para que eu me importasse com eles ao decorrer da história, achando criativa a forma como sempre havia algo a se fazer sobre os problemas que o balão enfrentava, chegando ao ponto de na cena final sempre haver mais algo a fazer que eu simplesmente não conseguia prever, ponto pro livro.

É um clássico britânico, e como tal, a leitura é meio densa, com muita reflexão e narrativa pouco dinâmica. Apesar disso, não sei se e porque estou me acostumando com esse tipo de linguagem ou se este livro é menos arrastado que os outros, mas até que tudo fluiu bem pra mim, sem parecer ter o dobro de páginas que de fato tem, como acontece algumas vezes.

É uma história que tem literais 160 anos, mas que consegue se manter curiosa e interessante até hoje para um cerro público, e essa é a questão. Se você não tem prazer em leituras com uma narrativa mais densa, se não consegue lidar com anacronismo ou se quer mais diversão que conhecer um clássico, dificilmente este livro vá te dar algum prazer, mas, caso contrário, é um livro muito bom a se conhecer.

Lobinha Sincera 18/02/2023

Bom, lembra muito o viagem ao redor do mundo em 80 dias, com muitos preconceitos da época mas tirando isso bem divertido

Myy 08/12/2021

Malucooo, que final. ??
Passei o livro inteiro me perguntando de que forma Verne terminaria um livro tão intrigante assim mas Verne é Verne e ele sempre é magnífico em trazer esses finais de te deixar eufórico. E deixou tudo mais lindo ainda no que se tratar da amizade do Doutor e do Joe. E o Doutor? o que falar ne? Que sabedoria e que homem! Quero algum dia ter tanta fé assim em mim mesma, nos meus conhecimentos e ter tanta propriedade assim pra tratar de todos os imprevistos.
Ele sempre detalha tudo com tanta riqueza e propriedade que a gente sempre se pergunta se a história se trata de ficção ou realidade e aqui não foi diferente trazendo tanto sobre Senegal, rio Nilo entre outros locais da África. A parte do elefante rebocador foi muito icônica e uma das melhores pra mim. Uma ótima aventura pra quem gosta de reviravoltas!

Luana 26/09/2022

Um livro de aventura muito interessante de ler, cativante com as histórias ao decorrer do livro.
Começa um pouco chato com tantos dados técnicos a respeito do balão, mas depois de um certo ponto fica bem animador.

Sergio.Eduardo 22/08/2020

Lição aprendida
Foi um dos primeiros clássicos e um dos primeiros livros de Júlio Verne que eu li, no começo eu fiquei meio na dúvida se iria gostar, eu tinha um certo preconceito com livros clássicos, e acabei quebrando a cara, a historia é simplesmente incrível, no começo pode ser meio lento, mas a história desenvolve de um jeito muito gostoso de ler, apesar de parecer que não vai ter grandes surpresas por ser... Bem... Uma viagem em um balão, você é surpreendido a cada paço com perigos e com momentos bem complicados de se explicar que os personagens enfrentam. É uma leitura que eu recomendaria quando estiver com ressacas literárias, por ela ser bem leve.

Thiago352 25/02/2023

Divertido
Apesar das diversas citações de exploradores e viagens anteriores durante o texto, que não eram nada empolgantes de se ler, foi um livro bastante divertido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5