Cinco Semanas em Balão

Resenhas - Cinco Semanas em Balão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafa Mendes 12/09/2021

Uma aventura nos ares
O livro conta a história de três exploradores Doutor Samuel, José (Joe) e Ricardo (Dick) que embarcam em uma exploração através dos ares, coisa de maluco, ninguém botava fé neles. Passando por poucas e boas, aventuras e desventuras eles foram seguindo viagem e se depararam com coisas incríveis no caminho. Se eu falar mais posso dar spoiler porquê o livro é basicamente isso, eles exploram um território africano em um balão. Como um livro de ficção científica e por ser de um autor renomado como o Júlio é um livro bom, pra quem gosta do gênero de aventura e sci-fi vai apreciar a história, eu particularmente gostei dela, não achei difícil de ler, minha única dificuldade é que por ser uma primeira edição tinha algumas palavras que eu não conhecia, talvez a versão atualizada e revisada seja mais agradável, além disso os pontos baixos do livro são alguns fatores intendíveis por causa da época em que foi escrito, pense em três exploradores brancos indo explorar terra de preto, então contém algumas falas bem racistas. Tem também algumas cenas de matança de animais, uma em particular me incomodou muito, pois eu achei cruel, mas eles eram exploradores e caçadores, então mais uma vez é intendível, não está na minha lista de favoritos e eu leria de novo a versão atualizada apenas se eu esquecesse da história, pois não achei ela uma obra que me deixou empolgada para ler novamente.

z..... 13/07/2017

Edição Rideel (Coleção Júlio Verne, 2001)
Gostaria de ler essa obra em edição que traz o texto integral. Até hoje não tive essa oportunidade, então vou me divertindo e satisfazendo a curiosidade na coleção da Rideel, caracterizada pela adaptação resumida em direcionamento infanto-juvenil. Não é o que gostaria, mas já que só tem tu então vamos nessa!

Um atrativo em especial para esse livro é o pioneirismo nas "viagens extraordinárias" de Verne. A partir desse o autor enveredou em mais de cem obras expedicionárias, com temas diversos que brindaram o público com alguns dos maiores livros de ficção científica e aventuras de todos os tempos. E tudo começou com o Cinco Semanas...

Rapaz! O estado de espírito interfere na leitura, porque deixei de lado a antipatia com edições em resumo e procurei curtir a história, aguçando a atenção para curiosidades, aprendizagens e devaneios. Resultado: gostei muito do livro.

Opa! As viagens extraordinárias iniciaram com uma bela narrativa, que atravessa a África central em uma balão no sentido leste à oeste, de Zanzibar ao Senegal. O protagonismo é de três expedicionários britânicos, que no percurso vivenciam aventuras que envolvem tribos desconhecidas, perigos com animais, resgates e encontros inusitados (como o de um missionário francês) e a revelação de um cenário muito desconhecido, quase mítico para os leitores da época.

Pensando no contexto da publicação, a gente percebe também exageros e uma imposição politicamente incorreta em alguns momentos por parte dos aventureiros. Acho que os aspectos que se destacam nisso estão na visão de colonizadores europeus que se acham dono de tudo. reduzindo os povos nativos à uma condição de selvageria e ignorância, e também a reprodução do costume de glorificação da caça. Só observação. Isso continua se reproduzindo também por aí em muitos nos dias atuais.

Ah, dessa vez consegui detectar mais um equívoco na ciência verniana. Pera lá seu Júlio! Macacos da cauda preênsil só existem no Novo Mundo.

É uma aventura extraordinária, com vários momentos interessantes. Cito também o ato desesperado de Joe em salvar os amigos, atirando-se como peso morto do balão em um lago infestado de crocodilos; a perseguição à cavalo pelos talibas e o ataque dos abutres que danificou a estrutura do balão. Além de Joe, o protagonismo tem a liderança do explorador inglês Samuel Fergusson e o amigo escocês Ricardo Kennedy, o Dick.
Curioso também o fato do missionário falecido, que vivia no voto de pobreza, ter seu corpo enterrado em uma mina de ouro... Às vezes fico pensando se Verne não tinha uma intencionalidade velada em certas descrições... E assim, de aventura em aventura, fui curtindo uma empolgante leitura.

Observação final, a edição procura enriquecer a narrativa apoiando com notas explicativas, porém, deixou de fora uma das principais: não poderiam deixar de tecer considerações sobre Zanzibar, que nada teve citado.

Enfim, curti!

Rodrigo.Alves 23/11/2021

"Os obstáculos foram criados para serem vencidos"
Uma deliciosa aventura em um balão pela África
Um livro rápido,divertido e leve de ler
Julio verne é o pai da ficção científica.
Um livro que dá para ser lido em 1 ou 2 dias.
Muito divertido

Rafael 09/09/2014

Cinco Semanas em Balão - Onde nasce o Nilo
Sou um grande fã deste tipo de literatura e um dos grandes responsáveis por isso foi Júlio Verne.
Neste livro, o primeiro que ele lançou, ele conta a história de três companheiros que planejam viajar de balão sobre a África para descobrir a origem do Rio Nilo.
São muito dados técnicos que, às vezes, torna a obra um pouco chata, mas de maneira geral, vale muito a pena ler.

Ester.Campista 21/08/2022

Gostei da escrita do Julio Verne? Bem a frente de seu tempo? e podemos aprender o valor da amizade?.

Tauan 22/09/2015

Muito louco
Com poderosa imaginação e vasto conhecimento cientifico, Júlio Verne previu o futuro diversas vezes em seus muitos livros. Nesta obra, ele descreve a inimaginável (na época) travessia de um continente abordo de um balão.
Como a maioria de suas obras, está recheada de informações geográficas, que ao mesmo tempo a tornam complexa e mais interessante. No entanto "Cinco Semanas em Balão", assim como "A Ilha Misteriosa", também é marcada por um forte teor de conceitos de química, que dão suporte as teorias de Verne, sem enfadar o leitor.
O livro narra a viagem proposta pelo Dr. Fergusson, seu criado, Joseph, e seu amigo Richard Kennedy também participam. Tal viagem consiste na travessia do continente Africano em um balão, que (obviamente) durou cinco semanas.
Nela os viajantes vivem aventuras ímpares, como serem rebocados por um elefante, fingirem ser filhos da lua para uma tribo nativa, resgatar um missionário, entre outras, todas com suas consequências, boas ou ruins.
Está entre os livros que não pode-se deixar de ler!

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

DistintoFelps 31/03/2022

Samuel Fergusson: Um maluco na África
Inspirado por antigos geógrafos aventureiros, Samuel Fergusson tem a brilhante ideia de unir todos os trabalhos de seus inspiradores e desvendar todos os mistérios da África, mas não a pé e nem de bicicleta, mas com um balão.
Julio Verne inova outra vez, agora contando a história de Samuel Fergusson, um cientista aventureiro, que envolve mais dois companheiros de viagens nessa enrascada: Dr. Kennedy (um dos maiores amigos de Fergusson) e o criado de Samuel, o fiel Joe.
Em 1863, viagens à balão não eram comuns em longas distancias, ainda mais quando se trata do reconhecimento de 30.370.000 km², que é a África. Um fator determinante para a viagem ser possivel foi a descoberta do Dr. Fergusson sobre a utilização de maneira extremamente eficiente do combustivel do balão.
Durante a minha leitura, confesso que de maneira extremamente vagarosa e desinteressada cheguei a 3/4 do livro, utilizei de minha perspicácia para concluir que o final do livro seria da mesma maneira, intediante, me enganei exageradamente. Chegando ao final, em meio a sai e volta de Joe, o livro foi ficando cada vez mais interessante, mas quando aquilo que quem leu sabe o que acontece (bem no final do bendito), eu fiquei interessandíssimo e li o que faltava em somente um dia.

Notas de recomendação: Geografia; exploração;Julio Verne; África; aventura; viagens de balão.

1 | 2 | 3 | 4 | 5