Cinco Semanas em Balão

Cinco Semanas em Balão Júlio Verne




Resenhas - Cinco Semanas em Balão


68 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Matheus 13/10/2009

é uma boa historia porem com poucas climax ( maior intensidade da ação)
e muito detalhado mas é bom
comentários(0)comente



DistintoFelps 31/03/2022

Samuel Fergusson: Um maluco na África
Inspirado por antigos geógrafos aventureiros, Samuel Fergusson tem a brilhante ideia de unir todos os trabalhos de seus inspiradores e desvendar todos os mistérios da África, mas não a pé e nem de bicicleta, mas com um balão.
Julio Verne inova outra vez, agora contando a história de Samuel Fergusson, um cientista aventureiro, que envolve mais dois companheiros de viagens nessa enrascada: Dr. Kennedy (um dos maiores amigos de Fergusson) e o criado de Samuel, o fiel Joe.
Em 1863, viagens à balão não eram comuns em longas distancias, ainda mais quando se trata do reconhecimento de 30.370.000 km², que é a África. Um fator determinante para a viagem ser possivel foi a descoberta do Dr. Fergusson sobre a utilização de maneira extremamente eficiente do combustivel do balão.
Durante a minha leitura, confesso que de maneira extremamente vagarosa e desinteressada cheguei a 3/4 do livro, utilizei de minha perspicácia para concluir que o final do livro seria da mesma maneira, intediante, me enganei exageradamente. Chegando ao final, em meio a sai e volta de Joe, o livro foi ficando cada vez mais interessante, mas quando aquilo que quem leu sabe o que acontece (bem no final do bendito), eu fiquei interessandíssimo e li o que faltava em somente um dia.

Notas de recomendação: Geografia; exploração;Julio Verne; África; aventura; viagens de balão.
comentários(0)comente



ianca 12/03/2014

viagem em um balÂo
eu gostei muito do livro porque ele fala em uma viagem em um balâo eu eu adoro viagem ele fala sobre uma viagem pela africa paradas em varios lugarews foi uma viagem muito iteressante cinco semanas em um balâo pode nâo ser pretecioso como 20.000 lèguas submarinas, ou viagem ao centro da terra, mais e uma das maiores obras do autor,que mais uma vez, se aproximou bastante da realidade,ultilizando-sede uma fixçâo,cinematografica.
comentários(0)comente



Herivelton.Costa 17/02/2024

Um clássico de Julio Verne
Este é o primeiro livro que leio de Júlio Verne e fiquei impressionado com a fluidez do texto. Júlio Verne nos conta uma história muito interessante e que apesar de fictícia, parece de certa forma muito verossímil hoje talvez muito mais em seu tempo. É uma leitura prazerosa que nos faz ficar imaginando as descrições que o autor faz de muitos lugares no continente africano.
comentários(0)comente



Jeff Ettore 19/05/2014

Uma aventura clássica
Verne é um artista, a descrição que ele faz das paisagens são como filmagens na mente, algo simplesmente surreal, o carisma dos personagens, algo que eu admiro muito também é excelente. Mas, o melhor do melhor, são as aventuras... Imagine-se voando de balão com dois amigos sobre lugares da África no séc. XIX em regiões onde os tribais nunca tinha visto um homem branco muito menos um balão, agora imagine-se cair com o balão em meio a uma guera de tribos canibais... É de tirar o fôlego. SIMPLESMENTE LEIAM!!!


site: alicenascorrentes.blogspt.com.br
comentários(0)comente



Rafael 09/09/2014

Cinco Semanas em Balão - Onde nasce o Nilo
Sou um grande fã deste tipo de literatura e um dos grandes responsáveis por isso foi Júlio Verne.
Neste livro, o primeiro que ele lançou, ele conta a história de três companheiros que planejam viajar de balão sobre a África para descobrir a origem do Rio Nilo.
São muito dados técnicos que, às vezes, torna a obra um pouco chata, mas de maneira geral, vale muito a pena ler.
comentários(0)comente



Tauan 22/09/2015

Muito louco
Com poderosa imaginação e vasto conhecimento cientifico, Júlio Verne previu o futuro diversas vezes em seus muitos livros. Nesta obra, ele descreve a inimaginável (na época) travessia de um continente abordo de um balão.
Como a maioria de suas obras, está recheada de informações geográficas, que ao mesmo tempo a tornam complexa e mais interessante. No entanto "Cinco Semanas em Balão", assim como "A Ilha Misteriosa", também é marcada por um forte teor de conceitos de química, que dão suporte as teorias de Verne, sem enfadar o leitor.
O livro narra a viagem proposta pelo Dr. Fergusson, seu criado, Joseph, e seu amigo Richard Kennedy também participam. Tal viagem consiste na travessia do continente Africano em um balão, que (obviamente) durou cinco semanas.
Nela os viajantes vivem aventuras ímpares, como serem rebocados por um elefante, fingirem ser filhos da lua para uma tribo nativa, resgatar um missionário, entre outras, todas com suas consequências, boas ou ruins.
Está entre os livros que não pode-se deixar de ler!

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



z..... 13/07/2017

Edição Rideel (Coleção Júlio Verne, 2001)
Gostaria de ler essa obra em edição que traz o texto integral. Até hoje não tive essa oportunidade, então vou me divertindo e satisfazendo a curiosidade na coleção da Rideel, caracterizada pela adaptação resumida em direcionamento infanto-juvenil. Não é o que gostaria, mas já que só tem tu então vamos nessa!

Um atrativo em especial para esse livro é o pioneirismo nas "viagens extraordinárias" de Verne. A partir desse o autor enveredou em mais de cem obras expedicionárias, com temas diversos que brindaram o público com alguns dos maiores livros de ficção científica e aventuras de todos os tempos. E tudo começou com o Cinco Semanas...

Rapaz! O estado de espírito interfere na leitura, porque deixei de lado a antipatia com edições em resumo e procurei curtir a história, aguçando a atenção para curiosidades, aprendizagens e devaneios. Resultado: gostei muito do livro.

Opa! As viagens extraordinárias iniciaram com uma bela narrativa, que atravessa a África central em uma balão no sentido leste à oeste, de Zanzibar ao Senegal. O protagonismo é de três expedicionários britânicos, que no percurso vivenciam aventuras que envolvem tribos desconhecidas, perigos com animais, resgates e encontros inusitados (como o de um missionário francês) e a revelação de um cenário muito desconhecido, quase mítico para os leitores da época.

Pensando no contexto da publicação, a gente percebe também exageros e uma imposição politicamente incorreta em alguns momentos por parte dos aventureiros. Acho que os aspectos que se destacam nisso estão na visão de colonizadores europeus que se acham dono de tudo. reduzindo os povos nativos à uma condição de selvageria e ignorância, e também a reprodução do costume de glorificação da caça. Só observação. Isso continua se reproduzindo também por aí em muitos nos dias atuais.

Ah, dessa vez consegui detectar mais um equívoco na ciência verniana. Pera lá seu Júlio! Macacos da cauda preênsil só existem no Novo Mundo.

É uma aventura extraordinária, com vários momentos interessantes. Cito também o ato desesperado de Joe em salvar os amigos, atirando-se como peso morto do balão em um lago infestado de crocodilos; a perseguição à cavalo pelos talibas e o ataque dos abutres que danificou a estrutura do balão. Além de Joe, o protagonismo tem a liderança do explorador inglês Samuel Fergusson e o amigo escocês Ricardo Kennedy, o Dick.
Curioso também o fato do missionário falecido, que vivia no voto de pobreza, ter seu corpo enterrado em uma mina de ouro... Às vezes fico pensando se Verne não tinha uma intencionalidade velada em certas descrições... E assim, de aventura em aventura, fui curtindo uma empolgante leitura.

Observação final, a edição procura enriquecer a narrativa apoiando com notas explicativas, porém, deixou de fora uma das principais: não poderiam deixar de tecer considerações sobre Zanzibar, que nada teve citado.

Enfim, curti!
comentários(0)comente



Peter L. Price 29/03/2019

A primeira Viagem Extraordinária.
Com "Cinco Semanas num Balão" Verne inicia a sua coleção "Viagens Extraordinárias" e nos entrega a sua primeira obra prima. A esplendorosa narrativa coloca o leitor dentro do cesto do balão. Tudo o que você lê, você sente, desde as flechas disparadas por nativos, até o tranco do elefante agarrado à corda do balão. Leitura "3D", sem dúvida.
comentários(0)comente



Altina 12/02/2021

Terminou...
Sabe aquele livro que você quer que termine logo e ao mesmo tempo você tá gostando da leitura em alguns e poucos capítulos, pois é, é este livro. Momentos tediosos e outros que você se aventura.
comentários(0)comente



Ary 10/02/2011

"Embora passassem muito tempo sem se ver, o verdadeiro calor da amizade jamais morreu entre eles." Página 11.
"Os obstáculos existem para serem vencidos." Página 14.
comentários(0)comente



Jeane 25/10/2011

Em 1862 uma expedição parte para África com a missão de descobrir as nascentes do Rio Nilo. A expedição é formada por três aventureiros: o caçador Kennedy, o médico Fergusson e seu fiel criado Joe. Várias expedições tentaram o mesmo feito, mas estes aventureiros farão algo inédito: cruzar a África em um balão! Prepare-se para conhecer desertos, animais ferozes e tribos exóticas!

Demorei a ler! Quando leio Verne sempre sinto uma canseira inicial porque a história demora a acontecer e não me prende a atenção. A narrativa é cheia de pequenos detalhes chatos mas melhora na metade do livro(talvez por ter mais ação e aventura).Fui transportada para dentro da história quando os aventureiros ficam perdidos no deserto, sem água e sofrendo com o calor, sentindo o vento quente na pele.
comentários(0)comente



Rafa Mendes 12/09/2021

Uma aventura nos ares
O livro conta a história de três exploradores Doutor Samuel, José (Joe) e Ricardo (Dick) que embarcam em uma exploração através dos ares, coisa de maluco, ninguém botava fé neles. Passando por poucas e boas, aventuras e desventuras eles foram seguindo viagem e se depararam com coisas incríveis no caminho. Se eu falar mais posso dar spoiler porquê o livro é basicamente isso, eles exploram um território africano em um balão. Como um livro de ficção científica e por ser de um autor renomado como o Júlio é um livro bom, pra quem gosta do gênero de aventura e sci-fi vai apreciar a história, eu particularmente gostei dela, não achei difícil de ler, minha única dificuldade é que por ser uma primeira edição tinha algumas palavras que eu não conhecia, talvez a versão atualizada e revisada seja mais agradável, além disso os pontos baixos do livro são alguns fatores intendíveis por causa da época em que foi escrito, pense em três exploradores brancos indo explorar terra de preto, então contém algumas falas bem racistas. Tem também algumas cenas de matança de animais, uma em particular me incomodou muito, pois eu achei cruel, mas eles eram exploradores e caçadores, então mais uma vez é intendível, não está na minha lista de favoritos e eu leria de novo a versão atualizada apenas se eu esquecesse da história, pois não achei ela uma obra que me deixou empolgada para ler novamente.
comentários(0)comente



68 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR