Cinco Semanas em Balão

Cinco Semanas em Balão Júlio Verne

Resenhas - Cinco Semanas em Balão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lobinha Sincera 18/02/2023

Bom, lembra muito o viagem ao redor do mundo em 80 dias, com muitos preconceitos da época mas tirando isso bem divertido

Tiago.Braga 19/01/2022

Etnocêntrico sem disfarçar
Para quem aprecia livro de aventura até praticamente a última página, essa é certamente uma leitura bastante apreciável, principalmente por ser um clássico. Imagina, atravessar a África em um balão! No entanto, o texto é permeado de racismo não velado (me surpreendi com o esforço dos personagens em destacar os negros e nativos em geral como selvagens, burros, idólatras, bárbaros do pior tipo, e em mais de uma oportunidade, símios, a ponto de que fosse possível confundir um humano africano com um macaco) e referências a exploradores europeus como herois aventureiros. Enfim, se esse tipo de coisa incomoda a ponto de a leitura não valer a pena, não recomendo (inclusive, deis 2 estrelas porque me incomodou). Não levo muito a serio a coisa de "ah, mas era o pensamento da época". Que fosse, não há obrigação de passar pano.

_thegreatsimpsina 30/06/2022

Que martirio foi terminar este livro, pensei que iria me empolgar com leitura como foi com o livro anterior do autor que li. Nao desmereço a obra por completo pois apesar de não ter curtido, o autor nos conduz a uma bela viagem pelos paises do continente africano, com paisagens magnificas e por vezes me imaginei viajando junto com os personagens, tive tbm muita dificuldade de ignorar o racismo dos personagens pois a todo momento era destacado por estes quanto os nativos eram selvagens e burros, apesar de não ser meu lugar de fala foi algo que me incomodou msm levando em consideração a epoca da história.

Duda 04/05/2022

meo, nunca demorei tanto para ler um livro que nem eu demorei para ler esse ???
a história é legal, o julio verne é um autor incrível e que cria histórias muito boas e detalhadas
o problema foi que o livro simplesmente não deu pra mim ? eu lia e não conseguia visualizar a história e aaaa
enfim, a história é boa só que gênero/história não bateu

ps. não estou no meu lugar de fala, mas, tinha vezes que eu sentia que o modo que abordavam os africanos era meio racista

Sérgio 24/01/2022

Há autores que te contam uma aventura, e há outros como Júlio Verne, que te levam junto na aventura, para que você participe dela com seus personagens.

Rafa 01/12/2020

Sobre um balão e três homens
Júlio Verne tem a capacidade de prender até o mais inquieto dos leitores, e cá estou eu, maravilhada diante da experiência que este livro me proporcionou.
Recomendo demais e leria novamente. Verne é incrível!

Pri/ Prix 30/12/2020

Clássico
Simplesmente um clássico, tenho um e book com toda a obra de Julio Verne e pretendo ler aos poucos... Mas vale a pena histórias incríveis!

Newi 12/01/2021

Mais um livro incrível de Jules Verne!
Por ter sido o primeiro livro de Verne, pensei que seria mais "fraco" que os outros, mas me enganei completamente. Aqui vemos como Verne vai manter o mesmo tipo de escrita ao longo de todos os seus livros, seguindo sempre o seu jeito especial de narrar e cativar o leitor. Livro excelente do começo ao fim, narrativa leve, e como sempre personagens cativantes.

Malylyi 25/02/2022

Se não soubesse que era uma ficção, acreditaria que era uma história real, cada detalhe e desenvolvimento foram perfeitos.

Sara Férrer 03/02/2022

Livro bem cultural
Não foi o meu livro favorito, e muitas vezes achei desnecessário o tamanho do livro, mas no geral eu gostei.
Apesar da linguagem um pouco mais cansativa e complexa o livro foi divertido, e os personagens que davam toda a graça a história. Recomendo para quem gosta de entender a África e como os europeus a viam.

Vanessa 20/03/2021

Julio Verne e suas aventuras
A amizade é uma das principais vertentes mostrada nessa história de Verne; a sociedade daquela época era calcada em suas normas e regras muitas vezes excessivas, mas é a lealdade e o amor fraternal ao próximo que mais se exalta na relação desses três corajosos homens durante toda a travessia da costa oriental à ocidental, o que, no final das contas, estreitou ainda mais o relacionamento desses amigos.
Cinco Semanas num Balão, foi minha primeira leitura desse autor tão elogiado e cultuado pelo mundo afora. Com absoluta certeza não vou parar nesse livro apenas, pois agora que comecei, quero conhecê-lo muito bem e não existe forma melhor do que ler seu legado. Tenho que dizer também que, no começo, estava com um pouco de receio de começar por este e não por outros livros mais famosos do autor, pois, talvez, isso poderia mudar a visão positiva que tinha do autor. Felizmente, isso não aconteceu, pelo contrário, só aumentou minha admiração e vontade literária.

Abrobra.q.le 27/03/2021

É bom
Acabei me cansando das partes técnicas e descritivas demais, pulando pras partes com mais ação.

Tayenne.Lira 14/08/2022

As peripécias do Dr. Ferguson em atravessar a África em cima de um balão me divertiu por algumas noites.
O livro detalha o projeto do balão, o que me deixou bastante curiosa com os cálculos ali envolvidos.

E além de tudo todas as aventuras vividas em cima do balão ou em terra.
Por alguns momentos parecia que ia dá tudo errado, mas eles conseguiram superar

Luana.Sgarbi 29/07/2022

Um livro muito bem escrito, diversas vezes eu fiquei me perguntando se realmente era ama ficção, parece muito um história que realmente aconteceu.
Algumas partes são meio chatas de ler, o que me fez demorar um pouco pra acabar o livro, mas em geral é muito bom, sem dúvidas os diálogos são as melhores partes do livro (sério são incríveis)

Pedro 23/09/2022

Lixo imperialista.
Não quero me enganar ao crer que toda literatura europeia anterior ao século XX não fosse também um veículo de dominação ideológica colonial (?Robson Crusoé? e ?As Minas do Rei Salmão? vêm à mente na categoria de boas aventuras com teor maligno), mas o problema é que aqui Verne passa dos limites. É basicamente uma história sobre babacas sobrevoando a África proferindo barbaridades racistas e trucidando animais exóticos. Considerando também que a prosa em si nunca foi o forte do Verne (ele se sobressai mais na especulação científica do que nas suas aptidões narrativas, convenhamos) o resultado é só um horror.
ana julia 21/01/2023minha estante
tô lendo ele agora e tudo que consigo perceber são os pontos que você destacou, acho que nunca li algo tão eurocêntrico quanto esse livro

JP_Felix 03/02/2023minha estante
Anacronismo q chama. Daqui 500 anos tbm vai ter gente julgando a nossa sociedade de hj por criar e abater gado em vez de criar carne artificial. Vc esperava q um livro dessa época tivesse a visão q temos hj?

ana julia 06/02/2023minha estante
verdade, fiquei surpresa por já ter lido outros outros livros do Julio Verne e não ser algo tão escancarado como é nesse livro

JP_Felix 07/02/2023minha estante
Eu imagino q seja pq ele n tava pensando em um bagulho política. Acho q o último país europeu aboliu a escravidão no ano desse livro, na época as pessoas era ignorantes quando a isso, p eles n era racismo ou preconceito, era oq era. É tipo julgar histórias medievais por serem machistas por o homem sempre ser herdeiro no lugar da mulher, isso é um retrato de sua época. A gente tem q ler isso p conhecer, n p agir como se tivesse sido escrito hj e se passasse nos dias de hj.
Ja vi gente reclamando q em game of Thrones o cara foi machista pq disse q tal guerreiro lutava como uma mulher

Pedro 25/02/2023minha estante
esse felix aí é uma anta mesmo. ?anacronismo? é só pra defender imperialista né, vai falar pros povos negros aniquilados que o europeu não tem culpa porque não havia léxico pra condenar extermínio em massa antes do século XX. anacronismo é o ultimo refúgio do eurocentrismo.

Pedro 25/02/2023minha estante
?era o que era?, e o escravizado que aceitasse né fazer o que. vai ser burro na pqp

JP_Felix 26/02/2023minha estante
Como eu disse, anacronismo. E eu n estou sendo burro pq n estou defendendo nd. Claro q foi algo horrível, mas vc está realmente julgando com olhos atuais, imputando intenções convenientes. Vc queria q em uma época imperialista as coisas n fossem imperialistas? Daqui 500 anos talvez as pessoas tenham um novo modelo de sociedade e possam julgar oq vc ou eu acreditamos como certo hj. Vc ta tratando esse livro como propaganda imperialista hj em dia, sendo q é um livro de um livro da época do império. Do q vai reclamar em seguida? Do machismo da monarquia? Das execuções cruel da guilhotina? Da caça as bruxas? Mt facil p vc falar isso fora da época.

E caso vc n saiba, na época, quem mais vendia negros eram os imperios africanos. Curioso, n é? Sabe pq? Pq na época a moral n era tão humana quanto hj. Ou vc acha q meia duzia de caravelas dominaram a força todo um continente? No egito, seculos antes do colonialismo, já havia o equivalente a imperios q escravizavam o próprio povo e povos vizinhos na África. Ou vc acha q quem construiu as pirâmides do egito tinha carteira assinada?

Anacronismo, camarada, é julgar algo fora do contexto de sua época. N defendo oq aconteceu, mas n sou ignorante p imputar a moralidade de hj em outra época.

Pedro 26/02/2023minha estante
largou essa que os africanos são responsáveis pela própria escravidão já atestou que é um corno mesmo

JP_Felix 27/02/2023minha estante
Africanos n são responsáveis pela escravidão. Pessoas são. Vc n pode negar q africanos tbm escravizavam, tal qual saxões, nórdicos e todos os povos do mundo antigo, e então parte p ofensas pessoais. Buddy, o mundo era bárbaro e vil, tudo e todos eram oq hj considerando moralmente errado e condenável. Concordo com vc q a escravidão de 1500 foi uma mancha terrível na história da humanidade e q até hj vemos consequências disso na sociedade, mas é mt ingenuidade atribuir isso unicamente à Europa. Era um problema humano, n de um povo. Se vc quer viver essa ilusão q na história existe mocinho e vilão de uma forma tão maniqueísta e viver uma ideia anacrônica do mundo, vai fundo, todo mundo tem direito de ser ignorante.

É agr q vc tenta ofender minha sexualidade, minha masculinidade, minha falta de sexo (uin, incel, uin oq tu quer ta mole) ou qualquer coisa do tipo. Poupe-se disso. Eu realmente estou comentando com tranquilidade, na moral, n estou sendo ofensivo e estou conversando sobre história. Vc pode mt bem discordar e responder expondo seu ponto de vista sem se levar pela raiva. Mas cê q sabe, n posso te obrigar a conversar pacificamente

JP_Felix 27/02/2023minha estante
Se vc queria q o livro mentisse e falasse q na época o mundo era um mar de rosas com os negros em um periodo em q a escravidão tava sendo abolida ainda, aí e contigo. Prefere q o livro minta como era a visão da época, diga q os brancos consideravam negros seus iguais e os respeitavam e tudo mais.

Sério, se vc espera q o livro mostre qualquer coisa q n seja a realidade da época, errado está vc.

1 | 2 | 3 | 4 | 5