Cinco Semanas em Balão

Resenhas - Cinco Semanas em Balão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Altina 12/02/2021

Terminou...
Sabe aquele livro que você quer que termine logo e ao mesmo tempo você tá gostando da leitura em alguns e poucos capítulos, pois é, é este livro. Momentos tediosos e outros que você se aventura.

Newi 12/01/2021

Mais um livro incrível de Jules Verne!
Por ter sido o primeiro livro de Verne, pensei que seria mais "fraco" que os outros, mas me enganei completamente. Aqui vemos como Verne vai manter o mesmo tipo de escrita ao longo de todos os seus livros, seguindo sempre o seu jeito especial de narrar e cativar o leitor. Livro excelente do começo ao fim, narrativa leve, e como sempre personagens cativantes.

Pri/ Prix 30/12/2020

Clássico
Simplesmente um clássico, tenho um e book com toda a obra de Julio Verne e pretendo ler aos poucos... Mas vale a pena histórias incríveis!

Rafa 01/12/2020

Sobre um balão e três homens
Júlio Verne tem a capacidade de prender até o mais inquieto dos leitores, e cá estou eu, maravilhada diante da experiência que este livro me proporcionou.
Recomendo demais e leria novamente. Verne é incrível!

Sergio.Eduardo 22/08/2020

Lição aprendida
Foi um dos primeiros clássicos e um dos primeiros livros de Júlio Verne que eu li, no começo eu fiquei meio na dúvida se iria gostar, eu tinha um certo preconceito com livros clássicos, e acabei quebrando a cara, a historia é simplesmente incrível, no começo pode ser meio lento, mas a história desenvolve de um jeito muito gostoso de ler, apesar de parecer que não vai ter grandes surpresas por ser... Bem... Uma viagem em um balão, você é surpreendido a cada paço com perigos e com momentos bem complicados de se explicar que os personagens enfrentam. É uma leitura que eu recomendaria quando estiver com ressacas literárias, por ela ser bem leve.

Moises Celestino 19/08/2020

Clássico juvenil...
Reler algumas obras do fantástico Júlio Verne é sempre divertido por se tratar de hobby prazeroso e agradável. No caso deste clássico "Cinco Semanas Num Balão", o prezado leitor consegue se deliciar com as aventuras descritas na estória além de contos imaginários, estilo característico do célebre autor. Imperdível!

ferbrito__ 18/08/2020

Júlio Verne nunca me decepciona, amo de coração todas as aventuras as quais ele escreve sobre.

Lu Tibiriçá 03/06/2020

Voando sobre a África
As histórias de Jules Verne sempre valem a pena. A incrível capacidade de descrição, mesmo daquilo que não conhece é incrível!
Nesse livro não é diferente. Imaginei uma África do século XIX, quando as conquistas inglesas e francesas avançavam sobre o território. Um passeio interessante.

Peter L. Price 29/03/2019

A primeira Viagem Extraordinária.
Com "Cinco Semanas num Balão" Verne inicia a sua coleção "Viagens Extraordinárias" e nos entrega a sua primeira obra prima. A esplendorosa narrativa coloca o leitor dentro do cesto do balão. Tudo o que você lê, você sente, desde as flechas disparadas por nativos, até o tranco do elefante agarrado à corda do balão. Leitura "3D", sem dúvida.

z..... 13/07/2017

Edição Rideel (Coleção Júlio Verne, 2001)
Gostaria de ler essa obra em edição que traz o texto integral. Até hoje não tive essa oportunidade, então vou me divertindo e satisfazendo a curiosidade na coleção da Rideel, caracterizada pela adaptação resumida em direcionamento infanto-juvenil. Não é o que gostaria, mas já que só tem tu então vamos nessa!

Um atrativo em especial para esse livro é o pioneirismo nas "viagens extraordinárias" de Verne. A partir desse o autor enveredou em mais de cem obras expedicionárias, com temas diversos que brindaram o público com alguns dos maiores livros de ficção científica e aventuras de todos os tempos. E tudo começou com o Cinco Semanas...

Rapaz! O estado de espírito interfere na leitura, porque deixei de lado a antipatia com edições em resumo e procurei curtir a história, aguçando a atenção para curiosidades, aprendizagens e devaneios. Resultado: gostei muito do livro.

Opa! As viagens extraordinárias iniciaram com uma bela narrativa, que atravessa a África central em uma balão no sentido leste à oeste, de Zanzibar ao Senegal. O protagonismo é de três expedicionários britânicos, que no percurso vivenciam aventuras que envolvem tribos desconhecidas, perigos com animais, resgates e encontros inusitados (como o de um missionário francês) e a revelação de um cenário muito desconhecido, quase mítico para os leitores da época.

Pensando no contexto da publicação, a gente percebe também exageros e uma imposição politicamente incorreta em alguns momentos por parte dos aventureiros. Acho que os aspectos que se destacam nisso estão na visão de colonizadores europeus que se acham dono de tudo. reduzindo os povos nativos à uma condição de selvageria e ignorância, e também a reprodução do costume de glorificação da caça. Só observação. Isso continua se reproduzindo também por aí em muitos nos dias atuais.

Ah, dessa vez consegui detectar mais um equívoco na ciência verniana. Pera lá seu Júlio! Macacos da cauda preênsil só existem no Novo Mundo.

É uma aventura extraordinária, com vários momentos interessantes. Cito também o ato desesperado de Joe em salvar os amigos, atirando-se como peso morto do balão em um lago infestado de crocodilos; a perseguição à cavalo pelos talibas e o ataque dos abutres que danificou a estrutura do balão. Além de Joe, o protagonismo tem a liderança do explorador inglês Samuel Fergusson e o amigo escocês Ricardo Kennedy, o Dick.
Curioso também o fato do missionário falecido, que vivia no voto de pobreza, ter seu corpo enterrado em uma mina de ouro... Às vezes fico pensando se Verne não tinha uma intencionalidade velada em certas descrições... E assim, de aventura em aventura, fui curtindo uma empolgante leitura.

Observação final, a edição procura enriquecer a narrativa apoiando com notas explicativas, porém, deixou de fora uma das principais: não poderiam deixar de tecer considerações sobre Zanzibar, que nada teve citado.

Enfim, curti!

Tauan 22/09/2015

Muito louco
Com poderosa imaginação e vasto conhecimento cientifico, Júlio Verne previu o futuro diversas vezes em seus muitos livros. Nesta obra, ele descreve a inimaginável (na época) travessia de um continente abordo de um balão.
Como a maioria de suas obras, está recheada de informações geográficas, que ao mesmo tempo a tornam complexa e mais interessante. No entanto "Cinco Semanas em Balão", assim como "A Ilha Misteriosa", também é marcada por um forte teor de conceitos de química, que dão suporte as teorias de Verne, sem enfadar o leitor.
O livro narra a viagem proposta pelo Dr. Fergusson, seu criado, Joseph, e seu amigo Richard Kennedy também participam. Tal viagem consiste na travessia do continente Africano em um balão, que (obviamente) durou cinco semanas.
Nela os viajantes vivem aventuras ímpares, como serem rebocados por um elefante, fingirem ser filhos da lua para uma tribo nativa, resgatar um missionário, entre outras, todas com suas consequências, boas ou ruins.
Está entre os livros que não pode-se deixar de ler!

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Rafael 09/09/2014

Cinco Semanas em Balão - Onde nasce o Nilo
Sou um grande fã deste tipo de literatura e um dos grandes responsáveis por isso foi Júlio Verne.
Neste livro, o primeiro que ele lançou, ele conta a história de três companheiros que planejam viajar de balão sobre a África para descobrir a origem do Rio Nilo.
São muito dados técnicos que, às vezes, torna a obra um pouco chata, mas de maneira geral, vale muito a pena ler.

1 | 2 | 3 | 4 | 5