Exorcismo

Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

Rapha 17/06/2019

Legal para uma primeira experiência
Não sei, se foi por que nunca li um livro do gênero narrativo como este, este modo jornalístico de contar os fatos não me agradou muito, creio que o livro tem muitos assuntos, que achei desnecessário, muita enrolação, a princípio parece um livro sobre os jesuítas. A leitura e principalmente a história é boa em certa parte fiquei meio decepcionado mas foi uma leitura bom, meio densa mais boa.
Fbosl 15/12/2019minha estante
Rapha tbm tive essas impressões..

Fabio 31/05/2019

Definitivamente, não é como nos filmes!
O mais bem documentado relato de um caso de exorcismo já realizado(com exceção aos documentos secretos da igreja Católica, os quais nunca vieram à público).
É assim que o próprio autor descreve o livro e é isso mesmo o que lemos em “Exorcismo”.
O autor é um jornalista, e é nessa narrativa jornalística que a leitura segue descrevendo os motivos que o levaram à escrever esse livro, a investigação por ele realizada, os fatos encontrados, depoimentos obtidos e o mais importante, um registro(diário) de todo o “caso”, feito por um dos jesuítas envolvidos e que presenciou todos os acontecimentos.
Não espere por uma estória emocionante e assustadora, que descreva um motivo para tudo o que aconteceu e um final surpreendente. Não, isso não acontece.
Ele detalha o ritual de exorcismo, o que torna algumas páginas repetitivas, afinal, são orações e mais orações em latim, que percorrem dias e dias. Isso mesmo, dias e mais dias, angustiantes e desgastantes.
Mas vai muito além disso.
O que me chamou muita a atenção, mais do que o exorcismo em si, são os relatos sobre toda a “política dos homens”.
Fiquei particularmente impressionado com a descrença e relutância de alguns padres em aceitar um possível caso de possessão demoníaca, mesmo presenciando fenômenos que apontam para isso, afinal, eles são padres.
Para alguns, possessões demoníacas não se enquadram no contexto da era moderna e para outros, a preocupação maior seria a repercussão negativa que um exorcismo poderia representar na comunidade.
Não se trata apenas de uma batalha entre o bem e o mal, mas também se trata de: no que você acredita?

Não é uma leitura suave e dinâmica, chega a ser cansativa muitas vezes, mas para aqueles que se interessam pelo assunto e não querem uma ficção, esse é o livro.
@vcdisselivros 31/05/2019minha estante
Show!!!
Só falta coragem de colocar na lista de desejados hahaha

João Paulo 05/05/2019

Perturbador
O livro é muito bom. O que para muitos prejudica o enredo, ou seja, o excesso de detalhes, para mim foi, de longe, o que o tornou mais interessante. Independentemente de se acreditar ou não, de se professar alguma fé, e até mesmo de se ter o livro como ficcional ou não, a obra tem seu mérito e me surpreendeu o volume de avaliações negativas que não fazem jus ao que tive o prazer de ler.

Becker 27/03/2019

Assustador
Adorei, história envolvente!

Dryka -@drykabooks.exp.literarias 07/03/2019

Medo, muito mais medo que a Ficção
Neste livro, o Jornalista Thomas B. Allen, fez um apanhado de documentos, como notícias da época, testemunho de parentes e conhecidos da família e inclusive o diário de um padre que esteve envolvido no Exorcismo de Robert Mannheim. Sendo assim, todo o conteúdo contido neste livro é verídico. O Jovem Rob, era um rapaz de uma família luterana, que certa vez, ganhou uma Tábua de Ouija de uma Tia, que acreditava ser possível a comunicação com espíritos. Um dia, sua tia veio a falecer, e o menino, efetuou tentativas de comunicação com a falecida através da tábua de Ouija, que por sua vez, começou a responder. A partir dai, fenômenos estranhos começaram acontecer com o rapaz e na casa. A família aborrecida com os acontecimentos recentes chamou o pastor Luterano para uma oração a fim de acabar com tais fenômenos. Pensando este, que o problema estava na casa, convidou Rob, para passar a noite em sua casa. O pastor ficou boquiaberto com que viu durante a noite em que o menino passou em sua casa, na manhã seguinte, o pastor orientou a família a procurar um padre católico. E daí em diante, podemos acompanhar tudo que aconteceu durante o longo e complicado exorcismo de Rob. Foi a história deste exorcismo, que inspirou William Peter Blatty, a escrever a obra-prima "O Exorcista".

Este livro não pode ser lido por alguém que tem medo de assuntos sobrenaturais, pois mesmo eu, que sou apaixonada pelo sobrenatural e por terror, senti um tremendo mal estar lendo este livro. O livro é extremante interessante, quanto mais você lê, mais você quer ler. E ao pensar, que tudo que você está lendo ali, de fato aconteceu, deixa qualquer pessoa perturbada e com medo de apagar as luzes para dormir. As coisas que são relatadas neste livro, são inacreditáveis. E a todo momento você pensa "Cara, isso não é uma ficção, isso foi real!!!". Todo o conteúdo do diário do padre é de deixar qualquer um com frio na barriga e taquicardia.
Se você é apaixonado pelo sobrenatural e gosta de história de Exorcismos, assim como eu, você vai simplesmente Amar este livro. Apesar de ter ficado amedrontada, ele entrou para um dos meus favoritos. Darkside, pedimos mais livros como Este!!!!!

site: https://www.instagram.com/drykabooksmetalrocksp

Jeferson.Gomes 27/02/2019

A FALTA DE CONSCIÊNCIA PODE SER MAIS PERTUBADORA QUE A RAZÃO.
Se o filme "O Exorcista" chocou em sua época em que foi lançado e choca até os dias de hoje, o que as pessoas não sabem é que ele foi inspirado em um caso real mais sinistro ainda da década de 40. O exorcismo minuciosamente mais bem documentado dos tempos modernos em que seus detalhes mais específicos são guardados a 7 chaves.

Assim como o Jornalista Thomas B. Allen, William Peter Blatty teve acesso também ao caso e fez um dos marcos do Terror. E apartir do filme de 73 e o livro lançado em sua primeira edição "Exorcismo" em 93, as pessoas tiram a ideia ou imaginam um exorcismo e possessão através dessas obras.

Thomas B. Allen documenta esse caso com precisão e com uma riqueza de informações de todo o processo de um exorcismo e possessão, desde sua causa e efeitos, hierarquia, religião, crenças, histórias e estudos.

Ao contrário de muitas opiniões, este livro não é inteiramente composto por orações O único capítulo que é recheado delas é o 8, "Eu Te Esconjuro", e ainda assim vendo pelo lado bom, aprendemos diferentes tipos de oração feitos em um caso de possessão. Já os demais capítulos adiante, é apresentada orações de uma forma BEM MAIS reduzida. Então, não se preocupe em ficar entediado, o livro é mais que isso.

Sobre o terror de um romance, temos que saber que estamos lendo um documentário sobre possessão. Haverá repetições em seus acontecimentos, afinal é um estudo de caso. Mas isso não tira o mérito de ser um ótimo livro. Seu horror não é medido por sustos facéis, mas por sua complexidade estranha que nos faz pensar e imaginar se sobreviveríamos a tudo aquilo.

Um ponto importante e interessante desse livro principalmente é em relação a religião católica. Por muito tempo, a igreja católica vem tentando manter seus casos de exorcismos fora da mídia e do conhecimento do público, por receio de possíveis discussões e seus próprios dogmas. A existência do mal é mais uma metáfora para quem tem a mente fechada e é o que a igreja tenta passar. Por ser predominante no mundo, não é o tipo de atenção que se quer.

Depois que entramos no século 20, casos de possessão se tornaram mais escassos ( por inúmeros motivos que não vem em questão agora), fazendo com que os estudos e preparação para combater o mal não fosse o "principal foco" para os religiosos católicos. E quando casos assim surgem, se levanta outra questão, "qual é a verdadeira face do mal?". nem os estudos teológicos e até mesmo a Bíblia que comprova sua existencia motiva para um "combate".

A falta de ênfase nos estudos e experiência, se abre possibilidades para a ciência e uma hierarquia de aprovações. E nessa espera por uma decisão, quem sofre são as pessoas como o ROBBIE que passou meses em angustia e sofrimento.

A "consciência" que forçamos achar que não temos quando se deparamos com essas situações estranhas e desconhecidas e a falta de consciência da propria vítima que tem ela tirada por algo maior, torna tudo isso mais pertubador.

@resenhandodark 18/02/2019

@resenhandodark
💀Exorcismo narra em detalhes os fatos que aconteceram com Robert Mannheim, um jovem norte-americano de 14 anos que gostava de brincar com sua tábua ouija, presente que ganhou de uma tia que achava ser possível se comunicar com os mortos.
💀Quem pensa que esse é apenas um livro de terror está enganado, este livros nos traz relatos reais sobre um exorcismo executado em Robert durante um período de um mês ou mais.
💀Thomas foi um repórter, que após anos do exorcismo viu uma reportagem no jornal e se interessou pelo caso e se pôs a investigar mais à fundo, ele conseguiu diversas informações com testemunhas ou familiares dos padres e também o diário de um padre jesuíta, que trouxe diversos detalhes que ajudou na construção desse livro
💀Este livro foi o que inspirou o roteirista Willian Peter Blatty à escrever seu romance “Exorcista”, que também foi adaptado para o cinema em 1973, se a ficção consegue ser tão assustadora, imagine o poder contido na história real?
💀Eu realmente fiquei surpresa com essa história, até então eu não sabia que o caso foi real, e foi uma descoberta e uma leitura realmente incrível, até o salvação do menino foi um período muito longo e trabalhoso, e este livro nos traz grandes detalhes de todo esse período, sem contar que o final do livro é composto pelo diário do jesuíta, então temos também o seu ponto de vista durante este tempo.

Ariane 31/12/2018

Diário nem um pouco assustador
O livro é um diário que relata as sessões de exorcismo. Caso você espera algum suspense ou até mesmo terror, não leia. Levei mais de um ano para lê-lo para não abandonar a leitura.

Na Literatura Selvagem 15/12/2018

não tão assustador assim...
Escrito por Thomas B. Allen, Exorcismo é uma espécie de livro-diário que narra os acontecimentos do ano de 1949, sobre o caso de exorcismo de um garoto 12 anos, que inspirou a história de O exorcista, lançado nos cinemas pouco tempo depois de sua publicação. Em uma edição da Darkside Books, o livro traz também o diário do exorcista, que foi adquirido com um padre que participou das sessões com o garoto e sua família.
Os nomes foram alterados na história, a fim de preservar a identidade dos envolvidos no caso. Muitos conhecem a trama do exorcista, mas poucos conhecem a história que a inspirou. Sucesso de vendas e de bilheteria, causou grande furor e assombro na época de lançados, além de acontecimentos bizarros envolvendo as locações do filme.

Robert [nome fictício] tinha 13 anos quando sua vida passou por uma grande transformação. Após entrar em contato com um tabuleiro Ouija, por intermédio de uma tia, coisas estranhas começaram a aparecer e ele passou a ser "assombrado" por fenômenos inexplicáveis. Com a piora de seu "quadro", a família apela para ajuda religiosa e é nesse momento que ele passa a ser "assistido" por sacerdotes para livrá-lo do que quer que esteja afligindo o garoto.

leia mais em

site: https://naliteraturaselvagem.blogspot.com/2018/10/exorcismo-de-thomas-b-allen.html

Gordão 06/12/2018

Um livro nada puxa saco:
Um ótimo livro, que expõe o assunto exorcismo como uma história mesmo, e o mais interessante é que o Thomas B. Allen deixa a margem de interpretação o que de fato é ótimo, pois como no título está, ele não puxa saco de religião e não coloca isso como verdade absoluta, o fato de eu ter gostado do livro é porque trata de um assunto que eu gosto, e a escrita de Thomas B. Allen é expecional, ele nas palavras dele, na minha opinião, recria O Exorcista neste livro

Jesus 20/11/2018

Para Quem Deseja Estudar
Esta obra é o estudo do caso real que conhecemos através do livro O Exorcista e do aclamado filme homônimo.
E deve ser tratado como tal.

Caso alguém tente lê-lo sem ter o que eu citei acima bem claro na mente, pode se decepcionar, pois é uma leitura pesada, cheia de detalhes e informações sobre tudo que envolve o caso (detalhes mesmo, como formação dos padres envolvidos, incluindo locais dessa formação, as orações em latim, várias informações referentes ao Catolicismo) e, como era necessário narrar o conteúdo do diário que foi usado como referência, as sessões era citadas dia após dia, sendo extremamente repetitivas após lermos dez vezes os mesmos padrões.

Portanto, caso esteja procurando algo menos cansativo, mais empolgante e direto, leia O Exorcista do Blatty que terá uma experiência muito mais prazerosa.

Jordana Zatta 22/10/2018

Um pouco decepcionada. Esperava bem mais do livro.

Raphael 06/09/2018

Eu esperava muito mais do livro, mas ele é bem fraco, a capa fez o trabalho de vender ele.

Senhor Gama 15/08/2018

Exorcismo
Achei uma leitura no início muito boa porém depois ficou muito mais muito cansativa. Mais a história entre sim é boa. Fala da história que foi baseada do filme " O exorcista"