Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

tracy 01/07/2020

Não sei o que dizer, apenas sentir! Que livro, meu Deus!!! Eu ainda estou me recuperando
É forte?

tracy 01/07/2020minha estante
Ele tem partes bem explícitas do que acontecia com o menino

Entendi.

Marcus Vinicius 01/07/2020minha estante
Tem que estar mentalmente bem pra ler.

E recomendado kkkkk

Marcus Vinicius 01/07/2020minha estante
Kkkkk pela sua resenha dá pra perceber

tracy 01/07/2020minha estante
Eu sou péssima em resenhas, então sempre sou direta e reta kkkkkkkkkkkkkk

Marcus Vinicius 01/07/2020minha estante
Não achei ruim a resenha. É melhor assim, ser simples na opinião. Deu pra perceber que no mínimo o livro é bem impactante.

Marcus Vinicius 01/07/2020minha estante
Gosto de fazer resenhas curtas também. Não gosto de pensar muito no que escrever. Tento passar a ideia principal.

tracy 01/07/2020minha estante
Exato! As vezes eu me alongo e escrevo um tanto mais, mas no geral, é papi reto kkkkkkk eu nem usava esse recurso das resenhas, mas como pra cumprir desafio Skoob precisa delas, eu me esforço kkk

Marcus Vinicius 01/07/2020minha estante
Kkkkk não me a longo nas resenhas pois penso que ninguém vai ficar lendo um negócio gigante. É é mais fácil escrever pouco ?kkkkkkk

Marcus Vinicius 01/07/2020minha estante
Eu sou novo no skoob,nem sei usar tudo ainda.

tracy 01/07/2020minha estante
Eu uso faz uns anos kkkkk mas tem muita coisa que nunca explorei

Marcus Vinicius 01/07/2020minha estante
Kkkk vou parar agora senão vou me alongar e não vou deixar você ler hoje kkkkkkkkk

Jorge 15/08/2020

" Livra-nos do mal, amém."
Que livro! Que história! Fantástico! Simplesmente tudo que eu esperava.
Com a promessa de narrar um exorcismo em detalhes, o livro cumpre com excelência o prometido, ao ponto de causar vários arrepios durante toda a narrativa.
No decorrer da narrativa podemos perceber como a pesquisa foi profunda e como autor tentou trazer o máximo de detalhes possível, e conseguiu.
Vale destacar como o autor descreveu bem todo o trabalho árduo que foi feito pelos padres durante todo o processo.
Enfim, a narrativa é fantástica e se vc está a procura de um livro para saber mais sobre exorcismo pode entrar de cabeça nesse, pois até as orações do ritual romano que foram feitas o autor traz.
Para conclui recomendo o livro, mas já deixando o alerta que é preciso ter estômago e principalmente está em um bom estado de espírito, pois a história é pesada.

Obs: Como a cereja no topo do bolo, o livro termina com o diário que foi feito por um dos padres durante todo o exorcismo.
Edison.Eduarddo 15/08/2020minha estante
Pela sua resenha, a leitura deve ter sido excitante feito uma montanha-russa, apesar de eu não crer muito em espíritos que invadem o corpo de outra pessoa... Deu vontade de ler...

Mirella 15/08/2020minha estante
Já quero ler!!!

Eu, Juno 15/08/2020minha estante
Eu amei

Jorge 15/08/2020minha estante
Recomendadissimo! Só tem que se preparar, pq ele é pesado.
Só de lembrar de algumas partes da um arrepio kkk

Jorge 15/08/2020minha estante
Edilson até isso o autor traz no livro, explica em detalhes o que a possessão, obsessão e etc, além de todos os relatos do que aconteceu, a partir daí decidimos se o que foi feito era necessário ou não.

Dani 16/08/2020minha estante
Nossa Deus me defenda kkkkk tenho medo kkkk

Jorge 17/08/2020minha estante
Kkk Dani e eu que cheguei a sonhar com os acontecimentos do livro. Até hj estou me recuperando ???

Ludmila.Avelar 18/08/2020minha estante
Ótima sua resenha. Fiquei curiosa para ler.

Jorge 19/08/2020minha estante
Obrigado Ludmila. Eu recomendo que vc faça a leitura, vale a pena.

Aninha 11/03/2021minha estante
Achei excelente, não conseguia desgrudar, foi um livro que me prendeu, eu ficava olhando ao meu redor com medo de algum demônio aparecesse como... muito bom, recomendo.

Giovanni.Pelegrini 25/06/2021minha estante
Vou começar a ler hoje , omg kkkkk

Bart 30/09/2020

*Thomas B. Allen*
Editora DarkSide Books
254 pág, 2016
Se você já assistiu ao filme "O Exorcista" ou teve a chance de se provar lendo o livro (sim, o livro realmente assusta, ele entrega o que promete!!), então sabe o quanto o negócio é bom, e mesmo sendo uma obra fictícia W. Peter Blatty - O Exorcista -, se baseou em um caso real, e a pedido da igreja (termos de sigilo, p/evitar uma correlação com a família real), o autor foi obrigado a mudar várias coisas, nome da cidade, sexo da criança... na realidade a vítima foi um menino de 13 anos, Robert Mannheim, 1949, o autor deste nosso livro teve acesso ao diário do padre que auxiliou no processo de exorcismo de Robert, o padre Bowdern.
Thomas B. Allen, é jornalista e escritor,  ele conta os detalhes (claro, depois de muito tempo ele conseguiu que a igreja católica liberasse p/que ele pudesse escrever a respeito do caso) de todo o processo, desde de como começou as manifestações até o fim de tudo... assusta viu!! Algumas coisas foram p/filme,  mas o caso em si, é muito macabro, a família de Robert era protestante e tudo começou com uma brincadeira no tabuleiro de Ouija (num brinca dessa p?wrra!!).
Eu acabei me acostumando a ler o livro de dia, kkkkkkkkkk ... nem sei como tô escrevendo isso agora!! O livro não decepciona... logo... lê aí, e me diz! ? Kkkkkkkkkk não é terror... É uma... comédia romântica, acredita em mim!!

Vou ler uns livros de super herói ou ficção, só porque eu quero mesmo!!
?? ? ?? não tem nada a ver com esse livro!!

?? ?? ?? ?? ?? ?? ??
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
.Skoob. 30/09/2020minha estante
Se for mobi, me manda kkk, procurei e não achei.

Bart 01/10/2020minha estante
Mando sim!!
Sem stress!!
????

Simone 22/02/2022minha estante
Esse livro deve ser bom...tb vi o filme

Bart 26/02/2022minha estante
Tem o filme dele?
Simoooooooone mha filha, o título é o mesmo?

Simone 26/02/2022minha estante
O filme ja vi...acho terrivel...da medo

Simone 26/02/2022minha estante
Tem o o exorcista...so que no filme é uma menina ...

Ju.Carvalho 20/06/2016

Livrai-nos de todo mal, amém!
Tai um livro (diário!?) que não indico para quem tem coração fraca e medo do capiroto! Se tiver medo de possessão recomento parar de ler a resenha e ir ler um livro clássico de romance porque a coisa é pesada nesse livro. Depois dessa leitura barulhos estranhos (gatos no telhado, carro passando na rua, uma colher caindo na cozinha) não serão como antigamente, tudo fará você sobressaltar (fez a mim que sou uma profunda assombrada quando o assunto são as obras do devil).

?LIVRAI-NOS DE TODO O MAL, AMÉM.?

Como dito na discrição do livro, ele é a história real que inspirou o filme mais assombroso de todos os tempos, que fez as pessoas desmaiarem, saírem vomitando do cinema, daí já sente o naipe do conteúdo.
O livro narra uma história real, de possessão, que aconteceu em 1949. Robert era um menino normal de 14 anos vivendo com a família até que ganhou uma tabua de ouija (a sobrecapa do livro replica essa tábua e o marcador de páginas é o planchette) da tia, essa tia morre e então começa a saga para livrar o Robert de um espírito, que inicialmente acreditava-se ser sua tia e depois comprova-se que não. O livro descreve, com maestria, todo o trajeto do personagem, tem o timer perfeito. Mostra com precisão os feitos do mau em todo. Do desgaste do Robert, o desespero da família ao estado de exaustão por aqueles envolvidos no exorcismo.
A abordagem do livro é muito sutil, sem o personagem descendo da escada de ponta cabeça, como no filme, e talvez por isso passa a ser mais assustador pois passa a ideia de que aquilo que está acontecendo no interior do menino é real, plausível, palpável e sujeito a acontecer com qualquer um. Me peguei, em diversos momentos, angustiada, tendo que dar uma pausa, e pela ?opressão? que o livro exerceu sobre mim optei por lê-lo apenas durante o dia.
Thomas B. Allen tem o meu respeito pois cada página do livro foi escrito com sensibilidade e conseguiu transmitir, com exatidão, as emoções de cada pessoa envolvida na história.
Patricia 28/06/2016minha estante
Adorei a sua descrição do livro!
Adoro livros de suspense e terror, mas confesso que este livro eu tenho medo de ler!! rsrs...

Ju.Carvalho 28/06/2016minha estante
Olha, admito que fiquei sobressaltada por uns dias. Mas sou bem assustada com essa temática.

Patricia 28/06/2016minha estante
Estou curiosa pra ler, mas morro de medo!! rsrsr...

Ed Goularth 03/09/2016minha estante
Caramba, é esse tipo de resenha que vc querer ler um livro. To namorando ele faz tempo. Vou comprar agora. obrigado ju

Eu 26/09/2016minha estante
Eu li o Demonologista e me decepcionei. Pensei em comprar o exorcista e estou com medo de ocorrer o mesmo. O livro é forte mesmo?

Vinny Britto 24/07/2018

Ruim
Leitura chata, terror praticamente nulo, parece mais uma reportagem/documentário.

Pulem direto pro final para a parte do diário do exorcista. Não estarão perdendo nada importante.
Ane Bispo 25/07/2018minha estante
Poxa até desanimei!

Lorran SM 09/08/2018minha estante
Mas é exatamente isso, uma reportagem/documentário.

Vinny Britto 11/08/2018minha estante
Sim Lorran, no fim das contas é sim, porém não é vendido como tal.

Monise Nunes 16/10/2018minha estante
Esse livro é relatando o que foi escrito em diários sobre o fato real. O livro de ficção que é baseado nesse fato é O Exorcista

Luisa 20/11/2018minha estante
Mais o intuito não e ser um documentário mesmo??

Ayan_lucca 26/05/2021

Eu esperei um pouco mais desse livro. Porem só me.fez peder tempo que é algo que não.tenho kkkk
chris 26/05/2021minha estante
pensei o mesmo kkkkk uma perda de tempo total...

Ayan_lucca 27/05/2021minha estante
Affs eu esperava tanto desse livro sabe kkkkk

Caroline.Martins 27/05/2021minha estante
Aiai e quem que indicou ele né

Ayan_lucca 27/05/2021minha estante
Amiga nem vem kkkkk livros tem que ser lidos.

Tamirez | @resenhandosonhos 12/08/2016

Exorcismo - Thomas B. Allen
Em 1971, William Peter Blatty lançou O Exorcista e viu seu romance se tornar um grande sucesso, ganhando um filme logo na sequência. O livro que seria baseado em uma situação real conta a história de uma menina que foi possuída e depois exorcizada por um padre católico. Duas décadas depois Thomas B. Allen lança Exorcismo, a história real que inspirou a obra de Blatty, levando em consideração os diários a pouco tempo descobertos, e que retratam mais detalhadamente a jornada do membro da igreja responsável pelo ritual.

“Um exorcista tem que tocar o mal, respira-lo, se concentrar nele. Um padre se vê como um ser vivo trabalhando ao lado de Deus. Para agir contra o diabo, um exorcista penetra nas sombras profundas e tateantes do mal. Quando ele aparece, os demônios focam o mal nele.”

Segundo o que é contado por Allen, em 1949 um menino de 13/14 anos, Robert Mannhein (nome fictício), começou a apresentar um comportamento estranho, tendo traços de sua personalidade mudados drasticamente, além de eventos inexplicáveis acontecendo na casa da família. Objetos desapareciam e se moviam, luzes piscavam e o menino apresentava lesões no corpo, além de atitudes estranhas sempre que era posto para dormir. Tudo isso começa a se manifestar algum tempo depois da morte da tia de Robert, que gostava de brincar com tabuas ouija e ensinava o garoto. A família, que era dividida entre luteranos e católicos procura primeiro um cuidado médico e não encontra explicações plausíveis para o que está acontecendo, buscando então no âmbito religioso ajuda para combater o mal que caiu sobre a família.

É quando eles vão para outra cidade, algumas semanas depois a pedido do garoto, para ficar na casa de outra tia, que ele entrará em contato pela primeira vez com o padre Baudern, e um estudo mais aprofundado e religioso sobre o que está acontecendo começa. Se atentando para os “sintomas” do que seria uma possessão, o padre acaba por acreditar realmente que há algo de errado com o menino e pede autorização para realizar um exorcismo. É ai que começa a rotina em que, noite após noite, Baudern visita a casa da família para realizar a cerimônia.

ORDEM CRONOLÓGICA DOS FATOS

1949 – O padre William S. Baudern realiza exorcismo em um garoto
1968 – William Peter Blatty escreve ao padre pedindo informações sobre o que aconteceu, mas recebe negativa em resposta. Os diários ainda era privados e o padre não tinha permissão da igreja para falar sobre o assunto.
1971- Blatty lança O Exorcista, uma novelização da história vivida em 1949, baseada nos poucos relatos que conseguiu e nas notícias que saíram na imprensa.
1973 – O filme O Exorcista é lançado e bomba nos cinemas
1993 – Thomas B. Allen lança Exorcismo, contando a história real por trás do que aconteceu, incluindo o diário do padre na íntegra.

MINHA OPINIÃO

A primeira coisa que se pensa a olhar pra um livro desses, seja pela capa, edição ou título é que será uma história que causará medo. Mas não se engane, o tom que autor usa para conduzir a narrativa é quase jornalístico, como se estivéssemos lendo um documentário. Somente as primeiras cenas causam algum desconforto no leitor e mesmo assim não servem para o livro ser considerado amedrontador. Portanto, se você não gosta de livros de terror porque sente medo, acho que Exorcismo pode ser uma boa pedida pra você começar a tentar driblar essa situação.

Tirando isso da frente, acho que o tópico seguinte é a credulidade do relato. Pra mim algumas coisas soaram bastante falsas e isso não ajudou com que eu tomasse isso como uma história real. O primeiro fator é que o menino passa uns quatro meses possuído e, só manifesta os problemas a noite, sendo de dia um menino completamente normal e os pais o tratando como se nada estivesse acontecendo.

É difícil questionar esse tipo de coisa, assim como as muitas decisões estranhas que a família toma (como se mudar de cidade porque a entidade pediu), porque são tempos diferentes. Estamos falando dos anos 40 e de um enorme conflito religioso, já que temos uma família dividida entre as próprias crenças.

“A família de protestantes e católicos se reuniu para decidir o que fazer em seguida. Entre os parentes havia também aqueles que seguiam o espiritualismo de tia Harriet e aqueles que acreditavam em parapsicologia. Eles insistiam que outras alternativas além do exorcismo fossem experimentadas.”

Mesmo assim, todo o contexto de demora, dos múltiplos exorcismos até a história se resolver, da forma como a família trata aquilo de forma corriqueira e até da falta de “personalidade” desse demônio, não me convenceu. Mas, somado a isso temos o fator de repetição. A história se repete em idas e vindas e explicações complementares. Tudo podendo ser evitado, por exemplo, se você ler diretamente o diário na íntegra contido no fim do livro.

Parece que o autor precisava encher páginas para ter um livro e acabou colocando coisas desnecessárias e tendo situações muito repetitivas, o que cansa e entedia o leitor. Pra mim, algo que solucionaria isso seria o livro ser apresentando como um diário comentado, ao invés de termos Allen reescrevendo tudo o que já é mostrado no diário. Podíamos ter o diário e na sequencia as anotações ou conclusões do autor sobre o que tinha sido contado ali, com complementos exploratórios aos textos mais diretos do padre.

É claro que não teríamos o antes e talvez o começo da história, mas nada que não pudesse ser resolvido com um prefácio ou uma pequena introdução.

“Um jornal noticiou que quando o garoto esteve na cidade não identificada do Meio-Oeste, três exorcismos foram realizados, um por um pastor luterano, outro por um padre episcopal e um terceiro por um padre católico romando. (Não há registros de um exorcismo episcopal e não existe ritual luterano de exorcismo.)”

Exorcismo foi a leitura do mês de junho do Vórtice Fantástico POA e posso dizer que rendeu várias discussões. As vertentes religiosas, a forma como os médicos e psicólogos lidaram com a situação, a postura da família, dos padres e, claro, dos padres que se envolveram no processo.

Não há bem como comparar as duas obras. Allen escreve um relato documental com o anexo de informações, enquanto Blatty transformou os fragmentos de sua investigação em um romance, trocando inclusive o sexo do personagem principal para causar mais empatia com o público. Como eu ainda não li O Exorcista, não posso traçar muito mais paralelos aqui, mas pelo filme dá pra notar que “a possuída” do livro e filme sofreu muito mais do que o garoto em termos de mudanças corporais ou até mesmo de personalidade. Acho que a forma como o livro é escrito, mais seu conteúdo em geral, não colaborou para que eu tivesse uma experiência plena e satisfatória.

É inegável dizer, porém, que a edição desse livro não está muito bonita. Há todo um cuidado com todos os detalhes, como já é um padrão da editora Darkside. A tábua ouija que está na folha de guarda tem tudo a ver com a história e ajuda a dar aquele toque mais sombrio pro livro. E, quem compra o livro lacrado ainda leva o marcador em forma de ponteiro, para poder ter suas próprias experiências de conversa com o outro lado (se assim desejar).

O livro é sim interessante e cheio de referências e novas informações sobre como o ritual funciona ou como a igreja se posicionava na época, mas peca em ser repetitivo e seco demais, não aproximando o leitor da trama e, portanto, não causando o devido amedrontamento que deveria vir junto com a história. Me parece que acreditamos em coisas que nos causam pavor ou medo, e isso tira nosso foco do que é crível ou palpável, deixando o leitor e até o espectador mais imerso, evitando tanto questionamento. Acho que é certo dizer que o medo serve como uma fator de credibilidade, mas infelizmente ele não está presente aqui. Mesmo assim, para quem é fã de terror ou curte estudar e saber mais sobre esses rituais ou questões de possessão, que são sempre assuntos delicados,devido a falta de registros reais sobre os acontecimentos, vai encontrar em Exorcismo um acréscimo valioso à sua estante.

site: http://resenhandosonhos.com/exorcismo-thomas-b-allen/
Naldinh o/ 12/08/2016minha estante
Só 3 estrelinhas !!

Janaína 17/12/2016minha estante
Muito boa sua resenha. Achei também os fatos bem repetitivos e só pela leitura do diário, dispensa-se a obra em si.

ClAudia.Rivelli 05/06/2017minha estante

Minha dica: Uma resenha não precisa ser necessariamente um calhamaço de 500 linhas.

Arthur 18/08/2017minha estante
Resenha crítica, criteriosa, profunda e bem estruturada.
Adorei!!

Nefelibata 30/06/2015

Um dossiê
Embora não se trate de uma historia de terror feita para assustar, a simplicidade com que são narrados os fatos causam espanto. Baseado em testemunhas oculares e diários de jesuítas, este é o relato do suposto caso real de exorcismo que inspirou o filme de William Peter Blatty, "O Exorcista". Leitura obrigatória a todos que se interessam pelo assunto.
Patrícia 18/03/2016minha estante
Quero ler!

Jossi 20/09/2019minha estante
Já estou com o livro para ler. Estou curiosa!

Rick 15/08/2021

Haja Paciência
Pra quem gosta de livro com muitos detalhes só pra encher linguiça, esse é perfeito. Extremamente maçante, facilmente contaria a história em umas 60 páginas? por diversas vezes pensei em largar, mas sou teimoso e fui até o fim rsrs.
Dani 29/08/2021minha estante
Eu tbm. Meu deus. Tô me obrigando a terminar. Que chato!

Rick 04/09/2021minha estante
Realmente, foi bem maçante terminar mas consegui não abandonar rsrs.

Valeria.Mattioli 08/01/2017

Decepção...
Dei uma rápida olhada nas outras resenhas e concordo com a maioria: esse livro de bom mesmo só tem a capa. A Darkside como sempre manda muito bem nas capas, e nessa não foi diferente, com um acabamento impecável e uma surpresa linda dentro do livro: o tabuleiro de Ouija.

Do restante, das 254 páginas escritas, 198 visam a história contada pelo jornalista, com uma escrita com poucos detalhes e extremamente fria, apenas narrando os acontecimentos sem maiores emoções, e depois disso a história apenas se repete por mais tediosas 50 páginas, onde o autor anexa o diário do Padre Bishop, repetindo tudoooo de novo de forma simplificada.

Não me surpreendi em momento algum com a história, ao contrário do livro mesmo do Exorcista, que me dava até um certo receio de ler na madrugada, haha. Fraco, tedioso, repetitivo, com várias partes em latim que deixa tudo mais chato ainda.
Nando Borges 18/11/2021minha estante
Kkkkkkkkk eu tinha medo de ler o exorcista de madrugada também.

Valeria.Mattioli 10/12/2021minha estante
Passava cada medo hahahha

Miz 10/11/2016

Não indicaria
Acredito que este livro seja apenas para quem é fã do filme/história, se você não é fã do filme e esta procurando um livro de terror, te indico a pesquisar sobre outros títulos bem melhores!
Deixa a desejar, muita enrolação e repetição de cenários/acontecimentos, chega a ser cansativo!

Obs:Não sou boa com resenhas, essa foi a primeira rss
Ed Goularth 24/12/2016minha estante
Eu diria o contrário, o livro é pra esclarecer o que o filme fantasia. A história é documentária. Um tema pole

Ed Goularth 24/12/2016minha estante
Polêmico

Fabio 31/05/2019

Definitivamente, não é como nos filmes!
O mais bem documentado relato de um caso de exorcismo já realizado(com exceção aos documentos secretos da igreja Católica, os quais nunca vieram à público).
É assim que o próprio autor descreve o livro e é isso mesmo o que lemos em “Exorcismo”.
O autor é um jornalista, e é nessa narrativa jornalística que a leitura segue descrevendo os motivos que o levaram à escrever esse livro, a investigação por ele realizada, os fatos encontrados, depoimentos obtidos e o mais importante, um registro(diário) de todo o “caso”, feito por um dos jesuítas envolvidos e que presenciou todos os acontecimentos.
Não espere por uma estória emocionante e assustadora, que descreva um motivo para tudo o que aconteceu e um final surpreendente. Não, isso não acontece.
Ele detalha o ritual de exorcismo, o que torna algumas páginas repetitivas, afinal, são orações e mais orações em latim, que percorrem dias e dias. Isso mesmo, dias e mais dias, angustiantes e desgastantes.
Mas vai muito além disso.
O que me chamou muita a atenção, mais do que o exorcismo em si, são os relatos sobre toda a “política dos homens”.
Fiquei particularmente impressionado com a descrença e relutância de alguns padres em aceitar um possível caso de possessão demoníaca, mesmo presenciando fenômenos que apontam para isso, afinal, eles são padres.
Para alguns, possessões demoníacas não se enquadram no contexto da era moderna e para outros, a preocupação maior seria a repercussão negativa que um exorcismo poderia representar na comunidade.
Não se trata apenas de uma batalha entre o bem e o mal, mas também se trata de: no que você acredita?

Não é uma leitura suave e dinâmica, chega a ser cansativa muitas vezes, mas para aqueles que se interessam pelo assunto e não querem uma ficção, esse é o livro.
@vcdisselivros 31/05/2019minha estante
Show!!!
Só falta coragem de colocar na lista de desejados hahaha

Rapha 17/06/2019

Legal para uma primeira experiência
Não sei, se foi por que nunca li um livro do gênero narrativo como este, este modo jornalístico de contar os fatos não me agradou muito, creio que o livro tem muitos assuntos, que achei desnecessário, muita enrolação, a princípio parece um livro sobre os jesuítas. A leitura e principalmente a história é boa em certa parte fiquei meio decepcionado mas foi uma leitura bom, meio densa mais boa.
Fbosl 15/12/2019minha estante
Rapha tbm tive essas impressões..

Cilmara Lopes 31/12/2016

A capa me chamou a atenção e ficou nisso!
Não é novidade para ninguém que a Darkside vem trabalhando cada vez melhor no acabamento dos livros, salta nossos olhos se deparar na livraria com um relançamento ou história nova de algo que gostamos muito. Depois de adquirir ainda admiramos muito o livro, tiramos fotos e postamos no instagram.hahaha
Mas, como um leitor de fato, não compramos nada só por exibicionismo ou pra destacar na nossa biblioteca particular.
Quero boas histórias, anseio por algo que eu possa me surpreender ou me identificar, me desalienar.
Não sou fanzona de terror, porque infelizmente fazem muita coisa ruim, bem trash desse tema tanto em livros quanto em filmes.
E exatamente por este motivo corro atrás de bons conteúdos, e "O exorcismo" não chega nem perto de bom, sei que não é um romance, mas como documentário deixou a desejar muito.
A única coisa que fica clara, é que o exorcismo é um ato bem moroso, trabalhoso e difícil.
O livro é tedioso, repetitivo, fraco e sem expectativas.
Se você quer ler algo bom sobre este tema, leia "Constantine", se quer assistir algo bom, atualmente a série "Penny Dreadful" está fazendo um excelente trabalho.
Mas, não leia "O exorcismo"! Ainda pretendo ler "O exorcista", mas não com tanto entusiasmo quanto antes.
Comprei só pela capa e isso não mudou no decorrer da leitura, o saldo positivo é somente o acabamento e nada mais, poderiam ter publicado somente a "Carta do Exorcista", que entrou como um anexo de aprox. 50 páginas, isso já era suficiente.
Augusto 20/07/2017minha estante
Tive exatamente a mesma impressão que você, Cilmara. Usaria os mesmos adjetivos inclusive. Decepcionante. E, sim.... o livro do Peter Blatty é muito melhor e mais verossímil que esse...

Hayla 06/07/2016

Completo, detalhado.
Mostra todos os fatos, todas as opiniões e deixa você resolver se acredita ou não em tudo que foi descrito.
Comecei a ler com medo, pensando que seria como um filme de terror. Mas não é bem assim. Os fatos são narrados com simplicidade, e mesmo assim, em alguns momentos me arrepiei em ler o que se passou com Robbie.
Renato 10/08/2016minha estante
Você gostou ? Vale a pena ? É instigante assim como o filme ?