Exorcismo

Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

Nena 11/08/2016

Thomas B. Allen é um jornalista q estudou em escola jesuíta e teve acesso exclusivo através do padre Walter Halloran, ao diário do padre Raymond J. Bishop, assistente do padre William S. Bowdern, sobre o processo de exorcismo do garoto Robert Mannheim (todos os nomes são fictícios para preservar a segurança dos envolvidos), de 14 anos, realizado no ano de 1949.
Robbie leva uma vida normal como qualquer outro garoto de sua idade. Sua tia Harriet o presenteia com uma tábua Ouija a qual lhe garante ser possível fazer a comunicação com os mortos. Qdo sua tia vem a falecer, Robbie começa a apresentar uma série de manifestações características de uma pessoa possuída. A família tenta de tudo para livrá-lo das manifestações e por fim chamam um padre, onde inicia-se o processo de exorcismo.
O livro começa sem nenhum rodeio, dando uma breve explicação sobre o garoto e já indo direto ao ponto. Por vezes a leitura fica um pouco cansativa pq o processo de exorcismo é um tanto qto repetitivo.
Gostei muito do último capítulo (O Segredo), onde especialistas e envolvidos dão suas opiniões e versões dos fatos.
É uma história de terror?
Não! (A menos q vc seja muito impressionável) É um relato detalhado sobre um caso real (há controvérsias) de possessão demoníaca.
Têm cabeça girando 360 graus, criança descendo a escada toda torta e vômito verde?
Não! Isso é só no filme q foi inspirado nesse caso. Mas têm as manifestações demoníacas descrita detalhadamente.
No final do livro traz o diário original do padre Bishop, com 24 páginas. Trás tbém "Notas do Autor" com informações relevantes e bem interessantes. Recomendo ao final de cada capítulo dar uma lida nas "Notas dos Capítulos", q encontram-se no final do livro, para ter uma ideia melhor do caso e tbém atualização do mesmo.
Primorosa produção da DarkSideBooks q desafia seus leitores mais corajosos a iniciar o jogo, trazendo em sua contracapa uma impressão da tábua Ouija junto com um marcador q serve de planchette.
Já fiz a "brincadeira" qdo era criança, mas creio q poucos se arriscariam a fazê-la depois da leitura do livro. Recomendo, q se tiverem interesse no jogo, leiam antes artigos sobre telecinesia. Não recomendo a leitura para pessoas impressionáveis. As demais recomendo pq é um livro interessante, apesar de ser bem cética em relação a essas coisas.

Douglas 11/08/2016

Exorcismo
A minha temática favorita em obras literárias, aliada a edição impecável da Darkside Books fez desse livro um objeto de desejo para mim. Minhas expectativas estavam altíssimas para ele.

E talvez este tenha sido o meu erro. "Exorcismo" de Thomas B. Allen não é um livro de narrativa ordinária. Ele tem um carater jornalístico muito forte, sendo muitas vezes repetitivo e moroso ao relatar todos os fatos da história. O trabalho é competentíssimo, disso não ha dúvidas, mas tornou a leitura travada e sonolenta demais. Demorei muito mais do que achei neste livro e, repito, a temática me atrai muito.

Por outro lado, é a fonte mais confiável e didática acerca do ritual de Exorcismo que eu já vi. Todas as etapas e orações são explicadas e decifradas com minuscia. Ao fim desta edição, temos o diário de um dos padres que estava presente do exorcismo do garoto em 1949 que apenas conta com outras palavras o que já foi relatado no decorrer do livro, mas não deixa de ser interessante.

"Exorcismo" está mais para um livro de estudo do que para uma publicação descompromissada.

Bruna 18/01/2017

exorcismo
Capa incrível, o tabuleiro nossa achei incrível, porém a leitura é beem cnsativa, não gostei mas também não é horrível é bacana mas um livro cansativo.

Reemilk 19/08/2016

Se a ficção consegue ser tão assustadora, imagine o poder contido na história real?
Muitos não sabem, mas a obra-prima de W. Peter Blatty (O exorcista) não se trata de uma invenção. Ela foi inspirada num fenômeno ainda mais sombrio, desses que a ciência não consegue explicar: um exorcismo de verdade. A história real aconteceu em 1949. E nosso queridíssimo Thomas B. Allen escreveu relatos sobre o caso que inspirou o Livro e o Filme do Exorcista.

Um dos aspectos a se destacar, é que não se trata simplesmente de um livro de terror baseado em uma história supostamente verídica. É um relato montado através de muita pesquisa e fontes imparciais. Ele teve acesso ao diário de um padre jesuíta chamado Walter Halloran que auxiliou o exorcista Bowdern. Diário esse que Thomas obteve sob circunstâncias no mínimo curiosas. Inclusive ele foi adicionado na integra e sem edições pelo autor nas últimas páginas do livro.

A leitura não só levanta as questões do fenômeno em si, como faz um estudo da forma burocrática como a igreja católica agia quando de fato acreditava ser um caso de exorcismo, o que gerava uma porção de regras a serem seguidas. O caminho pela cura é longo e a família passa por situações bastante complicadas a partir de então. São inúmeras sessões de exorcismos, inúmeros padres, ambientes e páginas de tirar o seu sossego. É muito interessante acompanhar o ritual de exorcismo e perceber que não se trata apenas de rezar, apontar uma cruz e jogar água benta.

Como resultado, seu livro é considerado o mais completo relato de um exorcismo pela Igreja Católica desde a Idade Média. Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren definiram a obra de Thomas B. Allen como “um documento fascinante e imparcial sobre a luta diária entre o bem e o mal”. Thomas abre diversos parênteses durante a narrativa para abordar de uma maneira quase que jornalística os fatos, trazendo registros de antigos exorcismos e o ponto de vistas de estudiosos que enxergam alguns casos, principalmente os mais antigos, como doenças ainda não descobertas ou epilepsia.

Se você acredita ou não em demônios e possessão, este livro irá testar sua crença e deixa-lo reflexivo sobre o assunto.

site: https://www.instagram.com/p/BIarRuGAPe3/?taken-by=reeemilk

Vida em Série 21/08/2016

O poder dos fatos reais.
O livro tem aquela pegada de terror fatos reais que, para mim, é sempre uma tendencia da obra de fazer ser mais ouvida, ou mais temida por si só. Todo mundo fica com aquela pitadinha de dúvida quando dizem que algo realmente aconteceu, não é mesmo? O autor conta como teve acesso às notas do Diário do Padre Walter, além de descrever alguns fatos bem importantes sobre a Igreja Católica e o Luterarismo. O que torna essa edição da DarkSide ainda mais completa é o próprio diário disponibilizado na íntegra nas últimas páginas.

O Exorcismo se passa ao redor do garoto Robbie e sua família, quando uma série de eventos macabros começam acontecer sempre que o rapaz está presente. Sua mãe não é católica, mas pelo livro se detalha a proximidade do catolicismo com tais fatos macabros e a distância do Luterarismo. A família então começa uma rotina incansável e sofrida por causa da onda de pavor que Robbie está inserido.

A contextualização do livro é bem detalhada, consegue-se ter uma noção boa da época e dos problemas da família. O autor procura explicar parte do ritual, da tradição e até menciona alguns fatores da Igreja durante os anos.

site: http://vidaemserie.com/2016/08/17/resenha-literaria-o-exorcismo/

Tay Piacecki 26/08/2016

A história que deu origem ao filme
O livro conta a história da possessão de Robbie (nome fictício) e como ele se livrou desse tormento. Baseado no diário mantido por um dos padres participantes de seu exorcismo e depoimento de testemunhas. O autor ainda conta como teve acesso ao diário secreto do padre e trás, nas páginas finais, uma cópia do próprio diário.

Claris Ribeiro 08/09/2016

Comprei o livro na pré venda meses antes de seu lançamento, fiquei muito empolgada, e, assim que tive oportunidade, iniciei a leitura dessa obra.

Thomas B. Allen reúne nesse livro diversas pesquisas que ele realizou sobre esse caso, que apesar do tema parecer uma história de ficção, é bem real. O autor preferiu manter sigilo sobre os envolvidos, optando pela mudança dos nomes dos personagens principais.

A história acontece em 1949. Robert Manheim é um garoto normal, de 14 anos, que, sobre influência de sua tia Harriet, que era adepta do espiritualismo, começou a se envolver com espíritos, na tentativa de comunicar com os mortos através de uma tábua de Ouija e habilidades médium.

Tia Harriet morre em Saint Louis e uma série de incidentes começam na casa da família, barulhos de arranhões pelas paredes, colchão tremendo, objetos voando. A família acreditava no início ser roedores pela casa, mas assim que os episódios foram tornando mais frequentes e mais assustadores, começaram acreditar que eram sinais que tia Harriet estavam enviando, e com isso eles tentaram fazer contato com ela, e através de barulhos, concluíram que era a tia que estava fazendo tudo isso.

Robbie começou a trazer sinais de que algo errado estava acontecendo com ele, a família buscou ajuda através de médicos, psicólogo, vidente, pastores, mas como nunca chegavam a uma conclusão e o quadro ia piorando a cada nova tentativa, a família foi em busca de uma ajuda divina. Com a ajuda de padres católicos, realizaram sessões de exorcismo.

A história fala sobre crenças, fé, religiões e traz a opinião sobre diversas pessoas que estiveram envolvidas no caso. Thomas B. Allen, utilizando do diário escrito durante o exorcismo e suas pesquisas, descreve de forma simples e tranquila todos os acontecimentos durante o período de aflição e sofrimento da família, o autor deixa com que o leitor tire sua própria conclusão sobre a história, de acordo com sua fé e crença.

O processo de exorcismo é muito cansativo e longo. O livro – que não traz uma história de terror e sim um documentário – não é muito diferente, começa muito empolgante mas ao longo dos acontecimentos fica cansativo.

A edição da editora vem dividida em partes, primeiro o prefácio, depois a história contada por Thomas B. Allen que é dividida em 14 capítulos, depois vem a transcrição do diário do exorcista original, depois notas do autor, bibliografia, fontes e notas dos capítulos. O interessante é que podemos ler o livro de várias formas, podemos ler primeiro o diário e depois a história contada pelo autor, ou podemos ir intercalando um com o outro. Eu li da forma tradicional, a história e depois o diário, gostei de ir relembrando os fatos e detalhes que o autor incluiu na história, ele acrescentou muita informação histórica que me deixou ainda mais interessada por tudo que aconteceu.

Mesmo a igreja tentando manter segredo sobre esse caso, a história de Robert espalhou e ganhou tanta repercussão que inspirou Willian Peter Blatty a escrever o livro clássico O Exorcista, que mais tarde foi adaptado para os cinemas por William Friedkin.

Achei o livro bem interessante, apesar da leitura ser um pouco cansativa. Tenho minhas crenças e minha religião e essa leitura me fez pensar sobre muitas coisas. Acho uma leitura muito válida, interessante e importante para todos que se interessam pelo assunto.

site: http://www.plasticodelic.com/2016/07/resenha-exorcismo.html

Angel Sakura 13/09/2016

Resenha do Blog Eu Insisto.com.br
Quando soube deste livro eu quase pulei de alegria, serião mesmo, essa sou eu e é com essas coisas que fico feliz. Eu tenho um caso de amor e ódio com o filme Exorcista, enquanto meu eu adolescente morria de rir com todas aquelas cenas bizarras, foi ali que eu me vi encucada com a possibilidade de possessão demoníaca. Seria possível? E se fosse, porque era tão pouco recorrente? Se eu fosse um demônio super ia sair possuindo uma galera por aí, mas eu ia ser uma demônia com critérios, ia possuir de Rihana, Obama pra cima. Essas dúvidas e questionamentos surgiram dali e os filmes de terror se tornaram muito mais atrativos, muito mais assustadores com a dúvida do “e se fosse possível?”. Mas gente, sim eu ainda rio vendo esses filmes, é da minha natureza achar graça no que não tem #SouDessas. Daí a Darkside veio e me apresentou o livro com os detalhes do caso real, a escrita é muito crua e bem mais assustadora que o filme. Aqui é a minha imaginação que cria os cenários e eu descobri o quão bizarro meu cérebro pode ser. Assustador… é, esse é um bom livro. Foi uma boa leitura.

“[…]Durante a declamação geral do rosário pelos padres e irmãos, as proezas costumeiras começaram, mas com a omissão dos escritos no corpor de R. O barulho e as cantorias foram muito perturbadores para todos. R não deu nenhuma resposta ao “Praecípio”, exceto para imitar as palavras em latim, para depois rir ou dizer “enfie no cu”.”

Este livro é quase escrito mais como um relato do que uma história, não temos uma criação de um enredo é apenas a narrativa do que foi vivida pelos envolvidos em um exorcismo. O autor conseguiu obter o diário que acompanhou todo o processo, ele conseguiu relatos e transcreveu o que descobriu nesta obra. O assustador é que temos aqui o ponto de vista em primeira mão do padre que executou o bem sucedido exorcismo, junto com seus medos e tudo que ele passou enquanto tentava extrair o demônio desta criança. Todos sabemos que exorcismos tem um enorme índice de falhas, isso porque as pessoas possuídas morrem já que seus demônios não querem sair e, eu acho, que a intenção é matar o corpo que conseguiram possuir. Aqui nós temos o relato do padre que tem a total convicção de que ele salvou a vida do jovem Robert, dos eventos que vivenciou e de muitos fenômenos sobrenaturais. Contudo outros padres, como o Nicola, não acreditam que Robert estava possuído de verdade. Temos uma linha tênue entre o sobrenatural e a esquizofrenia, que é uma doença. Então, o lado que você escolher acreditar vai depender de você, da sua fé ou da falta dela, se foi um exorcismo ou se foi apenas uma encenação. Temos o mesmo dilema com o Exorcismo de Emily Rose. Eis aqui um link que explica sobre esse outro exorcismo famoso e tudo que acarretou no mundo.

“Um exorcista tem que tocar o mal, respirá-lo, se concentrar nele. “

Sobre este livro, temos Robert Mannheim, um adolescente normal de 14 anos que gosta de brincar com o que não se deve. Ele tem uma tábua ouija, que é tipo nossa brincadeira do compasso muito mais evoluída, e fica ali fazendo altas perguntinhas pros amiguinhos demônios. Preciso dizer que a tábua ouija foi presente da tia que achava normal, comum e possível falar com aqueles que já morreram? Então, o tempo passa e Robert meio que consegue se comunicar com eles, dá pra perceber pelas unhas arranhando a parede, objetos de movendo sozinho e fenômenos meio bizarros do tipo que já sabemos que os capeta tudo tão na casa. Mas, a coisa não parou por aí, esse foi só o começo. O Robert começou a ser ele a vítima dos demônios, em seu corpo começou a aparecer mensagens escritas em sua pele e foram coisas super doces como um Hello, tipo, demônio mega educado né? Exceto que a mensagem continuava com Hello HELL… hell = inferno. Éeee não sei vocês, mas hello hell não é bem a mensagem que eu espero receber no meu corpo, not god. Sua família preocupada com toda a situação, e porque a chave estava sempre desaparecida o que obviamente é tarefa dos demônios, levam um padre para expulsar o povo do mal. Sério, nesse ponto já dá pra acreditar que tem a torcida do flamengo do inferno aqui, é tanto evento sobrenatural que já sabemos que a nova sede do inferno é na casa do Robbie, preciso relembrar vocês que ele tem apenas 14 fucking anos?

Se quiser ler a resenha completa visite o blog: http://euinsisto.com.br/exorcismo-thomas-b-allen/

site: http://euinsisto.com.br/exorcismo-thomas-b-allen/

Mina Dos Livros 15/09/2016

Resenha no blog http://aminadoslivros.blogspot.com.br/2016/09/resenha-6-exorcismo.html?m=1 ??

Kayser 09/05/2024

Confuso
É difícil imaginar a real intenção do autor com o livro, mas eu fico pensando que deve ter sido financeira. O tempo todo ele transita entre um documentário e uma ficção.

Claramente ele não tinha informações suficientes para o livro e teve que apelar para repetições, suposições de pensamento e até invenções do que não foi documentado. Seria mais útil tornar o livro no diário comentado.

Confesso até que achei os relatos meio "pastelão", com pouca credibilidade e até problemáticos. Também não há nada de terror no livro. Infelizmente, assim como o livro dos Warren, essas apostas da Darkside são mais bonitas como decoração do que como entretenimento ou como fonte de conhecimento.

Maravilhosas Descobertas 24/10/2016

{Especial Halloween Dark}: Exorcismo, de Thomas B. Allen
Como bem sabemos, no dia 31 desse mês de outubro é comemorado o Dia das Bruxas, vulgo Halloween. E nós do MD não poderíamos deixar essa data tão obscura passar em branco, então vamos passar uma semana bem dark!

Do dia 23 ao dia 29, todos os dias iremos liberar uma resenha às 19 horas, com um conteúdo especial e bem dark. Podendo ser um Dark Romance, um Dark Horror, um Dark Para Gamers, um Dark Não Tão Dark, entre outros. O intuito dessas postagens, é fazer que você, nosso querido e amado leitor, tenha um pré-halloween literário bem especial. Sendo assim, sem mais delongas, vamos ao que interessa?

Com maior foco nos fatos do que no terror em si, Exorcismo narra os fatos que inspiraram O Exorcista de William Peter Blatty e, mais tarde sua adaptação cinematográfica.

Na obra considerada como “o mais completo relato de um exorcismo pela Igreja Católica desde a Idade Média”, Thomas reuni anos de pesquisa e informações retiradas de um diário escrito por um padre que auxiliou o exorcista no caso do jovem Robert.

Para os que são fãs do gênero e assunto, esse livro será um prato cheio, principalmente porque não é utilizado nenhum artifício com o intuído de aterrorizar o leitor, o medo real é causado pela consciência de que as informações ali contidas são fatos e não ficção.

Essa última é para os amantes dos livros digitais: a edição impressa vale cada centavo. Além da capa dura muito bem trabalhada, o livro ainda traz réplicas de tabuleiros OUIJA e páginas do diário do padre envolvido no caso.

Agora, para encerrar, vamos fazer uma coisa diferente. Para conhecer mais o livro, se coloque no lugar do personagem principal. Imagine que você é Robert, o protagonista da história, pronto? Então vamos.

Primeiro, esse não é seu nome verdadeiro, mudaram para proteger a privacidade da sua família. Há um tempo, sua tia faleceu e desde então fenômenos paranormais estão cada vez mais presentes e perigosos, ameaçando sua família. Sua situação vai piorando até que seus pais decidem que uma ajuda especializada é mais que necessária.

Você está pronto para o que te aguarda? Como acha que lidaria numa situação dessas?

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2016/10/especial-halloween-dark-exorcismo-de.html

Babí 25/10/2016

Exorcismo e jornalismo
A primeira coisa que me atraiu para essa leitura foi o fato de ter sido escrito por um jornalista. Uma história de terror factual. Thomas B. procura, dentro das limitações do anonimato dos envolvidos, apresentar provas e a sequência de fatos que se sucedem depois que o menino "Rob" joga ouija e ele é supostamente possuído. As exaustivas e estranhas sessões de exorcismo, os fenômenos, a coleção de testemunhas que vão preenchendo as páginas de Exorcismo como um diário.
Como um bom jornalista Thomas apresenta os vários lados da história e no fim cabe a você deduzir a verdade.
-Bárbara Aparecida

NightPhoenixBooks 26/10/2016

[Resenha] Exorcismo
Se você gosta de terror é bem provável que você tenha ouvido falar ou tenha assistido o filme “O Exorcista” de 1973. Esse filme vai contar a história de uma menina de 12 anos chamada Regan que, basicamente, ignorou todas as chamadas do senhor senso lógico de sobrevivência e brincava com adivinhem o que? Sim uma porra de tabuleiro Ouija. Olha sério, fica difícil defender alguém que “brinca” com essa desgraça em forma de madeira...

Enfim... O capeta possui Regan – que surpresa – e onde antes havia uma menina dócil, amável, calma e feliz surge uma coisa agressiva, mentirosa, com força sobre humana, resumindo: com uma personalidade completamente diferente da doce menina.

Claro que depois de um bom tempo vivenciando eventos sobrenaturais relacionados com a sua filha, a querida mãe de Regan, Chris, toma as devidas medidas e finalmente é realizado um exorcismo, por padres católicos, que expulsa o capiroto do corpo de Regan, não antes de uma morte ou outra, algumas cabeças serem viradas e um belo banho revigorante de vômito.

Esse filme foi baseado no romance escrito por William Peter Blatty em 1971, muitas pessoas devem ter se perguntado na época de onde surgiu a ideia para um filme tão deturpado. Você se sentiria melhor se soubesse que a ideia veio de um caso real?

Poucas pessoas sabem que tanto o romance quanto o adaptação cinematográfica foram baseadas em um caso real em que Regan, na verdade, é um garoto de 14 anos chamado Robert Mannhein (nome fictício).

Eu tinha expectativas altíssimas para esse livro e adivinhem só? Me decepcionei bastante (quem me conhece sabe da minha saga de leitura que durou tanto quanto o tempo que Robbie ficou “possuído”). Primeiro, eu esperava algo que fosse me dar medo, imaginem só: “O relato do caso real que inspirou o romance de William Peter Blatty”.

“O sacerdós Christi, tu scis esse diabólum. Cur me derógas? [...]Ó padre de Cristo, você sabe que eu sou o diabo. Por que continua me incomodando?” (página 37)

Na verdade o livro se trata de uma narração jornalística contanto os fatos que acometeram a família Mannheinn em janeiro de 1949. Até certo ponto o romance e o “caso real” andam lado à lado: Robbie tinha uma tia da qual era muito próximo, e essa querida tia gostava de brincar com forças ocultas, usando um tabuleiro Ouija. Após a sua morte, Robbie fica desolado e tenta fazer contato com a tia utilizando o bendito tabuleiro Ouija, até que ele começa a ouvir estranhos barulhos e uma coisa liga a outra: Robbie está possuído.

Porém os relatos de possessão de Robbie não eram o que eu esperava, ele vivia uma vida sem “normal” durante o dia e a noite era assombrado pela entidade presente em seu corpo. O demônio fazia com que objetos voassem, aparecessem marcas estranhas no corpo de Robbie e faziam com que ele tivesse uma munição infinita de saliva e urina, da qual usava e abusava nas pessoas ao seu redor...

As ações realizadas pelo demônio não tinham credibilidade – não que eu seja uma exímia expert em demônios, porém tenho uma certa bagagem – e não levavam a lugar nenhum, quem em sã coincidência obedece um demônio que está habitando o corpo do seu único filho, quando ele diz para que você mude de cidade? Sendo que nessa cidade os pais de Robbie encontram a ajuda de padres que começam a realizar os exorcismos.

“A covardia não é apenas uma questão de medo ignóbil, ela encolhe a alma. E essa não é a conduta de um jesuíta.” (página 55)

Ao decorrer dos 14 capítulos que compõem o livro a mesma narrativa se repete todas as noites: Robbie passa um dia normal e feliz, chega a hora de dormir, tudo parece normal até que começam as manifestações, os padres intervem rezando e realizando os rituais de exorcismo até o dia raiar, ou até que Robbie durma um sono natural. No dia seguinte tudo se repete novamente.

O livro apresenta o diário de um dos padres presentes ao decorrer de todo esse processo, e que na minha opinião é muito mais informativo e direto do que todo o livro, a impressão que fica é que o autor não sabia o que escrever então resolveu transcrever o diário e utilizar do bom e velho: encher linguiça. A grande maioria dos fatos “extras” que o autor apresenta poderiam ter sido ignorados pois são desinteressantes, confusos e irrelevantes à narrativa. Se o livro tivesse sido elaborado contendo apenas o diário do padre e comentários do autor, teríamos em mãos uma obra muito mais interessante, direta e dinâmica.

“Um exorcista tem que tocar o mal, respirá-lo, se concentrar nele.” (página 83)

O que eu senti no final da leitura desse livro foi que eu poderia ter pulado 13 capítulos e simplesmente ter lido o diário do padre Bishop e depois o 14º capítulo, no qual o autor explica como o diário foi encontrado, o que me rendeu uns bons arrepios.

Em diversos capítulos existem orações, que são colocadas em latim para depois em seguida serem traduzidas e isso não acontece apenas uma vez, confesso que chegou um dado momento que o livro estava tão maçante que eu simplesmente pulava todas as orações e descrições irrelevantes.

De um modo geral acho que eu talvez não tenha sido bem o público alvo para esse livro, me entendam: não é que eu não goste de textos jornalísticos, afinal de contas eu estou acostumada a ler artigos científicos (tem como ficar mais descritivo que isso?). Porém a narrativa não me prendeu em nenhum momento, pelo contrário eu não via a hora de acabar. Essa não foi uma leitura abandonada pela simples expectativa que uma hora as coisas iriam melhorar, o que não aconteceu...

“Pela primeira vez, o jesuíta sentiu desespero, o mais terrível dos pecados, pois ele drenava a esperança da alma.” (página 109)

Infelizmente as únicas emoções que esse livro me rendeu foram: tédio e a sensação de uma leitura obrigatória de escola.

site: nightphoenixbooks.blogspot.com.br

Suka - Pensamentos & Opiniões 03/11/2016

Esse é um livro que terá uma resenha pena, pois se eu contar muito acabarei soltando spoliers, o que eu posso dizer é que esse livro é detentor de uma leitura cansativa, é exaustivo ver o sofrimento de um garoto de 14 anos que começa após brincar com sa tábua de ouija, começa a ter possessões, Robbie sofria sempre que o demônio o possuía, junto com ele sua família.
Essa obra é repleta de detalhes não só do sofrimento do garoto mas também da burocracia própria igreja, da crença e da fé.
O livro trás também o que aconteceu depois com os personagens e lugares da história e no final temos acesso ao diário do padre Bishop com relato detalhado do que acontecia, claro que os nomes e endereços das pessoas envolvidas foram alterados/apagados.

Lembrem-se esse livro é baseado em fatos reais.

site: www.suka-p.blogspot.com

Luke Fernandes 01/12/2016

Não é totalmente espetacular, mas vale a pena ler!
"Exorcismo" é um livro lindo, como só a DarkSide sabe fazer,

Antes de qualquer coisa, a experiência
que vem com o rasgar do plástico é sensacional.
A capa é muito bem executada, a cruz tem textura,
que te faz ficar passando a mão ou até o resto pra sentir essa magia
(espero que nenhum demônio possua o leitor dessa maneira,
se não todos estão ferrados, pois é praticamente impossível não
fazer este "ritual" de livro novo).

Ao abrir, de cara já topamos com tabuleiro Ouija impresso,
e o indicador que vem dento. Se realmente funciona,
eu não sei, não quis pagar para ver (risos).

Quanto a história, é bem interessante mas um pouco arrastada,
o que te faz não ficar preso com intensidade.
A riqueza de detalhes sobre os rituais, orações
e demais assuntos ligados ao Catolicismo eu curti bastante.
Por ser católico, me surpreendi com esses detalhes tão
bem trabalhados a título de construção de história e informação ao leitor.

O autor poderia ter trabalhado melhor a sequência dos acontecimentos,
em alguns momentos é muito vago ou rápido, aonde poderia
ter sido mais explorado, bem como também o seu final.
Mas não deixa de ser um livro interessante,
digno de estar na estante dos amantes da Caveirinha.

A minha nota fica em 3 estrelas,
não é totalmente espetacular, mas vale a pena ler!