Exorcismo

Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

Ina 21/04/2024

Bem descritivo com tudo que o ocorreu com robbie e com aa pessoas em volta, e de como ocorreu o exorcismo dele e pq chegou a conclusão de realizar o exorcismo

Wilson.Henrique 19/02/2024

É bom pelo que propõe e não é um romance
Acho importante destacar isso: ele expande os relatos baseados nos documentos e entrevistas que o autor conduziu sobre o assunto. Ele organiza isso de uma forma que entretém, mas não é um romance; é quase uma pesquisa e por muitas vezes ele compara os relatos dos padres e familiares que acreditavam na questão espiritual da coisa, contra a visão mais cética de algumas outras figuras envolvidas no exorcismo. Ele não tenta te vender "a versão real" e nem vai te dizer no que acreditar, ele apenas expande os acontecimentos que inspiraram o livro original. Eu achei honesto e interessante pelo que ele é.

@vanessachrisostomo 08/01/2024

Bom, porém?
O autor cumpre sobre nos mostrar os detalhes sobre o exorcismo real. Porém, muitas informações são várias vezes repetidas, o que torna a leitura meio entediante.

Sheila.Staniczuk 31/12/2023

Leitura difícil
Compreendo que a história deva ser interessante para muitas pessoas que gostam do filme. Acredito que por retratar uma história "real", a leitura tornou-se maçante e repetitiva relatando mais de uma vez o mesmo fato, dificultando a fluidez da leitura.
Mas não foi de todo ruim, auxiliou muito para conhecer esse "lado b" da igreja católica não demonstrado comumente, que é o exorcismo.

Obs: A edição é belíssima, assim como os demais livros da editora Darkside.

Gus 21/11/2023

Ai sla
Decidi ler o livro por puro acaso e sinceramente, acho que não foi muito meu estilo de leitura.
Eu sempre gostei de casos paranormais e de casos de assasinos em série etc, são instigantes de ser ler e pelo menos no meu casos faz eu refletir sobre até onde a maldade humana pode chegar.
Mas por outro lado eu sou ateu/agnóstico, então esse meu lado atacava muitas vezez enquanto eu lia, achando certas coisas meio irreais e facilmente refutaveis.
Mas falando mais sobre o livro em si, a escrita é massante, me cansava e o livro xerta vez me fez ficar com sono, eu li as críticas desse livro de pessoas falando que sentiram medo lendo isso e eu fiquei muito "?" Pq em nenhum momento eu tive um resquício de medo ou algo parecido, para falar a vdd em um momento do livro eu até ri.
É interessante saber sobre o possível caso de possessão que inspirou o romance "o exorcista" mas sinceramente eu não gostei tanto assim do livro, e acho que isso se deve ao fato de como a história em si foi contada.

lunaelivros 16/11/2023

A edição é ótima, a história é interessante, mas infelizmente a leitura se torna cansativa e repetitiva.

Tomomi 13/11/2023

Muito interessante a forma como o autor pesquisou sobre o caso e buscou informações para escrever este livro, adorei a narrativa e os detalhes da história, fiquei intrigada e não conseguia parar de ler!

Deza Farias 21/10/2023

@???????????????????
?????????????????
? ????????? | Thomas B. Allen | p. 254 | 3.5/5?
???????????????????
Confesso que ainda não tenho uma opinião concreta nesse livro. Eu não sei se acredito ou não. Talvez algumas partes... Porém outras acho meio fantasiosas.

O livro é a história real de um dos filmes mais conhecidos entre os amantes do terror: Exorcismo de 1975.

O livro começa quando Robbie passa a ser atormentando por espíritos malignos, o ano é 1949 logo apois a morte de uma tia espírita que acreditava ser possível se comunicar com os mortos. É a ai que começa a via crucis de Robbie. Os acontecimentos começam de forma faceira e depois se tornam uma avalanche. Arranhões, colchões se movimentando, móveis mudando de lugares, mudanças de humor, perda dos sentidos, perda do controle fisiológico...

Depois de procurar todo o tipo de ajuda, descartando possíveis problemas psicológicos, é recomendando que eles procurem um padre pra fazer um exorcismo pois claramente é um caso de possessão. Só que não foi tão simples. A família de Robbie era dividida em denomimadas religiões. E buscaram ajuda dos dois lados.

Depois de muito pelejar um Padre Jesuíta conseguiu começar um exorcismo com efeito. Mas foi luta pra o menino se livrar do mal que estava nele. Depois de muitos dias de orações, jejuns e exorcismos seguindo o Ritual Romano finalmente Robbie se viu livre.

Eu gostei do livro, é uma espécie de documentário o gênero. Porém achei repetitivo e massante. Teve cenas que poderia ser descartada que o resultado seria o mesmo.

Segundo o autor o relato do livro é baseado em testemunhas oculares e inclusive o diário de Walter Halloran que participou do exorcismo e ele também cita várias fontes.

Eu não pretendo reler esse livro. Mesmo aprendendo tanto sobre movimentações demonistas e as vestimentas dos padres, se tiver um quiz sobre esses temas eu ganho, namoral.
Mas vou deixar na estante, afinal é uma senhora edição! Quando eu estava lendo e levava comigo aos lugares as pessoas sempre se admiravam. Principalmente por conta do tabuleiro Ouija e do marcador em forma de "planchette". Confesso que sinto um pouco de medo e não ouso brincar. Prudência sempre. ?

@sobrevivilendo 12/10/2023

Uma leitura interessantíssima e muito bem contextualizada.
Pode ser tornar cansativa, e principalmente pra quem tem interesse apenas no exorcismo em si e não em toda a história por traz das pessoas envolvidas.
Eu como sempre fui entusiasta do tema, gostei muito.

gab 03/09/2023

Tutorial de exorcismo
O livro é maçante, repetitivo, muitas vezes é descrito a mesma coisa duas vezes sendo uma em latim e uma em português e isso fica chato, consome muito até porque entendo nada de latim, que nem a maioria das pessoas. É chatinho, pulei algumas páginas que eram só a mesma coisa dos mesmos sintomas de possessão.
Mas não dá pra criticar diretamente quem escreveu, porque supondo que tudo seja real, isso é mais um guia sobre exorcismo pra outros padres que enfrentarem a mesma situação já que o Bowdern não achou nada na hora dele de pesquisar.
Mas é chato.

Thiago César 10/08/2023

Me perdeu
O primeiro capitulo até que desperta certa curiosidade, porém no segundo fica arrastado e sem emoção.

Trajano 24/06/2023

Queria sentir medo. Senti sono
Se o livro de Enfield contava a história com mais clareza e até com um tom de romance, embora tivesse claramente a intenção de documentar, esse aqui faz isso de uma forma muito mais arrastada e sem objetividade. O livro se prende absurdamente nas orações, na vida pessoal dos padres, nos dogmas católicos que, embora eu ache que deviam fazer parte, ocupam uma parte grande demais da história e que fazia com que muitas vezes parecesse mais que eu tava lendo um livro religioso em do que um livro propriamente de TERROR. Mas talvez essa tenha sido a intenção do livro em si, e minha espectativa de fato prejudicou minha experiência, embora tenha o livro tenha começado muito promissor, com a ambientação assustadora, as manifestações sobrenaturais como os passos, os arranhões, etc