Exorcismo

Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

Eduarda 10/08/2020

Robbie, é um menino franzino de 14 anos e de poucos amigos, sua única diversão são os jogos de tabuleiro. Ribbie depende muito dos adultos para brincar e um desses adultos é a tia Harriet, uma mulher excêntrica e adepta ao espiritismo que apresenta para seu sobrinho o tabuleiro de Ouija.
O tabuleiro é formado pelas letras do alfabeto, números de 0 a 9 e as palavras sim e não, e é usado principalmente para entrar em contato com espíritos deslizando a planchette por ele. Robbie ficou encantado pelo tabuleito, usava-o todos os dias junto ou não de sua tia. Mas os eventos que se sucederam com o jovem foram aterrorizantes e marcaram a família Mannheim e os envolvidos para sempre. "Livrai-nos de todo mal, amém."

Ceci 17/09/2020

Eu amo o filme O Exorcista, e ter a oportunidade de conhecer a história real que inspirou esse clássico de terror foi uma experiência incrível.
Um livro que me mostrou o quão complicado foi o caso, e o quão desesperador foi realizar um exorcismo no mundo moderno.

Igor 17/09/2020

A história que deu origem ao filme
Exorcismo trata de relatar um possível caso de possessão ocorrido com um garoto, que daria origem ao filme O Exorcista.
O livro se dá em virtude de relatos e documentos feitos pelos padres que estiveram envolvidos com o caso na época, sempre com uma visão jornalista e imparcial.
Embora o caso seja intrigante a leitura me cansou um pouco as vezes, senti ela muito arrastada, pesada. Mas não deixa de ser uma experiência relevante para quem gosta do assunto.

Mariani.Felisbino 02/10/2020

Detalhista e imparcial
Livro bem detalhado e completamente imparcial com relação a crenças religiosas.
Adorei a leitura e recomendo! Edição incrível da DarkSide.

Mauricio 12/10/2020

O livro é uma boa leitura, mas a linguagem não empolga e acabei levando muito tempo pra conseguir ler. Zero envolvimento

Faria 26/10/2020

Não me prendeu
Tentei ler mais de 3 vezes esse livro. É lindo, de fato, mas não é uma leitura que prende, não tive uma experiência legal.

bluesargent 26/10/2020

Bem apurado porém extremamente cansativo
Não me agradou. Demorei MUITO pra terminar a leitura e só consegui essa proeza tendo que forçar muito. É um estudo muito bem apurado sobre o caso específico de exorcismo que inspirou o livro e o filme 'O Exorcista' mas a narrativa é extremamente lenta.

Senti que na busca de entregar um texto completo e abrangente sobre o assunto, o autor pecou no excesso de informações, e isso deixou minha leitura MUITO arrastada.

Uma coisa que achei desnecessária foi o aprofundamento em questões de fora, que não necessariamente faziam parte do caso em si. É bom pra contextualização mas o autor gastava bastante tempo (e páginas) com questões como a vida de determinado jesuíta que teve contato com o Robbie.

Me incomodou também uma certa repetição de trechos já abordados anteriormente. Por diversas vezes eu começava um novo capítulo pensando "ele já falou sobre isso", e realmente tinha falado, algumas páginas atrás.

Apesar da minha insatisfação com a leitura como um todo, o trabalho de apuração e neutralidade do autor que também é jornalista foi impecável. A adição do diário oficial do padre Bishop também é um ponto positivo.

Josy 28/10/2020

Bom, porém esperava mais...
É um livro bem legal, porém eu achei muito denso e teve muitas coisas repetitivas (principalmente nas partes do exorcismo). Demorei um pouco mais para terminar o livro, mesmo assim é um livro bom, para quem gosta do gênero eu recomendo!

Aline ig @escape.abacharel 29/10/2020

Exorcismo é o livro que conta a história real de "O Exorcista", o filme de 1973 que foi baseado no livro de William Blatty. Thomas B. Allen, autor de Exorcismo, conta com detalhes a história de Robbie, o garoto que foi possuído e teve sua identidade e gênero trocados no filme e na obra de Blatty.

A história de possessão de Robbie começa quando sua tia espiritualista mostra para todos os parentes como se comunicar com o além através do tabuleiro Ouija. Mesmo depois que sua tia vai embora (tanto da casa como meses mais tarde ela iria embora deste mundo), Robbie continua jogando com o tabuleiro Ouija e os pais não fazem nada, por achar tudo normal.

É então que arranhões na cama começam a aparecer, objetos que começam a flutuar, até mesmo arranhões no corpo de Robbie, mesmo que não haja motivos aparentes para tais arranhões. Depois de um tempo, todos esses sinais da possessão começam a ficar cada vez piores e a família passa da ajuda do pastor luterano para um padre católico, a fim de que se realizasse o exorcismo.

Robbie passa por estados de crise e calmaria. Durante a crise, vinha a violência contra o exorcista e os outros padres. Já no estado de calmaria não acontecia nada e Robbie sequer se lembrava do que ele havia feito e falado nos estados de crise.

Já vi outras resenhas e não achei a narrativa arrastada como muitos acharam. O livro não é uma ficção como a obra de Blatty e sim um relato, com base em entrevistas e em um estudo do caso, que é um diário feito pelo padre exorcista. O teor jornalístico do livro pode até ter enfadado alguns leitores, mas já eu achei tudo muito interessante. E ainda digo que muitas partes me deram medo, já que eu ficava pensando: será que isso tudo foi real?

Alessandra @euamolivrosnovos 10/11/2020

Instagram @euamolivrosnovos
Objetos se movendo sozinhos, passos sem dono e pancadas ritmadas nas paredes, tudo isso pode parecer coisa de filme de terror. Mas nada pareceu tão fictício assim para um menino de treze anos e sua família, no final da década de quarenta.

Atormentado por um suposto espírito maligno, o garoto e seus responsáveis buscam ajuda de todos os tipos para encerrar um tormento que só se agrava a cada dia.

A igreja católica é chamada para proceder com um exorcismo, mas o padre responsável por essa façanha precisará, também, de forças sobrenaturais para sobreviver à provação junto com o garoto.

Thomas B. Allen traz nesse livro sombrio o relato desse ritual que deu origem ao livro e, posteriormente, ao filme "O exorcista", sucesso e referência mundiais, com algumas adaptações da história real.

Utilizando como fonte um diário de um padre, acompanhamos ao longo das páginas momento a momento de todo o processo, dando a impressão de estarmos presentes no ritual, o que torna a leitura um pouco cansativa, mas de forma alguma menos interessante.

Ainda que muita coisa esteja documentada, o caso foi abafado pelas autoridades eclesiásticas e outros pontos cruciais do ocorrido ficaram sem explicação por parte dos envolvidos. O que torna o caso ainda mais misterioso.

Se tudo o que é contado foi de fato verdadeiro, só mesmo os presentes na época podem dizer. Porém, você também pode fazer seu próprio julgamento depois de conhecer essa narrativa bizarra.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Ana Letícia 04/12/2020

Achei o livro bom
Costumo ficar apavorada lendo livros de terror, ainda mais que eu escolho sempre a madrugada pra ler hhaah mas em geral, gostei bastante!

Ale Giannini 11/12/2020

O verdadeiro exorcismo
Exorcismo
Thomas B. Allen
Editora DarkSide
254 páginas
???

Livro que conta a história do exorcismo real que deu origem ao filme "O Exorcista" lançado em 1973.

A história original aconteceu em janeiro de 1949 com um garoto de 14 anos e começou com pequenos fenômenos na casa da família Mannheim, que foram evoluindo em intensidade e variação: pequenos barulhos, arranhões, frutas voando, móveis se mexendo, até chegar ao ápice de atingir fisicamente o garoto possuído.

O fenômeno durou 16 meses e o autor faz uma narrativa minuciosa dos fenômenos e do trabalho de exorcismo realizado por padres católicos. Nomes foram alterados para preservar a identidade dos envolvidos.

Em virtude do ritual romano seguir uma liturgia insistente, a leitura acaba se tornando cansativa por ser repetitiva. Leva três corações.

?LIVRAI-NOS DE TODO O MAL, AMÉM.?Um fenômeno quase paranormal atingiu o mundo em 1973. Multidões sofreram de náuseas,
desmaios, alucinações e calafrios, numa histeria coletiva sem precedentes. Todos aparentemente possuídos por um filme: o já clássico O Exorcista, dirigido por William Friedkin e adaptado do romance que o roteirista Willian Peter Blatty lançara dois anos antes e que completará 50 anos em 2021.

Se a ficção consegue ser tão assustadora, imagine o poder contido na história real? Muitos não sabem, mas a obra-prima de W. Peter Blatty não se trata de uma invenção. Ela foi inspirada num fenômeno ainda mais sombrio, desses que a ciência não consegue explicar: um exorcismo de verdade.

Agnys 28/12/2020

O exorcismo nos apresenta a história do menino Robbie Mannheim (todos as pessoas tiveram seus nomes substituídos para preservar sua identidade). Por volta de seus 13-14 anos coisas inexplicáveis começaram a acontecer em sua casa, pouco depois do falecimento da sua Tia Harriet, médium espiritualista que ensinou o sobrinho a usar a Tábua Ouija como forma de comunicação com o outro mundo

Alexandre 03/01/2021

Fenomenal.
Livro muito bem documentado. Que conta a história real que inspirou o filme o Exorcista. Tem quem não goste, pois está acostumado a ler livrinhos de florzinhas e Iphone. Esse livro tem um alto nível de detalhes e a Darkside acertou ao trazer essa edição.