Exorcismo

Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

Wilson.Henrique 19/02/2024

É bom pelo que propõe e não é um romance
Acho importante destacar isso: ele expande os relatos baseados nos documentos e entrevistas que o autor conduziu sobre o assunto. Ele organiza isso de uma forma que entretém, mas não é um romance; é quase uma pesquisa e por muitas vezes ele compara os relatos dos padres e familiares que acreditavam na questão espiritual da coisa, contra a visão mais cética de algumas outras figuras envolvidas no exorcismo. Ele não tenta te vender "a versão real" e nem vai te dizer no que acreditar, ele apenas expande os acontecimentos que inspiraram o livro original. Eu achei honesto e interessante pelo que ele é.

Gabi 29/06/2021

Livros de terror são bem minha praia, eu tinha comprado esse livro fazia muito tempo por causa dessa capa linda.

Mas quando comecei a ler não conseguia parar, é uma história mais séria que não tem tudo aquilo que se passa nos filmes.

Porém você se apega a ela mesmo assim e você percebe que tem muitas coisas que ninguém sabe ou que deva procurar nesse mundo.

Gi Santos 11/10/2021

É um bom livro. Entrega o que promete: um caso de exorcismo detalhado progressivamente, narrando o passar dos dias e a evolução do caso. A arte da Darkside é fantástica e o livro é lindo, para quem gosta de ter edições colecionáveis e é fã do tema, recomendo demais.

Emille.pravereler 18/09/2021

#praler
Todo mundo q gosta de um pouquinho de cinema conhece o filme exorcista, o que pouca gent sabe é que o filme é baseado em um história real.
O livro exorcista conta essa história, desde qndo o menino começou a agir de maneira estranha até quando resolveram fazer o filme.
Como poucas coisas diferentes, o livro é ainda mais assustador q o filme, então não recomendo pra quem tem estômago fraco, ou medo do sobrenatural.
Tem trechos do exorcismo, conversas com os médicos e um pouco sobre os pais e amigos do menino que foi possuído.
Um caso de exorcismo que mexeu com os pilares da Igreja. O livro apesar de ser sobre o sobrenatural, é uma história interessante de de ler, mesmo quem não acredita, vale a pena
conhecer.

Giovanna1962 05/08/2022

Imaginei que fosse assustador mas não é o caso. Livro bem documentado e de fácil leitura, super interessante.

Neto 26/05/2016

Excelente, essencial numa estante e ser lido
Falar finalizar a parte de do diário em si mas após ter lido a maior parte deste livro tive que compartilhar enquanto as coisas estão recentes. Primeiramente é interessante comparar a obra do Will P Blatty que inspirou ao filme, pessoalmente após ler os dois, é perceber o quanto a obra do Blatty é fortemente inspirada o que já vale a menção honrosa, mas com adaptações compreendidas, já a narrativa em si achei incomparável a deste livro é muito superior. Esse confirmação pode ser feita no decorrer da leitura em que claramente (para a maioria) vai entender que aquilo que aconteceu foi real. Os fatos são narrados com detalhes e em vários momentos tive que parar e respirar porque é forte a batalha que existe entre a fé e o inominável. Mas ao fim é debatido também se o que ocorreu foi uma possessão.
Se você ainda não leu a obra do Blatty leia após ler este livro a experiência pode ser diferente, e nos últimos capítulos se é narrado como Blatty chegou a ter as informações. Porém,o mérito maior fica por conta do Thomas B Allen que fez um livro incrível, além, lógico, dessa edição da Darkside que é maravilhosa. Livros raros e com esse tipo de informações e fatos deve-se ter esse tipo de cuidado e serem porduzidos.
Por fim se você se interessa pelo horror é um livro essencial sem dúvidas e narrando os fatos é mais um motivo pra ter pesadelos... eu tive um.

Allan 15/10/2021

Cansativo...
... para quem já tem sua bagagem com exorcismos e semelhantes. Valeu muito a pena pelo capítulo introdutório, último capítulo e notas do autor, somente. Eles trazem um panorama interessante do que aconteceu e deixa sua mente livre para questionar os fatos.
Os capítulos dedicados ao exorcismo em si são tão, tão repetitivos... E romanceados de uma forma que deixam os 'fatos reais' bem... Méh.
Fora que a escrita às vezes deixa a desejar.

Enfim. Uma experiência bem meio a meio. Vale a leitura para quem nunca de aprofundou nas referências de exorcismo e queira um livro bem completinho para tratar o tema.

Carol 07/03/2022

Bem mais ou menos
Eu imaginava uma leitura diferente da que foi; é um diário, e eu não gosto muito desse formato de livro, mas também não é ruim.

Dica 23/08/2021

Mistério
Livro de fácil leitura,flui muito bem.
Misterioso e esclarecedor de certo ponto.
E aterrorizante saber que aconteceu de verdade.

Fabrício 23/06/2021

Livro chatinho.
Livro mistura romance com documentário. Pra quem quer se aprofundar sobre o assunto pode ser interessante. Já, eu, achei chatinho.

Sebastian S 19/10/2021

Chato!
Achei o livro muito chato! História cansativa, arrastada, o autor repete questões irrelevantes diversas vezes e o terror deixa bastante a desejar. As últimas 20 páginas que não me deixaram abandonar a história, único trecho que realmente gostei. Pra quem ainda não teve muito contato com o tema, talvez agrade.

Dhe 23/08/2021

O livro que deu origem ao clássico livro é filme "o exorcista". Apesar de dar origem ao filme, o personagem principal é um garoto e não uma garota.
O autor, jornalista Thomas B. Allen, escreve o livro contando um relato que foi baseado em uma cópia do diário de um dos padres que participou do exorcismo.
Como a maior parte da história é baseada nesse diário, os acontecimentos são bem datados e nem sempre tem uma riqueza de detalhes, mas o autor não deixa que isso se torne um problema para a história.
Gostei muito do livro, é um livro de não ficção, então não é um livro com uma puta história bem construída, a história é o que é, e para amantes de terror, como eu, super indico.
Particularmente gosto de histórias de relatos baseado em fatos reais, se você também é desses, esse livro é um prato cheio!
Agora caso não goste tanto e prefira histórias mais literárias, sugiro olivro "o exorcista" mesmo...
Beatriz3345 23/08/2021minha estante
Terminei "O Exorcista" há duas semanas. Fiquei curiosa em ler esse.

Ariane 31/12/2018

Diário nem um pouco assustador
O livro é um diário que relata as sessões de exorcismo. Caso você espera algum suspense ou até mesmo terror, não leia. Levei mais de um ano para lê-lo para não abandonar a leitura.

Rick 15/08/2021

Haja Paciência
Pra quem gosta de livro com muitos detalhes só pra encher linguiça, esse é perfeito. Extremamente maçante, facilmente contaria a história em umas 60 páginas? por diversas vezes pensei em largar, mas sou teimoso e fui até o fim rsrs.
Dani 29/08/2021minha estante
Eu tbm. Meu deus. Tô me obrigando a terminar. Que chato!

Rick 04/09/2021minha estante
Realmente, foi bem maçante terminar mas consegui não abandonar rsrs.

Rapha 17/06/2019

Legal para uma primeira experiência
Não sei, se foi por que nunca li um livro do gênero narrativo como este, este modo jornalístico de contar os fatos não me agradou muito, creio que o livro tem muitos assuntos, que achei desnecessário, muita enrolação, a princípio parece um livro sobre os jesuítas. A leitura e principalmente a história é boa em certa parte fiquei meio decepcionado mas foi uma leitura bom, meio densa mais boa.
Fbosl 15/12/2019minha estante
Rapha tbm tive essas impressões..