Contos de Terror, de Mistério e de Morte

Contos de Terror, de Mistério e de Morte Edgar Allan Poe

Resenhas - Contos de Terror, de Mistério e de Morte

Vitória 31/08/2020

Contos poéticos e sombrios
Há alguns contos que gostei bastante, mas houveram outros que não me prenderam tanto. Amei a escrita do Poe. Achei a forma com que ele escreve bem envolvente. Ao mesmo tempo em que sua escrita é acompanhada de uma descrição com uso de uma linguagem poetizada, há também a maneira que ele consegue fazer com que essa linguagem se torne sombria em determinados momentos, o que tornou as histórias maravilhosas
Alguns dos meus contos prediletos: Berenice; Ligeia; William Wilson; O retrato oval; O coração denunciador; O gato preto; O corvo.

Caroline.Evellyn 29/08/2020

Amei
Allan poe me impressiona em cada leitura. Conto preferido Willian wilson

Marina.Silva 24/08/2020

Todos precisam conhecer Poe
Um autor que todos deveriam ter contato.
Esse livro tem seus altos e baixos, contos muito bons (hop-frog) e outros nem tanto (revelação mesmeriana).
Ler Poe é fazer uma viagem para sua época e também dar um upgrade no vocabulário (inclusive na tradução).

Paiva 13/08/2020

Foi meu primeiro contato com o escritor e esperei mais do terror tanto comentado.
Pois bem, os contos são na grande maioria um terror psicológico, é a exposição da essência humana, é a revelação dos desejos sombrios como: vingança, ódio, inveja...
A leitura é muito válida, porém em alguns contos ela é cansativa, em conta partida existe contos tão bons q vc se entristece com seu fim.

Diana Gomes 10/08/2020

Finalmente terminei esse livro!!!
Eu arrastei essa leitura por 2 meses, meu deus!!

Definitivamente não é o livro para mim. Alguns contos foram bem interessantes, outros....... eu chegava ao fim e não entendia qual tinha sido o objetivo da história, sinceramente. Eu sei que a tradução é um ponto fortíssimo e que influencia demais no fato de o leitor se envolver ou não com a história, mas apesar disso, sinto que realmente só não é pra mim.
Ao menos eu consegui perceber o motivo pelo qual o Poe é tido como o grande escritor de terror, com as descrições muito bem feitas e detalhadas. Mas, infelizmente, além disso, nada mais conseguiu me prender na leitura (que algumas vezes chegou a ser tediosa).

Gabi Sagaz 06/08/2020

Agora entendo porque é tão famoso no mundo da literatura.
Estou apaixonada pelo jeito desse homem escrever.
Seus contos tem um poder em nos prender, de trazer uma realidade e nos colocar no espaço que ele descreve de forma fenomenal.
Agora entendi o que são descrições realistas.
O Gato Preto e o O Poço e o Pêndulo, são contos MARAVILHOSOS.
Leiam pelo menos esses dois.
Remendo de verdade.

Beth 03/08/2020

Eu substituiria o terror por suspense...
Contos muito bons, porém não achei nenhum aterrorizante, eu diria que são mais para suspenses.

Ana Martins 01/08/2020

Leitura cansativa, mas aproveitei bastante. Destaque para os contos O Rei Peste, William Wilson e O caixão quadrangular.

Gabriela Gonçalves 29/07/2020

Poe é um gênio!
Não sou muito de ler contos, ainda mais contos de terror. Mas foi uma boa leitura, principalmente por causa das análises de alguns contos feitos pela Isabella Lubrano. Foi meu primeiro contato com a literatura do Poe e gostei bastante. Alguns contos são muito interessantes e realmente bem impactantes do ponto de vista psicológico (que pra mim dá mais medo do que fantasma e tudo o mais). Alguns contos foram excelentes e outros nem tantos, mas no geral foi uma experiência ótima e que mostrou como o Poe influenciou vários outros artistas. Li na edição da Nova Fronteira, achei a tradução muito floreada. Acho que eles podiam ter feito um trabalho de tradução parecido com o da Darkside que traduziu o texto de uma maneira mais atual e fluída. Apesar disso, acabei conhecendo umas palavras novas que provavelmente nunca vou utilizar mas é bom saber.

Adriana.Hoff 27/07/2020

Contos de terror, de mistério e de morte, de Edgar Allan Poe - @projeto.resenhas.literarias
Contos de terror, de mistério e de morte
Edgar Allan Poe
Editora Nova Fronteira
Publicação dos contos: 1809 – 1849
Publicação do livro: 2017
Páginas: 335
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O livro “Contos de terror, de mistério e de morte” é uma antologia de contos do grande nome da literatura gótica, Edgar Allan Poe. O autor, que foi o inventor dos contos de mistério e das narrativas policiais como são conhecidos atualmente, produziu diversas obras que são de enorme importância para a literatura mundial, dentre eles o famoso “O Gato Preto”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Poe refletiu em seus contos vários de seus problemas familiares e de saúde. Digamos que a própria vida do escritor foi digna de um conto de terror: órfão de ambos os pais, descontente com a família que o adotou, alcóolatra e sofredor de problemas psicológicos, o escritor passou por momentos bons e ruins ao longo de sua história.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A coletânea é formada por 22 contos mais o poema “O corvo”, além de conter uma nota preliminar, escrita por Oscar Mendes, que contextualiza a vida e a obra do autor. Não vou descrever todos os textos, pois são muitos e a maioria deles pode ser encontrada facilmente na internet.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para quem se interessar, super recomendo a leitura dos contos, pois, além de clássicos da literatura, são de uma construção magnífica e muito bem feita. Os contos são bem detalhados e prendem o leitor facilmente, já que os enigmas são constantes. É interessante também analisar os textos pensando-se nas características de escrita de Poe – o estilo do autor é muito presente e facilmente identificável, como se cada linha estivesse assinada com seu nome.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para quem tem receio de ler por se tratar de contos de terror, eu, medrosa que sou, não tive problema nenhum com a leitura. Em alguns momentos, a sensação foi de ansiedade para entender o que estava acontecendo, mas nada que o desfecho não resolvesse. Para mim, conhecer a genialidade do escritor foi muito maior!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Qual seu conto preferido do autor?

taynna cavalcanti 27/07/2020

homem doido e genial
não tem como ler esses contos sem pensar:
? poe é doido;
? ele é muito macabro;
? ele tinha MUITO medo de morrer enterrado vivo
foi uma experiência que durou um mês e confesso que só li pq foi o livro escolhido no meu clube literário. a motivação de ler junto com o pessoal foi o start que eu precisava pra me aventurar por esses contos.
pretendo complementar minha leitura das obras dele pq apesar de doidas são muito intrigantes.
meu conto preferido foi "a mascara da morte rubra"

Isabella 19/07/2020

Li pelo leitura coletiva do ler antes de morrer, melhor começar pelos
contos mais famosos e ir avançando conhecendo o modo de escrever de poe. Conhecer a história de vida dele ajuda muito a interpretação de contos que abordam aspectos da vida dele também, alcoolismo, mortes repentinas, solidão, luto.

Lelê 16/07/2020

Incrível
No começo foi um pouco difícil se abtuar a escrita de Poe, mas ao longo do livro percebe-se a evolução do autor e como sua escrita vai ficando mais fluida. E nós, enquanto leitores, mais perspicazes em entendê-la. Em cada conto Poe desvenda a mente humana de forma ímpar. Os medos, as angústias, a curiosidade, os delírios da mente estão todos aqui.