Assim na terra como embaixo da terra

Assim na terra como embaixo da terra Ana Paula Maia

Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra

Ster 22/07/2023

Uma das minhas melhores leituras do ano!

Trouxe à tona temas sensíveis com uma escrita tão fluída que quase não senti que estava de fato lendo. E apesar de ter menos de 200pg não senti que faltava algo, ou que foi feito "às pressas".

Ótima crítica ao sistema carcerário, abuso de poder e "neutralidade" a certas atitudes (que te fazem se igualar a quem está praticando, ou até te fazem pior que tais..).
Essa pegada mais naturalista da autora, de comparar as personagens com animais, me agradou demais! Brilhou muito.

"Poderia atravessar os portões da Colônia, sentir a liberdade na carne, mas isso já não é possível no espírito."

Isabelle333 03/03/2024

?Ele parece estar sorrindo? reparou??
Simplesmente termino esse livro extasiada. Comecei a leitura ontem antes de dormir e já acordei pensando em terminá-lo logo.
A autora tem uma escrita super fluida e de fácil entendimento, tornando tudo ainda mais prazeroso.

As primeiras páginas não me prenderam tanto, mas a partir de um momento do livro eu só queria continuar e continuar pra saber o que aconteceria com os personagens, que inclusive me conectei incrivelmente (principalmente com Bronco Gil).

A crítica feita sobre o sistema carcerário do Brasil foi muito precisa, mesmo que ficcional, porque pra mim facilmente é uma história que poderia ser vista na vida real, isso se não já não foi inspirada em algo do tipo.

Senti todos os sentimentos ruins possíveis por um Melquiades, o policial chefe da Colônia, e uma certa misericórdia por Taborda, o seu ajudante. E cada cena que vai explorando um pouco mais da carnificina cometida vai te deixando ainda com mais ódio. É realmente de embrulhar o estômago. Você sente como se estivesse lendo sobre animais se digladiando em uma selva, porque, no final, foi isso o que as ?medidas socioeducativas? aplicadas ali causaram.

Enfim, recomendo muito a leitura, principalmente se for ler de uma vez só.

Rafa 19/01/2021

O livro narra o cotidiano de uma colônia prisional isolada em vias de desativação. A instituição foi criada para ser um modelo de detenção do qual preso algum jamais fugiria. Nos últimos dias de funcionamento, pouco a pouco, os horrores vividos ali vão sendo revelados. Os presos, cada qual com sua história, estão sempre planejando a própria fuga, sem saber se vão acabar mortos pelos guardas ou pelo que os espera do lado de fora da colônia!!

Com toda certeza, esse livro foi a grande surpresa positiva de 2020 pra mim! Diferente de tudo o que estou acostumado a ler, essa foi uma história das mais interessantes!

Ao autora foi direto ao ponto. Não ficou descrevendo os personagens, nem abrindo tramas paralelas. Focou numa história só e, pra mim, foi muito feliz ao fazer isso. Com uma narrativa crua e instigante, a história é bem amarrada e presta um papel de crítica ao sistema penitenciário brasileiro e a como a sociedade enxerga os detentos com considerável força.

Achei que sair da minha zona de conforto literária valeu a pena! Assim na Terra como Embaixo da Terra (título que combina muito com a trama) me conquistou com sua dualidade: a simplicidade estrutural concomitante com uma história complexa!

Essa foi a leitura do mês de dezembro no @clubedosthrillers. Começo aqui o balanço das leituras de 2020 dizendo que entrar para o clube foi muito importante pra mim!! Ali, conheci pessoas formidáveis e tive experiências marcantes!! Há muito não me sentia tão bem!! Que em 2021 seja ainda melhor!!

monteirobiaaa 29/10/2021

Livro curto e rápido que me fez entrar bastante na historia. Escrita muito boa. Queria uma adaptação pra TV.

Re Vitorino 10/01/2021

Ela não decepciona nunca
Uma vez que comece você não vai descansar até concluir a leitura. É um livro voraz, uma escrita dura, sem floreios mas nem por isso se exime de detalhar de forma precisa cenas de violência perturbadoramente possíveis. Na minha humilde opinião Ana Paula Maia é uma mas das melhores autoras brasileiras da nossa geração. Se não a melhor.

daniela742 24/12/2022

a ficçao vive apenas no nome dos personagens, de resto tudo soa muito realistico, fiquei impressionada com a escrita complexa contrastando com os dialogos simples o que torna o livro muito mais profundo e interessante pra ler, me senti angustiada ao longo da narrativa. quando o heitor entra na historia fica perceptivel a critica acerca do conhecimento e abandono dos prisioneiros, me fez refletir sobre o sistema prisional atual e as formas de punições ineficientes. tipico livro para ser usado na redaçao do enem mas a historia prende tanto que parece uma cronica.
o final corrido foi a unica parte que o livro pecou pra mim.

Lara Rodrigues 28/09/2021

"No fim, somos todos livres, porque no fim,estaremos mortos"
 "ver que a linha tênue entre o carcereiro e o detendo quase não existe e que todos, uma vez no mesmo ambiente por tanto tempo e com tanta intensidade, estão dentro do mesmo buraco."
Vit 28/09/2021minha estante
Esse livro é bom demais

analimajp 05/03/2024

Impactada!
Uma colônia penal construída em um terreno com histórico de tortura de escravos e assassinatos.
Um lugar onde ninguém sai, esquecido por deus e pelos homens.
A loucura e a falta de humanidade andam tranquilamente pelos corredores do lugar.
Nos últimos dias de funcionamento, com poucos apenados que diminuem a cada dia e Melquíades, o superior do local é o algoz daquelas vidas.

Um livro para ser sentido em todas as linhas, cada palavra te rasga de uma forma surreal.
Entenda, esse livro não te entregará um super plot Twist, não te apresentará uma escrita rebuscada, é uma história sendo contada de maneira simplista e SENSACIONAL!

Eu sabia que iria me apaixonar pela escrita da Ana Paula, afinal pessoas que eu admiro e confio no olhar crítico @chimpliterata e @andre.l.braga já haviam me indicado uma pá de vezes.
Um livro que escancara as deficiências do sistema penitenciário, mostrando a loucura que vai aos poucos adentrando as mentes que vivem por trás de muros altos e cercas elétricas.
Não tem como não recomendar esse livro.
Sensacional em tantos níveis que fica difícil definir.
Histórias são o que são e não precisa de muito para serem perfeitas.

"No fim, somos todos livres, porque, no fim, estaremos mortos."
Bronco Gil ??

Priscila 12/12/2020

Assim na terra como embaixo da terra
Leitura super rápida e fluída. Teve um rumo que eu não esperava e o final me deixou com uma sensação de que poderia ter sido melhor.

Yas<3 26/12/2023

Muito bom!
Fazia muito tempo que não lia um livro tão rápido! O tempo todo só queria saber o que ia acontecer na página seguinte. A cada virar de páginas eu me sentia chocada com as situações presenciadas pelos personagens. Esse livro é bem forte e me fez refletir bastante, ainda estou bem perplexa e tentando digerindo tudo!

Aline 27/10/2021

Livro fantástico.
Na minha opinião, foi a melhor leitura de 2021. Primeiro livro que li esse ano que me prendeu como esse. Eu comecei e terminei no mesmo dia ?de uma vez só. Simplesmente não conseguia parar de ler. É um livro intenso, que mexe com nossas emoções. ideais e tece críticas importantes. Além de ser uma leitura rápida. Vale muito a pena!

HonorLu 10/09/2020

Assim na terra, assim
Primeiro contato com a literatura de Ana Paula Maia, o livro premiado em 2018 pelo Prêmio de Literatura SP me chamou atenção sobretudo pelo título e capa. Cheguei a abri-lo sem sequer ler sinopse, queria uma experiência enxuta. O livro é bom, simples e de linguagem de fácil leitura. A trama envolve, a autora consegue criar os climas de tensão com competência e seus cenários são muito palpáveis. A crítica negativa que eu poderia levantar é acerca de algumas passagens que parecem querer explicar o que, para um leitor mais atento, já está claro. O que dá às vezes uma sensação de redundância. Apesar disso, foi uma boa leitura e pretendo ler outras obras da autora.

Luiza.Kaiser 23/07/2023

Assim na terra como embaixo da terra - Ana Paula Maia
O livro traz o extermínio que acontece numa colônia penal. Feita para ser um grande modelo de penitenciária, onde os presos entram mas nunca saem, a prova de fugas, foi construída em cima de um terreno que provavelmente há muito tempo era uma fazenda que continha escravos, onde muitos deles perderam a vida.

Trazendo principalmente os presos Bronco Gil, Venâncio e Pablo, relata o terror vivido por eles na mão de Melquíades, espécie de diretor do local, mas que após muuuitos anos trabalhando ali, começa a tirar a vida dos encarcerados como se fossem presas, javalis, para seu próprio divertimento, sem que ninguém soubesse ou tivesse qualquer denúncia.

Deixo aqui um trecho que mostra bem como a sociedade como um todo encara o sistema carcerário. Embora algumas famílias continuem acompanhando o preso, a maior parte da população quer trancá-los dentro e jogar as chaves fora.

?Esses muros não servem apenas para manter os condenados confirmados, mas para apagar qualquer vestígio da existência desses homens. Do lado de fora, ninguém se importa. Ninguém quer ver o que se passa aqui dentro. Aquilo que não serve, que não presta para mais ninguém. Assim como lixo que se amontoa extingue-se no fogo, assim são os entremuros para os confinados. O lixo, porém, ainda se recicla. Para esses homens, não há quem mês confie uma nova chance.?

brunossgodinho 31/07/2020

Quem sabe num filme?
Nunca tinha lido nada de Ana Paula Maia, mas não cheguei à leitura desavisado. Já tinha tido impressões sobre sua literatura por parte do Yuri, do canal Livrada!, e da minha namorada. Fiz essa leitura para preencher a categoria de livro do vestibular de uma universidade local, do Desafio Livrada desse ano.

Acho que, de início, fica claro que o estilo da autora é bem definido. Ela não está tateando para se encontrar como escritora, já se encontrou faz tempo - a orelha do livro deixa claro que ela é bem experiente. Por isso, há menos remorso e mais facilidade em dizer que não me agradou. Sabendo que a autora é roteirista fica fácil entender a impressão que tive justamente de estar lendo o roteiro de um filme e não propriamente um livro. Minha namorada havia comentado que o estilo de escrita dela parecia muito "americano", uma prosa meio rápida e insípida. Não é que não funcione em português, mas, suponho, não é do meu gosto.

A história em si achei redonda - tem começo, meio e fim, como a maioria das narrativas - e razoável. Não senti o senso de urgência que já senti lendo outros livros de suspense ou ação, ao menos, com passagens desses temas. Pareceu-me que o estilo de escrita tentava imprimir essa sensação sem que a história, por si mesma, proporcionasse isso. Colocado em outras palavras, parecia que a autora criou uma história simples, banal, e tentou agilizá-la e dinamizá-la através da forma. Para mim, ao menos, não funcionou.

Ao fim das contas, para mim foi um livro passável. Ainda me pergunto, honestamente, o que os prêmios literários encontraram de tão bom. Certamente discordo da autora da orelha do livro, Marcia Tiburi, ao comparar a narrativa com a de Kafka e considero que é diminuir muito o mestre tcheco. Para mim, foi dessas leituras que poderiam ter sido feitas em algumas viagens de transporte público para entreter durante as longas horas de idas e vindas, com um certo desprendimento e esperança de surpresa. A frustração talvez tivesse sido menor.

Luan 13/07/2020

Boa leitura para passar o tempo. Uma história gostosa de se ler.