Dumplin

Dumplin' Julie Murphy

Resenhas - Dumplin

Lina DC 30/07/2017

"Dumplin'" se passa em Clover City, no Texas e é narrado em primeira pessoa por Willowdean Dickson, Willa para as amigas e Dumplin' para a mãe. Willa tem 16 anos de idade e está no segundo ano do ensino médio. Sua vida se divide em casa, escola e seu trabalho na lanchonete Harpy's Burgers & Dogs. A melhor amiga de Willa é Ellen Dryver, a El.

Willa se considera uma garota que tem uma ótima aceitação de sua própria imagem, se considera uma gorda assumida e é feliz com o que é. Mas a verdade é que ela só está confortável consigo mesma quando se encontra na sua zona de conforto. Veja bem. Enquanto ela passa sem despertar muita atenção na escola e no trabalho, tudo está ótimo. Mas quando Bo, outro funcionário da lanchonete e um atleta lesionado da escola particular de Clover City demonstra interesse em se relacionar publicamente com a protagonista, tudo isso muda de cenário. Para Willa, um casal como eles (um garoto com um corpo atlético e uma garota gordinha) vão chamar atenção demais e ser alvo de comentários maldosos e tal situação é insuportável apenas de pensar para ela.

Em casa, sua vida já é um emaranhado de emoções. Sua tia Lucy faleceu alguns meses atrás e ela era sua fonte de aceitação incondicional em casa. Sua mãe ganhou há muitos anos atrás o  concurso Miss Jovem Flor do Texas de Clover City, o evento mais importante da cidade. Desde então, mantêm seu corpo em forma para vestir o mesmo vestido anualmente (pois é chefe do comitê e apresentadora oficial do evento). Durante todo o ano, ela trabalha em um asilo, mas quando chega a época do concurso, ela vive os momentos de glória.

"Esse concurso foi a única realização importante da vida da minha mãe. Ela ainda cabe no vestido - fato que não deixa ninguém esquecer, razão por que, na qualidade de chefe do comitê e apresentadora oficial, faz questão de se espremer no dito-cujo, numa espécie de bis anual para os fãs de carteirinha." (p.17)

Porém, viver na glória do passado não é o maior problema. Willa e sua mãe vivem tensas uma com a outra. Para Willa, sua mãe não a aceita do jeito que é, e está sempre tentando mudá-la, mostrando programas de televisão onde pessoas acima do peso emagrecem ou passam por um desafio e realizam cirurgias. Na concepção de Willa, sua mãe não a acha boa o bastante ou não a ama o bastante. Quem era o amortecedor desse relacionamento era sua tia Lucy. Lucy era obesa e com o passar dos anos encontrou limitações, mas sempre estimulava Willa a experimentar as coisas, tentar pelo menos uma vez antes de tirar a atividade da lista. Além disso, foi tia Lucy que apresentou para Willa sua grande paixão: Dolly Parton e como consequência, colocou El em sua vida.

Na escola, Willa observa as garotas que não se encaixam no padrão sofrendo bullying principalmente por um atleta chamado Patrick Thomas. Patrick encontra motivos para debochar dos outros, seja pelos dentes a mostra, pela escolha da roupa, pelo tamanho da pessoa ou pela fisionomia. E isso chateia Willa, que tenta passar desapercebida e não se tornar o próximo alvo.

Todas essas questões começam a sobrecarregar Willa e sua autoconfiança vai diminuindo. Além disso, seus sentimentos por Bo vão se desenvolvendo, mas ela não tem coragem para dar o próximo passo, até que conhecendo um pouco mais sobre a vida da tia Lucy, ela decide se inscrever no concurso Miss Jovem Flor do Texas de Clover City apenas para provar para si mesmo que pode. E é assim que Willa terá sua grande epifania e lição de vida.

O livro é espetacular! As lições representadas na história servem para qualquer um que se sente deslocado ou que tem problemas de confiança. Não se trata apenas da questão do peso e sim de auto conhecimento, auto estima e crescimento pessoal.

Willa é a protagonista, mas outras personagens como Hannah, Millie, Amanda e até mesmo Bo e El tem suas próprias histórias, seus desafios e receios. Os personagens são carismáticos, humanos e por consequência, repleto de falhas e é por isso mesmo que são apaixonantes. É fácil para o leitor se identificar com eles, rir e chorar junto com cada um deles e terminar o livro com um sorriso no rosto e cantando "Jolene".

Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora Valentina realizou um trabalho excepcional. A capa combina perfeitamente com um dos momentos mais incríveis da história.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Pâmella 16/08/2022

Não me agradou
Achei que seria melhor. O único personagem que eu gostei foi o Mitch. Concurso de misses não são saudáveis, assim como obesidade também não é. Willowdean entrou no concurso sem interesse nenhum e era horrível com a mãe dela, usava as outras meninas de step e disse mesmo que não gostava delas, iludiu o Mitch, ela mesma afastou o Bo e foi muito hipócrita com a El.

AlAcia.Paulina 03/09/2021

Jolene, Jolene, Jolene, Jolene
eu até poderia escrever uma resenha, mas acho q prefiro colocar as páginas q tem frases de gostei
147
319
325
327
333
leia este livro tipo agora

Mariana Siano 01/01/2022

Willowdean é uma garota fora dos padrões que a sociedade impõe. Mas isso não a deixa abalar.

Todo ano tem um concurso na cidade e a mãe de Willow vai ser a organizadora.
Willowdean colocou na cabeça que ia participar do concurso, mesmo que tudo virasse de cabeça para baixo.
------------------------------------------------
Esse livro tem um tema bastante interessante, de que como alguém fora dos padrões que a sociedade colocou, lida com as coisas.

A Willow enfrentou poucas e boas situações por ser uma menina gorda, mas, do jeito dela, fez que isso não a impedisse de fazer o que queria, que é um ponto positivo.

Mas esse livro não me prendeu muito, não consegui me conectar tanto com os personagens.

Gisele @_readmore 01/05/2018

Dumplin
Dumplin da @edvalentina 3 ?'s

***
???? O livro vem mostrar a história de Willowdean, uma adolescente acima do peso, fã de Dolly Parton e amiga fiel. Will sofre com os preconceitos acerca de seu peso, apesar de conviver bem com seu próprio corpo. Isso começa a mudar quando ela se envolve com Bo, um garoto "tudo de bom". Will começa a duvidar de se mesma e sentir vergonha dos seus colegas da escola. Em meio a esses conflitos psicológicos, ela decide se inscrever em um concurso de miss - Concurso Miss Jovem Flor do Texas - e acaba incentivando mais garotas fora do padrão de beleza a fazer o mesmo.

***
???? Esperava mais desse livro, pois vi muitas críticas positivas. Achei um bom livro, porém muito repetitivo e com diálogos muito clichês. Além disso, a maior parte do livro se passa com Will se achando inferior e sem se permitir viver, o que deixa o enredo bem chatinho e triste. Quando olho pelo lado de que esses pensamentos e reações são bem reais na vida de pessoas que se acham "fora do padrão", o livro faz mais sentido e foi o que me fez finalizá-lo.

***
???? Além de discussões sobre padrão de beleza, o livro trás muitas lições sobre amizades e amor. Um livro bem filme de sessão da tarde, fofinho e simples.

#ResenhaReadMore #LeiaDumplin #Resenha #livros #leiamais

Aline 01/05/2018

Bom, mas...
Que final foi esse?! O livro é bom, mas o final foi de matar, fiquei com raiva quando terminei...
Se não tiver muita expectativa, ele até passa...
Letícia Pinheiro 17/11/2018minha estante
Tbm não gostei do final

Taly Tavares 29/10/2018minha estante
graças a deus, alguém que não morreu de amores pelo livro, ja tava me sentindo um peixe fora d'agua

Jessica599 17/02/2019

Quando eu gosto de um livro, eu gosto é com força!
Minha história com Dumplin’ começou despretensiosamente e se transformou num sentimento bonito página após página.

1. Willowdean é gorda e passa muito bem, obrigada.
2. A melhor amiga tem a beleza padrão que muita gente almeja.
3. A mãe é organizadora do maior e mais famoso concurso de beleza do Texas.
4. A tia preferida faleceu depois de um enfarto e Willow ainda não conseguiu superar.
5. Willow nutre uma paixão secreta por um garoto lindíssimo com bundinha de pêssego.

Junta tudo isso, pega a pipoca e abre o coração porque a Willowdean consegue emocionar e fazer sorrir ao mesmo tempo.

Como eu já disse, Willow é tranquila com o próprio corpo, toma banho de piscina, se veste como quer e faz acontecer. Entretanto, um acontecimento inesperado faz com que ela duvide da beleza que tem, do quão incrível ela é e começa a desacreditar que pode ser feliz, linda e viver um grande amor.

Porém, num surto de coragem, ela toma a MELHOR DECISÃO EVER e MEU AMOR, NINGUÉM SEGURA UMA MULHER PODEROSA! Willow dá um show de representatividade e talento! Tanto que, no meio da leitura, parei pra aplaudir e mandei um “quero andar com a Willow no recreio”, porque sim!

A história tem reviravoltas maravilhosas, a Willow arrasa (eu amo essa garota, ai meu Deus!), o bundinha de pêssego é um tchutchuco mesmo e Dolly Partson não sai mais da minha playlist!

Mesmo tendo amado a leitura, eu procurei outras opiniões sobre Dumplin’ e algumas pessoas pontuaram que o empodermanento da personagem foi falho por ela ter tomado atitudes erradas no decorrer da história. PORÉM, eu acredito que nenhum personagem precisa ser perfeito para que a mensagem seja passada corretamente. Eu (particularmente) gosto de personagens que erram e aprendem de forma crível, pois dessa forma eles são humanizados e se assemelham às pessoas reais, como eu e você. Tudo depende da construção narrativa, claro, e aqui a Julie Murphy acertou em cheio!

site: www.instagram.com/cjessferreira

Flavii0 18/02/2019

Chorei no final.
A Wil é uma personagem cheia de altos e baixos, humana e que você pode se identificar. Muito bem criada, já que pude odia-la e concordar com ela no mesmo dia como se ela fosse uma amiga ou uma voz na minha cabeça, de tão próxima. Super indico esse livro, lê-lo nunca seria uma perda de tempo.

opalind_ 15/11/2021

Prrimeira vez que prefiro o filme
Eu vi o filme primeiro, então senti falta de algumas das coisas que achei melhor exploradas nele (vou comparar sim). O concurso todo no final, por exemplo, muito mais interessante no filme. No livro achei bem meh para ser o grande evento de tudo. Mas tem alguns aspectos do livro que não aparecem no filme que eu amei, como a Amanda injustiçadissima, a Hannah ou o Bo, que é mil vezes mais desenvolvido no livro. Ainda assim, prefiro o filme. O triângulo tirou estrelas do livro também, porque ela estava fazendo com o menino o que o Bo tava fazendo com ela no começo, o que é bem lixoso. Aliás todos os personagens são um pouquinho mais lixosos no livro, menos a Millie que é um amor (Millie e Hannah meu shipp que não ocorreu). Resumindo: achei legal, mas não tanto quanto o filme.

Carlos Henrique 16/01/2022

Reage mulher
Logo quando lançou o filme na Netflix eu fiz questão de assistir, lembro que gostei bastante da trama e estava bem ansioso para o livro. Mas, acredito que o foco de ambos são distintos, enquanto o filme trata mais sobre o concurso a maior parte do livro é sobre o relacionamento amoroso da Willowdean, o que não seria um grande problema se fosse bem desenvolvido desde o começo, acho que começou muito rápido isso aí...

O livro em si é bom, traz vários assuntos importantes de serem debatidos, gostei bastante do desenvolvimento da Will ao longo do livro, apesar de achar ela... Um tanto egoístas as vezes... Mas até entendo os motivos (em alguns casos). Sobre a "briga" com a melhor amiga, já achava que terminaria daquela forma, e realmente acho que faltava muita comunicação entre elas, não no sentido de contar as coisas que acontecem na vida delas, mas de falar quando estavam se sentindo sufocadas e tals.

Sobre o relacionamento da Willow com a tia dela, bem, admiro bastante e deve ser extremamente difícil perder alguém tão tão tão próxima assim, a pessoa que ela se inspirava basicamente. Mas tinha horas que ela estava tão insegura por não ter mais a tia ali (e por outros motivos tbm) e eu só conseguia pensar "Reage mulher, coloca um croped" (obrigado Internet pelos memes). A mãe dela é tão desnecessária... Toda hora querendo impor que ela emagreça, que ela sorria, que não suspire... Argh.

Os personagens secundários foram ótimos, as meninas que embarcam no concurso junto com a protagonista são incríveis, também gostei bastante delas. Confesso que torcia bem mais pelo outro lado do "triângulo amoroso" mas vida que segue.

Ademais, achei o final bem corrido, as coisas acontecem tudo dentro de umas 20 paginas e fiquei me perguntando como a autora colocaria tudo ali... A resposta? Ela resumiu tudo kkkkkk e o final ficou em aberto *emoji de palhaço*. Apesar de tudo é uma leitura muito rápida e leve, eu demorava pra pegar pra ler, mas que quando começava nem sentia a hora passar de tão fluída que achei a escrita.

Fe 24/03/2022

Resenha | Dumplin’, de Julie Murphy
Dumplin’ é um livro que quebra alguns paradigmas. Com uma protagonista gorda, que realmente quer (e consegue, ao menos a maior parte do tempo) se aceitar como é, de corpo e alma, independente de qualquer rótulo e padrão de beleza imposto pela sociedade. Ela não tenta mudar esse fato e busca apenas se conhecer melhor e explorar seus pontos fortes.

Esse é o ponto alto do livro e me deliciei com esse jeito de Will. Claro, achei um pouco teen, focando muito nos sentimentos dela por um garoto, deixando de explorar pontos que seriam mais interessantes. Que fique claro que não estou descartando ou menosprezando esse fato, pois os sentimentos e a relação que ela estabelece com Bo são essenciais para seu próprio desenvolvimento como personagem, são medos reais e super válidos para qualquer garota, mas acaba se arrastando um pouco e tornando a leitura um pouco mais lenta.

Tirando isso, o livro é o máximo! E depois que a leitura engatar, você não vai querer largar mais. Leiam, pois vale a pena, principalmente para quem é fã de Dolly Parton! 🤍 O livro é cheio de diálogos motivacionais, citações inspiradoras e as letras das músicas de Parton que falam por si, cheias de representatividade e força, bem como nossa personagem em questão.

Willowdean, chamada carinhosa e constrangedoramente por sua mãe de Dumplin’ é filha de uma ex-Miss Texas e, atualmente, uma das organizadoras do concurso.

Uma adolescente gordinha de uma pequena cidade no Texas, mas até então autoconfiante. Will se aceita do jeito que é, convivendo bem com seu próprio corpo, mas então conhece Bo – o garoto “tudo de bom” da escola particular – aí toda aquela autoestima vai por água abaixo. Ela começa a duvidar de si mesma e passa a se preocupar com a opinião dos colegas: como um cara como ele poderia gostar de alguém como ela?

A fim de provar para todo mundo – mas o mais importante para si mesma – do que é capaz, Will se inscreve no dito cujo Concurso Miss Jovem Flor do Texas. O maior desafio de todos não era ter que concorrer contra todas aquelas meninas bonitas, magras e ensaiadas para aquele momento desde o nascimento, não! O maior desafio era (e sempre fora) ela mesma. Um verdadeiro caminho de autoconhecimento e uma luta travada para reconquistar a confiança perdida.

Dumplin’ é o tipo de livro que te faz pensar e questionar sobre os valores, julgamentos e padrões pré-estabelecidos pela sociedade no que diz respeito à beleza. Não importa o que os outros pensem ou falem. Não importa se você não tem um corpo de manequim ou se não é perfeita. Afinal, o que é ser perfeita? A perfeição existe? Aos olhos de quem isso realmente importa?

O que importa, no final, é estar bem e se sentir bem consigo. Essa é a maior lição do livro e é o que Will busca durante sua trajetória de autoconhecimento.

Apesar da mensagem super válida, eu ainda senti falta de algo na história, que desse um “up”, sabe?! No início do livro, principalmente, as coisas se arrastam um bocado. Eu demorei a terminar a leitura por conta disso, mas valeu o esforço, gente. Sério! Então, se assim como eu você tiver dificuldades de engatar a primeira, não desista, força um pouquinho que no final valerá a pena. E boa leitura!

site: https://ateaultimapagina.wordpress.com/2021/06/17/resenha-dumplin-de-julie-murphy/

Neilania 24/07/2019

Sobre as imperfeições...
É um livro adorável, sobre todos os problemas que temos por sermos humanos e temos mais quando somos gordos. Descobrir que você é vitima de rótulos e que você mesma se sabota faz parte do crescimento de Willowdean.
Uma jornada de superação para descobrir quem você é por baixo de todos os quilos e preconceitos.