Meu Amigo Dahmer

Meu Amigo Dahmer Derf Backderf

Resenhas - Meu Amigo Dahmer

Marlonbsan 09/06/2021

Meu Amigo Dahmer
Derf Backderf foi colega de turma nos anos 1970 de Jeff Dahmer, que ficou conhecido por ser o ?canibal de Milwaukee?. Já quanto estudante, demonstrava sérios problemas psicológicos e o livro traz alguns desses aspectos notáveis pelos colegas, mas ficando evidente apenas após os crimes.

O livro é, em sua maioria, em formato de HQ, enquanto outros trechos são de texto corrido para explicar determinadas cenas e contextos. Há uma progressão muito bem montada da história e linguagem bem simples.

Alguns anos depois do ensino médio terminar, a gente se pergunta o que aconteceu com aquelas pessoas que estudaram em nossa turma, já que com alguns mantemos contato, enquanto outros, simplesmente somem. E é sempre nostálgico relembrar nossa juventude e essas amizades. O que a gente não espera são os acontecimentos não tão legais que podem ocorrer. Backderf relata como foi estudar com Dahmer, quem viria a se tornar um assassino em série.

O foco da HQ é contar as percepções e lembranças que os amigos de Dahmer tinha sobre ele, os problemas familiares que ele viveu, como esses amigos o tratavam, além de algumas situações chaves que mostravam os desvios psicológicos que Dahmer já apresentava.

Como era década de 70, também é discutido a forma como o colégio agia no controle e fiscalização dos estudantes, em alguns pontos bem rígida, enquanto outros bem omissa. Mas é muito fácil falar sobre isso agora depois que se sabe o que aconteceu.

A HQ é mais recomendada para quem já conhece a história de Dahmer e todas as atrocidades que ele cometeu, já que aqui se fala sobre os aspectos de sua juventude, como era sua vida no colégio e não de seus crimes em si, mas que também pode gerar o interesse em conhecer mais sobre essa história.

Conteúdo literário no meu IG @marlonbsan
jamis 11/06/2021minha estante
Estou quase finalizando essa HQ,

Marlonbsan 11/06/2021minha estante
Ah espero que esteja gostando ?

Miri 27/09/2022minha estante
Como fazer para lê?

Marlonbsan 28/09/2022minha estante
Miri, o skoob é uma rede social pra contabilizar e organizar as leituras, não tem como ler os livros por aqui, teria que comprar o físico ou ler no Kindle mesmo ?

Monalisa.Ribeiro 28/09/2022minha estante
Eu adorei sua resenha, muito bem explicado! ??

Marlonbsan 30/09/2022minha estante
Ahh obrigado ?

Sofia 04/10/2022minha estante
Como fazer para acessar o HQ

Sofia 04/10/2022minha estante
??

Marlonbsan 05/10/2022minha estante
Então, Sofia, no skoob não dá pra ler os livros, só organizar leituras e fazer resenhas, a HQ no caso, teria que comprar, físico ou no Kindle

Sofia 07/10/2022minha estante
Brigada por explicar

Marlonbsan 10/10/2022minha estante
Ah por nada ?

Aline MSS 28/03/2023

Adolescência do Dahmer sob a visão de um colega de escola.
É uma HQ rápida de ler, mas bem triste e desconfortável. Trata sobre a adolescência do Dahmer (o serial killer) contada sob a perspectiva de um colega de escola.

É bem triste acompanhar a negligência emocional q o Dahmer passou durante sua adolescência. Professores, pais, amigos, funcionários da escola e vizinhos não notaram o comportamento dele e o final foi aquele conhecido e noticiado. Não irei detalhar os crimes e nem oq aconteceu, pois a HQ não trata disso e não quero dar spoiler sobre oq o Dahmer fez e qual foi o seu destino.

Obs. Não gostei da forma como o autor da HQ abordou o tema, mas entendo q ele não é um especialista e tbm q o contexto em q ele estava inserido não o permitia fazer mta coisa. Mas discordo de tudo!

Assisti ao seriado Monster na Netflix q trata sobre a história do Dahmer e achei bem completa. A adaptação trata sobre tudo: a vida, adolescência, fase adulta, crimes e o destino de Dahmer.
Pensei q seria algo mto pesado, mas não foi tanto. Recomendo!

resenhasdajulia 27/03/2021

Gostei muito!

Como o próprio autor diz, é uma graphic novel de memórias da amizade deles, da época em que estavam no colégio (não que ele realmente fosse amigo de Dahmer, mas enfim) e não um relato detalhado dos crimes cometidos por Jeff, então não me decepcionei com o decorrer da história, pois já sabia que não iria abordar o viés dos assassinatos.

joaoggur 21/07/2021

CARA QUE PARADA FODA
Meu amigo Dahmer é a prova que sim, quadrinhos podem e são literatura, histórias originais q podem de narrar acontecimentos a mexer com os sentimentos dos leitores. Fico impressionado ainda termos que discutir sobre isso, pois para mim é quase óbvio. Com uma narrativa que nos prende e com um desenho horripilante e real, Meu Amigo Dahmer merece mto mais aclame do que já recebe.

Não sei a idade nem condição social das pessoas que leem esta resenha, mas vamos criar uma situação hipotética: vc, liga a televisão ou abre algum veículo de notícias, e descobre que um assassino em série foi pego. Até que vc vê com calma? e percebe que esse assassino, era um amigo de infância. O choque é imediato. Mas? ele não era apenas um assassino: além de matar, praticava coito, estripava e comia as suas vítimas. Qual seria a sua reação? Bem, a de Derf Backderf foi escrever e desenhar uma história em quadrinho sobre as suas lembranças de seu estranho amigo Jeffrey Dahmer. E ele faz isso magistralmente: além de uma narrativa extremamente pesada, mas q simultaneamente nos vicia, a história tem um clima, não pesado no sentido da palavra, mas amedrontante, angustiante, quase como se nós se sentíssemos incomodados vendo as cenas da vida de Dahmer.

Senti por toda a leitura, incluindo os extras (extras mto bons, coisa rara, pois sou exigente para extras), que o autor teve mto trabalho e pesquisa para montar o livro. Senti que ele entrevistou mtas pessoas, perguntou a mtas pessoas, pesquisou minuciosamente para fazer um trabalho perfeito e extremamente completo. E se esse foi o seu maior trabalho, que ele tenha certeza que o resultado valeu todo esse esforço.

A arte é extremamente bem feita. Ela é preto e branco, e mto por isso consegue passar todos os sentimentos e frustrações do Dahmer. A HQ tem sim um ar triste, mto por causa do desenho. Foi um roteiro casado com a arte, e amo quando isso acontece.

Para todos os fãs de Hq?s, fas de histórias de serial killers ou simplesmente para quem aprecia de uma boa história (me encaixo nos três grupos, ironicamente), vale mto a pena. Foi um trabalho que demorou anos para ser concluído, mas foi magistralmente executado. Fenomenal.

Duda 06/10/2020

É bom, mas esperava outra coisa.
Boa parte da minha nota é porque estava esperando algo nada a ver com a proposta da Graphic Novel. Mas gostei bastante, me tirou de uma mini ressaca.

lelelirio 09/01/2024

Uma perspectiva impessoal sobre Jeff Dahmer
Nesse romance autobiográfico, o autor apresenta suas experiências adolescentes no período em que Jeffrey Dahmer era seu colega de escola.
No quadrinho o autor deixa claro que Dahmer não parecia em nada como qualquer outro amigo e que não era tratado como tal.
Derf Backderf descreve episódios que demonstravam o estranho comportamento de Jeff, enquanto o futuro serial killer tentava se encaixar no grupo e ser aceito pelos colegas.
O quadrinho não aposta no horror gráfico de forma grotesca. É sutil e inquietante.

Gleison Marques 16/09/2021

Antes das Trevas
Meu Amigo Dahmer é um quadrinho que conta a história da adolescência de Jeff Dahmer, um dos serial Killers mais cruéis da história.
O livro é narrado por um de seus colegas, Derf Backderf, que descreve a vida escolar e familiar de Dhamer, que antecederam sua caminhada sanguinária.
Nesse relato vemos a vida familiar conturbada e os hobbies asquerosos de Dahmer, sua vida escolar invisível e as perturbações mentais que o afligiram durante esse período, até o momento em que matar se torna seu objeto de puro prazer.

Esse é o primeiro livro que leio sobre um Serial Killer, fiquei bastante surpreso pelo fato de ter ficado muito preso à história. É fácil, no início, sentir empatia pelo jovem Dahmer com todas as coisas pelas quais ele passa. Devo dizer que até achei ele atraente, acho que deve ser aquela aura estimulante que Serial Killers têm, não me perguntem porquê.
Seus "amigos", dentre o quais Derf, que relata está história, me parecem também negligentes com o amigo, o que me deixou um pouco fulo com eles, além dos pais totalmente indiferentes ao filho!!!
A pergunta que fica é: Dahmer além de um monstro sem compaixão, teria sido também uma vítima?

O livro é muito bem feito e tem um arsenal de material extra excelente. Mas haja estômago!
Nathaniel.Figueire 03/10/2022minha estante
Camarada, não é função de uma criança/adolescente ser responsável pelo problema dos outros. São pessoas em formação, quem tem responsabilidade sobre isso são os adultos. Pelo relato do autor, existiam inúmeras pessoas (adultas) ao redor dele que foram totalmente indiferentes. Dahmer é para mim um exemplo de como a família e as instituições podem ser completamente negligentes, ignorando claros sinais de problemas com os indivíduos. O cara nasceu errado, não tenhamos dúvida, mas só se tornou um monstro porque houve uma sequência de negligências que passam pelos pais, professores, policiais e juízes (pelo menos). Para mim, essa foi a maior mensagem do quadrinho.

jeffmanji 03/12/2021

Uma mistura de emoções!
Que obra, meus amigos!
Que obra!
Uma mistura indescritível de sentimentos, juro.
Fico imaginando quantos Dahmers estão ao nosso redor e nem imaginamos quem são eles.
Pode ser qualquer um.

isa 23/06/2020

minha primeira graphic novel e estou surpresa.. peguei o livro achando que não iria curtir, que não faria meu estilo porém me enganei, li ele de uma vez só e foi incrível
a história do dahmer consegue ser problemática do inicio ao fim

Tales Martinelli 11/01/2021

Meu amigo Dahmer conta de um ponto de vista totalmente único parte da história de vida de um dos serial killers mais famosos do mundo, Jeff Dahmer, já que o autor estudou com o mesmo.

A premissa é sensacional, mas devo admitir que não prendeu muito minha atenção durante a leitura... sei que não é culpa do autor, já que são fatos, mas as cenas acabam se tornando repetitivas... sem falar que o autor decidiu deixar o lado serial killer dele de lado, mostrando mais o cotidiano dele antes de começar os assassinatos... então mostra basicamente um adolescente esquisito e com problemas sociais.

Não me entendam mal, tudo isso também é interessante, mas acho que eu esperava me chocar e me arrepiar mais.

J..... 04/12/2022

Cheguei nesse livro pesquisando mais sobre a vida do Dahmer pós série da netflix. O que gosto desses casos são justamente as pessoas ao redor dos assassinos em série. Sabemos que psicopatas podem ser qualquer pessoa, e gostei da visão do Derf em descrever como esse serial killer era 'de verdade'. No final do livro, ele me trouxe uma reflexão: apesar do alivio do mundo com a morte do Dahmer, p Derf ficou triste por um colega de escola ter morrido - sobretudo por todo o fim dele. Lendo o livro e entendendo um pouco mais sobre como foi ter vivido (ou sobrevivido) ao lado de um serial killer, eu consigo entender o Derf, acredito que eu teria esse sentimento de pena. A história do Dahmer é uma série de elos que foram se fechando em um final trágico, e refaço a pergunta do inicio do livro: onde estavam os adultos?
É revoltante saber que a mãe do dahmer não se importou e que o próprio pai não notou a bebedeira do filho. Recomendo fortemente o livro pra quem conhece um pouco sobre a vida do dahmer e deixo um aviso: ele era um assassino, não romantizem!!!
Jeh 04/12/2022minha estante
Adorei sua resenha!

S.C.Sunbeam. 04/12/2022minha estante
Amei sua resenha! Estava cogitando ler esse livro, também pós série da Netflix, mas fiquei receosa, e com medo ?. Assassinos em série, no geral, sempre me causam um arrepio na espinha. É triste demais ver até onde vai a maldade humana..

Jéssica 12/02/2021

Decepção?
Não é ruim, porém esperava mais.
Ele nem chega a ser amigo de Dahmer esta mais para o cara que fazia parte de um grupo que "zoavam" Dahmer, ao ler o título eu achei que eles eram realmente amigos, que ele saberia coisas que ninguém mais sabia. As estrelas é mais por a história não contada nos quadrinhos.
Esse livro só não é ruim pois mostra mais ou menos como foi a adolescência do personagem principal.

Jorge.Raitz 13/09/2020

HQ muito bom
Faz pouco tempo que comecei a ler história em quadrinhos, mas depois que comecei gostei, esse livro parece bem simples, mas é muito legal devido aos detalhes e a forma da escrita, imagine seu amigo um serial killer!