Comportamento Altamente Ilógico

Comportamento Altamente Ilógico John Corey Whaley

Resenhas - Comportamento Altamente Ilógico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thais126 07/02/2023

Leve, interessante, mas não aprofunda algumas coisas
O livro entrega o que promete. Apesar de ser um livro que aborde temas delicados (doenças mentais, relações familiares tóxicas e afins), a visão do livro parte de 3 personagens principais o Solomon, a Lisa e o Clark, os quais são adolescentes e por isso não tem muita profundidade na temática. Porém, é um livro que apresenta o poder transformador de uma boa amizade, mesmo que haja percalços no trajeto kkkkkkk. Se você procura uma leitura leve, esse é o livro.

nicolemartinss 02/02/2023

altamente ilógico
movida pela curiosidade e pela empolgação com a primeira leitura conjunta com um amigo, consegui terminar esse. foi bem tranquilo de ler, a escrita é fluída, os capítulos curtos. tem muitas passagens legais, momentos bonitos, mas o livro me deixou na mão com os personagens. ele tenta falar sobre temas sérios e bem superficialmente consegue, mas falha no tempo dos processos da vida e na caracterização e desenvolvimento dos protagonistas.

sinto que faltou deixar rolar o tempo das coisas. tudo acontece rápido demais. tudo. também faltou aproximação, um pouco de intimidade. queria sentir as coisas que eles viviam COM eles, mas nesses momentos senti frieza no texto. foi difícil me importar. houveram MUITAS passagens descritas rapidamente, me deixando fora da vida dos personagens, o que torna tudo impessoal e sem emoção. complicado, já que é um livro que aborda transtornos mentais.

é um livro jovem adulto então acredito que ele não tenha o objetivo de ser algo aprofundado, nem tão complexo, nem tão intenso, tampouco uma tese de doutorado, no entanto já vi melhores que se saem melhor dentro dessa categoria. não foi uma tortura ler esse livro, foi... okay. uma ótima experiência ter feito com um amigo :)

Biblioteca Álvaro Guerra 27/01/2023

Solomon não saiu de casa nos últimos três anos, o que está bom para ele.
Lisa fará qualquer coisa para entrar na universidade e isso inclui se tornar amiga e "curar" Solomon para conseguir uma bolsa de estudo de psicologia.
E Clark, o namorado de Lisa, faria qualquer coisa por ela, porque é assim que o amor funciona.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788579803482

santiago 19/01/2023

Não só o protagonista possui um comportamento ilógico rs
[contém spoilerzinhos de leves rs]

Solomon, um adolescente de 16 anos que não sai de casa desde os 13, e se sente muito bem com isso. Lisa, uma garota muito inteligente para sua idade, que sonha em sair de Upland (o mais rápido possível) e em se tornar uma psicóloga. Clark, o namorado de Lisa, jogador de polo aquático, e retrato perfeito de um adolescente que não possui a menor ideia de como moldará seu futuro.

Após vivenciar uma crise do pânico e acabar dentro de uma fonte no pátio da escola, Solomon desenvolveu o auge de sua agorafobia (medo de lugares e situações que possam causar pânico, impotência ou constrangimento), e decidiu que a solução seria nunca mais sair de sua casa.

Lisa, que com uma ambição tão grande é capaz de fazer qualquer coisa para entrar na universidade dos sonhos. Para tal, ela deveria escrever uma redação relatando sua experiência com doenças mentais, e assim, conquistaria uma bolsa na segunda melhor universidade de psicologia do país.

Com uma escrita fluida propondo uma fácil leitura, John Corey Whaley apresenta uma garota que está determinada a curar Solomon de sua condição, nem que para isso ela precise “sacrificar” coisas (ou pessoas) muito importantes de sua vida.

Devo mérito ao autor por ter abordado um tema bastante delicado de forma detalhada mas leve. Em diversos momentos é possível compreender exatamente o que Solomon sentia, talvez seja uma narração muito fiel à realidade de sofrer por crises de ansiedade e pânico. Mas preciso dizer, esse é único ponto que esse livro conseguiu tirar de letra.

O livro falha muito em pontos extremamente importantes. Não houve profundidade na exploração de nenhum dos personagens apresentados. Apesar de o autor aproveitar até a última gota dos encontros de Solomon, Lisa e Clark, e proporcionar cenas de amizade verdadeira que em alguns momentos acariciam nossos corações, ele nem ao menos tentou explorar as complexidades de nenhuma personagem, o que é uma pena, pois Clark e Joan (avó de Solomon) são extremamente carismáticos. Talvez por serem utilizados para aliviar o clima, os pais e a avó de Solomon apresentaram um charme revigorante e conquistaram mais a minha atenção do que qualquer um dos três protagonistas.

Não vou mentir, ao começar minha leitura não esperava encontrar nada além do que amor adolescente heteronormativo, porém ao avançar pelas páginas e me deparar com o fato de Solomon ser gay, um possível fio para a representatividade LGBTQ+, me estimulou um interesse maior na leitura. Porém, poucas páginas depois, esse fato veio a se tornar uma decepção. Lisa simplesmente realiza "digressões" sobre seu namoro e supõe que Clark seja gay por não possuir o desejo de transar com ela. E para piorar a situação, o autor apresenta um Solomon apaixonado por Clark (gente, juro por DEUS). Infelizmente, Solomon se apaixonar por Clark era bem previsível, porém, a forma que a paixão foi abordada é extremamente superficial, havia muito espaço para explorar a não reciprocidade e a decepção amorosa da personagem. Quem sabe essa não era uma oportunidade gigantesca para se aprofundar mais no que se passava na cabeça de Solomon...

Seria uma falta de caráter muito grande terminar essa resenha sem citar a paixão irracional de Solomon por Star Trek. Ele é tão viciado que construiu o próprio Holodeck na garagem de sua casa. Este é um dos únicos pontos bem construído pelo autor. Solomon diversas vezes usa da história de Star Trek para expressar seus sentimentos e/ou sua visão acerca de uma situação. Isso se dá de uma forma tão lógica e natural que até mesmo a gente que nunca assistiu a série se sente preso num sentimento de apreciador (inclusive agora quero muito assistir haha).

O livro possui, infelizmente, uma conclusão muito corrida. Apesar da pequena evolução de Solomon impulsionada por uma situação de distúrbio emocional, vários pontos abertos durante os meses contados no livro simplesmente continuaram abertos. Com exceção da redação de Lisa que é representada ao final do livro (criei uma expectativa enorme em cima dessa redação e ela foi tão superficial quanto o resto da história). Senti falta do desenvolvimento do livro nessa parte.

Apesar de pecar em diversos aspectos, Comportamento Altamente Ilógico, é uma boa leitura, devo confessar. O livro, apesar de bem curto (é possível ler numa sentada só), te surpreende com a história a cada capítulo.

Suzyellen0 19/01/2023

Lindo
Tô com depressão pós- livro, pois quero respostas sobre o Solomon ter conseguido sair de casa ou não. Preciso saber se o Clark é hétero de verdade, não entendi essa parte aaaaa, quero explicações. Mas, me emocionei muito com a história, é triste, mas é fofo.

Mary Jane Holland 14/01/2023

Fraquinho
Fui inventar de acreditar nas avaliações da amazon e o tombo veio.

O começo eu achei muito chato, muito demorado para acontecer as coisas e eu já estava quase achando que iria abandonar o livro, mas aí as coisas começaram a desenrolar e foi ficando melhor.

A escrita do autor é boa. É uma leitura fácil e rápida e ele conseguiu abordar um assunto delicado de forma leve. Gostei muito da amizade dos três.

A Lisa me irritou um pouco com o complexo de heroína e com o fato dela querer tirar o namorado do armário a força, mesmo ele não sendo gay.

O começo foi chato, o meio foi legal e o final foi fraco. Não é de tudo ruim, mas eu não indico. Talvez se eu tivesse 15 anos eu poderia até gostar. Parece um livro do John Green com um pouco menos de emoção.

Yas 14/01/2023

Amizades comuns começam de formas incomuns
Uma leitura leve e rápida, para começar (e talvez terminar) sem grandes expectativas.
A história não dá voltas e conta exatamente o que se propõe: a tentativa de Lisa de curar Solomon, um garoto com agorafobia que não sai de casa há 3 anos.
Embora não se aprofunde tanto nos personagens ou mesmo na questão da doença, vai longe o suficiente para entendermos a identidade de cada personagem ali presente e o porquê de suas ações.

Para ler numa sentada, é um bom livro para passar o tempo.

klyvinhaa 11/01/2023

Gostei bastante do livro, é fácil de se ler e você acaba se envolvendo com a história. Acaba abordando muitos assuntos interessantes . Só o final que não achei tão bacana assim, acho que poderia ter sido melhor , mais completo , acaba meio que deixando em aberto.

Valentina.Bordin 08/01/2023

Bom!
Um livro legal que trata sobre um assunto muito importante: saúde mental!
É necessário que mais pessoas leiam livros que tratam sobre esses assuntos!

Mária 14/12/2022

Uma surpresa e tanto...
"Ele era um astronauta sem traje espacial, mas continuou respirando"

Superou muito as minhas expectativas.

Eu esperava um livro mais levezinho, que não abordaria tantos assuntos importantes, mas para a minha surpresa ele faz justamente isso.

Esse livro possui três protagonistas.

Solomon, um garoto de 16, que tem agorafobia e está a três anos sem sair de casa.

Lisa, uma garota do último ano do ensino médio, aspirante a psicóloga e que quer, mais do que tudo, sair de Upland, a cidade onde vive.

E, por último, Clark, namorado da Lisa, jogador de Polo aquático e uma pessoa muito carismática.

A trama gira em torno dos três, onde a Lisa tenta curar Solomon, com uma motivação não tão moralista assim, Clark tenta convencê-la a mudar de ideia e "Sol" no meio de tudo isso, tentando se entender e controlar suas crises, melhor ainda com amigos ao seu lado.

É uma leitura tranquila, curta, mas muito interessante.

Bella 01/11/2022

Me surpreendeu positivamente
Um livro que aborda temas complexos mas de forma leve, gostei do desenvolvimento dos personagens, mesmo que também tenha sentindo falta de uma conclusão maior a respeito de certos assuntos levantados.

Tamara 22/10/2022

Livro de Conforto.
Acho que pra todo mundo que passa por alguma questão emocional vai se identificar com essa leitura. Ela é leve, acho que essa foi a proposta do autor, mesmo abordando um assunto tão sensível e delicado, ele conseguiu trazer leveza, mas mesmo assim me vi MUITO no protagonista, nos medos e na culpa dele em relação a família. E o melhor é que esse livro não promete uma cura de todos os seus medos e traumas e sim a conviver e abraçar eles, e ver o desenvolvimento do protagonista foi lindo. Dependendo do leitor esse livro vai arrancar algumas lágrimas de você, que foi oque aconteceu comigo. É um livro de conforto para quem passa por alguma questão emocional e que é leve e de bônus tem referências geeks.

Izabele.Agra 21/10/2022

Acreditei nos feedbacks da Amazon
Quando olhei os feedbacks de compradores da Amazon de que estavam procurando comprar faz um tempo, que mudou a vida deles, de que é incrível & envolve psicologia ... eu fiquei encantada, altas expectativas.

Só que a realidade não é exatamente assim, talvez sejam feedbacks comprados kkkkkk (teoria da conspiração) não achei um livro transforma vidas.

Não senti que os personagens foram totalmente desenvolvidos, nenhum dos principais e os outros, nem se fala.

De fato, o autor trouxe questões/problemas que parecia dar um desfecho, trazendo hipóteses faltas pra no fim dar a explicação e terminou o livro e eu tô (??), esperando a resposta. O pior é que era uma parte interessante, já tava criando teorias e achando que o livro iria ser incrível, mas aí um furo na história.

As questões principais do personagem não são bem trabalhadas, sim a amizade entre eles, mas e as questões dele? O livro termina com uma mínima melhora, mas que no geral não mudou tantaa coisa. O autor vai colocando vários problemas, inclusive que um nem é citado como um (podendo ser por falta de conhecimento, numa tentativa de o deixar "peculiar") e deixa aí solto...

A única questão que teve um melhor desfecho foi a questão da carta de Lisa para a faculdade, a moral em torno (mais ou menos, na real ?), de resto foi mal desenvolvido e teve buracos na história que o autor passou por cima.

Apesar dos vários pesares: é um livro de fácil leitura, linguagem fluida até por conter muitos diálogos, conseguindo ler em menos de uma semana (até num finds, dependendo do tempo e ritmo de leitura da pessoa).

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6