Comportamento Altamente Ilógico

Comportamento Altamente Ilógico John Corey Whaley

Resenhas - Comportamento Altamente Ilógico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thai 03/04/2021

No começo relutei em ler esse livro, enrolei até onde dava, mas quando comecei a ler de verdade consegui entender e devorei em 1 dia. No final acabei ficando um pouco decepcionada, pois queria saber se ela entrou na faculdade ou não, como ficou o Sol e o Clark, algumas coisas realmente me decepcionaram mas em outra parte, a forma como o autor trata a doença me fez gostar da leitura.

Basil24 07/02/2021

Nem sei o que dizer
É um livro excelente. Narrado do ponto de vista de dois personagens, o que proporciona um melhor poder de análise sobre as situações.
A história é cativante, depois que comecei não consegui mais parar de ler. Os personagens tem personalidades únicas e bem desenvolvidas, e os transtornos e crises de Solomon são muito bem construídos e narrados.

Luísa 23/12/2020

Um livro fofo e ao mesmo tempo sério. Trata de uma doença porém com delicadeza, simplesmente amei.

Lara 26/11/2020

Gostei muito da proposta de livro sobre um garoto agorafobico e uma garota tentando ajuda-lo, mas não esperava gostar tanto dos 3 personagens principais, todos eles são interessantes e divertidos, porem sem deixar de ter defeitos. Queria ser amiga dos 3 kkkkk

Lu | @rei_no_literario 22/10/2020

Amizade e problemas mentais
Um livro bem rápido de ler, com personagens que irão desenvolver uma amizade forte (porém iniciada de uma forma não tão correta assim) e que mostra a vida de um garoto que sofre de crises do pânico e desenvolveu agorafobia por conta disso.
Escolhi esse livro para ler pelo fato do Solomon não sair de casa há três anos e eu estar me sentindo assim (embora o caso dele seja por conta da agorafobia e não por conta da pandemia ksksks).
Foi uma leitura bem fluída.
O livro é dividido entre capítulos contando sobre o que se passa com o Solomon (e descreve bastante sobre as suas crises, o que me lembrou bastante Tartarugas até lá embaixo, do John Green, embora no caso desse livro fale sobre TOC) e outros capítulos sobre o que se passa com a Lisa. Ela é a garota que quer entrar na faculdade de psicologia de outra região para se afastar de tudo, e que para isso, usou a doença de Sol para ter conteúdo para a sua redação, sem ele estar ciente disso.
Além desses personagens tem o Clark, namorado dela, que acabou entrando no plano mas que não tem nenhum capítulo dedicado à ele, o que causa até um mistério sobre alguns segredos escondidos entre esses três amigos.
Confesso que fiquei mais interessado nos capítulos do Sol e as vezes não aguentava mais ler sobre a Lisa, porém ainda sim gostei de todos os personagens e a amizade deles era muito linda.

AryaA 27/08/2020

Legalzinho
Já não tinha grandes expectativas, ainda bem. O livro é bem previsível, uma das personagens principais, lisa, é a definição da adolescente que acha que pode mudar o mundo com 16 anos . E o final é uma decepção

Susan.Kelle 27/08/2020

Uma história linda sobre amizade. Gostei muito de todos os personagens, de como eles são parecidos e ao mesmo tempo tão diferentes. Fiquei com uma vontade terrivel de quero mais deles. Solomon é esquisito e fofo, Clark perfeitissimo e geek e atleta eme apaixonei por ele tambem, Lisa determinadissima e focada pacas, e aqueles pais do Solomon e a vova, que familia cute cute. Nem sei dizee o q gostei no livro, mas gostei muito dele.

Dilalilac 04/05/2020

Legalzinho
É o 2o livro que leio do autor, e eu não gostei muito de nenhum dos dois, na real. Acho a escrita meio genérica e, apesar de ser uma história legal, nada demais. Não me marcou. Apesar disso, contrariando a maioria das críticas que vi aqui, eu gostei do final. Não do último capítulo, porque não me convenceu, mas ele não foi o final, de todo modo.
Os personagens foram o ponto mais forte da história, mas nem isso foi bem explorado. Teve uma personagem que era "muito inteligente", como o autor descreveu, mas aí eu olhava pra cara dela e pensava: tá, mas cadê essa inteligência?? Kkkkkk
Enfim, li muito rápido, porque é bem fluido, mas sem grandes emoções. Teve seus momentos, mas não me ganhou. Pensei estar pegando um sicklit, acabei ganhando algo mais leve que o esperado, mas achei inesperadamente bom ter encontrado lgbt no livro (embora isso também não tenha sido explorado como eu gostaria). Acho que posso estar sendo dura demais no meu julgamento, porque sei que tem grandes chances de pessoas gostarem muito desse livro. Como eu disse, ele teve seus momentos de emocionantes sim.

Paola66 07/03/2020

Sobre adolescência, empatia, doencas mentais e amizade...
Solomon Reed não sai de casa há pouco mais de três anos, e está feliz assim. Até Lisa Praytor aparecer em sua vida. Ela sonha em entrar na segunda melhor universidade de psicologia do país, e fará qualquer coisa para ser admitida. Inclusive "curar" Solomon para conseguir uma bolsa de estudos, levando inclusive seu namorado, Clark, para mostrar "o que Sol está perdendo lá fora". Mas as coisas não são como eles esperavam: logo os três se tornam amigos próximos, mas os segredos deles começam a se tornar cada vez mais difíceis de guardar. A amizade deles parece estar por um fio, e Sol corre o risco de regredir mais do que nunca. Será que ele vai conseguir sair de casa pela primeira vez de todo esse tempo?

Um livro maravilhoso, terminei a leitura de coração quentinho ?

Iollaus 11/07/2019

Escrita envolvente, final decepcionante.
Com certeza um dos livros que li mais rápido nos ultimos tempos, os personagens me envolveram e eu senti tudo junto com o Solomon, porém, a impressão que tive foi que o final foi feito nas pressas. A nota seria 5, se não fosse por essa impressão, acredito que o final poderia ter sido melhor aproveitado.

Jose.Rodrigo 12/05/2019

Não é o tipo de livro que costumo ler mas resolvi dar uma chance e acabei gostando mais do que imaginei que fosse gostar. A história é interessante e a leitura é bem fluída, eu recomendo.

Ddeumleitor 14/01/2019

Adorei. Me prendeu do início ao fim. Personagens cativantes. Recomendo muito a leitura.

Julia5628 12/11/2018

A história é interessante, cada capítulo é narrado por um personagem (Lisa e Solomon), mas eu devo confessar que esperava um pouco mais do livro, o Solomon e sua família são personagens bem marcantes, tanto os pais quanto a avó, e por mais extrema que seja suas atitudes o leitor compreende o quão difícil era para o Solomon tentar conviver em sociedade e é uma motivação muito grande quando ele começa a querer sair de casa.
Se o Solomon e sua família foram adoráveis, para mim, a Lisa por outro lado me fez odiá-la do começo ao fim, a garota é prepotente, arrogante, narcisista e por mais que ela tenha tentado se redimir no final o “estrago” já estava feito, a personagem é insuportável e dos outros personagens que a rodeiam o único que se salva é o Clark, o final não foi aquilo que eu esperava, mas acho que foi bem condizente com a história.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 25/10/2018

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Comportamento Altamente Ilógico foi o livro escolhido para o mês de outubro na leitura conjunta com os migos. Para ser sincera, não é um livro que eu escolheria de boa vontade, então foi bom terem escolhido por mim. O livro foi legal, mas sinto que faltou algo para mim.

Apesar da sinopse já mostrar as verdadeiras intenções de Lisa ao se aproximar de Solomon, no livro ela realmente se preocupa com ele e sua doença, querendo realmente ajudá-lo a se curar. Os meios não foram dos melhores, mas pelo menos a personagem já tem esse senso de que o cara não é maluco. Apesar de um tanto egoísta em certos momentos, Lisa é bem divertida e se torna uma ótima amiga para Solomon.

Solomon é agorafóbico e não saiu de casa nos últimos três anos depois de um surto que teve na escola. Apesar disso, ele tem uma rotina como de um adolescente qualquer: joga videogame, assiste filmes e séries, faz os deveres da escola (escola online, mas está valendo). Ele e sua família se acostumaram com seu problema e já tem uma rotina toda estabelecida. Quando Lisa se oferece para ser amiga de Sol, de início bate aquele pânico (literalmente), mas aos poucos ele vai se acostumando com a presença dela na sua família. Junto com Lisa, descobrimos que Sol é um garoto introvertido, mas muito bem humorado.

Os personagens secundários tem bastante espaço na história. Clark (namorado de Lisa), em certo momento, também entra na vida de Sol e eles descobrem muito em comum, como o amor por Star Trek Next Generation. Clark é um adolescente beirando à perfeição: um ótimo filho, um ótimo amigo, sendo leal e generoso com as pessoas ao seu redor. De repente parece que vai rolar um triângulo amoroso bem estranho entre os três. Apesar de não curtir essa tática, essa questão do triângulo influencia bastante não só na vida de Sol, mas na dinâmica de sua amizade com Clark e Lisa.

Os pais e a avó de Sol são uns amorezinhos! Apesar de ficarem tristes em alguns momentos por conta da condição de Sol, eles são compreensivos e o apoiam em suas decisões. As interações entre eles eram maravilhosas, principalmente Sol e sua avó bem pra frente.

No fim das contas, eu tive uma relação estranha com esse livro. Gostei da história e do ritmo; ele é narrado em terceira pessoa, com capítulos alternados o foco em Lisa e Solomon. Os capítulos são curtos, o que ajudou muito na leitura (terminei ele em um dia praticamente) e a escrita do John é bem direta e fácil de acompanhar.

Entretanto, eu não consegui me conectar tanto com a história. Tudo acontecia em um ritmo um tanto rápido e os diálogos me soava meio robóticos em certos momentos. Alguns assuntos que poderiam ter sido mais aprofundados ficaram um tanto jogados na história, como a família disfuncional de Lisa e seu grande desejo de sair da cidade, ou então o motivo por Clark não querer transar com Lisa. Sim, gente… pior que esse é um detalhe que tanto Clark quanto Lisa batem muito na tecla: ela quer e ele não; mas o motivo por ele não querer nunca saberemos já que ficou tudo por isso mesmo e acabou...

Fora isso, gostei como o autor tratou a questão da agorafobia. Creio que o único livro que tenha lido e havia referência à doença foi Without Merit e nem era o foco da história. Solomon teve uma grande evolução durante a história, mas ele não terminou curado porque agorafobia não é algo que se cura. Apesar da narração em terceira pessoa, o autor consegue passar todas as emoções, medos e inseguranças de Sol e é bem emocionante ver o personagem tentar dar um passo pra fora.

Comportamento Altamente Ilógico é um livro que trata de forma sensível uma doença que não é tão conhecida pela sociedade. Apesar do assunto e de algumas falhas, é um bom livro e você o lê em uma sentada.

site: https://balaiodebabados.blogspot.com/2018/10/resenha-326-comportamento-altamente-ilogico.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6