Comportamento Altamente Ilógico

Comportamento Altamente Ilógico John Corey Whaley

Resenhas - Comportamento Altamente Ilógico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jenni 07/10/2022

Não é um livro sensacional e não acho que tenha sido o objetivo dele ser. Comportamento Altamente Ilógico faz jus ano nome. Traz uma leitura sobre a adolescência interessante, porque retrata não só assuntos comuns dessa idade, como também a adolescência com transtornos mentais. É um livro para ler rapidinho, para passar o tempo, quase como um filme lançado pela netflix. Apesar de gostar dos personagens principais (Solomon, Lisa e Clark), os personagens de quem mais me afeiçoei foram os da família do Solomon.

Karime 05/10/2022

Sensível
E sobre amizade, superação e aceitação.

E uma leitura fluida e suave, sem grandes acontecimentos e retratar bem a agorafobia e como são ataques de pânico. O assunto e abordado de forma séria e não como geralmente costumam romantizar algumas doenças mentais.

Também mostrar como simplesmente as pessoas ignoram as doenças mentais, e fácil fingir que algo não existe se não e você que tá sentindo.

Steph 18/09/2022

Livro divertido, final apressado
Com exceção do Solomon, o livro é um farsa. A garota inteligente só faz burrice, a amiga religiosa não tem nada de religiosa, é só uma insuportável que não sofre consequência NENHUMA pelas confusões que causa no relacionamento dos personagens principais. E o garoto que acusam ser gay, não é gay. Ou seja, a única constante é Solomon, que realmente é gay e tem agorafobia. EU AMEI todas as referências a Star Trek e Community, amei a forma como o Sol narrava o seu ponto de vista na história. O final é péssimo, não dá uma boa conclusão ao Sol, muito menos ao Clark, nem com a própria Lisa conseguimos saber o que realmente aconteceu. A redação dela ficou péssima, com exceção da última frase. Não vou dar uma nota menor porque, no entanto, não é um livro de todo ruim. Me diverti MUITO lendo, uma pena que o autor apressou o final de uma forma bastante evidenciada. Tinha como entregar muito mais. Solomon e Clark ganharam meu coração. E toda a questão da agorafobia, diagnóstico que já vivi, me fizeram criar um vínculo muito grande com o Sol e consequentemente com o livro. Tinha tudo para se tornar meu segundo livro favorito, uma pena mesmo esse final. Enfim, apesar de tudo, indico a leitura.

Jesus 05/05/2022

Muito bom, mas?
Gostei bastante, personagens cativantes, tema sensível e interessante, maaas?
O desfecho achei que foi rápido demais e deixou uma sensação de ?está faltando algo? ou ?poxa, queria mais umas 50 páginas?.
Um assunto tão complexo e bem construído, merecia um pouco mais de atenção no final.
PS: Quem gostar de Star Trek vai curtir mais ainda, pois rolam várias citações durante todo o livro.

Luci 02/03/2022

Livro um pouco parado
Eu esperava mais desse livro, o tema me chamou bastante atenção, mas eu achei a história bem parada, e o final poderia ter sido muito melhor. Achei muito simples a forma como o Soloman lidava com os ataques de pânico, na vida real não é tão simples assim. Mas em geral eu gostei dos personagens, só achei muito sem ação e com um final sem muita explicação.

Lanna.Bispo 16/01/2022

Contém e não contém spoiler
Foi um livro bem leve de ler, não foi o melhor livro que já li na vida, mais também não foi o pior, ele podia ser um pouco mais profundo e menos egocêntrico em relação a menina que tenta fazer as coisas só por ela

Sofia.Souto 07/01/2022

"...mas sabia também que existia um monte de pessoas no mundo arrependidas de não terem feito o que achava certo por medo de parecerem estranhas ou malucas. Lisa não se acomodaria numa existência medíocre como a dessas pessoas, limitada por convicções sociais".

Pan pan 29/09/2021

Esse livro me fez assistir star trek e agora eu faço sinal com a mãozinha e digo " vila longa a sua espécie". O personagem principal é muito bom,e a bagunça que rola do meio pro final do livro chegou a ser engraçado, um livro muito divertido,já me vi em situações de insegurança muito parecidas com o protagonista, e me ajudou muito a entender tantas coisas. Os pais dele são incríveis!

Ronan 21/08/2021

Que livro maravilhoso, acho que eu nem tenho palavras pra descrever o tanto que esse livro mexeu comigo, que história incrível, a forma que o autor aborda saúde mental e como tudo é desenvolvido fez com que eu me identificasse demais com esse livro.

amy lê uns livros 14/08/2021

Mixed feelings
Partindo da premissa de uma adolescente que quer fazer de um garoto agorafóbico seu ?projeto? para conseguir entrar na faculdade, esse livro corre de forma leve e bem tranquila, considerando que o assunto abordado poderia facilmente ser redirecionado para uma aproximação bem mais tensa ou mesmo arrastada. Comportamento Altamente Ilógico escolhe por nos entregar uma típica narrativa adolescente que, apesar de não ter grandes aprofundamentos nos personagens, ainda nos prende na história.

Entretanto, o livro peca em algo fundamental: um bom arco de personagem. Solomon e, principalmente, Lisa têm suas mudanças feitas de forma corrida e mal-ajustada no fim da história. Lisa passa quase o livro inteiro sendo cheia de si e se achando a dona da razão, mesmo em situações que está sendo obviamente antiética, como ao decidir que faria de Solomon seu ticket de entrada para faculdade e ao presumir a sexualidade dos personagens. Isso faz com que esperemos que uma humildade gradual surja na personagem, porém não é bem isso o que acontece. Ela tem uma transformação repentina nos últimos capítulos do livro que simplesmente não transmite naturalidade.

Ademais, é impossível não falar sobre a grande decepção que é a abordagem da homossexualidade nele. Pontos para o livro por não fazer grandes dramas inicialmente com isso, Solomon revela ser gay já bem no começo e não coloca muito drama na fala, até porque sabe que sexualidade não faz muita diferença quando se vive trancado dentro da própria casa. [SPOILER - aviso quando acabar] No entanto, a partir do momento em Lisa começa especular que o namorado é gay simplesmente porque ele não quer transar com ela, a coisa toma uma proporção bem desconfortável.

Lisa nunca cogita que Clark seja bi ou pan, muito menos que ele possa ser assexual, o que francamente achei que aconteceria e que traria uma representatividade bem melhor ao livro. Sua amiga Janis, de princípios cristãos bastante duvidosos, nunca sofre alguma consequência por ficar fazendo a cabeça de Lisa que um garoto gay e um garoto hétero jamais poderiam ser amigos. Já Clark perdoa Lisa facilmente por questões de sexualidade que não cabiam a ele perdoar, já que não é uma pessoa LGBTQ+. [FIM DO SPOILER] Enfim, o que poderia ser uma boa representatividade toma um caráter duvidoso e que dá a entender que impor suas especulações de sexualidade sobre os outros não é algo tão problemático quanto é e multisex não podem existir nesse universo do livro, aparentemente.

Num modo geral, sinto que foi uma leitura fácil e que, desconsiderando os problemas de representatividade e arco de personagem, conseguiu me fazer rir e me envolver nesse pequeno mundo a que somos apresentados. As referências de cultura pop encaixam bem e os personagens tem diálogos bem leves e adequados à adolescência. Não vou dizer que é um livro que vai te impactar muito, mas serve bem para passar o tempo.

Luly 10/05/2021

Altamente ilógico
No começo do livro, vemos Lisa, uma adolescente que almeja ir para faculdade de psicologia. Para entrar na universidade, ela precisa fazer uma redação sobre sua experiências com transtornos mentais, é aí que entra Sol, o protagonista agorafóbico. O livro é levinho de ler, bom para passar o tempo, da para ler em um dia. Mas se você procura um livro com um bom enredo e personagens bem trabalhados, recomendo procurar outro.
Ana 10/05/2021minha estante
que resenha perfeita, amei.

Luly 10/05/2021minha estante
Aí amg, tô tendo que resenhar pra concluir o desafio, vai vir mais umas 5 ainda

gaby 22/04/2021

Ótima leitura, uma história razoável, final um pouco decepcionante. Em geral gostei muito, consegui me apegar aos personagens porém queria saber o ponto de vista do Clark e como ele e o Sol ficaram no final.

Giovanna 07/04/2021

Personagens rasos, objetivo da história impreciso. Não senti nada, nem simpatia pelos personagens. Não me apeguei a ninguém e nem à nenhuma relação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6